Joel Pinheiro da Fonseca > O bolsonarismo aposta na violência, e não podemos entrar nesse jogo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RODRIGO DORNELLES

    Leia o que você escreveu. Você escreveu que há justificativa para o ímpeto assassino de bolsonaristas. E no mesmo texto pergunta: "Como se transformaram nisso?". O teu antepetismo te coloca na antessala do bolsonarismo, Joel. Diferentemente do que pensas, tu não és muito diferente dessa gente.

    Responda
  2. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Para quem ainda não entendeu: tem que ser no primeiro turno!

    Responda
  3. Rogério de Mendonça Lima

    O es crevinho declara que o bolsonarismo aposta na vio lência. Enquanto estiver só apostando, tá muito bom, e que nunca passe de uma aposta. Já o Lulopetismo não só aposta, exe cuta violência. Tanto verbal, taxar agronegócio que é o que segura o país, ca lar imprensa, inva dir propriedades etc etc, como também ex ecuta vio lência fís ica, Celso Daniel e todas teste munhas exe cutados, To ninho do P T e teste munhas todos ex ecutados, ligações és púrias com cri me org anizado.

    Responda
  4. Rogério de Mendonça Lima

    O es crevinho declara que o bolsonarismo aposta na vio lência. Enquanto estiver só apostando, tá muito bom, e que nunca passe de uma aposta. Já o Lulopetismo não só aposta, exe cuta violência. Tanto verbal, taxar agronegócio que é o que segura o país, ca lar imprensa, inva dir propriedades etc etc, como também ex ecuta vio lência fís ica, Celso Daniel e todas teste munhas exe cutados, To ninho do P T e teste munhas todos ex ecutados, ligações és púrias com cri me org anizado.

    Responda
  5. Ricardo Candido de Araujo

    Joel, nunca escondi discordar de sua orientação política, a chamada "direita limpinha", que em verdade nunca chegou a desembarcar no Brasil (desculpe destruir sua ilusão). Agora, querer estabelecer uma mínima correlação entre as palavras extremamente condenáveis de Lula e a frequente instigação do outro à violência? É completa falta de um mínimo de sensatez, para não dizer de pudor.

    Responda
  6. Hercilio Silva

    A imprensa segue firme na tentativa de igualar a social democracia e o fascismo. Por acaso o cara que foi no instituto Lula foi lá oferecer flores? Foi lá pra agredir, assim como o assassino na festa. Ou se defender agora é crime? A extrema direita pode propagandear armas, mas se a esquerda se defende é igual. Não a toa o risco do fascismo permanece, a imprensa se recusa a chamar pelo nome. Está esperando ter sucesso pra declarar, agora é. Já sob censura.

    Responda
  7. José Cardoso

    Realmente, no voto os armados perdem, mas na força bruta eles ganham, ou pelo menos tem boas chances. Não se pode cair nessa armadilha.

    Responda
  8. Gerardo Xavier Santiago

    Nao existe "bolsonarismo moderado", porque o bolsonarismo é um tipo de fascismo e logo uma ideologia de extrema direita. E quem insiste em afirmar uma equivalencia entre a extrema direita e a esquerda radical, como o articulista, na prática está ajudando a normalizar o fascismo, é seu aliado.

    Responda
  9. Marcos Serra

    Não sei, até agora, se é falta de inteligência ou cinismo. Em Foz do Iguaçu, o reprovável episódio teve, como fator determinante, agressividade mútua, um verdadeiro bang-bang latino. Ofensas verbais, confronto com ambos armados (antes do Jorge chegar de carro e descer, o Marcelo veio de sua direção, já armado, e entrou no salão com a pistola) e rixas antigas. O confronto armado teve premeditação. Um morreu com dois tiros. O outro, em estado grave na UTI, levou três. Poderia ter sido o contrário.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Ney, ao descer do carro, o Marcelo já tinha confrontado o Jorge com sua arma fora do salão. Depois disso, ao avançar com seu carro até o local da festa, iniciou o tiroteio.

    2. Ney Fernando

      Não houve agressividade mútua. A vítima estava na sua própria festa. O assassino primeiro passou de carro em frente ao local, gritou "aqui é bolsonaro", daí retornou ao local, e ingressou na festa, sem ter sido convidado, com o objetivo de matar o aniversariante. Este agiu em legítima defesa ao atirar no assassino.

