UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cissa Jorge

    A gente não quer só comida, a gente quer cultura, diversão e arte. O que falta a esse povo é motivos para sorrir. Abram shopings, façam festas nas praças, promovam a interação social com eventos, exposições, feiras e a depressão desses jovens vai embora.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Abrir Shoppings???

  2. Marcelo Bondioli

    Eu já vivia com depressão desde as eleições de 2018. A pandemia piorou, causando ansiedade e transtorno do pânico. Se ocorrer a reeleição, penso em desistir de tudo. Mais 4 anos serão insurpotáveis.

    Responda
  3. wilson barbosa

    Parabéns à Folha por matéria tão importante.

    Responda
  4. Anderson Andrade

    Mal do século... Resta saber como trabalhar isso nas famílias.

    Responda
  5. Fabiana Menezes

    Está faltando um cruzamentode dados entre depressão e uso de certos tipos de defensivos agrícolas em larga escala e seus efeitos.

    Responda
  6. Daniel Pimentel

    Importantíssimo e principal papel de uma mídia honesta é trazer à tona essas questões humanas, que são multifatoriais, mas quando se junta a quantidade de agrotóxicos (veneno) liberados nos últimos dois anos - em 2021 foram 499, a grande maioria proibida no resto do mundo - com um governo fomentador da truculência, do ódio, do cinismo e mentira, além de uma pandemia não gerida e que levou milhões a dor e sofrimento com mortes que poderiam ter sido evitadas, taí uma equação mortífera.

    Responda
  7. Marcio de Mattos

    Parabéns à Folha... Ótima provocação à reflexão...

    Responda
  8. Josiane Pasa

    Na região de Venâncio Aires temos muitos plantadores de fumo que demanda utilização excessiva de veneno.

    Responda
  9. Paulo Renato Nunes de Oliveira

    Não pode esquecer que agricultura e uso de defensivos agrícolas têm uma relação direta com depressão e suicídio.

    Responda
  10. Gianitalo Germani

    Faltou uma recomendação: evitar matérias que relativizam a influência do cultivo do tabaco.

    Responda
  11. Adolfo Coli

    Muitos vêm aqui dizer que tudo de ruim é culpa do presidente, porém se esquecem que outros países que são governados pela esquerda também estão sofrendo e alguns muito mais que o Brasil. Precisamos fazer um esforço, cada um de nós, para quem estiver ao seu lado possa se sentir melhor. Irmãos, doem um pouco do tempo de vocês para ajudar algum parente, vizinho ou mesmo um amigo que está mais isolado a algum tempo. Dá forma que cada um puder ajudar, AJUDE!!!

    Responda
    1. wilson barbosa

      O negacionista é incapaz de ler nos relatos e números evidencias de que um governo mortífero provoca no seu povo. A pandemia, a defesa de armar a população, o discurso do ódio, a negação da diferença e pluralidade, a destruição da cultura, a destruição do meio ambiente, o incentivo a eliminação do outro opositor, a conversão de adversários em inimigos politicos, a exacerbação dos interesses privados em detrimento do público, a liberação dos agrotóxicos, o que é senão o culto à morte?

    2. Geraldo de Lima

      Vocês politizam até o suicídio...

  12. Renato Vieira

    O Brasil é a cara do presidente que escolheu. Glorifica a tortura e debocha da doença.

    Responda
  13. rosana gaio

    Pouco se investe na saúde mental. Hoje mais necessária... um país doente e pobre de ideais.

    Responda
  14. Heverton Lacerda

    Tema importante: sugiro à FSP uma abordagem comparando os níveis de suicídios com os de cânceres e uso de agrotóxicos no RS. A pauta não é fácil, pois há grandes interesses financeiros e cortinas de fumaça que dificultam a vinculação desses três problemas.

    Responda
  15. jose batista

    Ficam doentes de pensarem na remotíssima possibilidade de Lula ser eleito!

    Responda
  16. jose batista

    Teve um terraplanista e negacionista q previu isso!

