Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Só pode estar sendo sarcástico. Imagina se o Lula, PT e os partidos da nova base (que serão basicamente os mesmos da base atual) vão promover alguma contração fiscal. Será mais do mesmo: juros altos para tentar conter o dólar e a inflação. E nossas empresas, sem competitividade externa por conta disso, talvez peçam a volta dos juros subsidiados do Bnde's.

    Responda
  2. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna, caro Samuel.

    Responda
  3. Cassio Vicinal

    Friedman me veio à mente. Seria por conceitos cono a taxa 'natural' de desemprego? O que é natural? O que é pleno emprego em banânia? Ora, alguns economistas conceberam um mundo surreal. De reforma em reforma, juram valorizar as democracias e suas constituições, emprego e estado social, eficientizar o estado. Mas em seus modelos, precarização do trabalho é mero detalhe. Se tem emprego, tem renda. Mas qual tipo de renda? É um emprego decente? Ah! Concordo com a parte da taxação progressiva!

    Responda
  4. Ricardo Balistiero

    Professor Samuel: o senhor está desafiado a demonstrar, empiricamente, que " 9 a 9, 5% é pleno emprego". Quero crer que o senhor errou ao digitar. Não é possível que alguém, com sua reputação, tenha publicado isso sem uma explicação mais detalhada. Por favor, aguardamos.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Pensei o mesmo, Ricardo.

  5. Marcelo Fogaça

    Mas tem uma coisinha macroeconômica; se fazer uma ajuste fiscal ( basicamente cortar investimentos) sendo assim, menor arrecadação, sendo assim, maior prêmio de risco para a dívida soberana, senso assim menor crescimento, sendo assim menor arrecadação...governo Dilma fez seu ajuste draconiano em 2015 ( mais lava-jato, Eduardo cunha e queda das comodites)e até hoje sofremos com isso.

    Responda
  6. Hercilio Silva

    Quer dizer que 9,5% é pleno emprego? Só nossos economistas acham isso.

    Responda
  7. Marcelo Fogaça

    Mas tem uma coisinha macroeconômica; se fazer uma ajuste fiscal ( basicamente cortar investimentos) sendo assim, menor arrecadação, sendo assim, maior prêmio de risco para a dívida soberana, senso assim menor crescimento, sendo assim menor arrecadação...Dilm@ deu o cavalo de p@u em 2015 e até hoje sofremos com isso.

    Responda
  8. IRANI ARAUJO DOS SANTOS

    Situação de Pleno Emprego???

    Responda
  9. Eduardo Giuliani

    Conflito de interesse. Representante do setor financeiro falando mentiras. Em situação recessiva como a nossa a política monetária condizente é expansionista. Fulano é tão desonesto que fala em reduzir déficit público sem nem mencionar um trilhão de gastos com o juro.

    Responda
  10. Antonio Melo

    Samuel Pessoa parou na década de 1980, da era Thatcher e Ragan. A China nos mostra que o século XXI é o do capitalismo de Estado, com forte gasto público e dirigismo estatal. Lula está sendo eleito para justamente revogar o teto de gasto público que, esdruxulamente, colocaram na Constituição, a única Constituição do mundo com esse absurdo, e que nos levou ao retrocesso da fome e da miséria pelo desastre econômico da política neoliberal irresponsável e despreparada de Paulo Guedes.

    Responda
  11. FRANCISCO JAVIER ARANGUREN GALDOS

    Totalmente de acordo com o professor. O próximo governo deve fazer uma reforma tributaria para valer. Acabar com as mordomias e criar um sistema muito mais simples, progressivo e justo.

    Responda
  12. Rachel Matos

    Que o próximo governo democrático popular nos livre desses economistas retrógrados, neo liberais, perversos e incompetentes. Me perdoe Samuel, com todo respeito, será bom para você estudar mais e evoluir em suas idéias já criticadas e superadas por economistas do mundo capitalista. Só de passagem: nossa inflação não é de demanda e estamos bem distantes de uma situação de Pleno Emprego, no que sempre o conceito significou.

    Responda
  13. RICARDO BATISTA

    O próximo ano também não será nada fácil. Mas pode ser o início de uma nova retomada se conseguimos começar a pôr ordem no lojinha. Parabéns pela efeméride. Merecida.

    Responda