Demétrio Magnoli > A expressão perdida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gilberto Rosa

    Demétrio faz cara de paisagem, como se não tivesse nada a ver com o caos, como se não trabalhasse na globo e Folha, seguindo 100% a diretriz destes. Esse papo de igualar Lula a Bolsonaro é repetitivo. A quem ainda acha que engana?

    Responda
  2. ROQUE MICHEL JUNIOR

    Por essas e outras é que procura-se insistentemente por um governo que dê Educação ao povo, no sentido mais amplo da palavra. Isto sim, uma arma institucional poderosa e necessária, que levará inevitavelmente ao livre arbítrio, à clareza na tomada das decisões e consciência do quê é melhor para os brasileiros. A questão está em encontrar políticos progressistas para que isso aconteça.

    Responda
  3. Celso Augusto Coccaro Filho

    A partir de um impeachment sem fundamento legal, embora com base política (Dilma) a democracia brasileira se desestabilizou. O oportunismo leviano e cafona do juiz da Lava-Jato, o auto-esfacelamento do PSDB. O panorama institucional é deprimente. Perdeu-se a sensibilidade reativa para um novo impeachment, mesmo diante de inúmeros fundamentos legais. O impeachment da Dilma, abstraída a sua incompetência, não deveria ter ocorrido. Creio que o Estado de Direito não estaria tão debilitado.

    Responda
  4. RODRIGO DORNELLES

    Balela. Impeachment não é solução pra nada. Ainda mais com um vice militar. Impeachment, pra ser bem sucedido, tem que ter um vice inclinado a conspirar e com sede de poder, tal qual o Vampirão. No mais, essa sua lenga-lenga é só pra alimentar o seu rancor com os petistas, Demétrio. Vai fazer um skin care, que você e quem tem que te olhar na tv ganham mais.

    Responda
  5. Ronaldo Junior

    Ao contrário da maioria que se julga dona da verdade, posso estar errado, mas, qual era o programa político e econômico dos governos de Lula, “além do projeto de poder”? Tinha capital político e cenário econômico favorável e não fez a tão sonhada reforma tributária, para ficar em um único exemplo. Concordo com o autor em grande parte, contudo, sustentar, ou insinuar, que Lula usou o mensalão e petrolão para algo além de se perpetuar no poder está equivocado.

    Responda
  6. Santiago Matheus

    Concordo com o autor que o Impeachment seria o caminho ético da democracia. Mas, vê-lo (Bolsonaro) derrotado nas urnas lavaria a alma de muitos. Diminuiria a força bolsonarista e teríamos uma "luta justa" nas eleições, apesar dos argumentos conspiratórias de fraudes nas urnas. Mediante um impeachment, haveria mais comoção extremista afirmando que o Congresso e o STF tramaram contra o presidente.

    Responda
  7. José Cláudio fernandes correia

    O PT foi execrado pelos tribunais, pelas manifestações de rua, tudo elevado ao paroxismo por colunistas, comentaristas, JN, toda a grande imprensa. Moro foi entronizado. Temer foi a ponte. Taí o resultado. Quem organiza as manifestações de rua contra a miséria que vivemos? Onde os sindicatos? Onde as organizaçóes estudantis? E o MBL? E o “ Vem p’ra rua”? Quem deveria estar nas ruas : Reinaldo Azevedo, Demetrio Magnolli, Eliane Catanhede, e outros, todos ao comando de Renata Vasconcelos e Bonner

    Responda
  8. Nelson de Paula

    Se comparar, Collor e Dilma foram impedidos por ninharias. Bolsonaro claramente compra sustentação política. Mas não daria certo sem o consistente apoio popular que as pesquisas e as ruas mostram. É ver, nas eleições, até que ponto a rejeição também é consistente.

    Responda
  9. Enir Antonio Carradore

    Bolsonaro parece procurar o fundo do poço e querer levar todo mundo com ele.

    Responda
    1. VALTER FERRAZ

      Ele já achou.

  10. Maria Lopes

    O que Magnoli defende só interessa a Bozo, só a ele daria lucro político. Baderna,caos, é disso que vive. O impeachment deveria ter isso proposto por Maia. A grande questão é que sem povo nas ruas não acontece nada. O que dá um nó no estômago é saber quantos milhões apoiam, por ignorância, oportunismo ou projeções de sombras inconfessáveis, esses desvarios é essa desumanidade.

