Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Realmente o Brasil se acovardou. Diferentemente dos seus vizinhos, que enfrentaram e levaram a julgamento os seus Ustras, o Brasil no sentido inverso anistiou todos. Enquanto os de lá,voltaram para seus quartéis. Os daqui, através de um governo fraco, tentam desestabilizar grotescamente, e melar um processo seguro de votação para manterem-se fora deles. Essas manobras junto a população, causam um desgaste enorme para a imagem das Forças.

    Responda
  2. Francy Litaiff Abrahim

    Ainda existe alguma esperança de vermos a inteligência e a objetividade retornarem à mídia brasileira?

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      é claro que sim , e a cristina é prova cabal de ambos; agora para os insatisfeitos sugiro optar pela jovem(?) klan ou as radios de cidades pequenas que abraçam o chefe supremo efusiva mente com o hurro de omito omito

  3. Diva Negri

    Parabéns Cristina! Você é valente. E nós, povo brasileiro, cruzamos os braços e assistimos o circo pegar fogo... uns esperando pelos outros. Só fazemos discutir o assunto em rodinhas ou dando opiniões nas colunas. Ninguém, inclusive eu, faz nada! Congresso? STF? Onde estão vocês?

    Responda
  4. Raul Cunningham

    Viva s Costa Rica…

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, caro, sempre curto &grosso& seco, hein?

  5. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Já é uma anomalia o general ir à casa legislativa falar de um assunto do qual nada entende," mesmo se entendesse, não é papel das forças armadas falar nada sobre este assunto. Eles deveriam voltar para os quartéis e não sair de lá.

    Responda
  6. Manoel Cardoso

    Além da PEC kamikaze, das bondades, da compra de votos, seja lá qual for o apelido, ainda querem extinguir a urna eletrônica. Se não aceitam a derrota através do voto popular, extingue a eleição e acaba com a democracia.

    Responda
  7. MARCOS ANTONIO DE HOLANDA TAVARES

    A questão é: quem "valida" a milicada? São os mesmos que "validaram"/instigaram a milicada a proclamar, por razões espúrias, a república e depor o Imperador querido pelo povo e prestigiado internacionalmente. Os mesmos que "validaram" o Golpe e a Ditadura de 1964-1985. Ou o impeachment de Dilma. Ou seja, sempre, sempre a insensível, retrógrada e obtusa elite econômico-financeira desse país.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xará, meu caro, não faz pergunta difícil, dá B.O. Ou "dá em B.O.", o que é pior.

  8. Orasil coelho pina

    Parabéns, inteligente e brava Cristina Serra!!!

    Responda
  9. Fernando Minto

    Paulo, por favor, preste atenção:- AS URNAS SÃO CONFIÁVEIS, A TERRA NÃO É PLANA, E O CRIME FOI POLITICO SIM!!! Mande a tropa voltar a pintar meio fio.

    Responda
  10. maria camila machado almeida

    Senhores leitores e leitoras, creio que os documentários " Advogados na ditadura" sejam acervo da Fundação Padre Anchieta.

    Responda
  11. maria camila machado almeida

    Leitores, Leitoras, esclareço que, como gaúcha bairrista, chamamos aqui TVE, a nossa, que raramente passa coisas da Fundação de SP. Sim, esses documentários devem ser acervo da Fundação padre Anchieta, uma luz na cultura do país em tempos tão sombrios que prestigia Educação e informação confiável .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Luz, trás Vosmecê. Gratíssimo!

  12. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    (Conr.) No Brasil, o que se vê é essa indignidade: um ministro (?) da Defesa(1) ladra, apoiando seu dono, como empregado servil e rasteiro que é. Até quando nós, brasileiros, aceitaremos que essa milicada ladre, tutelando a vida civil deste país?!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Herbert, caro, é de se considerar bastante antes de entender quem é o patrão dessa história. Pessoalmente, ainda acho defensável o genérico "a alta grana", do qual zebuínos são só servos, graduados ou ao rés-do-chão. Mas não tenho estofo e informação pra ir fundo, sou um amador.

