Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Ganso é craque. Mas na mediocridade que se instalou no futebol desde o "que empate o melhor" de 94, com prioridade para a explosão e velocidade físicas, talentos como o de Ganso e de outros craques semelhantes, não conseguem jogar porque falta competência para quem dirige saber enxergar e tirar o melhor de cada jogador. Parece que Fernando Diniz enxergou isso.

    Responda
  2. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Há várias maneiras de jogar bem e de vencer, mas é gostoso ver um time que troca passes e que envolve o adversário", como fez o Galo no ano passado, era gostoso de ver. Você lembra? Só não levamos tudo, porque houve o "?!acaso!?". Falha e empáfia fazem parte do futebol, como aconteceu com Rafael Veiga (pênaltis), Hulk (pênalti), Zico, Baggio, Sócrates etc (só feras). Com o Turco sob pressão o Galo não poupou, 3 dias antes no jogo com o São Paulo, e se deu mal contro o Urubu 3 dias depois.

    Responda
  3. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    O Flamengo poupou contra o Corinthians (perdeu), porque priorizou a partida com o Atlético (se deu bem). O Galo nunca foi time de retranca. No 1o tempo chamou o Urubu para jogar no seu campo (se deu mal). "Acaso são fatos frequentes que não sabemos quando e onde vão ocorrer." No 2o tempo quando o Galo equilibrava o jogo e já ameaçava a meta flamenguista, Alonso (nosso melhor zagueiro) protagonizou o nosso ocaso. Infelizmente não se lembrou da displicência de seu colega contra o Porco. Acaso?

    Responda
  4. MARCIA CRISTINA POLON

    Ganso, jogador bom, inteligente, seus passe são precisos, seu dominio de bola é preciso. Então onde estão as falhas? no drible e chute ou lançamentos longos. Por algum motivo, ao meu ver, fisico, Ganso não pode chutar forte de peito de pé ou chapa, ao gol ou em lançamentos grandes, e com este problema, não aparece entre os maiores. É a tal coisa, jogador bom de bola joga até com deficiência melhor que muitos pernas de pau.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Não sei se és do tempo do Dirceuzinho. Parece que estava antes do seu tempo, pois o que vemos hoje em dia é um monte de Dirceuzinhos.

  5. Claudio Monteiro

    Colunas muito bem escritas por Tostão , parece que Tostão debate com os leitores o tema esportivo da semana .

    Responda
  6. Fernando Soares D Almeida

    Agradável é ler as colunas de Tostão, parece que ele usa um óculos especial que o ajuda a enxergar o que os técnicos não conseguem. Ganso lembra muito Sócrates jogando. Nota: eu não sou Fluminense.

    Responda
  7. marenildes silva

    Feliz em ver ganso contribuindo com o sucesso do meu fluzão! Renasceu das cinzas

    Responda
  8. MOISES FRANCISCO DE SOUSA

    Sou um entusiasta do futebol de Ganso desde os tempos em que jogava pelo Santos. Vi inúmeras vezes o Ganso receber a bola na intermediária e, sem olhar, tocar de calcanhar para Neymar. Certo dia perguntaram a Neymar se tinha algum jogador que ele tinha saudade em campo. Ele nem titubeou, respondeu Ganso, claro. Eu diria que Ganso joga com a elegância de um Cisne, para dizer o mínimo.

    Responda
  9. Marcos Antônio

    Merecido reconhecimento pelo seu jeito de jogar - passes refinados. Precisou suportar muitas críticas, mas a família e os amigos foram seu apoio. Porém este ano está sendo muito bom e foi eleito um dos melhores do Campeonato Carioca sendo campeão. Parabéns para você Ganso e sua família !

    Responda
  10. Pedro Cardoso da Costa

    O deslumbramento com poucos resultado e título ainda é o grande problema do futebol brasileiro. Fiz essa comparação recente: "Vejam como se comportaram os atletas do Real Madrid, 17 vezes finalista da Champions League e 14 vezes campeão. Depois olhem para o Rio de Janeiro, que todo o estado não tem a quantidade de finais de Libertadores que têm Palmeiras ou São Paulo, cada um. Se for confuso entender isso, apenas assistam à final de Roland Garros com Nadal, também 14 vezes campeão...

    Responda
    1. Luís Cardoso

      Tostão e outros comentários postados não trataram da quantidade de títulos conquistados. O centro foi a beleza do futebol que Ganso pratica. Apenas isto. Se introduzirmos a estética do futebol somada a quantidade de títulos conquistados ao longo de um período daí teremos outra métrica. Eu prefiro a qualidade dos artistas, mas é apenas a minha opinião, como já expressei em outro comentário.

    2. Pedro Cardoso da Costa

      ...Apenas nesse torneio Nadal tem o mesmo número de títulos de Pete Sampras, o maior vencedor de Grand Slam de todos os tempos, antes dele (22), Djokovic (21) e Federer(20).

  11. Luís Cardoso

    Com as suas especificidades, Ganso lembra aqueles craques de 1970 e 1982. Um artista como outros assinantes já escreveram antes. Mas é muito bom também contar a maestria de Tostão como comentarista.

