Opinião > Missão cumprida Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Ontem o JN já enfiou na cabeça do brasileiro que o boz o fala isso em linguagem figurada.
Não é linguagem figurada, mas sim insinuações toscas, tal qual lula costuma fazer. São iguais. Só diferem as Kua/dr.i-lhas.
Marcelo de Arruda pode ser o primeiro de uma série de vÃtimas fatais da intolerância polÃtica esgarçada pelo bolsonarismo. Não há bandeira polÃtica - nem de esquerda, nem de direita - que justifique um homicÃdio dessa natureza. Mas parece que aos extremistas de direita isso não importa. Eduardo Bolsonaro festejou seu aniversário com um bolo recheado de projéteis e uma arma. O desprezo pela vida humana alheia é de berço. Desgraçado, berço!
Não existe a menor possibilidade de equivalência. Temos agora que ocupar as ruas, redes e todos os lugares infestados e infectados pelos fascistas para mostrar para eles que não nos intimidarão. Temos que usar as cores e camisetas que quisermos para mostrarmos para estes ignorantes idiotizados que não terão espaço mais. Que as fake news não funcionam mais. Que colocaremos no poder quem quisermos colocar. E será Lula!
Mas o PT, mas o Lula, há sempre um mas. Da escolha difÃcil de 2018, entre um professor e um bandido, ao contorcionismo verbal para equiparar os dois lados, nos dias atuais, a mÃdia e as elites mantenedoras das indecentes distribuição de renda e injustiça social vão alinhavando um enredo macabro de aprofundamento das desigualdades. Igualdade para essa gente perversa só existe na criminosa equivalência entre clube de tiro e biblioteca.
Caro ! Â… não é assim que funciona. Pelo menos, não será com esse espÃrito de ânimos que se conduz um paÃs.
A violência polÃtica incentivada pelo bozo é projeto polÃtico que o marreco de Maringá trouxe do departamento de estado dos EUA, através da lava jato, para destruir a nossa democracia. Esse fato vai beneficiar os militares, os altos escalões do judiciário, as milicias, o agronegócio, pastores donos de igrejas, ,a destruição da Amazônia, o sistema financeiro e as elites. Serão prejudicados os trabalhadores, a educação , a saúde, o transporte público e o nosso futuro como nação.
Perfeito comentário Renato. Juntou Moro, o Departamento de Estado lá do norte, com o projeto de destruição de um grande competidor deles na economia e desenvolvimento social.
Daltan, vamos aos fatos então. Dilma foi destituÃda e Lula foi preso, não houve incitação e nenhum ato de violência sequer. Ao contrário do Jair e seus apoiadores que antevendo as derrotas nas urnas ameaçam dia sim outro também. Olha o que tentaram fazer em 7/9/21
O cara ai embaixo tem que comer chicória pra fazer os neurônios voltarem.
O marreco não criou o nós contra eles, não ovacionou o exército do Stedile, nem tampouco fritou a candidatura do Haddad. Afora isso, há os fatos. Ah os fatos …
De um lado temos um episódio de uma delinquência sem limites. Um marginal que gritou em alto e bom som que era bolsonarista, invade uma festa de famÃlia e assassina um trabalhador na frente de sua esposa, filhos e amigos. De outro, no desespero de não ser prejudicado eleitoralmente pelo episódio, surge a fantasia da bozolândia onde a violência viria de ambos os lados. Tenhamos bom senso. Um pai de famÃlia, pacÃfico e trabalhador, dirigente do Partido dos Trabalhadores foi assassinado.
Lula defendendo um simpatizante que quase matou um adversário polÃtico o iguala a Bolsonaro. Infelizmente os dois estão na frente das pesquisas.
Nem pra fakenews seu argumento serve.
Tem uma galera muito dodói das ideia por aqui. Chamar Lula de "corrupto fichado" sendo que este ilustre cidadão não tem NENHUMA condenação, é duma ignorância gigantesca.
Um cidadão pacÃfico (ao que tudo sugere), numa festa de aniversário com sua famÃlia e amigos, é morto por um policial delinquente de forma brutal e ainda tem gente com a cara de pau de vir aqui passar pano. Não é "bang bang", Marcos Serra. É assassinato. Covardia.