    2. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

      Quis dizer da Defesa(?) , com um ponto de interrogação. Esse ministro da Defesa ñ é munistro e muito.menos da Defesa. Se há alguma coisa que esse capac ho defende é seu dono e senhor, o palhaç o delirante, cujo nome eu tenho a s c o em pronuciar

  13. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Recentemente, na França, os militares tentaram meter o bedelho na vida política francesa. As críticas foram tão duras,ásperas, furiosas, que eles meteram o rabicó entre as pernas e foram se refugiar nos seus quartéis,que sempre foi o lugar deles (cont)

    Responda
  14. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Depois da segunda guerra mundial, os membros do infame governo colabracionista de Vichy, na França, foram presos, julgados e condenados à morte, como Pierre Laval e Drieu La Rochelle. Se esse milicos hidrófobos tentarem um golpe, mereceriam um destino semelhante.

    Responda
  15. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Parabéns, Cristina! Texto exemplar!

    Responda
  16. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Brucutu. Isso é o que acontece quando não se discute a história e todos colocam máscaras como se nada tivesse acontecido. Não se apreende com os erros e desvios. E o país continua condenado a repetir eternamente o seu passado, nada glorioso.

    Responda
  17. Luiz Freitas

    Que você continue com suporte Cristina Serra, para seguir em ser uma das poucas vozes necessárias ao combate a esta caterva putrefada, antinacionalista, parasitas da nação, antidemocráticos. Que um dia esse país faça a justiça aos milhares de torturados e assassinatos que estes canalhas fizeram, e não foram responsabilizados.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Ratifico, Luiz e cumprimentos à Cristina Serra, pelo alerta ao possível golpe contra a Democracia.

    2. SILVIA KLEIN

      Assino tb

    3. Marcos Benassi

      Assino onde?

  18. SIMONS SILVA

    A semelhança desses generais de fralda com os pastores do MEC não é somente física!

    Responda
  19. maria camila machado almeida

    Leitores, leitoras aqui, depois de ter lido, vivenciado e lamentado três ditaduras, do Brasil, da Argentina e do Uruguay, recomendo: procurem "Advogados na Ditadura" série magistral e relevante da TVE São Paulo. Seria fundamental termos esses relatos em todas as escolas, pelo menos as de Ensino Médio - o "antigo", para que nossos educandos tivessem uma ideia do que foi perpretado como "política de estado e de governo". Necessário estômago e saúde civil.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Camila, minha cara, muito grato da referência. Só por precisão, TVE de São Paulo é a TV Cultura, se puder clarificar?

  20. Ricardo Botto

    Para quem viu a imprensa engajada, principalmente esta Folha, pelas eleições diretas, fico pasmo com a pasmaceira na defesa da democracia. Há um iceberg gigantesco à frente e continuamos a dançar como não se fosse conosco. Não podemos continuar ter compromisso com o erro por não ter corrigido desgraças do passado. Se não for mostrado, veementemente, que repudiamos isso, passaremos a ser merecedores do que está por vir.

    Responda
    1. JAYME KOPELMAN

      Ricardo, assino embaixo! JK

  21. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Embora me considere getulista, tenho de lembrar que os crimes da ditadura Vargas também foram varridos para debaixo do tapete. O cristianismo em nosso país, com o trololó de "perdoar setenta vezes sete" sempre foi justificativa para a impunidade.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Para ver nossas velhas todo esforço é válido. Faço viagem longa, mas não deixo de ver a minha.

    2. Marcos Benassi

      Voltei de lá ontem. É isso que perturbou meu figo: oito dias de Bozofrência e dois aeroportos metidos a bbbeesta nas extremidades, mindeu arrepios. Mas agora tô podendo visitar a velha mãe a cada mês e meio, então vou feliz da vida.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Valeu Marcos. Quando volta a Londrina? Só estive lá uma vez e gostei muito. É a minha Presidente Prudente turbinada.

