Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    o trecho mais impactante do texto da dreirde é #... descendo alguns níveis intelectuais, da economista e historiadora americana Deirdre McCloskey... # ; eu concordo sem titubear !

    Responda
  2. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    Ela (colunista) é provocadora; agressiva, às vezes. De uma coragem (ousadia) quase inconsequente. Mas faz parte da cota liberal que Folha se obriga a manter. A unanimidade é burra, sentenciou Nelson Rodrigues. Viva a diversidade. E.T. Divirto-me com os ataques furiosos que os comentaristas lhe dirigem. Acho que ela gosta disso.

    Responda
    1. Eduardo Barros Mariutti

      Ela deve rir muito.

  3. José Cardoso

    É uma prática interessante porque muito do discurso econômico usa termos que mudam de significado com o tempo até ficarem diluídos e perderem sua força. Um deles é o conceito de trabalho. Quando Adam Smith ou Marx falam dele é num sentido estrito de produção de bens e serviços essenciais. A rigor, muitas atividades não se enquadram nessa categoria como artistas, esportistas, militares, policiais, professores, bancários, jornalistas, corretores, e várias outras.

    Responda
  4. Francy Litaiff Abrahim

    Deirdre McCloskey é um sopro de inteligência na aridez intelectual da atual Folha de São Paulo.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      voce poderia destacar vestigios do sopro e da inteligencia da colunista para que nos outros compartilhemos sua avaliaçao da fsp?

    2. Marcos Benassi

      Poi Zé. Mas o bafo é péssimo!

  5. José Geraldo Pereira Baião

    Acho que quem deveria dar um curso sobre Marx deveria ser um(a) marxista e não um(a) liberal de direita. Imaginem um latifundiário palestrando sobre reforma agrária...

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Deirdre, dear, there's a lot of liberal thinkers at USP, you're getting it wrong. In a few places, yes, you're probably have some troubles. In many institutes like economy or life sciences, you'll be very welcome. Visit our main university, there will be no regrets.

    Responda
  7. Mauricio Rios Caputo

    Texto excelente.

    Responda
  8. RODRIGO DORNELLES

    "No final do século 20, a evolução mais comum parte da esquerda e transita para o liberal ou conservador". Para ilustrar seu ponto, a autora se valeu de exemplos absolutamente insignificantes. Boa sorte na próxima. Nesta, a sra não foi bem sucedida.

    Responda
    1. RODRIGO DORNELLES

      Xará, um exemplo não faz uma tese.

    2. Rodrigo Jungmann

      Kolakowski escreveu uma monumental história do marxismo em três volumes e mais de 1200 páginas de uma erudição colossal. Insignificante? Procure informar-se melhor, prezado amigo.

  9. José Antonio Bonato

    Muito bom.

    Responda
  10. Marcos Riera

    O fato da pessoa pedir pra "imaginar" como seria um professor liberal dando aula na USP é a prova cabal de que ela jamais colocou os pés na nossa universidade. Será que ela acha que os alunos da FEA começam o curso com Eduardo Galeano e terminam com Caio Prado Junior por acaso?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bingo, caro xará. Não tem nem ideia da bagaça.

  11. jose carlos toledo junior

    Platitudes num texto mal escrito.

    Responda