-
Robson Simões
Pelos comentários dá para perceber a indigência intectual dos bozolóides, quando se depararam com um texto desse nível. Fazer o quê, né?
-
EMANOEL TAVARES COSTA
Conti, como sempre, nadando de braçada em mares bravios. Análise profunda do livro a que a crônica se refere e registro memorável da irracionalidade do eurocentrismo tão bem personalizado na polêmica figura de W. Churchill. Parabéns!
-
RODRIGO DORNELLES
O fã clube pira.
-
ANGELA MARIA CARDOSO FIUZA
Obviamente que o marxista Tarik Ali, que se beneficiou da melhor educação que o império pode proporcionar, deve escrever muito melhor que Winston. Afinal, em tempos de revisionismos e do politicamente correto, para gente como Ali e seus acólitos tudo vale para ver o mundo de ontem com as lentes de hoje.
-
Max Morel
Angela, acho que teremos que desenhar para o rapaz aí de baixo. Ele leu mas não compreendeu o texto. Coisas do Brasil iletrado.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
As citações não são do marxista Tarik, são palavras do macho-alfa racista e imperialista. Não entendeu o quer que Mário acompanhe suas crônicas com desenho?
-
-
ana marques
Mais um acréscimo: quando bem jovem, Churchil participou de guerras na África em que milhares de negros foram massacrados. Isto nunca é citado e ele achava tudo muito natural. Agora sabemos que isso é parte da sua natureza de pouca empatia por quem quer que seja.
-
Alberto Henrique
Churchill prestou um grande serviço ao mundo,mas não podemos negar que foi um racista.
-
Max Morel
Mas prestou um grande serviço ao mundo.
-
-
Marcos Benedetti
Sorte da humanidade o imperialismo inglês ter vencido suas batalhas no século XX, levando a reboque todo o mundo ocidental. Se hoje podemos expor livremente ideias e contestar o passado, devemos muito a isso. Imaginem se os britânicos tivessem escolhido um perfeito líder politicamente correto, e fosse derrotado pelos naz Istas? Muitos aqui, não estariam manifestando sua ingratidão histórica.
-
Maurizio Ferrante
Concordo com tudo - menos com a qualificação de pomposa e bombástica, a prosa de Churchill. Talvez o articulista nao conheça suficientemente idioma do Reino Unido, para apreciar com justiça o Churchill escritor.
-
Adolfo Dias
Empáfia nas Malvinas? Empáfia argentina, certo? Ou o governo britânico deveria deixar o território e população invadida ao abandono? É cada uma... Hilária essa turma.
-
Celso Augusto Coccaro Filho
Obviedade histórica evidente para os ingleses, em função do conservadorismo explícito e da insensibilidade com a vida humana (vide o desastre em Galípoli, na I Guerra). Povo evoluído politicamente, escolheu o candidato trabalhista para a reconstrução. Porém, se o tivesse feito para a Guerra, talvez não houvesse mais nada para reconstruir. Lá, ao contrário do que ocorre aqui, não é o rabo que abana o cachorro. Não se rejeita o realismo.
-
Marcos Benassi
Conti, querido e ilustre, o imperialismo é sempre lacustre, um bagulho pantanoso. Pouco importa a época, o sujeito e o contexto: a dominação de um pelo outro, a subjugação, a arrogância da auto-concessão de direitos sobre os demais, é eixcrota. "Ah, era o espírito da época, o modelo mental vigente". Tá bom, explica; entretanto, barbárie é barbárie: matarmos bichos industrialmente, pretos indiscriminadamente no morro, nada tira isso da nossa conta. Quem muda o mindset é o vivente com auto-critica
-
DORIVALDO SALLES OLIVEIRA
O Conti trouxe trechos de livro de Tariq Ali. Então, se querem se contrapor, que seja ao autor. Eu, vou aguardar o lançamento do livro por aqui.
-
Henrique Marinho
O chororô do autor paquistanês e a ladainha do colunista não conseguem contrapor o imenso legado e a figura sobre humana de Winston Churchill, assim como machos beta e gama só criticam o macho alfa quando ele está distante, ou morreu. Pí fio.
-
Max Morel
Leonardo, esse colunista entrevistou uma pessoa sósia do Filipão pensando que era o Filipão. Vexame histórico.
-
Leonardo L
O nome disso é anacronismo (julgar o passado com os valores do presente), é considerado um erro grave que deve ser evitado, e o colunista desconhece isso
-
Marcos Benassi
Ah, tá.
