Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Luiz Bariani

    Só vejo um problema: os moderadores que bloqueiam comentários contra a própria FSP sem que haja ofensa ou agressividade nas palavras e não estão nem aí pra dar uma justificativa aos interessados. Como dizia um professor da faculdade, "Democracia eu faço, ditadura é tudo o que o me é contraditório"...

    Responda
  2. Andre Guimarães Maia

    Civilidade deveria pautar também a linha editorial da Folha. Dar força a narrativa da "polarização" ou ceder espaço a negacionistas como Narloch é um disparate. Haja Ombudsman!

    Responda
  3. Andrey Lucas

    Esse texto é só pra Folha salvar a própria pele legalmente.

    Responda
  4. EDUARDO DE ALENCAR

    O engraçado é que podem até xin gar que, dependendo do lado, está tudo certo. Se eu postar uma OPINIÃO que fulano ñ goste, essas pessoas se acham no direito de me chamar de qualquer nome e a moderação ñ vê mesmo que denunciado. Fica a crítica.

    Responda
  5. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    Toda vez que faço uma critica a determinada matéria a folha censura ,gostaria de saber o porquê . Jornalistas não são passsiveis de erros ?

    Responda
  6. Paulo Victor Gualberto

    Se você não gostou, é simples: cancele a assinatura e vá chorar nos comentários das matérias e reportagens da Gazeta do Povo!

    Responda
  7. Rômulo Godoi

    Uma vez fiz um comentário utilizando o nome de um popular ex presidente, que hoje é líder nas pesquisas. O sistema mandou meu comentário direto pra moderação. Isso é censura prévia?

    Responda
    1. Rômulo Godoi

      Então Otilio, sugiro também que você modere no achometro, pois não fiz qualquer propaganda política. É possível utilizar um nome próprio ao fazer uma análise, crítica ou sugestão. Quando a Folha opta por barrar esse nome, passa uma mensagem muito errada. O mais peculiar é que outros nomes, de outros também candidatos, não foram barrados. Dois pesos, duas medidas.

    2. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Rômulo, propaganda política para candidatos não pode .Modere

  8. João Perles

    Existem algumas pendências: a) a primeira se refere ao dispositivo de censura prévia que restringe de modo radical a utilização de alguns termos, às vezes imprescindíveis num texto argumentativo; b) também não consigo enxergar uma razão para que o espaço de comentário seja tão pequeno, muitas vezes precisamos fazer malabarismos para completar um raciocínio e torná-lo útil e inteligível, seria justificável se tais espaços não fossem digitais.

    Responda
  9. Luiz Freitas

    Mas, ao publicar muitos termos chulos e afirmações exdrúxulas, em qualquer contexto, seja em artigos de opinião e no material jornalístico, a Folha não respeita essas regras.

    Responda
  10. Carlos Pinheiro

    Há restrições verbais que não são impostas aos articulistas. Se um artigo utiliza determinado termo considerado como chulo, tal não nos é facultado repeti-lo nos comentários. Portanto, a moderação concede uma liberdade controlada ao leitor que não se efetiva nos textos publicados. Essa contradição nega o pluralismo que a Folha advoga pois se a um jornalista lhe é concedido uma linguagem indecorosa, aos leitores é impedida sua reiteração retórica como censura discriminativa.

    Responda
    1. João Melo

      Caro Carlos Pinheiro, concordo com suas ponderações. Contudo, o jornal tem dono. Além disso, a não ser nos espaços de opinião e de entrevista, os profissionais são pagos para escrever e opinar, enquanto que nós leitores pagamos.

    2. Luiz Freitas

      Exatamente. Parece que de basearam no princípio do “faça o que falo, não o que faço”

  11. Jorge Rodrigues

    Cordialidade e civilidade não implicam que as pessoas tenham que ser lenientes com as inúmeras mazelas que ocorrem no país. Hoje a situação moral do Brasil é deplorável. Nunca esteve tão ruim em toda a sua história. Os dois principais candidatos ao importante cargo de presidente da república são exemplos emblemáticos dessa calamidade. O "sistema" valoriza os populistas, ineptos, irresponsáveis e corruptos em detrimento das pessoas minimamente capazes e decentes.

    Responda
  12. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Essa é uma oportunidade de participar do diálogo amplo proporcionado pelas diferentes matérias diárias publicadas pela Folha. No entanto, há os humoristas de plantão que esquecem que estamos num país de diversidade racial, linguística e cultural. Sem queixa nem mágoa, aqui mesmo, já fui alertado por companheiro de comentário que a linguagem por mim usada era incompreensível sob o aspecto gramatical quanto tento por todas as formas me expressar em termos gramaticais e léxicos a todos acessíveis.

    Responda
  13. Fabiana Menezes

    Parabéns por terem explicitado as regras do jogo. Já fiquei na moderação sem que houvesse nada de ofensivo. Aliás, participar dos comentários é um teste de civilidade, sobretudo quando as interações sobre o que comentamos são agressivas. Não mordo essa isca e ignoro. O curioso é que já observei esses comportamentos tanto da dita direita, quanto da dita esquerda.

    Responda
  14. Jahy Carvalho

    Não é fácil manter a civilidade, ante a tentação deo extremismo. O construtivo é argumentar e ouvir.

    Responda
  15. Matheus de Magalhães Battistoni

    A Folha defende a censura da opinião. Não tem moral para falar em democracia.