Se a situação não fosse tão grave, a maioria dos comentários seria para nos fazer gargalhar. Mistura de péssima interpretação de texto, fanatismo religioso e má-fé. Obviamente o homicÃdio premeditado do petista é mais grave do que o quase-homicÃdio do bolsonarista em uma briga de rua, em nenhum momento o editorial iguala os dois crimes. Mas não podemos achar normal que Lula elogie o que aconteceu e agradeça ao ''companheiro'' que quase matou. Com isso ele também incita a escalada de violência.
Por que Lula elogiou o companheiro? Diga, por favor, dona Bábara, para podermos avaliar melhor a questão.
Realmente, o PT tem uma campanha violentÃssima. A ver pelos drones com fezes e bombas que tem usado desde que Lula foi candidato pela primeira vez em 89.
Nos dois eventos os bolsonaristas entraram para provocar e ofender. O empurrão não tinha objectivo de jogar ninguém embaixo de um caminhão e não jogou. Há outras coisas acontecendo além do tiroteio provocado no Paraná. A mentira não é um caminho.
Ah, claro. Houve um evento grave envolvendo uma campanha petista. Já ia me esquecendo da bolinha de papel que acertaram no Serra há uns 20 anos. Evento gravÃssimo.
O que importa eh a força usada nas reações. Se a arma eh um porrete, um revólver, um empurrão ou a pena escrivinhadora do editor.
Esse episódio não gerou morte. O sujeito pegou uns meses de cana. A "vitima" pode estar inclusive lendo esses comentários. Lula nunca incitou a militância a "metralhar a bozolândia". Aquilo foi um fato isolado. E Lula é uma referência polÃtica há mais de 40 anos.
Dessa vez a folha agiu como o inominável. E o PT? Parece que aprendeu, ou será que assim como a Globo passou a receber mais propagandas do governo e enxergá-lo com maior benevolência?
E a FSP contribuiu para a eleição do Bozo.....agora vem com essa conversa fiada.
Ah! Sim. Lógico. É tudo, sempre, culpa do PT e do Lula.
Parabéns a Bárbara e Hudson, pela empatia (ainda que relativa) e pelo reconhecimento do equÃvoco, respectivamente. Alheio a isso, está certÃssima Bárbara ao identificar lula como e responsável pela eleição do bozo.
Tudo bem, acontece.
Viajei.
Sim, e a que eu me referia quando escrevi isso, Hudson? Vamos lá, você consegue! Mas antes releia o comentário do Claudio, releia minha resposta e só então responda, pra não continuar passando vergonha em público. Me ajuda a te ajudar.
Vc disse "mas o maior responsável foi mesmo o PT". Esta aqui em baixo para que todos possam ler. Assuma as coisas que diz. Delirante.
Ê, Hudson, você se encaixa bem no que mencionei no meu comentário principal: horrenda interpretação de texto obnubilada por fanatismo religioso. Leia o comentário do Claudio, releia minha resposta e veja que inacreditável mesmo é a conclusão estapafúrdia que você tirou, dizendo que eu disse o que eu não disse. Péssimo.
Inacreditável ler as palavras dessa Bárbara. O PT foi o responsável pela morte do petista?!
Pode até ter contribuÃdo, mas o maior responsável foi mesmo o PT.
A mÃdia e sua receita infalÃvel pra não errar nunca: uma vela pra cada. Chega a ser meio patético.
Não sei, até agora, se é falta de inteligência ou cinismo. Em Foz do Iguaçu, o reprovável episódio teve, como fator determinante, agressividade mútua, um verdadeiro bang-bang latino. Ofensas verbais, confronto com ambos armados (antes do Jorge chegar de carro e descer, o Marcelo veio de sua direção, já armado, e entrou no salão com a pistola) e rixas antigas. O confronto armado teve premeditação. Um morreu com dois tiros. O outro, em estado grave na UTI, levou três. Poderia ter sido o contrário.
O Marreco depenado, o Leite azedado, o Bolsória queimado, o Coroné empacado, a Porcina abandonada, o nosso mico, õpa! mito, derretendo na latrina, só nos resta espalhar a versão "carluxo". Vai que cola no zap da tiazinha das novelas, né mesmo?
