Thomas L. Friedman > Guerra da Ucrânia está prestes a entrar em nova fase mais perigosa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Wishfull thinking. Quanta informação tirada de lugar nenhum, quais as fontes, quais os fatos? Lastimável.
Enquanto isso, o FT nos diz: "Aliados soam o alarme para o contrabando de armas na Ucrania". Aparentemente muitas das armas que os paises apoiadores estao fornecendo a Ucrania esta sendo contrabandeada para outros paises europeus e vendidas no mercado negro. Putz, justo agora que eu estava pensando que la na Ucrania todo mundo e idealista lutando por liberdade e aquelas outras coisas belas.
"A guerra de Putin": essa personalização maniqueista do conflito geopolÃtico segue a melhor tradição de Hollywood para os filmes de baixa qualidade...
Dentre as muitas semelhanças entre a extrema-direita do bolsonaro e a extrema-esquerda que apoia o lula está o fato de ambas apoiarem o putin nesta guerra covarde e sanguinária, onde já foram mortos milhares de inocentes.
Como sempre, brilhante artigo do Friedman. Pena que o Johnson caiu na Inglaterra, vamos ver como o sucessor se posiciona, porque se ele continuasse no poder o putin ia sofrer daqui pra frente. Que a Rússia pague com juros altÃssimos esta invasão e guerra.
Interessante, aqui neste espaço só tem extrema-esquerda, com alguma inspiração no zé dirceu e dilma, que já haviam declarado apoio ao putin.
A inflação está altÃssima no mundo todo, é o preço a pagar para enfrentar esse ditadorzinho de araque e a maioria sensata concorda com isso. A Ucrânia vai levar dezenas de anos pra se recuperar. Mas quem vai se ferrar mesmo a longo prazo é a Rússia pode ter certeza.
Eugenio, quem vai pagar por isso somos todos nos aqui, no chamado "ocidente" e o povo ucraniano. Porque voce acha que a inflacao esta alta? Enjoy.
Favio, o que importa no final é que putin pague centavo por centavo pelo que está fazendo na Ucrânia. E isso vc pode ter certeza. Todos os paÃses da Otan, exceto talvez a Turquia,têm pensamento unânime quanto a isto, para sua tristeza, né?
Eugenio, como os conservadores (Tory Party) ainda detem maioria na camara o proximo PM sera conservador. Acontece que hoje em dia esse partido esta sob controle de um grupo xenofobico, russofobico, eurofobico e outras coisa mais, com isso te tranquilizo pois nao havera mudanca nenhuma na politica externa que e: alinhar-se sem reservas ao interesse Americano, levar a UE e a zona do Euro ao colapso ou terna-la irrelevante, e destruir tudo que se oponha a ordem Angloamericana. Fique tranquilo.
Esse texto é igual esperança de pobre, só vontade e sonho.
A Rússia já venceu. Os EUA já perderam. Fato.
Tudo informação fora da realidade. A Rússia quebrou a unipolaridade dos EUA. Agora há agentes outros ditando regras e logo logo se acalmarão com os EUA mandando em seu quintal. América Latina por um tempo e depois, nem a América Latina, por que o Brasil se aliará à China.
Tens razão meu caro. Observo só que a Rússia no momento é mais um "Braço armado da China". A China vai sair maior e a Rússia surfará com um mercado de mais de 1,5 bilhões de pessoas. A China e Rússia venceram. Os europeus vão cansar da vassalagem com os EUA e terá que escolher.
Acho pouco provável que a Russia já ganhou. Não gosto da idéia de um mundo com Hegemonia Europa e USA, mas a Russia não tem os meios econômicos e militares para manter a soberania do seu imenso território a longo prazo e principalmente querendo conquistar mais território ( Ucrania ) Acho que a melhor estratégia para a Rússia, seria focar na industrialização do paÃs que já tem uma base de ciência e tecnologia muito forte na area militar. converter para area civil.
Esse Thomas é mais torcedor que especialista. Fala pelos cotovelos.
Tantas mentias e linha. Só fake news. A era das mentiras acarabou.
De certa forma a Europa se sentiu invadida com a agressão à Ucrânia. A guerra tem seu preço, e resta ver se suas populações suportam uma campanha longa. Uma mudança entretanto já ocorreu: a fronteira Russa com a Otan cresceu muito com a adesão da Finlândia.
pulitzer. ele nao conhece os russos. deveria. a fase mais perigosa ja esta em curso. efetivos militares da otan operando em solo ucraniano. vamos ver o que fara o vlado. declarou recentemente que nao usou nem um terço do total efetivo. e o jornalista diz que ele nao tem exercito suficiente para levar a guerra pelos proximos anos. e o cara ganha o pulitzer.
Aqui na Europa, moro na Estonia ja estamos em regime de economizar energia , tb alimentos estao mais caros ,na Alemanha devido a ter muitas industrias o caso parece mais grave, diversas industrias devem fechar ou reduzir , nos jornais alemaes a discussao agora é . Priorizar a industria ou as pessoas ?.
E não entendo como paÃses do quilatede Alemanha e França não percebem a armadilha americana colocando que querem coloca-los novamente como dependentes pós guerra. Ou a Europa acorda e sai da arapuca ou teremos rapidamente o empobrecimento da região e veremos levas de italianos portugueses etc novamente imigrando para cá fugindo do frio e da fome.
Essa é a mais pura verdade
concordo plenamente, e ainda tentam jogar os paises contra a China
O boicote imposto pela OTAN foi um tiro que saiu pela culatra. Os paÃses ocidentais, especialmente os europeus, não resistirão e estão prestes a exigir da Ucrânia um acordo com os Russos que possibilite a volta à normalidade na Europa.
Para um vencedor de Pulitzer do jornalismo sustentáculo da democracia ocidental. Não passa de um texto cheio de mentiras. Informações desacreditadas. Até parece que vão colocar preço no que é meu. Lá é a Rússia. Eu sendo Russo já tinha acabado com fornecimento de gás e petróleo. Ensinar como reza missa para cristão sem vergonha do ocidente. Inverno ou verão os ladrões do ocidente vão e merecem ser massacrados. Brincadeira ganhador de Pulitzer. Se ñ fizer este tipo de jornalista pode ser morto.
Quem tem mais capacidade de repor armamento nessa guerra: OTAN ou Rússia!? Essa é outra questão fundamental, além da questão energética, já q o Ocidente colocou a cara nisso: n tem como recuar, pois enquanto houver HIMARS pra chegar, mais as tropas invasoras tbm sofrerão: pois além de não estarem avançando, podem perder o que já conquistaram, enqto os militares ucranianos preparam uma ofensiva em bloco.
militares ucranianos ofensiva em bloco . pago para ver a otan em solo da ucrania. mas acho que o vlado perdeu suas testosterona.
Força Ucrânia. Aqui ele verá. Mourão cala tua boca O povo tah com fome
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thomas L. Friedman > Guerra da Ucrânia está prestes a entrar em nova fase mais perigosa Voltar
Comente este texto