Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raimundo Carvalho

    Dar dinheiro pra taxista e caminhoneiro é puro escárnio. Esses pobres diabos sempre criticaram o bolsa família.

    Responda
  2. José Cardoso

    Se o grosso dos votos da oposição fosse de leitores de jornais como a Folha, não há dúvida de que votariam contra. Mas quase todos os parlamentares, para não falar nas candidaturas presidenciais ligadas aos partidos, não confiam do discernimento de seus eleitores. Tem a forte desconfiança de que eles seriam persuadidos pela propaganda bolsonarista de que eles teriam tentado impedir a ajuda aos pobres. O Novo pode fazer isso exatamente porque seus eleitores são uma minoria esclarecida.

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Minoria, sim. Esclarecida? Sei não. Só sei que elogio em boca própria é vitupério.

    2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Não se trata de minoria esclarecida, ou nenhuma atitude honrosa. Fizeram isso simplesmente por serem contra qualquer gasto do governo com programas sociais, eleitoreiros ou não. É o partido que defende mais radicalmente os interesses da burguesia. (Abner Nazaré Cândido)

  3. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Então, 2023 está aí. E agora congresso nacional?

    Responda
  4. João Francisco dos Santos

    Quero ver se a direita apoiará o Lula em medidas semelhantes. Essa hora vai chegar...

    Responda
  5. Nivaldo Villela

    Estranha a matéria! A culpa é da oposição? Que tal usar o espaço para falar quem são realmente os culpados da tragédia que vivemos? A FSP falar que a culpa é da oposição depois de tudo que fez e faz para a gente chegar onde chegamos chega a ser patético…

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Repetindo, a opinião é do jornalista. A posição da FSP está nos editoriais.

    2. Jove Bernardes

      Não é a FSP, criatura, o artigo é assinado. Quem disse isso foi o Hélio Schwartsman.

  6. Vicente Valcarcel

    O final do artigo é perfeito, nós merecemos o Bolsonaro. Falhamos como nação, pelo menos o partido Novo é a esperança.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Partido nanico não tem votos.

  7. Cassio Tonsig

    "A culpa é da oposição!" - É mole? Segundo esse jornalixta, porque eles seriam os únicos a "resguardar a dignidade do Parlamento e reduzir marginalmente o prejuízo institucional de implodir numa única votação todo o sistema de controle das contas públicas". Que país de m@rda!

    Responda
  8. Maria Irene de Freitas

    Em vez de condenarem o desgoverno e o centrão com as manobras do parlamento, as ilegalidades cometidas, tanto no teto dos gastos como na legislação eleitoral, o descontrole fiscal que isso acarretará, o colunista cobra da oposição o que todos deveriam cobrar, inclusive ele como cidadão. O desgoverno faz e acontece e chegamos à esse descalabro e poucos fizeram algo para amenizar o sofrimento causado aos brasileiros. Lula13

    Responda
  9. Maria Irene de Freitas

    A jogada do milico e com o conluio de centrão era colocar essa pec e propagar q o governo estaria fazendo algo de bom p amenizar o sofrimento do povo. A segunda intenção era usar a possível votação contra da oposição p alardear q ela estaria contra a população mais pobre. Como ela também aprovou, mesmo considerando eleitoreira essa pec. interessante q cobram sempre da oposição e não do governo q violou leis p implantar a mesma. Não estamos em estado de emergência e essa é a ilegalidade.

    Responda
  10. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A retórica do hélio eh do tipo -parece mas não eh-. Se votasse contra teria ainda mais prejuizo, vai ter de QQ jeito. Como alguns remédios tem efeito colateral, combater essa patologia Bozo, exige sim remédios amargos. Este eh um deles. Se lá atrás , deixando de lado a sanha liberal, tivessem investido contra Bozo/Guedes , talvez hoje não precisasse de tanto remédio amargo. Agora eh tarde. Quem tudo quer termina sem nada. Adeus liberalismo.

    Responda
  11. Jose Silverio Lemos

    "Paro um pouco antes de concluir que, com uma oposição dessas, o Brasil merece mesmo ser governado por Jair Bolsonaro e seus comparsas." Disse tudo Helio, eu, depois dessa, fiquei convencido de que Bolsonaro e a oposição são quase a mesma coisa! Diferente é José Serra, duas vezes derrotado pelo PT ! E o Brasil segue em sua trajetória infeliz!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Por isso hélio redige dessa forma. Ele sabe que não eh, mas tem objetivos inalcançáveis, entao prefere , como neves, sabotar a QQ custo. Nem que seja, como neves com Dilma, ele ,embora não queira mais Bozo(já quis) , prefere explodir tudo a dar pontos pra lula, mesmo não tendo a terceira via, o que faz dele um revoltado.