    Responda
  17. eduardo Anton

    Parabéns por terem abordado este assunto tão grave e a pandemia agravou ainda mais. No mundo, há um suicídio a cada 40 segundos. Quando se noticia um homicídio, usa-se o termo “causa da morte não revelada pela família”, ou “foi encontrado morto”. Muito triste. Este tema deveria ser abordado com mais atenção e regularidade.

    Responda
  18. Alberto A Neto

    Freud já dissera tudo em O MAL ESTAR DA CIVILIZAÇÃO mas como ninguém o escutara é necessário sempre repeti-lo. Pode melhorar? Para Sêneca, não. Dizia o filósofo e político romano: "Amanhã será pior". No Brasil, os porcos, bois e cavalos são tratados melhor. Gente?! Há demasiada e todos somos, cada vez mais, descartáveis. O ideário da coesão social sobreviveu só nos países escandinavos. Quanta saudade de Tom Jobim, JK, Éder Jofre, Garrincha, Pelé e Maria Ester Bueno. E agora, José?! É aguentar!!

    Responda
  19. MARIA IZABEL LIMA

    Some-se" Voldemort " a todo o resto e teremos um explosivo às vezes, fatal.

    Responda
  20. Cláudia Aciari

    Não aguento trabalhar em casa, mas as empresas não estão nem ai.

    Responda
  21. Benedicto Ismael Dutra

    Há a ameaça da falta de alimentos para o corpo e para a alma. O mundo da fantasia se desfez na pandemia e com as dificuldades aumentadas. Hora de despertar espiritualmente para a vida real, construir, beneficiar, embelezar e se alegrar.

    Responda
  22. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Tudo isso é resultado do fracasso da nossa cultura e do nosso modo de vida. Não é por acaso que escolhemos esse ser abjeto para nos governar.

    Responda
  23. Marcelo Alvarez Ghibu

    "desesperança, depressão, desemprego, desamor, desamparo e desespero." É a síntese dos dias atuais trazida por uma ideologia que prega, sem qualquer pudor, a tortura e a morte. Tempos difíceis, onde vemos claramente as portas dos infernos abertas. É preciso arruma uma vacina realmente eficaz para tanto medo.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      "desesperança, depressão, desemprego, desamor, desamparo, desespero" e Dolsonaro. Rsrs. É um Desastre!

  24. Alberto Henrique

    Com esse governo,impossivel ter saúde mental. .

    Responda
    1. jose batista

      Ficam doentes de pensarem na remotíssima possibilidade de Lula ser eleito!

  25. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    Já estavamos em uma Pandemia de suicídio antes de estourar a Pandemia devido ao Covid,com o isolamento social acredito que essa situação se intensificou,muito importante é escancarar o assunto ,colocar na mídia e incentivar as pessoas a reagir ,procurar ajuda e jamais se isolar.Depressao é uma doença grave e assim deve ser tratada ,porém as causas divergem de pessoa a pessoa. Infelizmente pelas notícias que chegam a situação(depressão e suicídio) está se deteriorando no mundo.

    Responda
  26. Marcio Jesuino Cardoso

    Há algumas décadas atrás, o povo se comunicava mais, nos portões de casa, nas praças enquanto as crianças brincavam, existia mais festas locais e regionais, mais diversão sadia para as famílias. Hoje em dia, as pessoas estão trancados em seus aptos, ou em casas atrás das grades. As pessoas enclausuradas só ficam assistindo tv, séries, jogando vídeo games, tédio e mais tédio!! Quem não fica deprimido e depressivo assim?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Também acho. A causa é o nosso modo de vida. O exemplo dos índios é gritante, só acontece quando são muito aculturados, perdem a sua identidade e alteram profundamente seu modo de vida. Lembro-me da minha infância quando a vida era uma constante e permanente interação social, ninguém vivia enjaulado em suas casas, a rua era nosso espaço de convivência e lá estavam todos.

