Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edson Rocha

    Já não se pode dizer que não se sobrevive sem cérebro.

    Responda
  2. Fernando Dias

    “Gurizada, a bola é minha! Eu sou o dono da pelota. Se eu perder o jogo ninguém brinca mais.”

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Será que esqueceram que eu sou o chefe supremo do campinho?

  3. Marina Gutierrez

    Crônica de um golpe anunciado.

    Responda
  4. Marina Gutierrez

    A finalidade dessa convocação foi a seguinte: " lembrem-se que sou o comandante supremo das forças armadas" e se não for eleito vou usar de todo o meu poder para mudar o resultado das urnas. E lembrem-se: ele nunca enganou ninguem, aqui vai um exemplo :““Tem que todo mundo comprar fuzil, pô. Povo armado jamais será escravizado. Eu sei que custa caro. Daí tem um idiota que diz: ‘Ah, tem que comprar feijão’. Cara, se não quer comprar fuzil, não enche o saco de quem quer comprar”.

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    O pateta proclamando "As Forças Armadas, das quais sou comandante supremo:"

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Para um Sargento piorado, é uma grande honra. O que se passa na cabeça de id i o ta s nem eletroencefalograma descobre.

  6. João Larizzatti

    A vergonha de ter votado nesse presidente eu não tenho.

    Responda
    1. João Larizzatti

      Aqui é 13

    2. Fernando Minto

      Não tem pobrema João. Se votou tá votado . É só não votar de novo.

    3. Marina Gutierrez

      Nem eu.

  7. João Ramos de Souza

    Alô, algoritmo! Sabujo, significa puxa-saco. É a única palavra que pode ser classificada como, digamos, diferente. Ainda assim, sem nenhum conotação agressiva, até porque o presidente, a quem me refiro no comentário, é um conhecido desbocado. As outras palavras do texto podem ser repetidas em um conclave de freiras.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Tá, cite a data que dizer - dia, mês, ano, em números, separados por barras - num conclave de freiras, que passa, mas tente citar datas no seu comentário, pra ver. A razão? Rá! Tente descobrir, eu não consegui.

  8. João Ramos de Souza

    Esse deplorável episódio ficará marcado na história do Brasil como o dia em que o presidente da República humilhou a nação, ao propalar inverdades a diplomatas estrangeiros sobre o nosso sistema eleitoral. Bolsonaro não tem noção do que seja soberania. Com poucos dias no governo, em 2019, chegou a sugerir que os EUA instalassem aqui uma base militar. Coisa de sabujo. Ele não tem poder para isso! Agora, tenta internacionalizar sua luta contra a urna eletrônica. Aposta no golpe.

    Responda
  9. Neli de Faria

    Acrescento :o capitão desprezou dois Poderes da República. Relembro que o Legislativo rejeitou o voto impresso no ano passado. Mas, a maior culpa cabe a quem manteve o Mau Militar no glorioso Exército.

    Responda
  10. benjamim picado

    Se tio Elio acha que todo o corpo diplomático estacionado em bnb representa países que considerariam esse evento escandaloso, recomendo-o voltar a alguma optativa de geopolítica contemporânea lá pertinho dele. Ou consultar partes de sua própria biblioteca sobre o assunto.

    Responda
  11. Jane Santos

    Por enquanto, só nos resta passar mais essa vergonha diante do mundo, mas em outubro podemos dar uma resposta a altura, de preferência, no primeiro turno.

    Responda
  12. Márcio Santana

    Mais uma cena de stand up comedy para estrangeiros rir!

    Responda
  13. LUTHERO MAYNARD

    Bolsonaro protagonizou um dos maiores vexames da História do Brasil. Ele falou para a base de alucinados delirantes que o seguem, enquanto reduzia o Brasil a uma republiqueta de bananas (ou soja?). Como Elio Gaspari, não acredito que tenha alienado a soberania nacional, apenas demonstrou a mais completa ignorância e a absoluta falta de senso do ridículo. Bolsonaro não irá para o lixo da História - não seria aceito na lixeira.

    Responda
  14. Fábio Nogueira

    Meu Dels ! Olha a vergonha mundial que a gente está passando por causa desse traste... Muitíssimo pior que o tal 7 x 0...