    Responda
  12. Alberto A Neto

    "Os idiotas são muitos, e por serem muitos, vão acabar controlando o mundo". Assim falava Nelson Rodrigues. Os treinadores, sobretudo lusitanos, exploram os jogadores unicamente com o látego da intensidade. Fizeram muito mal ao futebol "brasileiro". Se essa ruma lusitana houvesse expropriado o jogador brasileiro no anos 60, 70 e 80 com o chicote da intensidade, nem Rivelino, Gérson, Ademir da Guia, Didi, Tostão, Newton Santos, Zico e Dirceu Lopes sobreviveriam. Sobraria só Pelé, o Deus Eterno!

    Responda
  13. Marcos Antônio

    Ganso e seus passos refinados.

    Responda
    1. Marcos Antônio

      *passes

  14. José Roberto Martins Filho

    Concordo plenamente, Tostão. Ganso é um artista. Conhece-se um super-craque pela maneira com que toca na bola. Lembra-me Didi, Gerson e Ademir da Guia. Atualmente ele me obriga a assistir ao jogos do Flu.

    Responda
  15. José Roberto Martins Filho

    Concordo plenamente, Tostão. Ganso é um artista. Conhece-se um super-craque pela maneira com que toca na bola. Lembra-me Didi, Gerson e Ademir da Guia. Atualmente ele me obriga a assistir ao jogos do Flu.

    Responda
  16. Jorge Ceretta

    Saudade do tempo em que existia arte no futebol brasileiro.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      E no mundo. Melhor que Cristiano Ronaldo e Messi houve alguns. Pelé, Marafona, Romário, Beckenbauer, Haggi, Cruijff...

  17. Jane Medeiros

    Rendo homenagem à Ganso, pelo que dizem, craque genuíno! Prometo a mim mesma, assistir-lhe uma performance brevemente! Sei que começou com Neymar coberto de elogios pelo jogo clássico e que contusões impactaram sua carreira ! Personalidades diferentes, destinos diferentes!

    Responda
  18. Jane Medeiros

    Ouço falar deste jogador desde sempre! Parece da velha escola do futebol romântico brasileiro! Onde o craque sonhava com a Seleção com L maiusculo! Algo se perdeu no meio do caminho, onde estava a grana, o euro! A vingança européia aos cinco títulos mundiais brasileiros é esta: enfeitiçar a grande promessa de jogador, tirar-lhe o sumo e devolver o bagaço passados 10 a 13 anos ao torcedor brasileiro. Eta capitalismo!

    Responda
    1. Jane Medeiros

      Digo: com S maiúsculo

  19. Antonio Pimentel Pereira

    O atlético perdeu em duas falhas de cada um dos zagueiros e o goleiro que saiu mt atabalhoado, mas sem centroavante matou hulk preso entrebos zagueiros do flamengo, outro detalhe, mts errosvde passe de mariano, além de pouca raça, vontade, o atlético sofreu apagão, porém pedro brilhou em duas jogadas e pode pintar cm centroavante da seleção, é preciso valorizar essa posição pois na hora q a saida de bola tiver difícil, dá um chutão pro pivô, o flamengo foi superior nisso

    Responda
  20. Silverio Torres Correia

    Gols e vitórias são essenciais, mas a técnica apurada de alguns jogadores é que dá brilho ao futebol.

    Responda
  21. PAULO CURY

    joga muito e sempre jogou, pena que não tenhamos outros gansos no futebol craque de futebol sofisticado

    Responda
  22. WILSON FILHO

    Tostão é um craque em todos os sentidos, uma pena que esteja escrevendo em um jornal mequetrefe.

    Responda
    1. Robson Barreto

      Assina esse jornal "mequetrefe" quem quer.

    2. REINALDO CATALDI

      Vaza daqui...!

    3. djalma gomez

      Quié que tu fazendo aqui? Vaza!

    4. Alberto Henrique

      Bolsonaro,o encantador de idiotas.

    5. ANTONIO CZAS

      Passe teus dados que eu faço uma assinatura da revista faroeste, do jornal que faz gazeta COM o povo e te compro um rádio com dial que só funciona na jovem Klan. Lá tem informação imparcial, isenta e de vez em quando eles dão prêmios em grama e alfafa para os assinantes e ouvintes.

    6. OSVALDO ROSA FILHO

      Concordo ter sido TOSTÃO um crack...escreve também com seriedade e muito bem. Quanto ao resto, não sei.

  23. celso silva

    Tostão vai acabar me convencendo que o rodney joga futebol!

    Responda
    1. Paulo Cezar de Magalhães Bastos

      O Rod está jogando muita bola! Tenho me perguntado por onde andava este jogardoçaso!!

    2. Paulo Cezar de Magalhães Bastos

      O Rod está jogando muita bola! Tenho me perguntado por onde andava este jogardoçaso!!

    3. celso silva

      Pelo nível da argumentação já dá para ver em quem o cidadão votou!!!

    4. Antonio Costa

      Talvez convença que sua mãe é inteligente. Cre ti no

  24. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    Certeiro o comparativo entre acaso e sorte. O técnico do Palmeiras precisa ser lembrado disso.

    Responda
  25. Marcos Antônio

    Está em destaque este ano desde o Campeonato Carioca, onde foi campeão e continua ajudando o Fluminense com seus passes.

    Responda