    4. Marcos Benassi

      Vanderlei, caríssimo, não é à toa que, dia desses, me referi a você como "o colega que enxerga tudo, menos as aparências". Mó sastifa e alegria.

  22. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Você foi perfeita nas suas considerações. A impressão que o ministério da defesa passa é que não tem nada para fazer na sua pasta, que esse país está uma maravilha.

    Responda
  23. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Você foi perfeita nas suas considerações. A impressão que o ministério da defesa passa é que não tem nada para fazer na sua pasta, que esse país está uma maravilha.

    Responda
  24. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Você foi perfeita nas suas considerações. A impressão que o ministério da defesa passa é que não tem nada para fazer na sua pasta, que esse país está uma maravilha.

    Responda
  25. eli moura

    Quando se vê o tamanho da testa do general a pergunta que vem é, cabe um cérebro lá dentro? Alguém com muita paciência tem que contar para ele que o Brasil não e Myanmar e nem estamos nos anos 60 do século passado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cabe, ôôô se cabe. A substituição por estrume é voluntária, não é por falta de condições contextuais, Armando, meu caro. [Ó, sençurofrenia, esse tipo de bloqueio acéfalo é também voluntário, não é por conta do conteúdo. Fikadika.]

  26. Moezio Martins dos Santos

    Ótima reportagem! Vem trazendo uma análise do que está acontecendo de real no Brasil, abrindo os olhos dos que não querem enxergar o retrato do golpismo covarde que tem como objetivo tomar o poder aniquilando a Democracia com mentiras e ódio. Esses inconsequentementes e lunáticos estão esquecendo ou subestimando o povo brasileiro que não vão aceitar nem tão pouco ficar de braços cruzados com um golpe sem lutar pela Democracia e nossos direitos.

    Responda
  27. Jorge Severo

    Perfeito, Cristina. Não poderia ser melhor teu artigo. E a podridão do Brasil começou com a podridão das Forças (Milicianas) Armadas. Ficarão na História como os algozes do Brasil.Pústulas.

    Responda
  28. José Manoel Martins

    O advogado Marco Aurélio de Carvalho resume bem a atuação do tal General,: Deus limitou a inteligência, mas não a burrice. A votação parelela proposta, bastaria que um bolsonarista votar em Lula na urna eletrônica e na cédula de papel em Bolsonaro, e desta maneira tentariam anular as eleições . Vote para sua caixinha, pois o ridículo chegou ao extremo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zé Manoel, meu caro, ledo e Ivo engano: também o ridículo Bozonéscio não tem nem limites nem fronteiras.

  29. Francisco Gonçalves

    Parabéns, Cristina, texto perfeito como sempre!

    Responda
  30. ademir sampaio de campos

    dessa vez não terá anistia. golpistas ,militares ou civis ,serão processados,condenados, exonerados a bem do serviço público e presos para que paguem pelo crime cometido.

    Responda
    1. Rogerio De Rezende Gonzalez

      Por medo disso é que estão colocando o golpe em andamento, assim continuarão impunes.

  31. Vanderlei Nogueira

    Código Malicioso: dessa maneira, os criminosos podem até limpar os dados de um computador...Os EUA controlam as Urnas eletrônicas brasileiras ? Oracle é ligada à CIA e ao NSA e são Organizações de inteligência e Vigilância dos EUA, Militares brasileiros preferem o sistema Chinês?

    Responda
    1. SILVIA KLEIN

      Eita orégano bom esse que você fumou hein

    2. Eliana Batista Moraes Kling

      ??

  32. Gilberto Artero Ramos Filho

    Calados, nunca! Como disse a eminente Ministra Carmen Lúcia: "Cala a boca já morreu!". A resistência será maior que em 64. E agora temos câmeras e tecnologia da comunicação para desmascarar os filhotes da ditadura. Golpista vai cair do cavalo. E o tombo será fatal.