  27. Josefina A Martins

    Até eu que sempre fui tão ativa e saudavel acabei num consultório psiquiátrico para tratar de uma depressão , mesmo quem não esta passando por carências materiais ou financeiras , basta ter um pouco de sensibilidade social para entrar em sofrimento psíquico ao ver o que está acontecendo ao seu redor com seus conterrâneos e ainda por cima ter que lidar diariamente com esse discurso de ódio, com esse desmonte do Estado , esse período de trevas usando nome de Deus em vão...

    Responda
  28. ANTONIO JORGE SILVA SOBRAL

    Tenho certeza que a principal causa desta depressão é o defensivo usado na lavoura, organoclorado. E as indústrias do fumo e monsanto da vida. Monocultura é agro, agro é morte. Não tem volta....

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      O Antonio está quase certo, Ricardo.

    2. RICARDO Moreira

      "Tenho certeza", o famoso "julgo sem saber"...

  29. Volnei Costa

    A reportagem não faz qualquer menção à ABEPS e à ABRATA, duas organizações no Brasil essenciais na promoção da saúde mental, prevenção e suporte aos sobreviventes. Chega a ser irresponsabilidade e vale uma correção.

    Responda
  30. Paulo Lima

    O título da matéria é correto. Porém as causas dessa 2a pandemia, me parece, são outras. Muitos dos comentários abaixo tratam das verdadeiras causas.

    Responda
  31. Marcos Mendes

    O que lamentavelmente está acontecendo, é a falta de Fé em Deus. O maior patrimônio de um Homem é a Fé verdadeira em Deus, o que o leva a sempre trabalhar para ajudar todos os seres vivos, e ter a certeza que nossa consciência nunca morre, pois a energia nunca acaba, conforme comprovado pela própria ciência, como descobriu o químico Francês Lavoisier, pai da química moderna, que disse em 1785 a famosa frase: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".

    Responda
    1. fabio saraiva moura

      Deus: aquele ser inútil que vive escondido dos seus "filhos"? que não se importa com as injustiças, crueldades, fome, dor, miséria, doenças como câncer, Alzheimer....com as guerras que mataram milhões no planeta, inclusive inocentes que nem o livre-arbítrio puderam usar para fugir? Que deus é esse? se existir, quero distância do isento e inútil. Pensa num pai que não dá as caras aos filhos, por mais súplicas e necessidades que passem...affff

  32. Raymundo De Lima

    É o que denomino DDDD: Desalento, Desilusão, Desencanto e Depressão. Parece que não temos saída como povo brasileiro, nem como pessoa que ainda luta pra sobreviver. Falta de sentido existencial é cada vez mais comum.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Esqueceu do Dolsonaro. Kkk

  33. Severo Duarte

    Se o produto do qual tiram o sustento na região é o fumo,símbolo do vício e de doenças pulmonares consequentemente da morte,o que de positivo pode atrair pra esse povo envolvido nessa engrenagem fumigera?

    Responda
  34. MATEUS VAZ DE S Sá

    Na verdade o Brasil vive uma pandemia governamental responsável pelos males que hoje atinge a população como jamais aconteceu. E para extirpar esta pandemia precisamos eleger Lula e um congresso responsável, sob pena de continuísmo do pior Governo de todos os tempos.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É um governo destrutivo, seu projeto é a destruição das instituições e da convivência social, nutre-se do ódio, do preconceito, da discriminação e explora a boa fé dos ignorantes mas canaliza toda a energia ruim dos mal intencionados e contamina o ambiente social exaltando a cisão entre as pessoas, jamais apela para o que temos em comum, não realiza, só destrói. A desgraça é que tem milhões de apoiadores e por isso não há como isola-los do ambiente social. Temos muito trabalho pela frente!

    2. Paulo Lima

      O suicídio é fruto de depressão. A maioria dos deprimidos não sabem que isso é doença . A forma absurda como a epidemia foi e contínua sendo conduzida é inaceitável. No início, falta de vacinas depois o desprezo pelas mascaras e afastamento social sem contar as declarações do presidente. São ainda mais de 200 mortos por dia. Inaceitável esse Carnaval em SP. Inaceitável a falta de campanha para continuar a vacinação.

    3. Webe Queiroz

      Lamentável esses acontecimentos, pior saber que há ausência de SERVIÇOS públicos e a má distribuição de renda só aumenta em nosso País com esse desgoverno!

