Esporte > Restrição a trans na natação alimenta debate que opõe inclusão e igualdade de condições Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. marcos stein

    Por que não se ouve falar de mulheres biológicas que se identificam como homens, competindo e ganhando contra homens biológicos ? Deveriam dar visibilidade a estes casos. Aliás,estes casos existem? Se não existem,essa é a prova de que é injusto incluir homens biológicos em esportes femininos. Se mulheres biológicas competindo contra homens só perdem,parece injusto deixar um homem biológico competir e vencer mulheres biológicas. Cromossomos bestas estes xx e xy...

    Responda
  2. DIRCE BUZATO

    Mulheres competem com mulheres Homens competem com homens Trans competem com trans Qual a dificuldade?

    Responda
    1. Cleyton I S

      Correto. É inacreditável que a gente ainda está neste debate bobo.

  3. Emanuel Mello

    Marcelo, quem precisa da ciência aqui é você. Por favor, vá se tratar.

    Responda
  4. Samuel Fagundes

    Não acho que o problema seja discriminação. Acho que é injusto mesmo. O corpo feminino é totalmente diferente do que o corpo masculino. Ainda que haja tratamento com hormônios e tudo o mais, creio que, ainda assim, as mulheres ficam em clara desvantagem. Mulher tem que competir com mulher......

    Responda
  5. Elias Mendes

    Como ter igualdade se não são iguais?

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Nenhum atleta seja de que sexo for é igual a outro caso contrário não faria sentido competir. Não se trata de busca de igualdade. Você não entendeu a questão central, que é bem mais complexa do que isso. E não há nenhuma solução definitiva, e nem vai haver tão cedo. Achar a resposta de perguntas complexas não é algo que ocorre da noite para o dia. É um processo contínuo de melhoria e reavaliação com base nos resultados encontrados. Método científico

  6. Emanuel Mello

    Digitem "fallon fox quebra crânio" no Google e tirem suas conclusões

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Eu sobre eu sugerir algo, de maneira alguma. Não tenho nada a acrescentar que já não tenha sido dito por gente muito mais capacitada do que eu. De mais a mais eu não dou a mínima para a prática esportiva. Não sou desses que fica dando opinião irrelevante sobre assuntos que não domino. Mas especialmente não fico sugerindo abordagens rasas para assuntos complexos.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Então, cada ferramenta tem seu uso adequado, e a abordagem sugerida é insuficiente para este caso. Imagino também que você saiba que este é um problema interdisciplinar. Se não sabe, deveria.

    3. Emanuel Mello

      Você tem alguma sugestão sobre um duplo cego randomizado multicêntrico para resolver a questão? Pois eu tenho uma sugestão para uma pesquisa sobre presunção e seus comentários ajudariam muito.

    4. Marcelo Silva Ferreira

      É a mesma coisa que analisar o comportamento de um único rato num experimento de laboratório e querer extrapolar para todos os ratos. É coisa de quem não entende como a ciência funciona, e obviamente vai levar a conclusões erradas. Como a sua.

    5. Marcelo Silva Ferreira

      Qualquer um que se queira buscar no Google com esse título, porque representa apenas uma instância. Quem conclui algo com a análise de apenas uma instância não entende absolutamente nada do que é necessário para se construir conhecimento sobre um assunto. Muito menos concluir algo relevante sobre uma questão complexa.

    6. Emanuel Mello

      Qual artigo na internet? Seu comentário é um ótimo exemplo de como existem formas piores de se concluir algo.

    7. Marcelo Silva Ferreira

      Claro, é uma ótima ideia analisar uma questão complexa que os especialistas no assunto ainda não têm consenso baseado num artigo da Web. Esse comentário é um belo representante daquilo que não se deve fazer para concluir algo que realmente faça sentido. Recomendação péssima .

  7. Emilia Amoedo

    Não é um problema de fácil solução. O mundo está mudando e é preciso que se encontre novas formas de reunir os times. Talvez uma aposta seja agregar um grupo por capacidade física igual ou parecida muito mais do que por gênero. Sempre penso, por exemplo, que é difícil para um atleta de volei de 1,80 de altura, competir de igual p igual com outro de 2 m e estou falando de atletas do mesmo sexo. Não é fácil, mas novas formas podem e devem ser encontradas.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Até agora o seu comentário é o único que li que é produto de raciocínio e sugere algo ao invés de simplesmente compartilhar uma opinião. Obrigado.

  8. Abdias Brito

    Não só os trans tem que ser proibidos no esporte feminino de alto rendimento. Muitas mulheres masculinizadas não deveriam disputar junto com as que tem a média de feminilidade porque elas tem fisiologicamente muito mais capacidade que as demais e isso torna o esporte dito como feminino totalmente injusto.

    Responda
    1. Abdias Brito

      Um teste de feminilidade é um teste realizado durante competições atléticas para determinar se um atleta profissional é intersexual ou masculino

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Acho que você nem consegue definir de maneira clara e objetiva o que quer dizer com "feminilidade ". Termo super científico mesmo, não é mesmo ?

    3. RICARDO ROCHA

      Edinanci Silva não ganhou nenhuma mundial de judô, muito menos medalha olímpica.

  9. josé carlos sampaio góes

    Mas Homem não pode competir junto de Mulher, esta deveria ser a discussão. Homens são mais fortes, deveria ser proibido. Um time de futebol feminino nunca ganhará de um masculino, por exemplo.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Falou mais um super estudioso especialista no assunto. Mas opinião cada um tem a sua, e parece que hoje em dia todo mundo quer opinar mesmo sendo ignorante no assunto em que opina.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.