Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Barbosa

    A  colunista Vera Iaconelli cede sua coluna hoje para a ciência, especificamente para falar de racismo, tão importante quanto a ciência, lembremos que a Folha mantém em seus quadros Demétrio Magnoli, branco, e que já escreveu diversas colunas racistas, mas o preto e oriundo da favela, o escritor,  Anderson - Rio em Shamas, França, foi mandando embora em menos de um ano de coluna.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  2. Thiago dos Santos Molina

    Edilza é representante de uma nova geração de sociólogos/as, em sua maioria negros ou negras, que estão redefinindo a interpretação do Brasil. Sustentam-se na obra de gigantes e para compreender o que se escreve hoje sobre o racismo no Brasil, além de referências que ela citou, é bom caminhar pela obra de gente como Lélia González, Abdias Nascimento, Guerreiro Ramos entre outras e outras.

    Responda
  3. Ronaldo Luiz Mincato

    Já começaram os comentários negando a existência do racismo no Brasil!

    Responda
  4. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Como se entender racismos no Brasil, país de larga etnia e onde já foi catalogado por especialista duas dezenas de mesriços de distintas raças denominadas, entes outos epítetos, de “branco. Sarará a Pelé”? Esses dados colho do livro Escravidão 2, do jornalista e historiador Laurentino Gomes. E concluo afirmando que no Brasil o que mais existe é preconceito social, econômico e cultural.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      nos seus tres livros sobre a escravidao brasileira e entrevistas em midias diversas Laurenti no reafirma o racismo estrutural que nos devora ate hoje e a divida secular que o pais tem os negros; releia o livro citado com mais atençao - o preconceito social economico e cultural é lastreado e endossado pelo racismo, ponto

    2. Thiago dos Santos Molina

      Concluir sua opinião é uma coisa, sustentar sua opinião com argumentos é outra, camarada. A cientista está falando de usar os dados para compreender a extensão do racismo no Brasil, pois justamente uma ideologia generalizada que o afirma pela negação tem impedido maiores avanços. Laurentino fez o trabalho dele. Leia as autoras que a socióloga cita para juntar o lé om cré.