Flavia Boggio > Imagens do James Webb mostram como Deus não liga para nossos problemas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os avanços das ciências parecem inócuos quando explica como funciona o Universo e até mesmo quando traz benefÃcios mais palpáveis, como para saúde, alimentação, educação, etc . Aém das amarras da Idade da Trevas até hoje, isso também denota a caracterÃstica egoÃsta do homo sapiens.
Pois é. Todos os conhecimentos cientÃficos sempre serão inverdades. Sigamos enriquecendo os mala cheias e os felizcianus da vida.
Uma matéria provocativa. Nada mais. Não é porque o universo é infinito que Deus não liga para sua criação. É muita pretensão achar que Deus não se importa conosco pensando conhecer os pensamentos divinos.
Aquiles, acho que foi você quem não entendeu. Ela termina a matéria dizendo: "Na verdade, Ele não dá a mÃnima". Não dar a mÃnima é não se importar. Não importa o quão pequenos somos, cada um é importante para Deus. É isso. Achar que por sermos minúsculos Deus não se importaria. Contradição, no mÃnimo, com que Deus prega. Essas fotos mostram a grandeza de Deus.
Eunice, você entendeu errado. Ela mostrou o quanto somos pequenos, só isso.
Um padre católico me disse na escola em que estudava , que Deus não estava preocupado com minhas bobagens ( nem coisas horrÃveis ) . Ele estava certo . Mas sou agnóstica porque o amor é a imensidão do universo me impressionam , agora mais ainda .
"Não há ninguém como o SENHOR, nosso Deus, que tem o seu trono nas alturas, mas se inclina para ver o que há no céu e na terra..."(Salmo 113)
O tema (as imagens do James Webb) tinha tudo para ser bom. Foi vazio esse artigo e, tirando a parte do (des)goverante atual, não acrescentou nada. Não gostei não. Acho que muitos TB não.
Tudo é um mistério: Deus, ser humano,..., sabemos nada! O certo é que, diante de tanta maravilha visual que o telescópio nos ajuda a enxergar, realmente, há algo grandioso e cósmico que nos envolve, mesmo que também hajam muitos imbecis envolvidos.
Bom dia, Não gostei também. Uma pessoa completamente ignorante quando se trata de espiritualidade. Somos espÃritos, temos uma alma, mas, que pena; muitos não percebem isso. Esse espÃrito, essa alma, foi Deus que nos deu. Ele nos vê em cada momento! Eu teria mais cuidado com as "palavras.
Cada vez que leio coisas assim, creio mais em Deus! Ela se preocupou em ridicularizar quem crê, mas parou nisso. Não há como contra argumentar, porque não há argumentos nesse texto. Só deboche. Mas gostaria de pontuar algo: a insignificância que ela atribui ao ser humano. Provavelmente, essa escritora é humanista, o que seria uma contradição. Sendo esse o caso, se somos um ajuntamento de células, e passaremos a ser nada, de onde vem nossa dignidade? Se não temos,porque se preocupa com o futuro?
Pura fÃsica, quÃmica e biologia. O resto é fanatismo religioso que impede o desenvolvimento da humanidade!
Na verdade é o contrário... Deus tem por sua maior obra o ser-humano, a vida na Terra, e nós somos Seus instrumentos de milagre. Quantas vidas foram encontradas fora daqui? E por isso cada serzinho é importante. Cabe a nós ocuparmos o Universo, e não o contrário. Não fosse por Ele, nem tu estava escrevendo esquisitisses.
Não impute aos outros a sua crença em fantasia religiosa.
O homem criou Deus a sua imagem e semelhança!
De pleno acordo. O homem criou deus pra dominar outros homens.
Sensacional!!
Na verdade qualquer problema fica insignificante diante dessa perspectiva: milhares de mortos e milhões de exilados na Ucrânia? Moradores de rua morrendo de frio em SP? Queima de matas pelo mundo pelo aquecimento global? O que é tudo isso diante da imensa vastidão do universo?