    Responda
  33. ademir sampaio de campos

    dessa vez não terá anistia. golpistas ,militares ou civis ,serão processados,condenados, exonerados a bem do serviço público e presos para que paguem pelo crime cometido.

    Responda
  34. Rodney Zampoli Iunes

    Felizmente, hoje não há apoio dos EUA para os covardes darem o golpe, pelo contrário.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN

      Muito boa lembrança!

  35. filipe moura lima

    Palmas para Cristina Serra, que não se intimida.

    Responda
  36. Marcos Serra

    Se fôssemos citar algum exemplo do que, realmente, é ódio, a narrativa dessa pretensa colunista "mais do mesmo" ou "samba de uma nota só" (perdoe-me a brilhante composição) seria o exemplo perfeito. No alto e dentro de sua cabeça, deslocado, provavelmente, encontra-se o fígado. Sem espelho em casa é cínica ou mesmo incapaz de admitir que nossa democracia já foi estuprada pelo STF em suas decisões ideológicas e pelo TSE que tem verdadeiro pavor da transparência do processo eleitoral.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Não larga o corrupto rico e mentiroso, hein, xará? Quanto mais adoração a criminosos, mais patente fica a formatação cega e irresponsável. Pessoas assim, não merecem qualquer respeito. Só mesmo aqui no Brasil um corrupto tem essa legião de adoradores que não respeitam o futuro. Triste e inacreditável.

    2. Marcos Benassi

      Não larga o osso, hein, xará? Quanto mais firme a dentada, menor o respeito que merece.

    3. Marcos Serra

      Silvia, mais divertido e preocupante é constatar que ovelhas formatadas têm como ídolo um corrupto condenado e fichado no sistema penitenciário. Coisa de gente alienada ou, simplesmente irresponsável. Hilário e saber que ainda existe gente assim, sujeita a ilusões e mentiras. Cada um no seu cercado.

    4. SILVIA KLEIN

      Esperneia, Serra. Tô adorando. E leia, de presente, na sua resposta: Obrigada, Benassi! pelos comentários inteligentes e divertidos.

    5. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Marreco depenado, Leite azedado, Bolsodória queimado, Coroné empacado, Porcina abandonada, nosso mico, ôpa! mito, nadando no esgoto com seus seguidores, só nos resta o esperneio, né mesmo companheiro Serra?

    6. Marcos Benassi

      Serra (sem o serrinha habitual e irônico, apenas um denominativo adulto) dançou. Esperneie, copie seu equivalente ao "Era Bozozóica", esteja à vontade, não carece royalty de sarcasmo. Apenas dançou. Muita gente se moveu frente ao falseamento espernocástico e retrucou. Esperneai.

    7. roni francisco dal bosco

      Teus comentarios sao verdadeiras contrações involuntária do estômago que empurra o seu conteúdo para fora da boca só que em palavras. Tens sorte porque a vigilancia deste pasquim não permite que te qualifiquem adequadamente.

    8. roni francisco dal bosco

      Mimimi desqualificado e desprovido de senso comum

    9. roni francisco dal bosco

      Insano,capacho de genocida vai passar pano para criminoso em outra terra não aqui.Bolsonaro não serve para o Brasil e quem o segue , é menos servivel.

    10. Marcos Serra

      Marcelo, pretenso adulto, tua postagem só confirma o que eu acabei de escrever. Você como "Maduro" que diz ser, demonstra, tipicamente, como estou certo. Vir aqui dizer que o STF é isento, que não age ideologicamente, só encontra eco nos cercadinhos formatados. Escrever que as inúmeras irregularidades, quase que diariamente cometidas, não são fatos atesta o grau de cinismo e mentira no comentário. Erro de origem é um fato a partir do qual o que segue é inválido por simples lógica e consequência.

    11. Marcelo Silva Ferreira

      Então, recomendo a leitura de um bom livro de lógica antes de vir conversar com adultos. Usar termos como esquerdo-pata desqualifica seu texto é apenas mostra não só a sua incapacidade de debater como também a necessidade de usar argumentos ad hominem, que caso você não saiba, é uma falácia. Como consequência o que você escreve não se sustenta.