    3. Marcos Serra

      Marcos, ainda não é a oficial ou tampouco a minha, apenas o que o vídeo não editado demonstra com total clareza. Acredito que, contra fatos, não há argumentos. Ontem, coloquei o nome do blog onde aparece toda a sequência e fui censurado por mentir. Rsrsrsrs. Será apenas uma questão de tempo para que todos vejam o real ocorrido. Hoje, inúmeros veículos de comunicação estão noticiando a existência antiga de rixa pessoal entre os dois desde longa data. As investigações irão esclarecer tudo.

    4. Marcos Serra

      Não estou aqui para defender A ou B. Ambos são culpados. O Jorge foi ao salão, do qual era o administrador, levar sua esposa que foi convidada para a festa. Em seu retorno ao mesmo, o vídeo não editado mostra o Marcelo, vindo de sua direção e entrando no salão já armado, antes mesmo do confronto. Sequer é possível, pela imagens, determinar quem atirou primeiro. Uma pessoa alvejada fatalmente teria enorme dificuldade em ferir seu oponente com três disparos. A considerar.

    5. Marcos Benassi

      Essa versão é a oficial do palácio ou de sua autoria mesmo?

  10. Carlos Maurício

    O coiso só teve trinta e nove por cento dos votos possíveis, ou seja, sessenta e um por cento dos eleitores rejeitaram-no. E considerando que muitos se arrependeram e pularam fora, ele só tem apoio de uma minoria de fãs. Barulhentos, mas poucos.

    Responda
  11. Alexandre Sartori Barbosa

    Acredito que o agradecimento de Lula a Maninho não foi pelo desfecho trágico acidental da briga com o bolsonarista. Maninho se expôs, arriscando sua vida e liberdade, em uma briga com o provocador, para defender a honra de Lula.

    Responda
  12. ADONAY ANTHONY EVANS

    Baixei o livro O Cadete e o Capitão do jornalista Makluf Carvalho. Tá tudo lá. O tenente terrorista jovem. E hoje está tudo cá. O Capitão e Presidente terrorista velho. Agora comandando sua horda de 22 milhões de zumbis. Bolsonaro, o ovo da serpente pariu.

    Responda
  13. Alexandre Sartori Barbosa

    Nós dois casos houve invasão de eventos e agressões mútuas. No primeiro invasão de bolsonarista e assassinato, com reação de vítima do evento. No segundo invasão de Bolsonarista a manifestação com provocação e reação desproporcional do autor levando a um trágico acidente. São situações completamente diferentes para serem comparadas, exceto pela invasão e provocação de bolsonarista em evento petista.

    Responda
  14. Carla C Oliveira

    Concordo plensmente, Joel. Não podemos cair na onda da violência.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Basta não ser bolsonarista. Porque nenhum outro espectro político relevante (nem mesmo o fisiológico centrão) prega a violência explícita. Isso é prerrogativa do bolsonarismo (vide arminha como símbolo e número 38 para o partido que queriam ter)

  15. Marcos Serra

    Marcos Valério (semana passada) revelando a ameaça de morte por Paulo Okamotto a mando do Luís Inácio, o mesmo que, em mais um minifício, elogiou um ex-vereador petralha por, junto com mais dois covardes, ter empurrado um empresário contra um caminhão em movimento. Temos, também, a incitação ao constrangimento, em sus residências, de políticos para serem intimidados, o uso do exército terrorista do MST, o sempre presente "nós contra eles" (o demagogo rico) e a defesa da violência do aborto.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Requenta uma fake news e um pingado para o meu café da manhã, Serra!

  16. eli moura

    Criar narrativas cim meias verdades refletem a desonistade de quem o escreve, não importa se é só um carinha ou um narrador senior. Nos dois casos houve invasão de um evento, o empurrão, uma reação, não foi violenta e o cara caiu sobre um caminha que estava parado. Joelzinho e um boss tinha, que já consegue ser muito violento com meias verdades.

    Responda
    1. eli moura

      .. Com.. Desonestidade... Caminhão...

  17. jose batista

    Lula elogiar aquele vereador homicida é o que?