    Responda
  16. Marcelo Barbosa

    Interessante, eu mesmo fiquei em "moderação permanente" até verificarem que eu era indevidamente censurado pq usava muitas siglas (EUA, OCDE, FMI) e achavam que eu estava comentando em maiúsculo, enfim, mas é bom deixar claro as regras de uso dos comentários pq ultimamente ando observando muita militância radical que usa palavras obscenas nos comentários.

    Responda
  17. Helio Cardoso

    Parabéns Folha, resolveu pisar em ovos. Essa é a parte mais espinhosa da relação assinante/redação, onde jamais será encontrada a fórmula mágica que satisfaça partes tão antagônicas e sensíveis. É possível conseguir alguns acertos aqui e ali, mas não poderá abrir mão do cerne que já vem mantendo com pulso firme. Sucesso!

    Responda
  18. Luciano Ferreira Gabriel

    A FSP é plural? Em q medida as ideias do Sr. Risério (e.g.) ferem o pluralismo deste jornal? Pq não foi permitida a réplica e debate com este autor? Em que medida um comitê que atua como censor para adequar textos que podem desagradar a militância identitária do jornal amplia a pluralidade? A ciência é eurocêntrica? Que tal convidarem cientistas de verdade (de diferentes perspectivas e opiniões) para falarem do assunto? Eles não têm o tal lugar de fala da episteme? Ergo, diálogo e civilidade.

    Responda
  19. Iago M Zulu

    Há um claro viés ideológico, na censura da folha, camuflado como "moderação". Devido à falta de espaço cito apenas , como exemplo, a esmagadora maioria dos comentários das matérias sobre o sr Sérgio Camargo, quando Presidente da Fundação Palmares. Nunca testemunhei tamanha manifestação de racismo explícito contra alguém como naqueles comentários, com a aparente conivência da moderação do jornal que, obviamente, não concorda ideologicamente com o Sr Sérgio Camargo.

    Responda
    1. Filipo Studzinski Perotto

      Hahaha

  20. Julio Louzada

    Acredito que entre as regras de moderação poderia se aplicar um algoritmo para evitar a repetição de mensagens. Alguns leitores colocam mensagens agressivas que são copiadas e coladas dezenas de vezes como respostas de várias mensagens.

    Responda
  21. Daniel Alvares

    Gostaria de saber porque a FSP bloqueia algarismos com mais de 4 dígitos.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Hélio Cardoso, acho que não faz sentido. A pessoa pode passar o número de telefone simplesmente colocando alguns por extenso e outros não. Eis um aleatório, fictício: nove oito dois zero, após o traço: 8 dois 9 zero. Será que passa?

    2. Helio Cardoso

      Evitar troca de telefones e endereços. É um espaço para comentários e não chat.

  22. Adriana Mara de Moura e Souza

    O que orienta a publicação de comentários de leitores é ideológico. Comentários de esquerdistas escorregam fácil para a publicação. Os de direita são censurados com extrema facilidade.

    Responda
    1. EDUARDO DE ALENCAR

      Exatamente! Também percebi isso.

    2. Filipo Studzinski Perotto

      Adriana Mara Moura e Souza deve ter cargo comissionado em Brasília, e é paga pea ficar bozando na folha. Vai votar pra senador no Guaranho...

    3. Marcelo Silva Ferreira

      Que bom que existe moderação. Menos comentários irrelevantes para ler. Quem quer ficar postando bobagens tem alternativas melhores: Facebook, Twitter, Telegram, WhatsApp e assim por diante.

    4. Marcelo Barbosa

      Defender ideias da direita política como o liberalismo econômico, conservadorismo social e estado democrático de direito são valores que, com certeza a Folha não censuraria até porque o editorial é pluralista e esses são, inclusive, valores defendidos pela Folha, o problema é a pessoa achar que ser racista, pró-ditadura militar, ser intolerante religioso e até apregoar valores genocidas são valores direitistas achar que isso é legal e injusto a Folha censurar. Reveja seus valores minha cara.

    5. Helio Cardoso

      Se o crivo da folha resolvesse censurar "foice e martelo", a senhora ficaria muda!

    6. Bianca Moreira

      Veja as barbaridades que você escreve. Inclusive, já vi crime em seus comentários e ainda assim, algumas vezes, a Folha até publica no Painel de Leitor suas baboseiras e mentiras.

    7. Julio Louzada

      E por obra e graça de quem vc sabe disso? Tem alguma estatística ou é mera suposição para posar de vítima perseguida pela imprensa? Tente ler seus comentários com atenção, as palavras que usa, a educação empregada, talvez assim tenha mais sucesso.

    8. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Isso é o seu viés falando. Todo dia leio absurdos publicados em comentários por seus amigos nas notícias de política. Todos com intenção eleitoral. Nenhum discutindo uma ideia. São uma praga. Em tempo, moderação não é o mesmo que censura. Estude.

  23. Laudgilson Fernandes

    Infelizmente, a moderação deveria ser um pouco mais detalhada pois mesmo usando termos que a Folha usa em seu noticiário, muitas vezes são censurados quando escrito pelos leitores. Algumas vezes fica impossível expressarmos de forma clara e objetiva. Mas entendo que devido ao nível cada vez mais baixo de certo grupo político que se instalou em nosso Brasil, a Folha está mais do que certa. Que paguemos pelos pecadores...

    Responda