  35. Marcelo Innecco

    Democracia hoje passa a noção: se você acertar no voto, tudo estará certo em alguns anos. E esse é seu papel como cidadão: acertar, acertar, acertar. Se você erra no voto então sai tudo errado e a culpa é sua. De onde se compreende que, se você erra no voto, a culpa é sua por ter errado. Agora, está tudo bem porque é uma democracia futebolística e tudo vai dar certo pelas memórias do Gérson (?), e do Pelé(?)... entende? Pode chamar de sensação de impotência ou depressão, tanto faz. Isso é falso!

    Responda
  36. Salete Conceição Possebon

    A imprensa fica 24 horas por dia fazendo politicagem barata e aterrorizando as pessoas e trazendo desesperança. Está na hora da mídia refletir sobre isso. Até nos programas esportivos é assim. Ao invés do esporte ser um motivo de distração e alegria acaba sendo o oposto a isso. Se sai um gol sempre se fala mais na falha do defensor do que na virtude do atacante.

    Responda
    1. Sylvia Machado

      Sim é muito fácil resolver tudo. Se esconde o que está acontecendo e vamos todos fazer o "Jogo do Contente" e virar uma população de Poilianas...

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quer empurrar tudo para baixo do tapete? Quer esconder nossa podridão, nossa incompetência social, o fracasso da nossa cultura e do nosso modo de vida? Não é por acaso que escolhemos esse ser abjeto para nos governar. O resultado seria uma explosão de doenças mentais ainda maior.

  37. Daniel Choma

    São os agrotóxicos que estão adoecendo os agricultores do Rio Grande do Sul. E é um ogro tóxico na presidência que está deixando o Brasil inteiro em surto.

    Responda
  38. Salete Conceição Possebon

    Entre os culpados está a mídia que para derrubar os governos prioriza e da destaque para notícias ruins. Prá confirmar isso é só olhar aqui nos comentários quando tem uma notícia boa não tem ninguém comentando e se for contra o governo tem um monte de comentários. A população precisa também de notícias boas e esperança para poder levar a vida. O Brasil é um País maravilhoso e só se fala mal dele principalmente pelo seu próprio povo. Tem que haver um choque de honestidade para começar a mudar.

    Responda
    1. wilson barbosa

      O negacionista se defende dizendo que se você pensar diferente a realidade muda. Só que não. Meu caro, não é assim. Se você der só notícia boa o Bolsonaro não deixará de destruir o Brasil. Lembra do ministro do meio ambiente do brasil na reunião de abril? Lembrou? Claro que não. Ele disse, "enquanto o pessoal está falando em pandemia a gente vai passando a boiada", ou seja, liberando todos os agrotóxicos, destruindo as florestas, quebrando o estado democrático de direitos, destruindo tudo.

    2. Dartagnan Santos

      Uma eleitora de Bolsonaro falando em choque de honestidade... ao menos isso nos fez rir. Obrigado, Salele! :D

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nos de uma notícia boa. Acabamos com a pobreza, a discriminação, o preconceito, a violência, o ódio? Temos um desgoverno estimula isso o tempo todo e que tem milhões de apoiadores. Como senoide ter um ambiente social saudável e agradável com tudo isso. É isso que você apoia? Gostaria de empurrar nossas misérias e ignomínias para debaixo do tapete? Acha superaríamos nossa desgraça dessa forma?

    4. Alberto Henrique

      Bolsonaro,o encantador de idiotas.

    5. RICARDO Moreira

      O Brasil é "maravilhoso" apenas se forem levados em conta suas belezas naturais. Já sua história e sua composicao, não. Sempre foi um país violento, desigual e segregador. Explorador e parasita da natureza e poluidor. E os governos sempre foram garantidores e avalistas de privilegios para uns poucos.

    6. Severo Duarte

      Na sua visão, cala-se a mídia e tudo se transforma às mil maravilhas,esse era o sonho do pt no passado e a sanha do bozo no presente.