Marcos, a famÃlia e todas as testemunhas dizem que não conheciam o assas sino. Você,seguidor de bolso naristas, compra a falke que a esposa dele era convidada da festa? Quantos anos tem, menino? Não tem ver go nha? Se atenha aos fatos, saia dessa bolha. Respeite quem chora por sua perda.
Cinismo é o que bolsonaristas como você demonstram com esse tipo de comentário. O ataque a tiros, cometido por um psicopata, é injustificável, seja por rixas antigas, seja por qualquer discussão acalorada. O sentimento em relação a esse tipo de manifestação é de nojo, tamanha a crueldade e violência que se tenta justificar.
Mais uma vez Marcos Serra, o rei da lorota, querendo justificar o injustificável. Tome tendência! O homem invadiu uma festa, não foi convidado. Invadiu e atirou. Podia ter matado mais pessoas. Aà ele já justificou que a ação criminosa se deve a "rixas antigas", quando a famÃlia disse que nem conhecia o assassino. Nada justifica esse crime, nada. Não passe pano para a violência, pois um dia você e todos nós poderemos ser as vÃtimas. Basta!
Não tente amenizar. Tenha bom senso, por mÃnimo que seja.
Jove, até o momento, só foi levado a público o que aconteceu do lado de fora do salão e não como o Marcelo comportou-se dentro do mesmo. Provavelmente, a terceira alternativa seja entender que, para que a realidade seja conhecida, devamos aguardar o resultado das investigações, considerando-se, inclusive, a possibilidade de desavenças anteriores ao desnecessário episódio.
Há uma terceira opção entre falta de inteligência e cinismo, Serra: incapacidade de interpretação dos fatos. É não saber ler os fatos deixar de enxergar violência polÃtica num gesto que começa com gritos na rua de "Aqui é Bolsonaro" e "Lula ladrão" e vai impor à bala este ponto de vista dentro da casa de um petista que dava uma festa privada. Há pontos de vista diferentes sobre o mesmo fato, mas este que você expos não é correto.
Não estou aqui para defender A ou B. Ambos são culpados. O Jorge foi ao salão, do qual era o administrador, levar sua esposa que foi convidada para a festa. Em seu retorno ao mesmo, o vÃdeo não editado mostra o Marcelo, vindo de sua direção e entrando no salão já armado, antes mesmo do confronto. Sequer é possÃvel, pela imagens, determinar quem atirou primeiro. Uma pessoa alvejada fatalmente teria enorme dificuldade em ferir seu oponente com três disparos. A considerar.
Não seja ridÃculo....o bolzolino invadiu o aniversário.
Agressão mútua, não. LegÃtima defesa.
Como diria Gilberto Gil: o bom barraqueiro prá vender seu peixe am paz, deixa o outro vender limões. Era uma festa PRIVADA e o agressor não tinha nada a fazer lá. Agressão mútua não. LegÃtima defesa. Meu avô, que morou a vida inteira no Paraná executou um cida~ cidadão, que puxou arma prá ele. Neste caso a arma do outro estava sem munição. Um verdadeiro suicÃdio.
Num caso -um empurrão reagindo ao ataque não armado- não havia intensão de matar. No outro caso , o sujeito invade a festa atirando e gritando -aqui eh Bolsonaro e tal , e o mourão diz que eh rusga entre ebrios
Não há como não reiterar o que foi dito muitas vezes antes pelos leitores aqui: é estar recedora, ver gonhosa a fal sa equivalência estabelecida pelo editorial, no seu último parágrafo!
Tentando turbinar uma pseudoterceira via a partir de um ataque claramente polÃtico-partidário.
Eh claro que o editor não ia perder a oportunidade de enfiar o pt no meio da coisa. Quase sempre ao estilo gado - e o pt?!
Estás desmentindo fatos ?
Querer fazer simetria entre os dois episódios é no mÃnimo falta de honestidade. A coisa em comum entre os dois episódio foi a ação de invasão de um evento para agredir com palavras e ódio. A reacao do petista foi um empurrão em um agressor que caiu sobre o parachoque de um caminhão que estava parado. No outro caso teve que atirar antes que outros fossem mortos.
Caro Armando. A gravação mostra não um mas dois agressores. O moreno, mais alto e forte, desfere até chute, queira você ou não. Ambos agridem com inúmeros empurrões até o desfecho infeliz. Quando deitado no chão sangrando viram as costas e o largam. Parece-me que "mentiroso" está em lugar errado. Tudo está no you tube.