Perfeito! Eles querem "reduzir" a figura de Deus e se enlaçam nos próprios argumentos. É a necessidade de falar contra Deus com argumentos fajutos. Acho que cada um deveria se limitar a área de conhecimento com a qual tem afinidade, não foi esse o argumento que muitos usaram na pandemia? E essa senhora, provavelmente, foi uma dessas. Deveriam vir com "reflexões" e "argumentos" melhores pra não ser desqualificada como foi com três linhas.
É muita pretensão da humanidade achar que somos os únicos, ou os donos. Esse conceito que vem desde os primeiros registros bÃblicos só serviu mesmo para justificar perseguição e dominação.
Fariseus pedem a Jesus um sinal para crer.
Crer em folclore ? Seria melhor acreditar em Papai Noel.
Carl Sagan descreveu "somos feitos de poeira das estrelas," Lógico, não tem como contestar, mais a vida no Universo parece também ser só nossa, só da Terra. Diante da Imensidão do Tempo e Vastidão do Espaço já vasculhado, tudo indica que a poeira das Estrelas só se transformou em vida neste pequeno Planeta chamado Terra, dessa forma, o homem é o Deus do Universo, e é o Deus homem que vai fecundar toda esta imensidão e vastidão do Tempo e do Espaço..
Não cara, o fato de não encontrarmos vida perto do nosso planeta não indica que somos a única vida no universo.
Olá robôs replicantes da Folha. Enviei 99 teses para contestar essa poeira toda que o João mencionou. Utilizei linguagem parnasiana para não afrontar seus sensores de censura prévia. Mesmo assim travaram. Ô raça de imitadores humanos!
Talvez essa poeira formativa seja a causa da minha rinite alérgica, João. Quanto ao "homem é o deus do Universo, ... vai fecundar a imensidão...", calma lá! Muita sci fiction com final feliz nesse angu. Haja comprimidinho azul para transar com toda essa imensidão, uma vez que o homem (deus?) morre de baciada quando um ser invisÃvel aos nossos olhos (vÃrus) acha aconchego em nossos pulmões e adjacências. De qualquer forma, tente o "haja luz..." Mas não vale acender uma luzinha de led.
Antropocentrismo moderno.
E no oitavo dia, uns espertalhões criaram o dÃzimo. JK
A complexidade do Cosmos n significa que a Terra n seja o planeta mais extraordinário do mesmo porque aqui há vida e inteligência capaz de cria e o James Web e tudo o mais em nossa história.. É extra ordi nario o Deus que antes era tanta coisa.. menos isso que os Gregos já imaginavam.. o cosmos é um mecanismo é a Terra mas um planeta. O Sol mais uma estrela. Eles já sabiam disso em suas meditações e viagens astrais, sonhos. Os Monges budistas também sabiam. A ciência agora adota esses conceito…
Te cuida com o Malafaia. Vai meter a boca no trombone. kkkk.
Se Deus se preocupasse com a gente, não permitiria que a abominação que governa o paÃs chegasse ao poder.
Arthur, já parou pra pensar que "o povo tem o governo que merece"? Sim, depois de tanta barbaridade contra Deus...não somos santinhos!
Verdade. E tampouco permitiria que o ex morador do Airbnb de Curitiba retornasse à cena do crime.
"... quando ignoramos, propositalmente, as consequências das nossas escolhas"
Arthur, a abominação chegou via escolha democrática de 57 milhões de votos. Pode-se questionar a manipulação "democrática" de mentes e corações via manada, mas ninguém votou com arma da cabeça. Talvez a próxima eleição, se contibuar o "berço esplêndido", a coisa piore. Deus, para crentes, ateus e infiés vira saco de pancada quando ignoramos nossas próprias escolhas.
Deus não tá nem aà para “Messias” fake, arauto da ideologia dos semi-deuses.
Uma fantasia não se importa com nada, ainda mais se for religiosa.
Muito bom, Flávia.
Deus fez uma experiência e criou a humanidade, não deu certo. Daà zarpou para outro canto.
Sabe com quem você está falando? : Mário Sergio Cortella
O alcance da análise da colunista foi pÃfio nas ponderações sobre Deus. Em sendo Ele onipo tente, onis ciente e onipresente, haveria alguma limitação em seu trabalho em virtude da imensidão e complexidade do universo? Até mesmo um ateu, Jorge Ary, em um comentário logo acima, percebeu a fragi lidade da articulação.