    12. Marcelo Silva Ferreira

      E agora uma opinião minha: seu comentário não tem estofo para emular o estilo do Benassi. Você não demonstra ter o repertório para isso.

    13. Marcos Serra

      Marcelo, vou dar-te outro fato: realidade = substantivo que só existe quando atende interesses esquer doptas.

    14. Marcelo Silva Ferreira

      E ainda que suas opiniões fossem válidas como fato, e portanto como argumento, a falha é que este suposto argumento não demonstra relação causal entre ações do judiciário e fraudes eleitorais. Não existe conexão entre as duas coisas, exceto na sua imaginação. São processos independentes. Se acha que não são, espero seus argumentos (mas não sua opinião).

    15. Marcos Serra

      Esclarecimento: na primitiva e conturbada Era Petralhóica (cinco mil e duzentos anos antes da atual), utilizavam-se já por aqui com os habitantes locais, palavras como "cumpanheirus", "ezércitu do MST", "minifícius", "pan com murtadela", "vinhus e destiladus", "pixulecos", "prupina", "Pasadenis", "Celsus Danielus - um dos chefes de tribos", "herói vereaduris Maninhus", "zuulógicus e enriquecimentus súbitus", "sítius", "apartamentus", "currupssãu" e outros expressões em voga até os dias atuais.

    16. Marcelo Silva Ferreira

      Serra, fatos baseados em opinião não são fatos. Quer um fato ? E=mc ao quadrado. Isso é fato comprovado e observado.

    17. Marcos Serra

      Marcelo, por favor, não é necessário mentir. Não são pareceres sobre o rasteiro STF e sim fatos. Para que você recorde-se um pouco: decisões monocráticas de cunho ideológico; processos em que a denúncia, a investigação e julgamento são do mesmo autor, imputação de crimes inexistentes no Código Penal, perseguição por diferença de ideologismo, ministros que promovem jantares em casa para sabotar o voto impresso, declarações, aqui e no exterior, vilipendiando o país. Há muito mais, mas basta isso.

    18. Marcelo Silva Ferreira

      Na falta de argumentos Serra insere suas opiniões sobre o STF. Sabendo que são apenas opiniões e que opiniões não podem ser comprovadas, ataca a autora. Sabendo que as urnas são seguras, não usa este argumento, alega falta de transparência, mas se esquece (ou não sabe) que transparência e auditabilidade se equivalem neste caso. O processo do começo ao fim é auditável, o código fonte da urna é auditado , ou seja, é transparente. O que ele não sabe é que código abertos e auditados é o melhor.

    19. Marcos Benassi

      Ah, eu esclareço: é neologismo necessário à Era Bozozóica. Mescla "internar", por questões de saúde, ao método Bozofrênico de lida com a divergência, "enterrar". Eu acho um pouco excessivo, mas gosto é gosto, cada um com seu cada qual.

    20. Marcos Serra

      Luis, inverter a narrativa? Como andam teus conhecimentos de História? Para ficar por aqui perto, temos Venezuela, Nicarágua e Cuba que, sumariamente, matam seus adversários políticos, conduta padronizada nas ditaduras de esquerda. Quem os apoia e defende? Direita ou petralhas? Quem elogia, em minifício, ex-vereador assassino de empresário? Quem fala em botar o "ezércitu" do MST nas ruas? Quem matou o Celso Daniel? Tais fatos são do Ensino Médio e de domínio popular; não narrativas invertidas.

    21. Marcos Serra

      Fernando, por favor. Que verbo é esse "enternar"?

    22. Fernando josé dos Santos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    23. Marcos Serra

      Eliana, a pretensa ovelha formatada que tenta emitir opiniões.