Caro Janos quadros a gravação mostra o sujeito agressor, que invadiu um evento blafejando até ser empurrado, como meninos o fazem em brigas no recreio. O cara caiu bateu a cabeça. Ninguém jogou o cara embaixo de caminhão que vinha em velocidade. Pare com mentiras.
Se você tiver acesso à gravação, você vai constatar que não foi apenas um empurrão. Depois de que a vÃtima pediu que parassem, a agressão selvagem continuou. A batida no caminhão foi apenas o desfecho.
E preciso de desarmar os espÃritos então ao começar o texto com fuzil.. a petral... De D duas uma, reforça a hipocrisia do editorial ou a Des inteligência de quem o escreveu.
Se fosse num PaÃs, onde existe lei, onde bandido tem que cumprir os anos de delitos, realmente teria -se razão de ir para o paredão, como na china, que os petralhas adoram. Lá eles aÃnda teriam que pagar a bala.
Luiz, o dinheiro do GFl foi para pandemia, hospitais de campanha, para pessoas não morrerem de fome( politica do fique em casa e economia a gente ve depois), terminar as obras superfaturadas que o pt deixou e levou o dinheiro(como a transposição do rio SF), das refinarias que não foram concluÃdas e as compradas que não funcionam, salvar estatais saqueadas pelo pt, tudo isso roubado pelo partido mais corrupto da historia. Quer mais? A lista é extensa. E nos brasileiros pagando a cta para os malan
Quanta inveja. Mas, diga aÃ: quantos hospitais Bolsonaro construiu? E Universidades? Etc. etc. etc.
Genocida é quem rouba, foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro. Com o seu roubo, quantos hospitais deixaram de ser feitos, com esse gesto, assassinou milhares de pessoas por falta de atendimento. Ele mesmo disse que trocou hospitais por estádio de futebol. O genocida lula da silva, em letras minúsculas por que merece voltar para a prisão, lugar que nunca deveria ter saÃdo.
Cara, procure tratamento. Você está doente.
Por falar em ódio, o ódio da Folha ao PT é inquestionável. Não consegue nem disfarçar.
Bolsonaro se diz cristão; e como sabemos, o presidente *não mente*.. Mas seu cristianismo é diferente. Onde Cristo diz Amai-vos uns aos outros, diz o Presidente, Odiai-vos uns aos outros. Expressão de origem bÃblica; Aquele que semear ventos, tempestades colherá.
Durante os anos sessenta, no contexto das lutas por reforma agrária o Padre Vigal, deputado federal por Minas Gerais já lançara a consgna armai-vos aos fazendeiros de seu estado.
Não adianta, eu crio outro.
Quando Bolsonaro disse que a FSP iria acabar, fiz uma assinatura, pois hoje acredito que posso cancelar minha assinatura pelo último parágrafo. Vou pensar muito nisso.
Um desafio à Folha de São Paulo: abordar verdades absolutas a respeito do cachor ro ordi nário no poder, sem relativizar em algum momento a Lula e/ou ao PT. Será possÃvel?
A Folha é cúmplice da violência que virá. Era totalmente dispensável a citação a Lula no último parágrafo do texto e absurda a falsa equivalência citada. E assim, com esse relativismo espúrio a Folha vai naturalizando a violência bolsonarista; afinal, "há agressões dos dois lados".
Ah, Folha Folha! No finalzinho fez uma analogia totalmente descabida, tanto é que nem explicou como o militante petista "quase matou" o opositor politico. Será que ele pegou uma arma, invadiu uma reunião familiar, gritou Aqui é Lula e disparou contra o opositor..... O PT viveu polarização com o PSDB por décadas e Lula falando pelos cotovelos, jamais vimos atos violentos que vêm ocorrendo desde que Bolsonaro se tornou candidato. Tá, vimos uma bolinha de papel no Serra...
Cá entre nós. Bolo de aniversário feito revólver não dá pra comer, tem gosto de chumbo!
Sempre a obseção com o PT. De todo modo Bolsonaro poderia ter mobilizado a querida p federal para apurar estes casos. Será que interessaria ao bolsonarismo tal apuração? Ou é mlhor manter um eterno mantra para necessidades?olÃcia
Então, Celso Daniel e Toninho do PT.