  12. Raul Cunningham

    Nunca estive, em meus 78 anos de vida, tão desesperançado do Brasil. A única alternativa que me resta é, embora com pouquíssima probabilidade, jogar na Mega-Sena, para ir embora deste malsinado país, em companhia de minha família.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Probabilidade 1 / 50.000.000. Não ganha.

    2. Fernando Minto

      Se vc ganhar na mega sena escolha o antigo Ceilão.

    3. leonardo oliveira

      Olha lá fora esta bem pior o cenário , euro derretendo , racionamento de combustível ,inflação alta e guerra.Sem falar da Xenofobia crescente, leia a matéria da advogada brasileira que mora na Califórnia.Quanto a Mega Sena , esquece.

  13. Flávio Sasso

    Antes de votar, a oposição deveria ,no mínimo , debater com a sociedade as intenções e as consequências das ações de um desqualificado.

    Responda
    1. francisco josé de paula filho

      No mundo ideal seria isso a ser realizado! Tentar levar a mensagem a sociedade! mas em nossa crua realidade, há que se considerar a parcialidade do jornalismo brasileiro! Fato já demonstrado inúmeras vezes! Tentar fazer equivalência entre os lados só contribuiu para a violação da legalidade e da nossa Constituição!

  14. Maria Bethania Malato

    É muito engraçado ver na televisão os contorcionismos retóricos utilizados por comentaristas políticos partidários de Lula para justificar a pusilanimidade dos políticos petistas atuais que, docilmente patrocinaram uma medida que beneficiaria o adversário principal de Lula. Por que, ao menos, não pleitearam um benefício maior para a população se essa foi a causa da vergonhosa capitulação?

    Responda
    1. eli moura

      Maria mal informada a oposição tentou tirar o caráter de emergencial até dezembro mas ai o sistema falhou... Saber a verdade as vezes dói.

  15. Flávio Guilherme

    Já que foi assim, que o povo pegue a grana e vote em Lula.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, que Zeus e os beneficiários te ouvam! Haha!

    2. francisco josé de paula filho

      Fechado com sua ideia!

    3. José Lemos da Silva Filho

      Essa deve ser a campanha: pegar a grana, dar um sorriso falso, jurar que votará no inominável, virar as costas e digitar 13. Não esquecer de confirmar. O inominável e seus comparsas merecem ser enganados.

  16. benjamim picado

    Consequencialismo de aquário.

    Responda
  17. Jose Renato Monteiro

    Foi omitido que o Serra se opôs, porque não é candidato à reeleição agora. Não existe político mais fiel aos seus ideais do que à busca de eleitores. Na atualidade, só alguns candidatos do Novo privilegiam suas convicções.Provavelmente, é por isso mesmo que são tão poucos.

    Responda
  18. Martins Costa

    Cálculo político não é falso dilema. Não estou de acordo com o projeto, mas o senhor colunista, como consequencialista que se diz, deve entender o raciocínio. Se o projeto já estava aprovado, dizer não seria só um prejuízo eleitoral à oposição. Isso configuraria um mal maior, portanto.

    Responda
  19. noel neves

    A minha opinião é a de que a oposição teria o dever de derrubar a es mo la por cinco meses e garantir uma vida digna para todos após 31/12/2022!

    Responda
  20. noel neves

    Volto dar os meus parabéns ao ilustríssimo senador José Serra por ter a coragem de deixar claro que a unanimidade é bur ra!

    Responda
    1. Nelson Antonio Juncioni

      Serra não é candidato, nem seu PSDB tem candidato

  21. francisco xavier de azaredo neto

    A oposição votar contra a PEC era tudo o que Bolsonaro queria. A PEC seria aprovada do mesmo jeito e daria a ele o argumento de que a oposição é contra os pobres. Seria uma dupla vitória.

    Responda
    1. francisco josé de paula filho

      E se o Supremo é acionado e se posiciona contra as ilegalidades o ganho é triplo! O bastão está com a população! que receba seus benefícios e pese os quatro anos de desgoverno na hora do voto!

  22. Julio Cesar de Siqueira Barros

    O apoio ao Bolsonaro subirá muito com essas medidas. E se a oposição tivesse ficado contra, cairia ainda mais eleitoralmente. Assim pensou a oposição. Assim penso eu.

    Responda
  23. Fabiana Menezes

    Fôlego para aprovar PEC bomba houve, porém discutir as imensas renúncias fiscais, as dificuldades da população pobre acessar benéficio via celular, o comprometimento nefasto das contas públicas no próximo exercício financeiro, e os inúmeros jabutis escondidos na proposta, a possibilidade de consignados além do período de recebimento, et etc. isso, os parlamentares não quiseram fazer. Não se trata de dilema, e sim negacao das consequências futuras

    Responda
  24. Neli de Faria

    Tem que diminuir o Número de Políticos no Legislativo: federal, estadual e municipal. Muita gente para acabar com o Brasil junta. Um país existe para o bem estar do povo, o Brasil existe apenas para o bem estar dos políticos. Fundão ? Não existiu oposição nem situação: todos se uniram para acabar com o País,. Para o povo migalhas, para eles , partidos, milhões. Oportunistas.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Tem que acabar com a Reeleição, diminuir o número de eleição no Legislativo, diminuir partidos políticos e cargos em comissão.

