Ruy Castro > E aquela do Nelson? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A citação que termina o texto é bem atual, verdadeira e muito triste: "Quando os amigos deixam de jantar com os amigos por causa da ideologia, é porque o paÃs está maduro para a carnificina."
“Os mortos viram santos.”
"Quando alguém comenta alguma coisa com muita convicção geralmente não sabe do que se trata."
Que maravilha.
Pelo conjunto da obra neste paÃs as frases parecem definidoras e eternas. (Claudia F.)
Muito bem Vanderlei.
Mais uma vez Ruy Castro se supera. Parabéns.
Nelson! Simplesmente fenomenal. Um Brasil assustados, com seu próprio povo.
Frasista e criador de personagens. Lembrei daquela do 'bonitinha mas ordinária' - no Brasil todo mundo é Peixoto.
Obrigado por mais uma compilação.
Em pensar q Nelson Rodrigues era um conservador. Ora, quase todas as frases neste instante estão sob medida para bocas progressistas.
Bela compilação. De fato, a última frase é assustadora, mas não sei se mais atual do que sempre foi. Nelson era o tal profeta que enxergava bem o presente. O problema é que o futuro repetiu o passado (Cazuza entrou aqui de gaiato), e o museu de grandes novidades se exapande nas redes anti-sociais onde a luz dos contrapontos, ao que parece, foi encoberta pela cegueira, enquanto os mÃopes buscam exÃlio na isenção. E torçamos para que o filme do Guerra, a ser lançado em 23, não vire documentário.
Ler essas frases do Nelson é o mesmo que se olhar nos espelho. Não adianta dizer que não gosta da imagem; é a sua imagem que está refletida.
As frases de Nelson Rodrigues hoje soam como o óbvio ululante. Profético.
Orra, mano, genial. E a questão é que aà não tem blague, é reflexão no duro. Coisa mais interessante, Ruy, a capacidade aguda, agudÃssima, de crÃtica direta, não somente pela via da metáfora literária. Acho que preciso reler o Nelson Rodrigues. Só tô em dúvida se ôvo Nelson Gonçalves ou Jair Rodrigues como trilha sonora; nos tempos deprimentes que correm, melhor o segundo!
Apesar de amar muito Nelson Rodrigues, acho perigoso pegar suas frases de qualquer maneira. Ele não se referia a isso que vivemos hoje.
Vc acha que a redentora e seus apoiadores não criou cisões semelhantes? Para que servirão os por/retes dos generais senão para calar as bicas via medo e terror!
Você acha mesmo que ao dizer que quando amigos deixam de jantar com amigos por conta de ideologia é que estão prontos para o fratricÃdio não estava se referindo a esta divisão que todos vemos debaixo de nossos narizes? Jura?
A frase do fim filmes parece que se aplica" Qualquer semelhança...."
Se liga karl
Essa última frase da lista é de uma atualidade aterrorizante.
Quem sou eu para desmentir Nelson Rodrigues. Minha favorita e esta: "Subdesenvolvimento nao se improvisa, e obra de seculos".
Pode crer, essa dói: nóis somo profissa. E a antevisão da "guerra civil", ora em versão 2.0, também é excelente. [Sençura, *dois* algarismos, separados por ponto, é subversão? Consultem aà o Nelson Rodrigues, faz favor.]
A que mais gosto é sobre o subdesenvolvimento. O nosso, de fato, é construÃdo com esmero.
Mó dedo no'zóio, essa. As entrevistas do Nelson deveriam ir pra prateleira de sociologia .
Gênio.
Nelson Rodrigues visitou o filho na cadeia e soube das barbaridades cometidas aos presos polÃticos.
O Nelson Rodrigues bajulou a ditadura ostensivamente e covardemente. Só mudou de lado quando o filho foi preso e torturado, junto com seus companheiros.
Mas uma coisa disse ao fim da vida estava corretÃssimo: eu sou libertário. Reacionária é a URSS. De fato quando Erasmo Dias, secretário de Segurança paulista foi à Rússia seu coração bateu forte e ele disse: "gostei muito!"
Impressionante! Por essas podemos dizer que Nelson era um clarividente que extraia da realidade sua essência definidora.
Claro que faz. O brasil só muda o modelito, a desgrama é a mesma
"O brasileiro tem suas trevas interiores. Convém não provocá-las. Ninguém sabe o que existe lá dentro.". Em dois mil e dezoito, cinquenta e sete milhões de brasileiros mostraram suas trevas interiores votando num miliciano e sua famiglia.
Obra do lula, que foi o maior e efetivo cabo eleitoral do bozo.
Outrora os melhores pensavam pelos idiotas. Hoje os idiotas pensam pelos melhores.
Antes mesmo de os amigos não se entenderem, tivemos carnificinas várias, desde Cabral. Prefiro a frase "Subdesenvolvimento não se improvisa". Nasceu com as relações que o invasor português manteve com esta terra e que foram perpetuadas pelas elites, também alvo da verve de Nelson. Elas contribuÃram decisivamente para este nosso momento glorioso.
Assustador.
Recomedo o livro Flor de Obsessão, de Neleon Rodrigues, lançado pela Cia das Letras. Uma compilação de frases lapidares de Nelson.
*Recomendo* / *de Nelson Rodrigues*
"Estamos maduros pra carnificina..."quando a ideologia deixar de convidar alguém para o aniversário!
Engano seu. "Estamos maduros pra carnificina..." quando a ideologia de alguém que não foi convidado nem conhecia o aniversariante invade o local para matar.
... "O brasileiro tem suas trevas interiores. Convém não provocá-las. Ninguém sabe o que existe lá dentro." Agora sabemos.
Cinquenta e sete milhões nos mostraram.
Realmente, muito atual.
Não por acaso, Nelson Rodrigues, igualmente a PlÃnio Marcos, são nossos dramaturgos malditos.Benditos sejam os malditos. Depois de Nelson Rodrigues e Millôr Fernandes só nos resta plagiar!Ambos levaram junto à cova os originais. Uma frase sempre me salta da memória quando leio, vejo ou ouço os generais do Messias: "O cinismo escorre das faces como as águas das paredes infiltradas". A filha de Nelson tem realizado um trabalho prodigioso. Vale a pena conferir: "NELSON RODRIGUES POR ELE MESMO".
Por que não aquela do Darci Tibeiro ?
O descorretor, tem hora que é invencÃvel! Ou, pelo menos, burrro que nem o Bozo.
Tibeiro
Um grande cana lha como pessoa. Éntregou até o filho pra dit adura. Nao me venha com essas Ruy. Nao será publicado. Mas esta ai a minha indignação.
Quanto ao adjetivo, até pode ser. Mas ele não entregou o filho para a ditadura. Foi-lhe oferecida pelos milicos que frequentava a liberdade e exilio do filho. Ele, o filho, dignamente recusou.
Irresponsável…
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > E aquela do Nelson? Voltar
Comente este texto