Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedicto Ismael Dutra

    A ciência tem de buscar a compreensão da natureza e suas leis e repassar para as novas gerações para assegurar progresso pacífico do planeta e da humanidade.

    Responda
  2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    O Universo nos põe frente a frente com o macro-cósmico, berço da Criação, espaço espiritual, mutação infinita, arquétipos científicos, arquétipos míticos, beleza suprema, explosões caóticas, dimensões, mundos em colisão, a calma contemplação, os múltiplos universos, a grandeza incompreensível e tudo o mais que não entendo. (Claudia F.)

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    O telescópio James Webb traz novas informações sobre o universo e isso reduz nossa ignorância sobre o mundo e muda a probabilidade. Cada pequena evidência altera nossa confiança num resultado e altera a probabilidade e o modo racional para agir a respeito. As probabilidades não são sobre o mundo mas são sobre nossa ignorância do mundo. Reduzindo nossa ignorância poderemos formular melhores teorias.A teoria da probabilidade do século XVII deu início a novas teorias sobre nossas intuições e chance

    Responda
  4. José Cardoso

    Apesar de todo o cuidado em projetos desse tipo, há sempre incertezas. É uma satisfação ver que funcionou perfeitamente logo de primeira. Há apenas cem anos não se sabia que existiam outras galáxias, e a crença dominante era num universo razoavelmente estático.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Lygia, prezada, não é que me falte sensibilidade científica ou estética, mas considero nossa espécie tão rara quanto a taturana ou o KHágado [sençura, falo do bicho], pra não lembrar da complexa microbiota. O Sagan era Soda, de respeito, mas acho que se excedeu na húbris, não precisava tanto. O sapo pula por boniteza, não por precisão, falou o matemágico Rosa, e sou mais ele. E, por óbvio, constato que pra terra redonda e as espécies vizinhas, não seria mau que a nossa, predadora, se escafedesse

    Responda
    1. Gilberto Camargos

      O Sapo pula por boniteza? Acho que não, nem o Rosa, o sapo pula é por precisão mesmo; quem vê beleza é o homo sapiens, ou não?

  6. Rauland Borba Batista

    Doutora esse sujeito da norma culta, nunca passou da troposfera .

    Responda
    1. Carlos Pinheiro

      Do alto da exosfera, não distingo o dialeto de quem defende as nulidades liberais da doutora, que se faz ouvinte do universo mas é surda para o roncar dos estômagos vazios da periferia.

    2. Marcos Benassi

      Eita, sô, soubera eu da Norma, seja ela culta ou simprona, apreciava melhor meus colegas mais sabidos. Mas as mulheres, sejam Norma, Clara ou Gema, são bastante incompreensíveis aos toscos como eu.

  7. Mauricio Rios Caputo

    Um bom texto, parabéns.

    Responda
  8. João Guedes Braz

    Carl Sagan descreveu "somos feitos de poeira das estrelas" Lógico, não tem como contestar, mais a vida no Universo parece também ser só nossa, só da Terra, diante da Imensidão do Tempo e Vastidão do Espaço já vasculhado, tudo indica que a vida só existe neste pequeno Planeta chamado Terra, dessa forma, Deus somos nós, e é o Deus homem que vai fecundar o Universo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      João, prezado, não posso concordar com sua conclusão. Caso meu comentário consiga fugir do calabouço da folha, lá estará meu porquê. Se morrer na tortura, já aviso: ele não tinha porque se suicidar, o laudo de enforcamento será falso.

    2. Fabio K

      Joao Guedes, do po viemos ao po retornaremos, ao menos este corpo criado pelo processo evolutivo deste ecosistema. Considerando a dimencao do cosmo, fica dificil antecipar oque nele ha ou nao ha. Sim, somos os deuses deste pedaco pelo tempo que ele durar e se quizermos fecundar o cosmo vamos ter que encontrar outro envolucro para a nossa consciencia porque este aqui nao vai resistir as pressoes das distancias cosmicas nem de outro ecosistema.

  9. Carlos Pinheiro

    A doutora deveria saber que a norma culta da língua portuguesa determina que não se inicie frase com pronome oblíquo átono. Folha, dá um manual de redação para ela.

    Responda
    1. Carlos Pinheiro

      Era ironia tanto com a empáfia da princesa das araucárias, empertigada em sua soberba neoliberal, assim como com a própria folha que exclui o falar das periferias e impõe um regrar normativo imperioso. Ainda assim, uma douta apedeuta, deveria conhecer as normas da língua. Afinal, ela não é Mário de Andrade para desobedecê-la propositadamente. Aos detratores usuais da norma imposta pelo Marquês de Pombal, que continuem a deflorá-la nas esquinas em nome do desregramento libertário da língua.

    2. Marcos Benassi

      Jesus da Goiabeira, caro Carlos, nunca me diga uma frase dessas. Eu uso a língua, mas nunca frequentei a gramática, e me é tão incompreensivel quanto grego antigo ou novo. Se algum dia me orientar sobre palavras, mindê um exemplo, porfa. Ah, evidentemente, Manuel de redação também não me ajuda muito...

  10. Carlos Pinheiro

    Segundo a doutora, a Terra parou para ver as fotos do telescópio James Webb. Sério? Só se foi no apartamento da senhora. Quantos milhões ignoram o que suas lentes distorcidas ressaltam? Todos, todos viram as fotos? Nas savanas da Tanzânia, no deserto da Namíbia, na periferia de Bogotá, na área rural da Índia, no círculo ártico, nos confins da China, nas ilhas Fiji, no extremo do Alaska, no complexo do Alemão, nos trens lotados dos subúrbios, nos barracos dos miseráveis? Em que mundo você vive?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E ao colega Enocir, muito embora minha inguinorãça - hidiotia ingüinal - não me permita apreciar a blague em toda extensão, a subversão eu noto: ao mim, que gosteio de subversões, meia piada já valeu risada. Hahaha!

    2. Marcos Benassi

      Hahahah, que fura'zóio! Acho que não tenho sensibilidade nenhuma, mesmo: comentei da húbris do Sagan, mas dei de barato o "a terra parou pra ver"... Hahahahah! Meu caro, só tenho uma resposta pra você: klaatu Barada nikto.

    3. Enocir Chaves e Mello

      Cabral , também , não descobriu o Brasil , o pessoal aqui do meu Querido , mim incluído ( risos ) não vimos o Portuga chegar por aqui