    Responda
  11. adenor Dias

    Foram as instituições brasileira, que fez Bolsonaro gritar alto! Se as instituições brasileira não tivesse permitido o impeachment de Dilma, não desse eco para um juiz de primeira instância prender Lula, a democracia se incumbia de manter a ordem institucional... A omissão das instituições, avacalhou a democracia...

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Demétrio, prezado, espero que eu não erre ao concordar, mas parece-me certo. Contudo, à parte a calculeira política acerca dos impactos de um impedimento no momento - deveria ter sido operacionalizado anteriormente - não há condição objetiva: lirolira não sairá de cima do papelório. A única sombra que perseguirá o Bozo nessa reta final é a de um processo judicial que não se concretizará antes do pleito. E nem há tanta luz emanando da fossa nesse momento, convenhamos...

    Responda
  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    Mais que sua reeleiçao, o que agradaria Bolsonaro é uma Guerra Civil. Como todo covarde, alia um discurso de morte à autovitimização. Seu objetivo, desde o quartel, sempre foi a afronta aos regulamentos e à disciplina. Prometeu e cumpriu destruir a República e enxovalhar o exército que acolheu sua culpa de atentado terrorista. Tornou o Mensalão e o Petrolão política de Estado, legalizada no Orçamento Secreto. O Ex presidente Geisel o qualificava como um traidor que jamais deveria ser um oficial

    Responda
  14. Manoel Cardoso

    Vamos direto ao ponto: Não importa se votou em Bolsonaro na eleição de 2018. O que importa é que votar em Bolsonaro não vale a pena. Com certeza, Lula é muito melhor para o Brasil.

    Responda
  15. Manoel Cardoso

    Vamos direto ao ponto: Não importa se votou em Bolsonaro na eleição de 2018. O que importa é que Bolsonaro é ultradireita, e portanto, não vale a pena. Com certeza, Lula é muito melhor para o Brasil.

    Responda
  16. Flavio Colker

    Traição a pátria. É o que fazem todos os dias os bolsonaristas. A pena, no caso de militares, seria o pelotão de fuzilamento?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nada... Reforma e sobe de posto.

  17. Vinicius Rodrigues

    Centrão sendo Centrão. Estarao e sempre estiveram do lado da grana. Pra eles esse negócio de democracia é balela, sempre foi

    Responda
  18. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Por que nenhuma análise sobre a conduta bovina de Aras?

    Responda
  19. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    O Brasil é hoje um país indecente. Causa nojo ter pessoas como Bolsonaro, Lira e Aras, para citar apenas alguns, à frente dos destinos nacionais. Que o povo cumpra com sua responsabilidade política e mude esse triste cenário.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Vilnei H: onde vc se encaixa? Ignorância , oportunismo ou sombra inconfessável?

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      "Somos Milhões de Cunhas", dizia a faixa estendida no comício que fingia ser protesto, na Av. Paulista, pelo impeachment de Dilma. Fiz foto disso. O povo esquece mas a foto não.

    3. fauzi salmem

      E o Eduardo Cunha quer ser candidato em São Paulo...

    4. Vilnei Herbstrith

      Nojo dá ver um cara que saqueou todo mundo ser libertado sem ser inocentado e ainda poder concorrer para furtar mais ainda de todos

  20. Jose Renato Monteiro

    Depois que a justiça militante soltou o Lula, abriram uma brecha nas instituições que só vai fechar quando explodir. Infelizmente. Conversa mole e/ou conversas estridentes só vão piorar o quadro. A bem da verdade, o Brasil nunca teve uma democracia autentica. Só funcionou, nos últimos 100 anos, cooptada pelos fuzis ou pelo escambo e subornos explícitos.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      A brecha abriu-se no impeachment totalmente casuístico de Dilma e com a administração Temer que simplesmente fez o contrário do que ele tinha dito que faria.

  21. Gustavo da Silva Sabino

    Concordo plenamente... Isso pode ser exemplo para que Lula e sua corja não tensione da mesma forma o judiciário e demais poderes.

    Responda
  22. Gustavo da Silva Sabino

    Concordo plenamente... Até pq Lula e sua corja vão dobrar as apostas.

    Responda
  23. Jose Neto

    Graças a você e muitos dos seus pares e a grande mídia , ajudaram no golpe, subverteram à justiça e a ordem democrática! Ganhamos o sujeito! Precisam pedir desculpas ao povo!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Demétrio faz cara de paisagem como se não tivesse nada a ver com o caos, como se não trabalhasse na globo e Folha gol pistas seguindo 100% a diretriz destes. Esse papo de igualar Lula a Bolsonaro é baixo. A quem ainda acha que engana?