Já partiu pro argumento _ad hominem_ , Fábio Saraiva? Explico: consiste em abandonar o objeto de debate para pôr em descrédito o debatedor, mediante adjetivos pejorativos e/ou ataque à sua pessoa. Recurso de quem não tem argumentos sólidos para refutar o que afirmei. De acordo com a teoria da argumentação, é golpe baixo.
"Ocorre que a simples menção do adágio popular “há males que vêm para o bem” já detona todo o seu raciocÃnio." Ao citar Pondé e o ditado popular mostra o seu nivel intelectual, um crentelho....afff passar bm com seus mitos
Caro Fábio Saraiva, a sua conclusão: Se há um Deus onisciente, onipotente e benevolente e há mal no mundo, portanto, não há Deus, é uma conclusão deveras simplista. Digna do ateu toddynho, como diria Pondé. Ocorre que a simples menção do adágio popular “há males que vêm para o bem” já detona todo o seu raciocÃnio.
Continuação: Sua Palavra fala por si só: “João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” EÂ… “1 João 4:8 - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” E o sacrifÃcio vicário de Cristo é amor, sim: “João 15:13 - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” Com certeza, você nunca suplicou nada ao Pai.
Sua atitude revela uma resistência em se submeter a qualquer autoridade. Vai que você teve ou tem problemas com o seu papai. Freud explica. Chama-se _daddy issues_ . A imensa maioria dos ateus, senão todos, teve algum tipo de frustração na relação paterna durante a primeira infância.Não vou tentar lhe convencer, mediante argumentação lógica do amor de Deus. Continua
O problema da teodiceia tem mais de 2.000 anos, "Em termos lógicos, a análise é simples. Se há um Deus onisciente, onipotente e benevolente, então não existe mal. Ora, há mal no mundo. Portanto, um Deus onisciente, onipotente e benevolente não existe."
Que Deus? aquele ser inútil que vive escondido dos seus "filhos"? que não se importa com as injustiças, crueldades, fome, dor, miséria, doenças como câncer, Alzheimer....com as guerras que mataram milhões no planeta, inclusive inocentes que nem o livre-arbÃtrio puderam usar para fugir? Que deus é esse? se existir, quero distância do isento e inútil. Pensa num pai que não dá as caras aos filhos, por mais súplicas e necessidades que passem...affff
Continuação: Pondé segue na mesma trilha quando afirma: As religiões não acabam e não devem acabar nunca. Porque o problema do significado da vida é muito sério, então a religião é o sistema de significado mais poderoso que tem. Porque ele é tanto abstrato como concreto. “A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito da vida não tem sentido.” – J. Bertran Russell, filósofo ateu
Continuação: Caetano Veloso pontua: “Nunca fui ateu inteiramente: sempre faço o sinal da cruz quando o avião vai decolar, mantenho as fotos da imagem de N. Senhora da Purificação que minha mãe me deu para pôr em cada casa que tenho tido, acho fortes os pensamentos de Mangabeira [Unger] sobre as grandes religiões serem esforços humanos para encarar nossa condição mais efetivos e abrangentes do que as filosofias. E crio superstições para aguentar o total descontrole do futuro.” Continua
Caro Hortêncio, nunca houve em toda a história da humanidade nenhuma civilização ou cultura ateia. Mesmo com politeÃsmo e deus e deuses com caracterÃsticas distintas, sempre tais sociedades sobreviveram com respaldo na religião. É impossÃvel uma cultura sobreviver por longos perÃodos debaixo do ateÃsmo. Fatalmente entrará em colapso. Essa estória de que “somos fortes”... continua
Joel, a religião por si só é um deboche.
O que faz Deus medÃocre é a própria religião e o raso intelecto dos religiosos que precisam de guias oportunistas para formar um juÃzo. A religião está ridicularizada.
Partiu pro deboche, amigo Paul? Esperava algo sério, civilizado…
O único poder do deus da bÃblia é existir na mente dos seus fãs, mesmo sendo um folclore.