    24. Luis Galdieri

      Ora vamos, inverter a narrativa tem se tornado uma sofisticação dos apoiadores de milicianos. Outrora acostumados a golpes mais vis perpetrados sob a batuta de generais e militares escandalosamente comprados a troco de privilegios eternos e muitos reais , agora se tornam defensores da democracia que juram defender. Hipócritas, seu discurso de ódio tem consequencias no mundo real, pessoas morrem e matam porque se sentem com poder para tal. Para defender sua visão do BEM. Tire a cabeça do buraco

    25. Eliana Batista Moraes Kling

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    26. filipe moura lima

      Não seja maldoso, Marcos. Não podemos admitir a queda da democracia e é isso que se avizinha.

  37. Djan Zanchi da Silva

    Uma coisa é certa, se tentarem o golpe, todos os que o apoiarem precisarão ser punidos com o máximo rigor da lei, para que não se repita o erro cometido na anistia, de maneira que não voltemos a ter nossos direitos políticos ameaçados e avacalhados por integrantes das Forças Armadas que não sabem o seu papel constitucional. Além de um dita dorzinho me quetrefe de quinta categoria, que não sabe nem ler e falar direito.

    Responda
  38. Tha Virgens

    Precisamos ir às ruas contra este governo!

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Tarciso, está mais do que na hora.

  39. Paulo da Silva batista

    Brasil vive um momento de excessão,chegamos a esse ponto tolerando todo tipo de ataque as instituições e o STF e o STE bem o mal ficou sozinho nessa trincheira,essa porcaria de voto impresso não ficou enterrado lá atrás pelo próprio legislativo, chega ser rediculo voltar nesse assunto.militares entraram numa Seara que não e sua competência.

    Responda
  40. Djan Zanchi da Silva

    A situação atual no Brasil não só me incomoda, como deprime. Esse ban dido que colocaram no poder é fruto da alienação e do modismo com que muitos brasileiros ainda enfrentam o processo eleitoral. Essa aber ração que está aí fala somente para as mentes fracas, ocas, sem visão, que não têm a menor percepção do buraco em que nos meteram. Infelizmente, o conhecimento cresce em progressão aritmética, enquanto que a ignorância avança em ritmo de progressão geométrica.

    Responda
  41. Antônio Carlos de Paula

    Parabéns Cristina pelo belo texto. Realmente essa extrema direita comandada pelo criminoso do Palácio do Planalto vai tentar de tudo para tumultuar o processo eleitoral. Sabe que votos não terão para continuar no poder.

    Responda
    1. Tha Virgens

      Exato! Na urna eletrônica não ganhará jamais!

  42. Marcos Benassi

    Querida Cristina: através destas mal-traçadas, velho corrigir-lhe o diagnóstico: o pobrema não é falta de democracia, honestidade ou coragem. É o método de alfabetização. O bão é o método afônico. Pela ordem: O Zenerau trelelé solta tralalás pelo trololó. A peroração pppiicareta prova que são Jutas. A Cris Crispada não será Crismada. O Bozo Bate o Bilau no Brazil. O bando Bozolóide bateu no vovô que votou no Lula. Basta de tanta Hosta.

    Responda
  43. Joao Braga

    Então Christina, narrativas e narrativas. Temos ainda que ver os possíveis excessos dos "filhotes da ditadura ". Agora, a crueldade da esquerda, é só vc abrir a janela, Cuba, Venezuela, Nicarágua... Qdo começarem a "regulamentação " da midia, talvez vc e outros percebam que foram inocentes úteis...

    Responda
    1. Joao Braga

      Fique tranquilo Marquinho, Londrina é uma das melhores cidades do país. Particularmente (acredite ou não) penso que merecíamos coisa melhor. Um é muito primitivo, as vezes beira a irracionalidade. Voto nele por exclusão. Mas qdo vejo vcs adorarem o outro, difícil entender qual a explicação, deveria estar preso. De longe é o pior. Mas respeito, não fico de assinante em assinante ofendendo. Isso aqui virou um campo de ofensas, nível baixo de tolerância e educação.