-
-
Ramiro Loutz
Estamos lutando para salvar o mundo da pestilência da tirania nazista e em defesa de tudo o que é mais sagrado para os homens. Não se trata de uma guerra de domínio, engrandecimento imperial ou ganho material; não é uma guerra para derrubar nenhum país. É uma guerra, vista em sua inerente qualidade, para estabelecer em rochas inexpugnáveis os direitos do indivíduo e é uma guerra para fazer reviver a grandeza do homem. Winston Churchill - uma vida, volume II
-
Ramiro Loutz
Olha Marcos, não afirmo que todas as histórias que o Conti escreveu são falsa. Publiquei um trecho da biografia do Churchill e não conheço essas histórias. Porém, de novo, não duvido. Agora, você vai me desculpar, mas definir o Churchill da maneira que ele definiu é de uma pobreza retumbante. Imperialista? O Churchill segurou o Império Nazista no dente!
-
Marcos Benassi
Limpar os ratos do vizinho não desfaz o estrupo que o sujeito comete em casa, Ramiro. Solucionar uma questão de saúde pública é necessário, importante e meritório; todavia, não desculpa nem justifica a barbárie doméstica.
-
-
Ernesto Dias Junior
Analisar o passado com a régua do presente é desonestidadeintelectual. Colocar Putin e Biden no mesmo balaio deixa o colunista bonitinho na fita da esquerda. Textículo.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Se não for com a régua do presente, acabamos achando que a Inquisição foi justa e Torquemada um santo homem. Sem regressar tão longe, que régua o prezado usaria para analisar Stalin?
-
Celso Augusto Coccaro Filho
Bem colocado. O emprego deve estar balançando na Folha ou está sem amigos para almoçar. A avaliação histórica é interessante, mas é requentada. Os ingleses já sabiam de tudo isso quando escolheram WC ou quando o rejeitaram. Mas certamente não pensaram em defini-lo como macho alfa ou expressão semelhante da época.
-
-
Carlos Eduardo Salles
O texto no deixa a impressão que o articulista crê que talvez fosse melhor se os nazistas tivessem vencido a guerra ou então que a ditadura militar argentina se mantivesse mais tempo no poder.
-
Max Morel
Carlos, é isso mesmo. Do jeito que o esquerdão coloca as coisas, achando que WC foi só defeitos, ele nos leva a concluir que Hitler é que devia ser bom, assim como a ditadura militar argentina nas Falklands.
-
Raymundo De Lima
"Deixar impressão" é uma mera subjetividas, made in senso comum. Outra, é fazer interpretação baseada em argumentos e fatos. Ou seja, Salles não leu bem o texto, portanto, ficou apenas na "impressão" ou "pré-impressão", "doxa".
-
Alberto Henrique
Como você é bu-rro,não vou nem pedir pra você ler novamente.
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
Não entendeu nada!
-
-
antonio mateos
Mais um besteirol jornalístico. A figura de Churchill, certamente controversa (raros são os homens com a sua dimensão que não o sejam), se dispensa canonizações, seguramente merece o status que se lhe concedeu. Expressão máxima de liderança em uma época terrível. Um gigante, apesar das frases pinçadas aqui e acolá.
-
RODRIGO DORNELLES
Possivelmente um stalinista escreveria o mesmo sobre o georgiano bigodudo.
-
-
Ricardo Schiavon
Moro no Reino Unido há dez anos e acho nauseabunda essa canonização que se faz, aqui e alhures, deste genocida. Que conservadores ingleses o reverenciem é compreensível, esperado. Mas aqui nesses comentários vejo brasileiros, que Churchill consideraria pouco melhores que mandris, defendendo a sua memória. Merecemos nossa condição de subalternos.
-
Celso Augusto Coccaro Filho
A canonização está no cinema. Já assistiu aos últimos filmes com o personagem? Um santo Não dá para negar, porém, a sua relevância histórica. Num contexto selvagem, talvez tenha sido necessário um genocida para conter outros, iguais ou piores, especialmente numa democracia que soube controlá-lo ou expeli-lo. Como lidaria Gandhi com Hitler, Mussolini, Stalin?
-
Marcos Benassi
Parece-me, caro Ricardo, que falta reflexão e sobra uma epidérmica consideração pelos "feitos heróicos", principalmente porque estamos na condição de beneficiários secundários. Como você bem fez notar, se estivéssemos à mão, seríamos a bucha do canhão, fácil. Churchill e o Império da Rainha não fariam conosco nada melhor do que o fez a Coroa Tuga, haja vista o ocorrido na Índia, EUA e Austrália. Seríamos macaquinhos não-amestrados.
-
-
Mario Habka
Conti falou de alhos e bugalhos!!!