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Liga não Batista. O cin ísmo impera na esquerda faz parte da cultura de todo inteli gentinho de plan tão. Liga não.

    2. Marcos Benassi

      Elogio.

  18. WILSON FILHO

    Quer dizer que é só um lado. Todas as manifestações da direita, todas, com milhares de pessoas, inclusive no 7 de setembro, milhões, que a mídia velha não viu, foram todas pacíficas, enquanto que as da esquerda, sempre há quebra quebra. Ainda têm um candidato ladrãopetistaluludasilva que incita a violência do tal maninho, que foi preso por lesão corporal, o elogiando por que quase matou uma pessoa. Quer dizer que é só a direita seu hipócrita. Vá planta batatas seu medíocre.

    Responda
    1. WILSON FILHO

      Genocida é quem rouba, foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro. Com o seu roubo, quantos hospitais deixaram de ser feitos, com esse gesto, assassinou milhares de pessoas por falta de atendimento. Ele mesmo disse que trocou hospitais por estádio de futebol. O genocida lula da silva, em letras minúsculas por que merece voltar para a prisão, lugar que nunca deveria ter saído.

    2. Marcos Benassi

      Ah, a cortesia, a fineza, a elegância dos Césares! Hoje voltou a Bozofrenia em peso, hein, fio? Ontem ceis aguardavam instruções? Ou era canseira de segunda-feira?

  19. Marcos Benassi

    Opa, bom-senso de sua parte, Joel. Mas conviria, ainda que de modo cuidadoso, sequer comparar as coisas: isso mantém no ar a falsa equivalência e simetria entre as distintas posições éticas. Não falo de política, note. Ética, decência, humanidade, civilidade. Evidente, quem lê jornal, dão em particular, é melhorzinho; todavia, o bagúio tá tão lôko que há que se cuidar. Isso posto, segunda camada: terceiro-vvviiadismo, N A O. Já deu. Agora, é risco explícito, indisfarçável, nada de tergiversar.

    Responda
    1. José Bernardo

      Ia comentar, mas é desnecessário: seu comentário já disse tudo. Subscrevo, Marcos.

  20. marcelo silveira rossetin

    Para o articulista, o discurso de Lula literalmente - porque o Joel, esse menino prodígio escolheu essa palavra, e não outra - justifica o assassinato. Eu não aguento mais esse moleque desde que ele foi desonesto ao entrevistar a Manuela Dávila. Pede pra sair, Joel. Você é muito ruim.

    Responda
  21. José Roberto Pereira

    Acho que foi o Joelzinho Neoliberalzinho que escreveu o editorial de hoje.

    Responda
  22. Alberto A Neto

    "A história se repete duas vezes" (HEGEL). "A primeira como farsa, a segunda como tragédia" (MARX). Além da farsa e da tragédia duplicadas, tanto Luís Inácio livre incita a réplica aos filhotes da ditadura, quanto Jair Messias persiste na guerra de atrito desde 2018. O neo-liberalismo luliano e o paleo-fascismo bolsonarista escrevem a quatro mãos a crônica de mais mortes anunciadas. LILS e JMB apostam na tensão bipolar; esta garante-lhes a hegemonia no respectivo domínio eleitoral-partidário.

    Responda
  23. Alberto A Neto

    "A história se repete duas vezes" (HEGEL). "A primeira como farsa, a segunda como tragédia" (MARX). Além da farsa e da tragédia duplicadas, tanto Luís Inácio livre incita a réplica aos filhotes da ditadura, quanto Jair Messias persiste na guerra de atrito desde 2018. O neo-liberalismo luliano e o paleo-fascismo bolsonarista escrevem a quatro mãos a crônica de mais mortes anunciadas. LILS e JMB apostam na tensão bipolar; esta garante-lhes a hegemonia no respectivo domínio eleitoral-partidário.

    Responda
  24. Geraldo da Silva

    LL foi de longe o gov. mais democrático dos últimos 90 anos (1930 até hoje)

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Pode a ser verdade. Pode!! Agora foi sem dúvida, de longe o mais corrupto desde que o Brasil foi descoberto. Uma qua drilha de ra ta za nas, lou cas pra voltar ao poder. Tão democráticos, que têm a certeza que o din heiro público é de les. Cultura da és quer da no mundo.

