-
Marcos Barbosa
A colunista Vera Iaconelli cede sua coluna hoje para a ciência, especificamente para falar de racismo, tão importante quanto a ciência, lembremos que a Folha mantém em seus quadros Demétrio Magnoli, branco, e que já escreveu diversas colunas racistas, mas o preto e oriundo da favela, o escritor, Anderson - Rio em Shamas, França, foi mandando embora em menos de um ano de coluna.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Thiago dos Santos Molina
Edilza é representante de uma nova geração de sociólogos/as, em sua maioria negros ou negras, que estão redefinindo a interpretação do Brasil. Sustentam-se na obra de gigantes e para compreender o que se escreve hoje sobre o racismo no Brasil, além de referências que ela citou, é bom caminhar pela obra de gente como Lélia González, Abdias Nascimento, Guerreiro Ramos entre outras e outras.
-
Ronaldo Luiz Mincato
Já começaram os comentários negando a existência do racismo no Brasil!
-
ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO
Como se entender racismos no Brasil, país de larga etnia e onde já foi catalogado por especialista duas dezenas de mesriços de distintas raças denominadas, entes outos epítetos, de branco. Sarará a Pelé? Esses dados colho do livro Escravidão 2, do jornalista e historiador Laurentino Gomes. E concluo afirmando que no Brasil o que mais existe é preconceito social, econômico e cultural.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
nos seus tres livros sobre a escravidao brasileira e entrevistas em midias diversas Laurenti no reafirma o racismo estrutural que nos devora ate hoje e a divida secular que o pais tem os negros; releia o livro citado com mais atençao - o preconceito social economico e cultural é lastreado e endossado pelo racismo, ponto
-
Thiago dos Santos Molina
Concluir sua opinião é uma coisa, sustentar sua opinião com argumentos é outra, camarada. A cientista está falando de usar os dados para compreender a extensão do racismo no Brasil, pois justamente uma ideologia generalizada que o afirma pela negação tem impedido maiores avanços. Laurentino fez o trabalho dele. Leia as autoras que a socióloga cita para juntar o lé om cré.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.