Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    É, Joana, procurar ouvir esse povo no contexto atual, desfavorável a eles, é expor o ouvido à bobagem ou ao silêncio. E invariável. Bando de gente eixcrota....

    Responda
  2. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Interessante os comentários dos empresários a respeito do Lula. Pensei até que eles estavam se referindo a Bolsonaro. Quanto aos acontecimentos não tem surpresa ou incerteza nenhuma: desde a campanha o mito deles tem prometido metralhar a petralhada.

    Responda
  3. Rogerio dos Anjos

    Os empresários silenciam, muitos culpam a vítima e outros querem mais.

    Responda
  4. edgard reymann

    É, está difícil para os empresários em geral, que apoiam e se beneficiam economicamente do bolsonarismo, fazer uma autocrítica e assumir o B.O. de serem corresponsáveis pelo golpe e por "tudo isso que aí está". Mas é bom, por um lado, porque desmascara e afunda a imagem da elite brasileira, mais bárbaro que qualquer povo bárbaro. Que despreza, como ninguém, como disse Chomsky, o pobre que eles se encarregam de produzir com seu segregacionismo, seu racismo, sua aporofobia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Essa foi no meio do estômago, hein, Edgard? Bem dado!

  5. Pery Pedro

    Imputar esta tragédia ao Bolsonaro é tão errado quanto imputar a facada ao PSOL. O PR condenou o ato e disse que não quer este tipo de apoio. O problema de vocês é criticar o PR nestes momentos, quando a culpa não é dele. Tira a credibilidade de vocês nas milhares de oportunidades em que a culpa é dele e muita.

    Responda
  6. ANDRE BARRETO

    Esse "empresariado" representa a suprema ignorância nacional. Falam do Lula e ignoram o longo histórico de propagação de violência de Bozonazi. Até uma criança de 5 anos sabe disso. O Brasil não precisa dessa gente.

    Responda
  7. Luiz Freitas

    Vincular empresas a esse desgoverno é suicídio empresarial. Reputação é o maior ativo de qualquer instituição.

    Responda
  8. LUIZ GONZAGA SILVA

    O bolsonarista assassina um petista e os empresários dizem da responsabilidade de Lula nas suas falas. Não lembram que foi o próprio Bolsonaro a repudiar a violencia da sua militância?

    Responda
  9. marcos fernando dauner

    Como estão as candidaturas dos Lucianos (Hang e Huck ) e do Datena ? desistiram todos ?

    Responda
  10. LUIZ GONZAGA SILVA

    O bolsonarista assassina um petista e os empresários dizem da responsabilidade de Lula nas suas falas. Não lembram que foi o próprio Bolsonaro a repudiar a violencia da sua militância?

    Responda
  11. newton penna

    O que esperar de uma classe empresarial que apoiou e apoia o Bozo...

    Responda
  12. Miguel Ruiz

    Eita!!! Tem que ser muito perspicaz para, nas entrelinhas, dizer: "E o PT?" O caso ao qual se refere foi um empurrão. Um cidadão ameaçava e ofendia Lula e o Partido (PT), diante da sede do PT. Foi empurrado, caiu e bateu a cabeça. Ele estava provocando. O empurrão foi indevido, mas comparar isso com um alucinado invadindo uma festa de aniversário, atirando e matando o aniversariante diante dos amigos, da família e dos filhos, é safadeza.

    Responda
    1. Regiane Oliveira

      A imprensa não consegue largar 'E O PT?' 'E O LULA?' Simplesmente leva o Brasil de encontro ao Golpe.

    2. Regiane Oliveira

      A imprensa não consegue largar 'E O PT?' 'E O LULA?' Simplesmente leva o Brasil de encontro ao Golpe.

  13. Hercilio Silva

    Acho que os empresários que já estão na modernidade ainda não perceberam o tamanho do prejuízo que terão seguindo os atrasados, a turma com cabeça na idade média que cerca o governo. Rumo firme a ser um mero país agrário apenas. Dona classe média também não acordou, um país primário não tem empregos de qualidade, resultado é menos gente na classe média.

    Responda
  14. João Carmo Vendramim

    Repúdio os empresários bolsonaristas e toda a caterva de milicos e oportunistas. Repúdio idem a violência política, mas em algum momento da história será inevitável para fazer avançar na escuridão para alcançar a luz

    Responda
  15. Lula Magalhães

    Eu também!

