Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberto Carneiro

    Artigo longo, para os padrões de Elio Gaspari, para elogiar Andre Esteves. Ainda que qualquer dinheiro para fomentar a educação de alto nível seja louvável, a fonte aí é de reputação duvidosa e deve estar tentando se redimir dos mal feitos pessoais e institucionais. Nenhuma surpresa. Surpresa é o entusiasmo do autor e a peça de publicidade “gratuita”.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Quase idênticas desconfianças. Só não desconfio do articulista porque já o li não somente enfiando a navalha no btg, como defendendo a filantro nacional e inter, além de denunciar a pilantropia crônica que grassa pelaqui, em faculdades e hospitais. A mim, sinto falta de mais e mais intensa bicanca na canela capital-liberalóide, mas entendo como questão de gosto.

  2. benjamim picado

    Escala é uma coisa maravilhosa. E mais não direi.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É bastante educado de vossa parte.

  3. FLAVIO CALICHMAN

    Há comentários especulando sobre o caráter e o histórico do André Esteves. Não acho que ele seja o alecrim dourado e nem acredito que seja possível subir tanto e tão rápido na vida só com o suor do rosto e com trabalho honesto, mas quaisquer que sejam suas eventuais falhas morais e éticas, o fato é que concebeu e efetivou esta sensacional iniciativa. Grandes instituições americanas dos séculos XIX foram criadas pelos chamados robber barons, gente da pior espécie. O ser humano é assim mesmo,

    Responda
  4. Ricardo Botto

    A iniciativa carece de algumas aspas: Fundação Marcel Telles: 5 Vagas!? Grupo Gerdau: 4 vagas!? O abatimento no imposto de renda vai bem obrigado? A grande maioria comunga com o governo federal atual, inclusive em relação ao golpe, e depois quer comprar a redenção com pixulecos. Pelo o que as elites devem ao país isso é café pequeno. Fariam melhor se ficassem anônimos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Café pequeno é ótemo: do café que eles bebem, é meia xícara: bourbon furta-cor KHagado por tucano geneticamente modificado, a dezoito mil reais o quilo de novecentos gramas. Uma merreca de Herda, nem meio milhão por ano. Faces de nobre madeira envernizada.

  5. CLAUDIA ROVERI

    Que projeto espetacular! Que se multiplique e leve a educação a mais e mais pessoas.

    Responda
  6. João A Silva

    Grande empreendimento, mas só atenderá a uma pequena parcela cuja capacidade intelectual está fora da curva. Fico pensando se seria possível um projeto que em um tempo relativamente curto permitisse à imensa massa de jovens carentes o desenvolvimento de conhecimentos suficientes para que fossem absorvidos no mercado produtivo. Obviamente, não corrigiria o enorme déficit educacional do País, mas daria algum alento a quem foi privado das condições minimamente favoráveis.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Isso, caro João, é um empreendimento que deve ser feito, filantrópica e eticamente, por uma entidade privada chamada Estado, através de um mecanismo da lei Rouanet pra vvvaagabundos chamado "política educacional pública", coisa que já foi esquecida no Filhadaputistão e precisa ser reciclada. Financiado por dinheiro privado, claro, advindo de doações chamadas "impostos" - que esses banqueiros aí praticamente não pagam, em comparação com o pai pedreiro da moça emocionada.

    2. DERLAN TROMBETTA

      Os Institutos Federais de educação são exemplos de escolas públicas de qualidade, portanto, que deram certo. Precisamos de mais investimentos na educação pública que é a que 90 % da crianças e jovem conseguem acessar.

  7. CARLOS TARDIVO

    Parabéns aos doadores! Há várias iniciativas como essa em vigência: O filho do zelador do prédio onde moro foi beneficiado desde o ensino médio, estudou no Bandeirantes e hoje na UFPR com as despesas pagas por um grupo de empresários! Muito bacana!

    Responda
  8. joão moreira

    Caso raríssimo vi do do nosso andar de cima. O padrão ainda é um misto de ambição, arrogância e preconceito.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      João Vicente, meu caro, pegando os três nomes aí que apareceram no Conto de Sodas, Telles, Gerdau e Esteves, tão perfeitamente no padrão. Faltou o selvageria, inclusive. Fizeram melhor do que a maioria dos seus amigos, mas aí tem santo não.

  9. joão moreira

    Caso raríssimo vi do do nosso andar de cima. O padrão ainda é um misto de ambição, arrogância e preconceito.

    Responda
  10. José Bernardo

    Iniciativa louvável. Procure informar-se também sobre o Instituto Conhecimento Liberta, do Eduardo Moreira. Vala a pena, Elio.

    Responda
  11. VALTER FERRAZ

    O Brasil tem jeito. O exemplo está dado.

    Responda
  12. Sérgio Guimarães Thomé

    Bela iniciativa. Oxalá, que outras lideranças empresariais desse país, sigam esse exemplo.

    Responda
  13. EVA STAL

    Humberto, esse é o único comentário que tem vem à cabeça sobre uma ação tão importante?

    Responda
  14. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Esse é o banqueiro preso na lava-jato? Pesou na consciência?

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Preso na lava jato, contratou o Sepulveda Pertence e o Gilmar Mendes. Depois foi premiado pelo Paulo Guedes com 3 bilhões de recebíveis do Banco do Brasil, por apenas 300 milhões. Além disso é consultor particular do presidente do Banco Central, Roberto Campos, como ele mesmo disse. O que não tem nessa iniciativa é dinheiro privado. Artigo de promoção pessoal, provavelmente pago.

    2. CLAUDIA ROVERI

      Preso injustamente em mais uma ação espetáculo com o intuito de mostrar falsamente que estava limpando o País. Recomendo ao senhor que estude sobre o período jacobino da Revolução Francesa para ganhar um pouco de perspectiva histórica.

    3. VALTER FERRAZ

      Humberto: lamentável. Que deselegante!