Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raul Cunningham

    Viva a Costa Rica…

    Responda
  2. neusa maria equi

    Sou do tempo também das cédulas em papel, era muito bom, pois além do voto, podíamos criticar, votar em animais selvagens.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Eu também me lembro. Votos que traduziam a descrença com os políticos. Mas, agora, precisamos preservar o nosso direito de rejeitar o golpismo.

    2. DAVIDSON PISMEL CONDE

      qual foi a vantagem em eleger o *cacareco*?; postar um comentario destes num jornal como #noticiaspopulares# ou assemelhados é admissivel mas aqui nesta fsp .....

    3. Marcos Benassi

      E urbanos, inclusive: Viva o Macaco Tião! E a casseta popular e o planeta diário, de humor cáustico, do qual não se enchia do saco. Grato da lembrança, Neusa!

  3. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Tenho um grande dúvida: se o ministro da defesa e seus assessores vivem no Brasil?

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Sêo Árvo, já que perguntou - meio incompreensível pra mim, dada sua basta sapiência, o exercício jornalístico de engolir sapo - eu respondo: o milico véve no Filhadaputistão. De resto, a gente pode até vir a ter bogotazo, mas o KHagalhazo já tá em curso faz tempo: é tanta Herda que está passando das homoplatas e héteroplatas. Quem puder, que treine sobrevivência em areia movediça, só por garantia. Os milicos que aguardem a população movediça na rua, e as gargantas gritadiças...

    Responda
    1. Décio Ceballos

      MB, gostava de irritar essa turma desde o tempo do quartel, 17 anos, lá nos tempos do Araguaia. Brasil e Itália (4x0, último gol do CA Torres) no rádio da cadeia, vídeo ia no trem da morte chegava 2 dias depois. Imagina? Antes disso já tinha histórias, mas depois veio Poli, amigos na TV cultura etc. Sei bem o que são militares no geral, espero que alguns mais comedidos apareçam ...

  5. W BOLOGNESI

    Esses analistas da folha parecem mãe Dinah...sabem de tudo!

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Querido, basta saber ler, ver e ouvir para perceber o que tramam os milicos que estão com seu ex-tenente terrorista aboletado na presidência.

    2. Eliana Batista Moraes Kling

      W0, parece que você tambem sabe tudo!

    3. Marcos Benassi

      Bem, a vovó Dinah via mais a uva do que o futuro, como o Collor pôde comprovar. Álvaro costa e Silva, só alto do Corcovado, com a bênção d'Aquele que não se encontra na Goiabeira, observa o óbvio que uLula e não permite o oblívio.

  6. Vanderlei Nogueira

    Oracle é ligada à CIA e ao NSA, os EUA controlam as eleições, os generais brasileiros preferem o sistema chinês¿????

    Responda
  7. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    É pena e também é verdade que o ministro, na prática, não está demonstrando a tão decantada neutralidade

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Na prática, a milicaiada não quer é perder o vinho no decanter. Bebido privilegiadamente com Viagra pra ajudar a descer (subir) a picanha.

  8. Flávio Tadeu Marini da Silva

    Esse generaleco mequetrefe lambe bolas do Bozo miliciano tem seus dias contados

    Responda
  9. Luiz Paulo Barreto

    Nunca votei em promoção para militares, não é coerente que militares tomem parte em controlar eleições civis, se pensam que sabem como controlar eleição, nem controlar candidato a terrorista foram capazes.

    Responda
  10. Décio Ceballos

    Coloquem a ideia do milico em um envelope bem resistente e classifica como confidencial por 100 anos. Milico gosta disso vai parecer coisa importante.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caro Ceballos, esse teu sarcasmo vai doer nos textículos dos caballos... Hahahahah!

    2. Décio Ceballos

      F e F, o pesadelo virou realidade e está no poder. A gente briga e hora brinca para ver se encontra uma saída.

    3. FERNANDO SCAVONE

      Vai ter que ser envelope feito com papel higiênico.

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Acho melhor colocar o milico no envelope.

  11. Paulo Azevedo

    As Forças Armadas com dinheiro do povo sempre usaram essas mesmas contra o próprio povo, são covardes e correriam de pavor diante de qualquer Marinha ou Exército do mundo desenvolvido. Já se desmoralizaram e demorarão muitos anos para apagar o vexame de apoiar o tenente Jair.

    Responda
  12. leonardo oliveira

    As eleições foram meladas quando liberaram o sub tra i dor mor da nação ,para fora da cadeia e em condições de concorrer a presidência.Depois disto tudo está liberado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Menos a hidiotia. Essa, é por conta e risco do freguês.

  13. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Vou fazer sessenta e três. Só cai nessa de voto em papel quem quer. Fui fiscal nas eleições de oitenta e nove. O problema era serio. Desapareciam urnas. Os votos eram todos jogados em cima de uma mesa escolar. Votos caiam no chão uma baderna.