    2. Marcos Benassi

      Braguinha, te peço desculpas, hoje passei da conta da acidez. É efeito colateral de Londrina, que tem a demografia eleitoral que você conhece. De verdade, você é uma pessoa, sei que não é um robô, e mereceria mais delicadeza. Mas tem hora que é duro, irmão, sem ironia, lidar com uma interpretação tão divergente dos fatos. E me é difícil conter o sarcasmo. Isso posto, sustento absolutamente tudo o que digo, com o ônus da antipatia, da qual não posso fugir. É nóis.

    3. Joao Braga

      Felicianinho e Silvinha, esqueci que vcs ofendem em bandos. Queridos, vcs não tinham nascido, eu universitário esquerdista corria da polícia da época , louvando gente como Zé Dirceu e outros, e cantando bobagens contra o Acordo MEC Usaid. Vejo vocês naquele nível. Acredito que tínhamos mais ideal e poesia... Talvez não sejam inocentes úteis...

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Que feito! O Joãozinho na sua platitude inveja o Marcos.

    5. SILVIA KLEIN

      E você, Braguinha, continua assinando e comentando nesse jornal "de esquerda" por quê? Gostas de sofrer? Ou é só pra nós divertir com suas asnices bols onar istas de terra plana? Se for o caso, parabéns, tem conseguido.

    6. Joao Braga

      Marcos, se te agrada passar horas do seu dia (pago ou não) tecendo ironias aos assinantes que não comungam com as ideias do foro de SP. Ideias essas que não deram certo em lugar nenhum e que são a vanguarda do atraso, curta! Tenho coisa melhor pra fazer...

    7. Marcos Benassi

      Nas minhas imensas limitações, braguinha, não consigo: relembras-me, dia sim, outro idem, de que a Bozonéscia precisa ser combatida. Suas apreciações sobre mim, perdão, são-me indiferentes; sou a porcaria que sou, não posso sê-lo diferente aos cinquentedois. Luto para que o país, aos quinhentos e vintedois, seja diferente, amanhã, do que têm sido. Se quiser, vaze, mas não posso seguir teu bondoso conselho. Ademã.

    8. Joao Braga

      Marcos Benassi, vc parece ser o exemplo típico do que descrevi abaixo. Aqui é o seu Facebook juvenil, onde vc desfila sua "pavonice" com ares de superioridade, com um português rebuscado, deve ter a sensação de indicado para ABL... Vaidoso, se preocupa com " curtidas" e comentários da sua ,"performance". Afee. Benassi, tudo isso é baixa auto estima, peço novamente, me esqueça...desvie para outro suas frustrações. Concordo que Bolsonaro é sofrível, mas o Lula, Marcos, não faz sentido....

    9. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Vamos por partes: O atual presidente da República prepara-se para receber, com toda pompa e circustância o príncipe esquartejador da Arábia Saudita.

    10. Marcelo Silva Ferreira

      Benassi hoje está inspirado. Braga não vale o esforço, mas obrigado Benassi. Seus comentários são sempre os mais espirituosos e astutos.

    11. Marcos Benassi

      Percebe-se facilmente como as impressões Bozolóides são como uma nota de três reais impressa na garagem: não só não convencem, como, pretensamente, pedem civilidade usando arJgumentos ad hominem. Bem, é o possível, não se pode pedir ao jabuti que voe, vamo que vamo.

    12. Joao Braga

      Os petistas abaixo, que perambulam por aqui, supostamente pagos, não respeitam a pluralidade de pensamentos. Geralmente ofendem e são irônicos procurando desqualificar outros assinantes. Desculpe, mas a impressão que passam é de pessoas que nunca abriram uma empresa, ou criaram empregos, ou plantaram um pé de alface. Perambulam aqui é acolá... Enfim, são os lulistas...a esquerda que temos...

    13. jose carlos toledo junior

      Kkkkkk. Antes ler essa bobajada do que ser anarfa!

    14. Francisco Filho

      Regulamentação da mídia não é uma censura, mi nion. Sabe nem o que tá falando. Inocente útil de verdade como vc, tem de ruma.