    Responda
  16. Antonio Thadeu Wojciechowski

    Impressionante o cerebrozinho dessa jornalista. É maldade ou incapacidade intelectual mesmo?

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Impressionante o cerebrozinho desses bolsomínions. É maldade ou incapacidade intelectual mesmo?

  17. Thiago Souza

    Já desde O 18 Brumário que a ciência política analisa o poder pra além da figura pessoal do tirano da vez. O bolsonarismo, infelizmente, é bem mais que a violência, sadismo, incompetência, impotência e corrupção da família presidencial, Já existia no Brasil desde muito: escravagistas, integralistas, TFP, os militares genocidas de Canudos, mas principalmente com os empresários da querem uma colônia 2.0 onde possam continuar enriquecendo com a exploração brutal de pessoas e meio ambiente.

    Responda
  18. Leonardo Marques Militão

    Evito qualquer empresa de bolsonarista. Tento fazer consumo consciente.

    Responda
  19. moacyr da Silva

    Não foi parte destes empresários, que em almoço com Bolsonaro e Guedes em São Paulo, aplaudiram de pé quando o genocida fez o gesto de uma arma com as mãos? Tomara que passem a ter um mínimo de sensibilidade contra a violência propagada por este desgoverno. A vida de todo ser humano é da maior importância.

    Responda
    1. Robson Luiz

      Exato Moacyr, aplaudem a arminha e se silenciam na tragédia. Canalhas.

  20. Richard Lins

    Parabéns aos jornalistas da Folha que não concordam mais com este reme-reme de isenção jornalística. Agora não é mais simpatizante, apoiador, é bolsonarista mesmo. Amarrado a este peso morto na presidência.

    Responda
  21. João Marcos Dantas de Andrade

    Denovo a falsa equivalência ou "polarização" como esse jornalismo covarde quem empurrar goela abaixo dos leitores.

    Responda
  22. Maria Almeida

    Como aasim? Por que a autora do artigo só cita empresários bolsonaristas? A que veio este artigo? Não há como tingir Lula com as tintas de Bolsonaro.

    Responda
  23. Décio Ceballos

    Todos desejamos menos violência, mais paz, democracia e nem imaginar golpes. ou seja, todos (até parte dos bolsonaristas) queremos mais distância do Bolsonaro.

    Responda
  24. jose batista

    Não é descartável uma PEC adiando, por dois anos, as eleições. Fazendo coincidência com a eleições de prefeitos e vereadores, mandatos de seis anos p o executivo, sem reeleição. Ficam todos felizes. Uns vão fingir q não gostaram. E vida q segue!

    Responda
    1. LUIZ GONZAGA SILVA

      Mais dois anos da angústia de ter um genocida, medíocre, incompetente na presidência? Você está louco?

    2. PAULO EDUARDO NUNES DE MOURA ROCHA

      O golpismo tem muitas faces !!

    3. Nelson Antonio Juncioni

      Aguentar esse aí mais 2 anos, inaceitável

  25. Tadêu Santos

    Estamos alertando desde qdo o povo e a classe política partidária permitiram o acesso de um miliciano à presidência da República, que sem plano de governo e de estado, a gestão seria desastrosa e deu no que deu, o mito só falou asneiras, como armas, abrir a floresta para a criminalização e bater contra urnas eletrônicas entre outras bobagens negacionistas...O povo e os donos do capital não podem errar novamente!!!

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Alertando todo o povo e classe política... e principalmente parte da elite econômica considerada pelos franceses como uma das mais ignorantes do mundo.

    2. jose batista

      E permitir aliados do PCC?

  26. bagdassar minassian

    ... relembrando; "Sabemos como começa e não como termina" e, pelo desenrolar dos atos e fatos é claramente previsível ser nada de bom.

    Responda
  27. Antônio Carlos de Paula

    O criminoso do Palácio do Planalto atiça seus cães violentos diariamente contra quem pensa diferente. Isso é fato. Quanto aos empresários bolsonarista, o silêncio já diz tudo.

    Responda
    1. jose batista

      E o Lula parabenizando o vereador homicida?

  28. Edigar Silva

    Não só os empresários, a OAB apoiando o "minto". Nomes como o Dr. Sobral Pinto devem estar dando voltas no túmulo.