E sangue.
Solução salomônica (mas pode chamar de covarde ou comercial) para terminar a coluna: igualar Lula ao inigualável, investindo de novo na falácia da equivalência. A Folha à s vezes parece ter inveja do Estadão por não ter escrito o editorial da "escolha muito difÃcil"
Hum! Dalton. Acho que sei quem está babando.
Não são exatamente iguais, mas estão longe de serem desiguais. A diferença acentuada é que um é tosco e o outro é malaco. Mas a semelhança é ululante. Apenas os babões, de ambos os babados, não veem isso.
Globo, Folha e Estadão, assino os três jornais, publicaram hoje editoriais sobre o assassinato de Marcelo Arruda. Por mais estranho que pareça, e me surpreendi, o Estadão foi o único que sequer citou a fala de Lula no sábado. Não criou qualquer equivalência...
Bolsonaro sempre estimulou a violência, seja verbal, seja moral, seja fÃsica ou seja constitucional. Ele e seus fãs, apoiadores e colaboradores - muitos deles! - agridem diuturnamente os princÃpios básicos de uma democracia e de um estado laico, ético e moral. Lula, ao fazer elogios a quem pratica a violência, contribui com a ignorância e com o estado de tensão e de violência vigente no Brasil. Não ajuda em nada. Nenhum dos dois.
Sendo a FSP, não poderia finalizar o ótimo editorial sem pagar tributo ao gado no último parágrafo...a difÃcil missão de tentar ser democrata e, ao mesmo tempo, alinhar-se de alma ao pior desse paÃs
A colunista se borrou no último parágrafo. Isso é medo de crÃticas do gado?
Matou o editorial com o último parágrafo, nenhuma novidade, portanto.
O que esses casos tem em comum? Bolsonarista invade uma festa de aniversário privativa e mata um pai de famÃlia. Bolsonarista vai até a porta do Instituto Lula xingar o ex-presidente, provocando seus apoiadores até ser empurrado. Bolsonarista vai até uma passeata de Lula jogar uma garrafa com fezes por cima do muro. Bolsonarista usa um drone para jogar agrotóxicos em evento de Lula. Bolsonarista joga fezes e ovos no carro de um juiz que mandou prender um outro Bolsonarista corrupto.
Deus é Grande. Deu Zé Grande.
Era tudo no sentido 'figurado' gente! Foi mal aà Marcelo. Valeu?
A decência do editorial finda quando, em seu último parágrafo, relativiza a violência efetiva de Bolsonaro e do bolsonarismo. Não se pode dizer que os editorialistas da Folha não entendam a razão de sua indecência, a cometida nos seus estertores vulgo ultimo parágrafo.
O responsável, indireto, pelo assassinato é o presidente Jair Messias Bolsonaro. Ele não age como um estadista que tem de governar para todos os brasileiros. Semeia, com discursos que incentivam a intolerância polÃtica, a cizânia entre os cidadãos. Não cumpre a missão de pacÃficar a nação, mas acirra, perfidamente, os ânimos para desencadear uma luta fratricida. É preciso derrotar esse projeto. A escolha é entre a civilização e a barbárie, entre a Democracia e o fascismo e entre a vida e morte.
Até que enfim um editorial descente!! Não podemos dar espaços para o fascismo. Não cabe tolerância a quem é intolerante, não cabe diálogo contra quem prega a violência. O Bozo é um genocida, vai perder as eleições e vai ser preso. 28 anos de rachadinha, funcionários fantasma somados ao genocÃdio na pandemia, queimadas e incentivo aos assassinatos de Ãndios, minorias e quem pensa diferente. Depois dessa era de insanidade, precisamos varrer de volta para o esgoto todos estes bozominions ignorantes
O que a Folha pensa: "Tadinho do bozinho". E nem assim consegue conquistar o coração dos bozolinos, como se pode ver pelo vômito do senhor serra logo abaixo. Que vergonha. Que vergonha.
o aquário desse jornal encontra-se definitivamente em bancarrota moral. esse editorial quase se emparelha em repugnância à quilo que propugna seu alegado anátema, o tal jair messias. diria ser bastante difÃcil diferenciar a cara de um e o escarro do outro.