    Responda
    1. neusa maria equi

      Mário, trabalhei no TRE/SP, e sabíamos de acontecimentos inacreditáveis, houve um caso em que o responsável pelo fechamento da urna, colocou a mesma em seu carro e foi com a turma daquela secão direto para o bar e esqueceu de entregar a mesma, Chegando em casa, encontrou a polícia que o aguardava.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Lembro disso.

  14. LUCIANA SADDI MENNUCCI

    Milico golpista. Forças Armadas não servem para nada além de corrupção e golpismo. Voto por sua extinção num plebiscito eletrônico. Voto em papel tem outro nome, não é eleição, é roubo! Mas toda essa fanfarronice farsesca faz jus a tradição de roubo dos milicos

    Responda
  15. Carlos Pinheiro

    O general Sérgio Nogueira, o da franjinha cor de asa da graúna, depôs suas armas aos pés do capitão arruaceiro. Rendeu-se ao golpismo e para reviver Os trapalhões, aliou-se aos outros três patéticos que governam o país - Heleno, Braga, Ramos. Fingem que ignoram a corrupção do orçamento secreto, do estelionato eleitoral da PEC, das barganhas de verbas do MEC e da Saúde. Porém, cacarejam contra as urnas eletrônicas para impedir Lula de ser eleito. Desmoralizam as Forças Armadas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E, como pedi à Mariliz Jorge ontem, também respeito com a Graúna, antiga personagem da Ciça, que era publicada nesta folha. Coisa de gente grande, não era miliciana, covarde ou duas-caras.

    2. Hermes Yaly

      Por favor, mais respeito com Os Trapalhões!

    3. Carlos Pinheiro

      Retórica

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Moral nas tais forças armadas, sério?

  16. Francisco Bezerra de Menezes

    Eles precisam passar pelas mesmas sanções aplicadas aos que tentaram golpear o Estado Democrático de Direito no Uruguai. Chega dessa gente querer dar o tom em tudo. São completos inaptos em eleições, de urnas nem se fala. É preciso as ruas começarem a dar o recado. Ditadura não se mantém.

    Responda
  17. Joaquim Salomão

    Gostaria de saber a opinião dos oficiais das Forças Armadas que não se deixaram seduzir pelos encantos do miliciano corrupto expulso do Exército por planejar um atentado terrorista.

    Responda
    1. Deborah Barbosa

      Acompanhe esta conta @marcelopjs no Twitter. É um oficial do exército antibolsonarismo.

    2. Deborah Barbosa

      Acompanhe esta conta @marcelopjs no Twitter. É um oficial do exército antibolsonarismo.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O resto é o silêncio.

  18. RICARDO BATISTA

    E que coisa mais estapafúrdia esse negócio de contagem paralela. Bastaria convocar algumas centenas de bolsonaristas, em diversos estados, para votar de uma forma na urna eletrônica, e de outra no papel. Pronto, estaria dado o caldo para a confusão. Mas, pelo jeito, confusão é exatamente o que muitos querem. Parece que terão.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Esticar o dedo duro é fácil, caríssimo. Quero ver ensinarem, em três meses, a empunhar a caneta. Se puderem durar o papel com baioneta, aí há risco sério...

    2. Jô Maria Souza

      Concordo com você Ricardo. Quer tumultuar mesmo pq essa checagem que o general quer já é feita com nomes fictícios com total transparência.

    3. Dani Evans Ribeiro

      Com o exemplo do pazzuelo e gal heleno agente chega a ficar na dúvida se eles são tão idiotas que não percebem que basta alguém de má fé votar diferente no eletrônico e no de papel que já ficaria parecendo que há um problema nas urnas . Ou se ele é realmente um golpista cara de pau que finge não ver o óbvio , o sistema proposto é sob medida para justificar um falso problema nas urnas e embasar um golpe . Eu acredito em ser 50% pra cada motivo .

  19. Sebastião Carvalho

    Eu me recuso fazer voto em papel. Nao cumpro ordem de milico.

    Responda
    1. Luiz Paulo Barreto

      Todos deveremos nos recusar a votar em papel, principalmente por eu nunca votar para promoção de militar, assim estes senhores deveriam é ter punido o candidato a terrorista e nos livrar deste messsias.

  20. Roberto Sant Anna Filho

    O nome disso é tumulto. Onde já se viu alguma instituição fazer uma votação paralela no dia das eleições?

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Certíssima a apuração paralela.

    2. Roberto Sant Anna Filho

      Um disparate

  21. Roberto Sant Anna Filho

    O nome disso é tumulto. Onde já se viu alguma instituição fazer uma votação paralela no dia das eleições? Vão fazer como? Botar um soldado armado ao lado da urna e obrigar o eleitor a votar na urna de papel dos milicos? E se a pessoa recusar? E se votar diferente? Vão impedir os eleitos de assumir? Quem assumirá? Um general?

    Responda
  22. Paulo Sales

    Até quando vamos ter que suportar um país que só sabe correr atras do próprio rabo?

    Responda
    1. Paulo Sales

      Agora é tarde. Concordo com você...

    2. max ribas

      Eu deixei minha chance de cair fora em 1990. Agora com quase sessenta, já era.