    Responda
  29. Deborah Barbosa

    Em minha opinião, não são os donos do PIB os que "mais perdem", segundo Meirelles. Quem mais perde é o povo que passa fome. São as pessoas que perdem liberdade de usar roupa vermelha (um exemplo, há outros), mesmo não sendo de esquerda (há inúmeros relatos). Índio perdendo liberdade de viver como índio, pessoas de religiões e sexualidades minoritárias perdendo o direito de ser quem é. Sem contar os ataques a direitos básicos das mulheres. Estes são os que mais perdem.

    Responda
  30. flavio pedrett

    Nosso empresariado no geral, faz parte desta mesma elite inculta e segue apoiando o atual governo. Nao adianta se iludir. Lula vencendo, continuarao nos bastidores, nos condominios e nas entidades de classe pregando as mesmas ideias que nos trouxeram aqui. Nem a educacao resolve pq as escolas de elite preparam as criancas para serem como seus pais.

    Responda
  31. Joao Braga

    Toda violência é inaceitável, não deve ser tolerada. Aparentemente são casos isolados. No entanto a única manifestação de apoio e congratulação ao agressor partiu de Lula parabenizando o vereador petista. O resto são narrativas...

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      "O erro da ditadura foi torturar e não matar";"Ele merecia isso: pau-de-arara. Funciona. Eu sou favorável à tortura. Tu sabe disso";"Vamos fuzilar a petralhada aqui do Acre";"Morreram poucos. A PM tinha que ter matado mil";

    2. Joao Braga

      Um outro tipo de violência, e que tem sido banalizada é a que ocorre aqui. Assinantes que não comungam com os pensamentos dos esquerdistas que perambulam por aqui, são diariamente agredidos com diferentes tipos de ofensas. As pessoas parecem ter se acostumado com esse comportamento, as ofensas parecem ter sido incorporadas ao cotidiano. Triste.

  32. Valdo Neto

    Os empresários sérios desse país, não estou falando do Mattar, do Hang e do Wizard, entre outros, deveriam sair de cima do muro e se manifestar contra a barbárie do Bolsonaro e seguidores enquanto ainda temos um país, mesmo que em cacos, para cuidar e curar. A imprensa séria, incluindo a FSP, deveria parar de culpar a polarização pela violência, deixando claro que ela vem e é promovida pela direita aloprada do Bolsonaro, pois os outros lados, inclusive a esquerda, buscam votos civilizadamente.

    Responda
  33. Lênin Camargo

    A violência e a cara de pau está na essência do bolsonarismo.

    Responda
  34. Lênin Camargo

    A violência e a cara de pau está na essência do bolsonarismo.

    Responda
  35. Marina Gutierrez

    Quem não denuncia a violência é cúmplice.

    Responda
  36. Carlos Pinheiro

    O empresariado que se rendeu ao obscurantismo fascistoide que transformou a República em um covil miliciano, precisa se definir: ou colabora para construir uma Democracia sólida ou serve a uma quadrilha que afunda o país no lodaçal da corrupção de orçamentos secretos.

    Responda
  37. Geraldo da Silva

    et vive la sensure de fsp

    Responda
  38. marcelo augusto

    Do pouco que vi em minha curta vida e aprendi sobre causa e efeito das atitudes... Alguns setores do empresariado vão acabar sendo vítima dessa omissão pois com o caos reinando pode ocorrer invasões e depredações em suas lojas...

    Responda
  39. Geraldo da Silva

    O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar.

    Responda
  40. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vamos esperar o próximo datafolha. Vamos ver se com o assassinato aumenta o número de apoiadores.

    Responda
    1. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

      O pior é que vai aumentar....afinal os apoiadores da extrema direita se alimentam da violência..

  41. Jonas Santiago

    Não vão comentar, porque são covardes. É por conta deste tipo de sub-gente, como Hang e Mattar, que não têm o mínimo de empatia com o próximo que vivemos este caos civilizatório no país. Serão derrotados. E cobraremos das forças progressistas vencedoras avançar sobre a esgotosfera onde vivem estes indivíduos e consigam fazer com que parte de sua riqueza retorne para a população na forma de impostos progressivos e honestos, da mesma forma que acontece nos países mais civilizados do planeta.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      "...que parte de sua riqueza retorne para a população na forma de impostos progressivos e honestos"... Ou seja, como Ciro Gomes propõe...