    Responda
  15. jose batista

    Cercadinho não, cercadão!! Quase 100 embaixadores, de países com voto em papel!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E vc se orgulha disso ! … tsk, tsk, tsk

    2. José Carlos Monteiro da Silva

      Vou parafrasear seu mito, Batista: “E daí???” . Você devia saber: diplomatas costumam ser diplomáticos, não é de bom tom recusar o convite de um presidente da república, mesmo que seja um energúmeno. Ou você imagina que foram lá porque o apoiam?? Vocês, do fã-clube, deviam preferir que muitos não fossem, para que o vexame não se espalhasse muito.

    3. Neli de Faria

      O capitão cloroquina despreza o Legislativo brasileiro que no ano passado rejeitou o voto em papel. Para anular é muito melhor...Nada mais!

    4. Luiz Antonio Andrade de Oliveira

      Você viu algum país manifestar apoio ao Bozo? Pagou Mico e envergonhou o país! Fora Bozo!

  16. Wil Prado

    Discordo, Sandro. Nada disso. O lugar dele já está reservado aqui na "Papuda" mesmo. Pelo menos via ficar próximo (geograficamente) do poder.

    Responda
  17. Wil Prado

    Parece que a sandice chegou ao seu grau máximo. O que têm os embaixadores estrangeiros a ver com o nosso sistema eleitoral? Então não somos capazes de fazer sozinhos nossas próprias escolhas?!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Exatamente!

  18. Bento José Silvestre de Faria

    bolsonaro, uma desonra para o Brasil

    Responda
  19. Helvidio Menezes Junior

    Eu achava que que forças armadas servia para outro papel , enganei . Nossas forças armadas que EXPULSOU Bolsonaro de suas fileiras , hoje vai apoiá-lo ? Achava que o papel dela seria o defender o país , não os delírios de um presidente !!!!

    Responda
    1. FRANCISCO DE OLIVEIRA

      Não confunda esse Generais de pijamas com gosto pela aventura totalitária, traidores de Caxias com os verdadeiros patriotas que estão nos quarteis. Esse são maioria e não vão cair no canto de sereia desse senhor, que por enquanto chamamos de Presidente da República.

  20. José Cardoso

    A manchete está perfeita.

    Responda
  21. osvaldo tavares

    Impressionante, chocante e vergonhosa a campanha que o Grupo Folha desenvolve contra o atual Presidente; todos os dias em sua edição impressa a Folha de São Paulo dá grande destaque em sua manchete principal notícias caluniosas contra Bolsonaro. E em todos seus cadernos editorialistas, articulistas, colunistas, opiniões do Painel do Leitor e demais jornalistas vão na mesma linha. E mostrando uma militância inadmissível vive a tecer loas aos partidos de esquerda e ao seu candidato Lula.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E os fatos ? … Alheio a isso, os petistas acusam a FSP de qualquer bobagem também.

    2. Renato Alves Do Valle

      Funcionário novo??? O Carluxo não está economizando!!!

    3. Zizi Paul

      Vai trabalhar,Carluxo!!!

    4. Marcos Benassi

      Ôôô Osvardão, faz favor irmão, conta pra nóis aê qualé o bagúio: é de fumar? Ou pode beber? Cara, eu me amarro nesses baratos psicodélicos, mas sempre que vejo que a coisa é forte, eu espero uma semaninha antes de provar. Jesus da Goiabeira que nos ajude: se você ainda estiver por aqui, conta pa'nóis, que o bagúio é lôko pacarái.

    5. Jurema Nordeste

      impressionante , é ver brasileiro defendendo um desgoverno desse

    6. Fábio Nogueira

      Impressionante, chocante e vergonhosa a opinião desse tal de Osvaldo Tavares... Um militante bolsonarístico que vive a zurrar babaquices aos conservadores milicianos de direita e seu ídolo Bozo...

    7. Paulo Araujo

      Perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado.

    8. SERGIO saraceni

      Osvaldo Tavares tem exagerado nas doses de cloroquina diárias, hábito adquirido ainda nos tempos de Covid. Impressionante, chocante e vergonhoso sim é este desgoverno completamente fora de controle.

  22. marcos fernando dauner

    água entra por todos os lados - Leiam urgente - Provérbios, cap. vinte e seis, verso vinte e sete .