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Acho que para o Magnoli, a despeito da retórica elevada, continua sendo "uma escolha muito difícil" como disseram celebremente os editorialistas do bairro do Limão.

    3. Alysson Barros

      Foi o que pensei.

  24. RICARDO BATISTA

    Esse texto disse umas boas verdades. Mas também dá pra entender os motivos dos nossos Chamberlains : O presidente conta com apoio nada irrelevante, sendo que uma parte bem fanatizada. Por outro lado, não é improvável que, no futuro, nossa geração seja julgada da seguinte forma : Entre o apaziguamento e o confronto, escolheram o primeiro. E tiveram o confronto. A ver.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Toc toc toc! (É madeira de lei, não polícia querendo entrar em casa...)

  25. Vilnei Herbstrith

    Já vi e li absurdos na minha vida. Mas analfabetismo político, ativismo político de esquerda em vez de jornalismo, conivência com desrespeito ao presidente e aos presidentes de poderes do país (menos do Supremo, claro) perseguição contínua, injustificada e injusta em busca de verbas do governo para publicidade e amor por degenerados, só aqui. Vai ser um prazer ver esta estrutura ruir ainda mais e se autodestruir ainda mais por falta de isenção e honestidade. E dê-lhe censura.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Demétrio Magnoli ativista de esquerda? O bagulho que você fumou tava estragado, filho.

    2. Jose Souza

      Heil Hitler!

    3. Marcos Benassi

      PelamordeLênin (não precisa do Jesus da Goiabeira), é o editorialista do carluxo? Credo!

  26. eli moura

    Eleito pelo povo, tirado pelo povo, isto é democracia. O golpe contra Dilma criou esta distopia. O povo tem que tirar com as eleicoes. Este libelu deixado pra trás só escreve abobrinhas.

    Responda
  27. Alberto A Neto

    Havia um país quando RENATO RUSSO cantava e sentia inspiração para compor em 1978, quando fazia parte da Banda Aborto Elétrico, sua "música clássica" que seria lançada em 1987 no Ãlbum "Que país é este!" pela banda que ficou conhecida por LEGIÃO URBANA. "Nas favelas, no senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a constituição Mas todos acreditam no futuro da nação Vamos faturar um milhão Quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão". O que Renato RUSSO comporia em 2022?!

    Responda
    1. Jô Maria Souza

      Vilnei, quantos anos você tem menino?

    2. Vilnei Herbstrith

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  28. Edvanio Ceccon

    Acho que Demétrio tem razão. Depois do impeachment da Dilma, taxado pela esquerda como golpe, virou tabu cogitá-lo novamente. Seria algo como repetir a ruptura democrática, estressar o país, joga-lo num abismo, inflamar os ânimos dos violentos e armados bolsonaristas. E agora, a dois meses da eleição? Melhor deixar pra lá... Só que não: ao tolerar os ataques claros, incisivos, à democracia, esgarçamos os limites e corremos o risco de não recuperá-los de novo. Atentar contra o país é grave!

    Responda
  29. José Alves

    Interessante que sobre a reunião de Fachin com os embaixadores nada dito, tudo certo tudo legal.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Diga-nos você: ele expeliu hidiotices tais como as do Bozo?

    2. Jose Neto

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Helano Timbó

    Perfeito.

    Responda
  31. JOSE LINO DA SILVA

    Traição é a palavra que batiza corretamente aquele evento.

    Responda
  32. Ana Elisa Lobo

    Demétrio, antipetista como sempre, reclama que ninguém pediu impeachment do Bolsonaro por causa deste evento com os embaixadores. Desinformado ou mau caráter? O Senador Jean Paul Prates, do PT, protocolou o 145o processo de impeachment de Bolsonaro, exatamente por isso.

    Responda
  33. Silvio Zancheti

    Concordo. Foi crime de Traição a Pátria. Concordo também : a estrema direita devastou a democracia no Brasil. Caso perdido.

    Responda
    1. Vilnei Herbstrith

      Já a extrema esquerda saqueou o Brasil inteiro e continua fazendo agora, com o fundo partidário.

  34. Décio Ceballos

    Acho que esse sujeito deveria ter os direitos políticos cassados mesmo que a posteriori. A instabilidade que ele provoca traz enormes prejuízos a tomada de decisão das pessoas, empresas, das organizações e do país. Não é possível que isso fique impune;

    Responda
  35. TEREZA JOACY GOMES DE MELO

    Com a palavra? Quem sabe. Parabéns!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.