Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    quem arbitrará: parlamentos laicos ou religiosos?: este é o fulcro contemporaneo d embate Se o estado for laico entao juizes sao os responsaveis pr esta decisao q nao precisa ser imu tavel; mas antes é imperativo respeitar a autonomia das mulheres e seus corpos e em segui da dar acesso irrestrito de contraceptivos ás pessoas e nao enfiar tudo isso num balaio mo ralista pseudo religioso

    Responda
  2. Jove Bernardes

    Muita complicação para um antiabortista. Mais fácil chutar com ódio e sangue nos olhos qualquer pessoa que se interponha entre suas certezas e convite a ponderar.

    Responda
  3. José Cardoso

    O paralelo com o monte de areia é perfeito. Por isso mesmo a dificuldade da questão. Na verdade em algumas culturas, crianças com defeitos físicos eram mortas no passado. Exatamente por ser uma questão prática de sensibilidade média social, e não um princípio absoluto, deve ser decidido pelos parlamentos e não por juízes.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      parlamentos laicos ou religiosos? : este é o fulcro contemporaneo do embate

  4. Marcos Benassi

    Poi Zé, Hélio, interessante a estorinha do monte, bela proposição. Passando grãos da mãe pro feto, quando é que chega a hora em que a mulher, despossuída de grãos, passa a ver menas que o feto amontoado em sua barriga? Ou um sujeito, possuído pela Bozofrenia, determina que agora é Bozo e crau nos outros? Ou que um Bozô, sem possuir nada além do vácuo na caixa de Pandora craniana, defende o quadrúpede-em-chefe? São questões fundamentais à civilidade esfarinhada, feto em risco de eclâmpsia.

    Responda
  5. Martins Costa

    Lamento, mas uma pessoa não é só um amontoado de células (não me refiro a alma ou o que valha), embora seja formada por um enorme conjunto delas. Se esquece o colunista do processo de diferenciação celular, e da formação de sistema nervoso, entre os critérios mais aceitos para a diferenciação. Inclusive no que se refere ao pleno direito da mulher sobre seu corpo, sem prejuízo a um outro ser.

    Responda
    1. Martins Costa

      Sim, Vicente. Um ou mais 'corpos' incompletos que a mulher carrega dentro de si e que, até certo momento, tem sim o direito de decidir se interrompe ou não seu desenvolvimento. Delicada é a decisão, mas ela pertence apenas à mulher.

    2. Vicente Pleitez

      é um assunto delicado, não basta dizer "é direito da mulher sobre seu corpo" porque sempre haverá dois corpos. A legislação não pode esquecer disso. O que não significa que, existam circunstâncias nas quais o aborto seja permitido.

  6. Luiz Marques

    Uma pessoa passa a existir a partir do momento em que é fisiologicamente autônoma, ou seja, quando pode respirar por seus próprios pulmões. É claro que um feto com 6 meses já pode fisiologicamente vir à luz e sobreviver, mas enquanto não estiver dotado de tais condições físicas de possibilidade, "ele" será apenas uma parte do corpo da gestante e esta deve ter assegurado o direito de interromper sua gravidez.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eu, um conservante reaça, luto pelo direito à vida dos apêndices supurados. Neoplasias, votem em mim! Quimioterapia nunca mais! Hahahahah!

  7. ELCIO HENRIQUE LACERDA

    Muito bom.

    Responda
  8. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Que texto idiota.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Que comentário perspicaz.

  9. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Excelente!!!!

    Responda
  10. Regina da Silva Mariano

    O Bozo é um ser, mas não é humano.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, mas peralá, Regina! Isso ele fez por conta e risco. Se a gente acompanhar com cuidado, dá pra identificar o instante em que a Bozofrenia toma conta do ser humano e o desumaniza: tá comprovado que, nessa transição, o sujeito bota as mão no chão e dobra a espinha. Parece que começa também a vocalizar uns grunhidos, mas ainda é incerto. Será que é por isso que querem acabar com a pesquisa no Brasil? Acuda, Jesus da Goiabeira! Hahahahah!

  11. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    Excelente texto, claro e conciso.

    Responda
  12. marcos fernando dauner

    quando nasce uma pessoa ? resp- quando ela abre os olhos e deixa de ser bolsomita .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eu só acredito quando ela retoma o bipedalismo. D'outra forma, pode ser fake. Muito cuidado, prezado xará.

    2. Regina da Silva Mariano

      Perfeito seu comentário.