    15. Marcos Benassi

      E para de dar joinha no próprio comentário, "elogio em boca própria é vitupério", como disse o Vovô anarfa antes mesmo de ver a uva.

    16. Marcos Benassi

      Ah, braguinha, tens razão. Basta que olhemos pra crueldade da cobra, incriminada por Adão e Eva com a maçã falsa. Abrindo a janela da casa da Baba Yaga, qualquer criança sendo engordada pro almoço percebe que o mundo é dúbio. E a regulamentação da mídia será, na média, pretexto pra contenção da lavagem monetária via cripto cédulas. Tudo comprovado pelo Zap e Cabogram. E pelo Sargentogram também. É nóis, mano.

  44. Franco Oliveira

    Não se pode desprezar a reação do povo brasileiro se tivermos um golpe. De fato, somos um país pobremente democrático, pois acreditamos que a democracia se resuma a escolha livre sos representantes, mas é muito mais do que isso. Por enquanto o povão estou quieto, mas tem uma grande chance de uma tentativa de golpe ser um verdadeiro tiro no pé daqueles que tentarem isso.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Olha, Franco, prezado, estamos é democraticamente pobres: a pobreza está sendo tão democratizada que só poupou uns 2Oporcento da população. É o Jjjeegues estimulando a poupança na popa do pobre. É, de fato, um tiro no pé; pena é que no Nosso.

  45. Alberto A Neto

    A tese paralela à urna eletrônica responde ao domínio da Baixada Fluminense. Lá, os milicos que são milicianos controlam os currais cariocas. É a região que mais fuzila e aumenta a "estatística da carne": vereadores e cabos eleitorais passados na lâmina. A proposta do ministro (fantoche) da defesa (de fancaria) tem "roteiro": 'voluntários' votam A na urna eletrônica, mas B na urna de papel. Esta é a FRAUDE planejada pelo suposto ministro da suposta defesa em nome de AUT JAIR AUT NIHIL.

    Responda
  46. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

    Milicos descerabrados só servem pra isso mesmo ! Atazanar e atrasar a vida do país ! Que vão pintar meio-fio, tronco de árvore e engraxar coturnos ! É só o que sabem fazer!

    Responda
  47. RICARDO BATISTA

    Tanta infâmia! Ótimo texto e, apesar de bastante assustadora, essa charge ficou muito bem feita. Quarto círculo do Inferno de Dante. Parabéns ao autor.

    Responda
    1. RICARDO BATISTA

      Né, Benassi? Mas enquanto vão saqueando o país, muita gente se comporta feito aquele personagem Santelmo do Chico Anysio.

    2. Marcos Benassi

      Cara, hilariante! A Lott of fun, com trocadalho. Grato!

    3. Marcos Benassi

      Opa, grato do aviso: nunca vejo as fotos, pra preservar minhas retina e macula, mas vou até olhar, já que você indica. Se o compadre indica, eu sativa.

  48. Emilton Rocha

    Quem a jornalista tachou de miliciano? O ministro da Defesa, o Presidente Bolsonaro? Quem? Quem? Ou o próprio Lulalau?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É uma questão fônica, prezado eremilton: milico que milita pro mito, miliciano é. Estando nos arredores Bozolinos, carimba-se a si próprio em vermelho-sangue.

  49. Emilton Rocha

    Essa daí é outra jornalista

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O óbvio é sempre útil. Vendedora de picolé não escreve na folha, vende picolé. Obrigado do esclarecimento iluminativo. Agora ilumina o coleguinha atirando no Arruda, vai ajudar a obviedade na investigação.

  50. Robson Simões

    Qual era a patente desse general e sua função nos anos em que houve tortura nos quarteis do Exército?

    Responda
    1. Robson Simões

      Prezado Marco , lambe-botas ele ainda é até hoje. Pela idade deveria ser tenente ou capitão naquela época. Seria interessante saber se serviu no DOI - CODI ...

    2. Marco Ciuffi

      Lambe botas?