  25. ANISIO FRANCO CAMARA

    Sempre há grana para parlamentares. O que é o orçamento secreto senão grana que estava sendo negada ao povo. E o país só merece ser governado por Bolsonaro simplesmente pelo fato de ter votado

    Responda
    1. ANISIO FRANCO CAMARA

      no cara por anos a fio...

  26. josé SOARES

    Caro Hélio, um reparo importante para sua informação: na Câmara houve um deputado do PT que votou contra e criticou a postura dos colegas: Deputado Frei Anastácio, da Paraiba.

    Responda
  27. eli moura

    Pessoas com fome verso contas públicas. Acabem com o orçamento secreto, tributem dividendos, tributem lucros exorbitante de bancos e petroleira, reduzam incentivos fiscais de agropecuário que exportam muito, reduzam salários e benefícios do Alto funcionalismo e militares. Brasileiros não devem passar fome.

    Responda
  28. eli moura

    Implodir conta pública? Vc acha que quem tem um filho e não tem o que dar pra comer ta preocupado com isto? O erro e esta situação de emergência e o oportunismo político que vai vingar, a situação na verdade vem desde de 2018.

    Responda
  29. ISAIAS DA SILVA

    O último parágrafo foi ótimo. Salve Serra!

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      O terrível, para mim, é ter que elogiar o Serra... Em que ponto chegamos, Meu Deus...?!?

  30. Jorge Rodrigues

    Com exceção do Novo, todos os demais partidos apoiaram a nefasta e altamente deletéria PEC das "bondades". Procederam assim porque são populistas e irresponsáveis. Não se importam com o Brasil; querem apenas receber o votos dos ingênuos e ignaros (que formam a maioria esmagadora do eleitorado).

    Responda
    1. Taniara Aguiar de Souza

      Não se importam com qual Brasil? O Brasil "dos ingênuos e ignaros" que estão passando fome? Qual o Brasil que deve importar Sr. Jorge?

  31. Marcos Benassi

    Ô lôko, mano Hélio, tá nos estranhando? Merecer o estrupício porque os legislabostas são uns DumBões? Cê'bbbeesta, sô? Gostei do Novo, que, se não o acho tanto assim, no mínimo foi Reto - nos dias atuais, não é pouca coisa. Muita espinha dobrada. Ótimo também o Frei Anastácio, almoçou seus colegas como um Frade: Jesus, botai o Frei ao seu lado, quando subir da Goiabeira ao Reino do Pai. O resto, antes de sentar no Trono, carrega no autoclismo. Ou a gente mesmo enfia na autoclave, PelamordeLênin.

    Responda
  32. Mário M Dias

    Não há falso dilema. Como votar contra se pessoas estão passando fome? O dilema procede. Falsa é a conclusão final do colunista, que parece ter faltado às aulas de Lógica na faculdade. O Brasil não merece -- nunca mereceu! -- ser governado por jb. Apenas seus adoradores o merecem, bem como certa casta de jornalistas que, ao demonizarem o Partido dos Trabalhadores durante anos, e ao equivalerem jb e Lula, viabilizaram a eleição do sujeito que ocupa hj a presidência. Um mea culpa nem pensar, né?!

    Responda
  33. jose Ferreira

    E o brasil também merece uma midilicia super militante do quanto pior melhor .

    Responda
  34. Gil Almeida

    O problema do Brasil não é os 600 para cada miserável. O problema é os 4/5 dos impostos que são embolsados pela burocracia estatal e pelos aposentados. Boa parte dessa bolada vai parar nos bolsos dos milionários desses dois grupos. Eles multiplicam os rendimentos na ciranda financeira dos juros altos da dívida pública, feita para manter esses privilegiados.

    Responda
  35. Luís Cláudio Marchesi

    A oposição teve quase quatro anos para cobrar programas sociais desse desgoverno. Na reta final de mandato, ficam com medo de votar contra uma aberração ilegítima que é essa PEC? Isso é uma vergonha!

    Responda
  36. Márcia Meireles

    Não é falso dilema, se a oposição votasse contra a PEC eleitoreira ia ser acusada na campanha de pouco caso com o sofrimento do povo. E sobre a afirmação - com uma oposição dessas, o Brasil merece mesmo ser governado por Jair Bolsonaro - nada a ver, o Brasil nunca mereceu Bolsonaro, se ele chegou ao cargo de presidente foi pelo voto dos seus eleitores (adultos e com liberdade de voto), só faltava essa, a oposição ser responsabilizada pela escolha dos eleitores de Bolsonaro...menos.

    Responda
    1. josé SOARES

      E com a abstenção dos isentões, entre os quais muitos jornalistas.