Depende do que você entende por comum, amigos Marlow. Para muitos, este nosso planeta não é comum: é especial, pois nos abriga. Tampouco a galáxia é comum, porquanto contém o planeta Terra. A propósito, quais caracterÃsticas e especificidades a Terra e a Via Láctea deveriam ter para não serem rotuladas de “comum”? Por fim, indago: por Deus seria megalomanÃaco? Descreva os comportamentos e atitudes Dele que o enquadrem nesse adjetivo. ü
Depende do que você entende por comum, amigo Marlow. Para muitos, este nosso planeta não é comum: é especial, pois nos abriga. Tampouco a galáxia é comum, porquanto contém o planeta Terra. A propósito, quais caracterÃsticas e especificidades a Terra e a Via Láctea deveriam ter para não serem rotuladas de “comum”? Por fim, indago: por Deus seria megalomanÃaco? Descreva os comportamentos e atitudes Dele que o enquadrem nesse adjetivo. ü
Sim, mas é difÃcil entender porque um deus oni-tudo fez esse universo assustadoramente vasto para nos colocar num pequeno planeta comum, um minusculo grão de areia, girando em torno de uma estrela comum na periferia de uma galáxia comum, entre as bilhões de outras no universo. Existem mais estrelas e planetas no universo do grãos de areia de todas as praias do mundo. Esse Deus é antes de tudo oni-megalomaniaco também.
Sempre achei que se tudo isso for comandado por alguma entidade, ela com certeza está pouco se lixando para o destino individual de cada um de nós.
Mas afinal quem dança e quem transa com quem? Ah vai, conta aà pra nois, vá.
É ainda pior, tudo isso que o James Webb vem mostrando representa 4% de toda matéria e energia que existem no Universo, outros 96% são conhecidos que como matéria e energia escura. Não fazemos a mÃnima ideia dos eles sejam a não ser que eles estão acelerando as galáxias a velocidades muito próximas da luz. Ou seja, a coisa é ainda mais estranha...
Matéria e energia escura é apenas uma hipótese que explicaria o comportamento dinâmico de corpos celestes nas bordas das galáxias que não obedecem as leis gravitacionais "atuais". Talvez seja hora de se fazer com Einstein o que ele fez com Newton...ou "kind of". Há fÃsicos trabalhando nesse sentido.
Flávia, tu és fantástica!
O sistema solar demora em torno de duzentos milhões de anos para dar uma volta na via láctea. No sistema solar nós, humanos, somos micro-organismos e na via láctea, o sistema solar é um micro-organismo. Somos o micro do micro e também somos soberbos.
Maravilha, o Universo é lindo e a Terra, não é plana.
Deus não pune. Deus não condena. Deus nos deu o livre arbÃtrio. Essas imagens falam por si SÓ. Duvido encontrar vida fora da terra. Podem procurar a vontade!
Pensar que somente haja vida no nosso planeta me faz lembrar da equivocada hipótese geocêntrica.
Ihh! Esta história do "livre arbÃtrio" de novo. Inventado para explicar o inexplicável. Coisa que só ton to crê.
Deus não existe, mas o design inteligente é um fato!
Recomendo a leitura "O relojoeiro cego" por Richard Dawkins.
Não, não é. Design inteligente é somente um delÃrio.
Infelizmente, para os que pensam como Bolsonaro e o seguem, a compreensão do texto acima é proporcional ao valor que eles dão à ciência: quase nada!!
Imagina então para os que são admiradores do ex morador do Airbnb de Curitiba? Confesso minha limitação intelectual para entender esses esquerdopatas que vieram para nos ensinar. São detentores do monopólio da virtude e da ética e, ao mesmo tempo, querem que o meliante volta à cena do crime.
Sou ateu mas achei o texto meio sem sentido. Ele, deus, poderia existir em cada ponto de todo esse espaço-tempo e estar atento à cada ação em cada ponto.
Deus ritima? QueÃsso?
Exato! Deus é o logos. O "verbo" (a voz, o som, a energia, o om etc etc) que ritima todo o universo. Isso não retira nenhuma possibilidade, nem de Ele estar presente em tudo, nem de haver vida em outros planetas ou do big bang ou mesmo quanto à nossa importância, pois compomos, mesmo que de forma minúscula, esse universo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Flavia Boggio > Imagens do James Webb mostram como Deus não liga para nossos problemas Voltar
Comente este texto