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Realmente acho que se não déssemos ênfase a ele não existira

  23. Eulalia Moreno

    Interdição, já!! Não há nada na nossa Constituição que contemple a interdição de um presidente, mesmo legalmente eleito, por evidentes sinais de insanidade mental? Volta , Jânio Quadros, estás perdoado!!

    Responda
  24. Marcos Benassi

    Ah, sêo Elio, é um ridículo sem volta nem redenção. Chega uma hora na qual a esperança é o olvido: levará um tanto de tempo, porque a barbaridade é forte, mas vão acabar esquecendo que o Bozo existiu e esteve adiante do país. Coisa impreCionante!

    Responda
  25. Ramiro Loutz

    Brilhante como sempre, o articulista define com precisão como Bolsonaro apequena a diplomacia. Só discordo quando ele diz que “Bolsonaro pode fazer esse discurso onde quiser, menos…” Não pode. É errado. Forças Armadas não podem discutir ou definir eleições no Brasil. Elas não são um Poder do Estado.

    Responda
  26. Joaquim Rosa

    Esse comportamento delinquente! Quanto pior melhor. Mais se afunda.

    Responda
  27. Carlos Pinheiro

    Ao insinuar que sua trama golpista conta com apoio das Forças Armadas, por ter quatro generais servis ao seu lado, o capitão arruaceiro põe as mãos no fogo. Poderá transformá-las em churrasco. Impróprias para consumo, evidentemente.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pô, Carlos, já que o Bozo fica cheio de Fal ao seu redor e diuturnamente esfrega o seu próprio na cara do país, nada mais justo do que botar o bilau no fogo. Escolhe uma das assombrações de estimação e vai em frente: "pelo goblin do sni, honesto, franco e belo, enfio o bilau na churrasqueira!"

  28. Carlos Maurício

    Um pedaço de papel higiênico usado faria um governo melhor.

    Responda
  29. Sandro de Oliveira

    Carandiru, Complexo penitenciário Bangu I, II e III, cepaigo, Talavera Bruce, Manguinhos, Pedrinhas, Presídio de Cariri TO.

    Responda
  30. CARLOS SANTOS

    Este degenerado é a maior aberração mutante de um ser humano.

    Responda
  31. Paulo Emmerich

    Será preso.

    Responda
  32. CARLOS TARDIVO

    Em qualquer país decente seria deposto e preso!

    Responda
  33. Luís Willms

    Já que não logramos afastar esse inapto pelo processo do impeachment, é o caso de submetê-lo, com urgência, a um exame de sanidade mental para afastá-lo. Esse malfeitor não tem condição mínima de presidir o que que que seja.

    Responda
    1. Sergio pires ferreira

      Os pastores poderiam tentar fazer um exorcismo. Tentativa que pode deixa-lo menos raivoso e agressivo.

  34. JO ALMEIDA

    Até as eleições cruze os dedos e trinque os dentes , sangue frio, tudo passa. E o novo presidente tomará posse, o abjeto que hoje tá no planalto será parte do passado triste da história do Brasil. Maktub

    Responda
  35. Maria jose dos santos

    A doença mental o indivíduo entre em crise que dura 72 horas .Ele estava em crise fazendo tudo que seu Comitê de campanha não queria pagar esse mico e mostrar para o eleitorado que ele é um perdedor...Eu afundo mas afundoas urnas eletronicas com um monte de inverdades também.

    Responda
  36. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Vejam a cara do ex mito, esperando e quase implorando um único aplauso,

    Responda
    1. Sergio pires ferreira

      A tentativa de Bolsonaro de internacionalizar tantas Fake News foi um tiro no pé. A reação contrária foi enorme por parte de mandatários estrangeiros. Biden declarou sua confiança no sistema eleitoral brasileiro o qual classificou como modelo para o mundo. Até seus companheiros de campanha criticaram como negativo esse encontro com embaixadores.

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Ficou frustrado ou furioso ou melhor fu di do

  37. Helio Cardoso

    Além de genocida, também é constrangedor de embaixadores!

    Responda
  38. RICARDO BATISTA

    Essa reunião foi patética, constrangedora. Muita vergonha alheia desse momento ridículo. Dá pra imaginar a perplexidade dos embaixadores. É como se o presidente estivesse explicando o motivo, e pedindo licença às outras nações para o golpe vindouro. Lamentável!

    Responda