    7. Marcelo Fogaça

      A ignorância e a alienação é uma benção. Glória a deuxxx.

  39. antonio de assis rocha

    O que a matéria não mostrou, é que muitos destes colonos pegam emprestimos de custeio, e ai a safra quase sempre não não da lucro, ficam endividados, e como são pessoas muito honestas, acabam se matando.

    Responda
  40. Marcus Bauer

    Bom dia. O caso da cidade de Venâncio Aires é bem anterior à pandemia. A região, incluindo Sta Cruz do Sul, há muito tempo tem altas taxas de suicídio. Segundo pesquisas, tem a ver sim com o uso de tipos de agrotóxicos usados na lavoura de fumo, maior produto agrícola da região. Mas a pandemia e a atual crise financeira que abala o Brasil e o mundo deve ter ampliado essa chaga.

    Responda
  41. JOAB T P M SIMAO

    Recomendo enfaticamente que esta notícia venha com algum aviso de gatilho para pessoas vulneráveis ao tema. Informação é sempre útil, mas uma das principais características da doença mental é deturpar o significado dos fatos para cristalizar sua visão distorcida da realidade.

    Responda
  42. João Batista de Junior

    Um estudo dos efeitos de agrotóxico na população parece ser um bom caminho para estudo científico, se já não fazendo.

    Responda
  43. marcos fernando dauner

    honestamente, cultivo de fumo e de soja são duas pragas que já deveriam ter sido eliminadas há muito tempo .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      soja só serve para comida dos suínos na China . E nós estamos importando arroz do Vietnã . isso é admissível ? precisamos plantar comida para nosso povo e não comida para suínos na China . os chineses já estão começando a colher soja na África. em poucos anos dirão adeus aos sojicultores brasileiros .

    2. José Valter Cipolla Aristides

      Exato, Dauner. Foi o primeiro pensamento que tive ao ler a matéria. E não é só a soja e o fumo. É quase tudo o que comemos, além do alto consumo de álcool.

  44. adenor Dias

    Muito provável que o terror imposto pela pandemia, agravou a depressão e consequentemente aumentou os números de suidío... Não há vacina contra a desesperança..

    Responda
  45. marcos barbosa

    Tem dias ,que realmente é difícil.Quando vemos certas coisas ,uma morte,um desmazelo,talvez um dia frio é complicado.Mas se também ficarmos assim sem esperança que tudo pode mudar ,o que seremos né .

    Responda
  46. Gaya Becker

    Em um país que tem como primeiro mandatário um sujeito desequilibrado e cruel que fomenta a morte, uso de armas, desavenças generalizadas entre os cidadãos brasileiros, produz a fome por omissão, produz a doença por omissão, impõe com requintes de crueldade toda espécie de miséria(moral, emocional e física) a maioria do povo brasileiro chega um momento em que a corda arrebenta e o suicídio é um bálsamo!

    Responda
    1. Julio Cesar Do Couto Cabral

      Parabéns Gaya Becker pela melhor avaliação que já li sobre a tormenta sob a qual vivemos.

    2. Marisa Coan

      Vc deveria ter vergonha do que escreveu aí. Sente-se e pense nas suas sandices e asnerices.

    3. Paulo Lima

      Correção: As motociatas mais parecem esquadrões da morte. Até a indumentária é sinistra.

    4. Paulo Lima

      As motoristas mais parecem esquadrões da morte. Até a indumentária é sinistra.

    5. Glauber Carneiro Lorenzini

      Bolsonaro: teu nome é desesperança e morte.

    6. Carlos Telles

      Resumiu muito do mal que estamos passando hoje. Quando até empregadas domésticas podiam ir na Disney o astral era outro.

    7. José Valter Cipolla Aristides

      Além das desavenças familiares e de amizades, há pessoas que matam outras em nome desse ser inominável.

    8. marcos fernando dauner

      os robos bolsomitos ai embaixo acordaram cedo

    9. Antonio Araújo

      Mais um que politiza a morte.

    10. Roger Ribeiro

      Quando eu lia, eu já pensei: pronto, irão culpar o presidente!