  25. Claudio Carvalho

    Não sei se o articulista escreve a sério ou se está passando uma chuva na Folha. "bolsonarista moderado"?! Sem falar que o Joel Fonseca sempre acha um jeito de forjar falsas equivalências entre a extrema-direita e a esquerda. Lamentável o que esse rapaz faz aqui...

    Responda
    1. marcelo silveira rossetin

      Ele ainda sustenta que o assassinato está justificado pelo discurso do Lula.

  26. Cristina Dias

    Só não entendi o apelo ao “bolsonarista moderado”. Isso é uma contradição nos termos!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, Cristina, o Daniel já pegou na veia. Eu ia dizer que o Bozô "moderado" é o que não bate nos outros porque é feio - não pela ética ou civilidade. Ainda tem vergonha de ser troglodita! Haha!

    2. Daniel Alvares

      Bolsonarista moderado e aquele que apertou 17 e repetia: votei no Amoedo

  27. Jonas Santiago

    Não existe a menor possibilidade de equivalência. O seu problema é o mesmo de qualquer Playboy de Condomínio: o preconceito de classe. Temos que ocupar as ruas, redes e todos os lugares infestados e infectados pelos fascistas para mostrar para eles que não nos intimidarão. Temos que usar as cores e camisetas que quisermos para mostrarmos para estes ignorantes idiotizados que não terão espaço mais. Que as fake news não funcionam mais. Que colocaremos no poder quem quisermos colocar. E será Lula!

    Responda
  28. vicente oliveira

    joel dinheiro da fonseca ,não existe facista moderado,genocida moderado,torturador moderado,facinora moderado,etc.e todos os maleditos seguidores desta seita satanica chamada bolsonarismo se enquadram tem algumas (quando não todas)estas qualidades acima .porisso não venha com esse papo de bolsonarista moderado,tem é verdade boslsonarista enrustido,como parece ser seu caso.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Ferreira, não acho que o Vicente demonizou nem agiu como o Bolsonarista. Ele não pediu a morte aos mesmos. Somente foi enfático em refutar esse conceito de bolsonarista moderado. Bolsonarismo é sobre usar a violência para intimidar e impor sua agenda. Não é por acaso usam uma arminha como símbolo e queriam ter um partido (fracassaram) com o número 38.

    2. marcelo silveira rossetin

      Para o Joel, é possível justificar esse homicídio. Afinal, Lula fez um discurso.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      A propósito , também não acredito em bolsonarista moderado. A esta altura do campeonato isso não existe. Mas assim como o anti-petismo é doentio, o anti-bolsonarismo também pode ser se levado aos extremos. Me recuso a usar os mesmos argumentos que o oponente. Prefiro ações racionais e focadas nas regras do jogo democrático. Podemos tirar Bolsonaro sem agir como ele.

    4. Marcelo Silva Ferreira

      Tenho a impressão de que não li o mesmo texto que você leu. Mas seu comentário mostra que você está disposto a demonizar seus oponentes, e qualquer pessoa que discorde se torna bolsonarista. Você está agindo da mesma forma que os minions, não percebe ? Extremismo é extremismo, não importa de que lado for.

  29. Daniel Alvares

    Quase acertou. Mas escorregou na bananinha no final. Lula agradeceu ao militante que o defendeu e foi preso. Em nenhum momento homenageou o ato violento, que foi uma fatalidade

    Responda
    1. marcelo silveira rossetin

      Para o Joel, isso justifica o assassinato.

  30. Ricardo Andrade

    Joel, Lula não elogiou agressão e, como você mesmo disse, são situações e contextos completamente diferentes. É necessário parar com estas comparações. Não gosto de seus textos e posições políticas, por isso evito lê-los. Hoje, abri essa exceção e faço apenas este reparo.

    Responda
    1. marcelo silveira rossetin

      Homicídio justificado. Afinal, o Luís Inácio fez um discurso.

  31. RICARDO BATISTA

    E lendo comentários no YouTube, dá pra perceber que vem encrenca por aí. Muita gente intolerante e cheia de ódio.

    Responda
  32. Jane Santos

    Promove violência, desordem, desobediencia às leis, arruaça, ignorância, fake news, armar a população e tem gente que acha legal. Que outubro chegue logo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.