Editorial mentiroso, repugnante até. Sábado passado, o corrupto condenado e fichado no sistema penitenciário enaltecida o ex-vereador petralha que, acompanhado de mais dois covardes, empurrou um empresário contra um caminhão em movimento. Também incitou "cumpanheirus, a intimidar polÃticos em suas casas. Sempre pregou o "nós contra eles" e o uso do exército terrorista do MST. E a culpa é do Bolsonaro? É muito cinismo.
João, bom dia. De mim, não tens autoridade alguma para falar pois faltam-te educação, ética e respeito a terceiros. Na falta do que falar, melhor fechar a matraca. É mais inteligente e eficaz.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Vanderlei, e aqueles que apoiam ditaduras logo ao norte do nosso paÃs onde inimigos do governo desaparecem da noite para o dia à s centenas? Terão sido abduzidos por algum OVNI?
Quanto a apoiar ditaduras o atual presidente da República já quis receber o prÃncipe saudita, que tem no seu histórico o esquartejamento de um jornalista na exabaixada de seu paÃs na Turquia. Talvez a monarquia saudita seja uma ditadura do bem.
Cara ou Djan, de quem você gosta? De um corrupto condenado e fichado no sistema carcerário? Um mentiroso contumaz que enriqueceu a si, familiares e "cumpanheirus"? Aquele que promoveu e coordenou o maior esquema de corrupção do planeta? O mesmo que defende o aborto, quem rouba celulares e quem empurra vÃtimas contra caminhões em movimento? O que deu nosso dinheiro para ditaduras de esquerda? O orador de palestras fantasmas? Será que tem espelho na tua casa?
Cara, tu não aceita crÃticas a um sujeito hipó crita, dis simulado, desclas sificado, incom petente, bur ro e estú pido como esse cachor ro ordi nário que tu ajudou a colocar no poder? E que, não satisfeito com o erro, vai repetir? Existe um ditado popular que exemplifica bem isso, tu deve conhecer. Não aprendeu nada? Ou tá bom pra ti esse governo? E todo mundo com senso crÃtico e bom senso é petista, obrigatoriamente? Dá licença...
Sei que você não entende que o "nós contra eles" surgiu quando os primeiros grupos de humanos se organizaram e passaram a disputar recursos de todo o tipo, especialmente os essenciais à sobrevivência. De resto seu comentário não passa de opinião enviesada. Nem vale o esforço de demolir.
Sim. A culpa é desse cra-pu-la que incentiva esse tipo de coisas. Mas esse entendimento é muito complicado para os bolsomÃnios.
Bianca, petralha falando de seita? Sério mesmo? Conhece algum corrupto condenado e fichado no sistema penitenciário? O que me dizes de quem o idólatra e defende? São discÃpulos, zumbis ou ovelhas?
Sim. Toda a culpa é de Bolsonaro. Ele incentiva a morte, o uso das armas, falar em metralhar a petezada. Sim. A culpa é de Bolsonaro. O bolsonarismo virou a seita. A fala e o desejo de seu mestre se tornam ordens a gados como você. Os fanaticos loucos fazem de tudo achando que estarão agradando ao seu mentor, ao seu miot, ao seu fascista de estimação chamado Bolsonaro.
Calma, moço. Vai ter uma úlcera. Leia o editorial de novo e entenderá.
O fanático endeusa o genocida e não vê problema nos discursos de ódio do fascÃnora adorador de Pinochet.
Se não invocar a estrela do PT não é a Folha. Mas pelo menos foi melhorzinha que a última análise. No fim mesmo sabendo do fascismo e extremismo só aumentando esse caso deu medo, como em um filme de distopia que a maioria percebe o grau das coisas tarde demais, fico me perguntando qdo a ficha vai cair. E se já estamos no fundo no poço, onde a reação de pessoas importantes e que deveriam defender a democracia são twitters de repúdio para cada absurdo que acontece no Brasil.
Ah! Como é corajosa essa Folha!
E o Lula? E o PT? Nos poupe, Folha.
No fim tinha que sobrar pro ex-presidente Lula, eita Folha! Nojo.
Pois é, mas esperar o q da folha? Nojenta
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Missão cumprida Voltar
Comente este texto