-
JOSE A MARTINI
Minha nossa que barafunda que a folha alcançou ! Churchill racista e tudo de mais de ruim, quem vai bem mesmo é o Conti e suas análises. Depois reclamam que a democracia corre perigo e etc....um amontoado de frases foras do contexto , negando a história concreta e os feitos daquele momento. Estão de parabéns , que jornal instrutivo !Depois não venham reclamar do nivel do debate..
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Sem dúvidas seu comentário cheio de argumentos e contextos abrilhanta o debate. Certeza que o prezado não viria reclamar dos debates no cercadinho aquele.
-
-
Marcelo Galvao de Oliveira
Cancelamento retroativo. Ridiculo. Falta de assunto. Churchill deve estar querendo ressuscitar só para rir desse artigo.
-
Leonardo L
O nome disso é anacronismo (julgar o passado com os valores do presente), é considerado um erro grave que deve ser evitado, e o colunista desconhece isso
-
-
Antônio Sanches
Ficou evidente que o bem nunca vence o mal, 2018 Bolsonaro bateu o PT que era o vilão, hoje o PT lança-se como o favorito sobre Bolsonaro.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Não é o PT não se lança, quem lança Lula contra o nosso mico, ôpa! mito, é o povo brasileiro.
-
-
Elzira Eunice da costa
Teria o ativista/jornalista coragem de citar as frases e principalmente os feitos de Stalin ?? Claro que não !! Afinal ele é um ativista e precisa sempre defender seus ídolos ! Por essa e outras que o " jornalismo " perde cada vez mais a credibilidade com as pessoas comuns.
-
Marcos Benassi
Bozofrênico não é "gente comum", exatamente, não no sentido de maioria estatística. Graças a Zeus.
-
Mario Habka
Isso aí Elzira!!! Que mistureba é essa do Conti de mal gosto? Meu Deus do céu!!!
-
Nelson Esteves
Ah, desculpa, mas ninguém está falando de Stalin.
-
Nelson Esteves
Ah, desculpa, mas ninguém está falando de Stalin.
-
Reginaldo Borges
Mas essa fato colocado por você anula o fato colocado pelo jornalista? Estou interessado contra nas duas questões.
-
André Costantin
Enfia teu stalin no tanque de gasolina, bo zo ca
-
-
José Roberto GARCIA
Mario Sérgio Conti é um jornalista extraordinário. Sua erudição é incrível. A profundidade de seus artigos é impressionante. Mario Conti vai sempre na contramão da mesmice e do comum. Esta sua análise sobre Churchill é impressionante!
-
Celso Augusto Coccaro Filho
Requentada. Só é nova no deslumbramento carente da nossa atualidade nacional. Sempre se soube quais eram os defeitos e qualidades de WC. Sua personalidade foi útil em tempos bélicos, rejeitada pelos ingleses nociva, e restaurada na tensão maior da Guerra Fria. Não adianta negar que havia Hitler, Stálin e outros, entrando no ringue, sem proposta de concílios internacionais ou carta de direitos humanos. Imperialismo inglês contra imperialismo nazista ou soviético.
-
Marcelo Galvao de Oliveira
Cancelamento retroativo. Ridiculo. Falta de assunto. Churchill deve estar querendo ressuscitar só para rir desse artigo.
-
Elzira Eunice da costa
Pena que não tenha coragem de fazer uma análise de ditadores como Stalin, lênin e Castro ! O ativismo o impede !
-
-
Alberto A Neto
Tarik Ali é genial! Seu "QUINTETO ISLÂMICO": A sombra da romãzeira; Mulher de Pedra; Um sultão em Palermo; A borboleta dourada; O livro de Saladino. Deveria ser obrigatório à leitura no Ocidente. Ninguém leu; nem Conti. Há também: Bush na Babilônia e Medo de Espelhos. Porém, os melhores também pisam no tomate. No caso Tarik pisou no tomateiro, não no tomate. Churchill sempre será o maior estadista de seu tempo. Igual a Getúlio. Não acertam sempre mas não erram à hora azada cruciante decisiva!
-
Marcos Benassi
Bem, Alberto, não me pareceu quererem tirar o Churchill do trono. Agora, limpar o ouropel, a redução monolitica do sujeito à figura do herói libertador, sim, e sem delicadeza alguma. Vale pra qualquer um, inclusive - pra quem tiver estômago - pro Lula, que é no momento presente, quem eventualmente nos libertará do nosso private genocida tabajara.
-
Peter Janos Wechsler
Vargas simpatizou com o nazismo e foi um ditador. Exatamente ao contrário de Churchill.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.