UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Silêncio na desordem

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Bem fez a Costa Rica que cortou o mal pela raiz. Hoje colhem os frutos de sua sábia decisão.

    Responda
  2. S RGIO DA SILVA

    Alguém falou em quatro linhas da constituição. Defendendo o desgoverno. Isso é besteirol adotado e aceito no besteirol do futebol. Quanta cultura e discernimento não. Será que essas tais quatro linhas seriam formadas pelas palavras: presidente, general, coronel, capitão. Uma em cada linha. hâ. kkkk

    Responda
  3. CARLOS BECKER

    A turma da prótese peniana vai "endurecer" pro lado do bolsonaro? Kkkk

    Responda
  4. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    A mesma lorota de "golpe". Quanta bobagem já escrita no "golpe" contra a Dilma. O Presidente vai ganhar de novo dentro das quatro linhas da constituição e o colunista adorador da Ditadura Militar cubana, virou sambista de uma nota só.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Mundo paralelo

    2. Joaquim Rocha

      Ruminar palavras de apoio ao maior id iot a que já entrou na política só demonstra a própria imb ec ilid ade ou a falta de caráter.

    3. José Lemos da Silva Filho

      Joaquim, ah Joaquim! Tsc tsc tsc

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Noção zero.

    5. Marcos Benassi

      Ah, as quatro linhas! Quando notar que, também elas, delimitam o "quadrado de entrar luz", vulgo janela da cela, creio que o Bozo parará de repetir essa hidiota expressão hindiomérdica.

  5. Jose Roberto de França

    Sr. Antonio Linhares. O R.G. do Sul devia tomar vergonha e mandar o Mourão pro inferno.

    Responda
  6. João Carmo Vendramim

    Como já dito aqui, milicos não mostram interesse em trocar praias e corte pelas florestas e fronteiras. Os milicos querem alçar a condição de quarto poder para cavar mais boquinhas e expandir criminosos privilégios. Milicos Brasil, desde golpe contra D Pedro II, fazem mal ao Brasil. Vade retro, milicos!!

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Sêo Janio, se me permite um à parte, baixinho, ao pé do olvido, diria que já quase me esqueci desses que, só agora, murmuram contra a Bozofrenia, a Bozonéscia e a Bozolinagem: "vão fão", como diria (salvo engano) São Jaguar n'O Pasquim. Vosmecê usou o pulsilânime; coleguinha leitor ilustrado, hoje mesmo, expeliu um "solerte", lindo; Ministro Seu Ricardo, uma delicada metáfora lupo-ovina. Eu tô achando mêmo é que as (pros)instituições abriram as pernas com gosto, e tá difícil fechar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Metáfora, aliás, delicada demais: muita pluma onde se pede mão plúmbea. Metádentra seria mais melhor de boa.

  8. Neli de Faria

    Perfeita análise e acrescento: se o Exército tivesse expulsado o mau militar, consoante o general Ernesto Geisel, hoje a História seria diferente.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Iguais não se expulsam. Lembra o milico terrorista que se explodiu no carro com a bomba? Pois foi promovido.

  9. Joao Amorim

    O Brasil tem muito tempo ser ter uma guerra . Esses militares brasileiros não têm o que fazer então ficam pensado em fazer besteira, em inventar ou mesmo querer ficar rico num lugar que não é para quem quer enricar e sim servir seu pais , acima até da própria vida. Na verdade os milicos têm o que fazer mas será que eles estão dispostos a sair das praias pra a floresta ? da corte para a Amazônia?

    Responda
  10. Devanir A Merengué

    É cômico e trágico perceber que quando não se tem nenhuma função é necessário inventar alguma. Caçam comunistas como se caçavam pokemons! Belíssimo texto!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Deva, caríssimo, pokemon se caça em campo. Esses jostas nem saem do quarto, só olham debaixo da cama... Não precisa nem de espertofone.

  11. Valter Luiz Peluque

    Jânio de Freitas, perfeitamente arguto e imprescindível. Pra que servem, afinal, as FFAA?

    Responda
  12. Jane Medeiros

    Alguém precisava dizer o que são, o que representam e os reais limites das Forças Armadas no Brasil! A Constituição já deixa claro, mas, o colunista, sublinhou. Que se atenham a sua função, sem atrapalhar mais a vida democrática do país!

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      forças armadas brasileiras - Nos moldes atuais, um mal totalmente desnecessário.

  13. Reinaldo Silva

    Excelente artigo, somente uma observação. Não houve a tentativa de profissionalização dos militares entre os governos FHC e Temer, porque os militares foram os vencedores ao impor uma "abertura política" pós-ditadura, sem sofrerem nenhuma punição pelos crimes que cometeram. Esse fato ecoa na cumplicidade das Forças Armadas com o governo Bolsonaro. De posse desta impunidade, aguardaram o momento certo para voltarem ao poder central do Estado, que se iniciou com o golpe de 2016.

    Responda
  14. jose borges

    A poesia do silêncio.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Delicado em excesso, Jorge: é pornografia com botão mute apertado.

  15. Claudio Carvalho

    A obsolescência das Forças Armadas se deslocou dos armamentos para a própria razão de ser. O "excesso de contigente", outrora reservado aos reservistas do serviço militar, pode bem se tornar a extinção desse resto de capitães-do-mato. Sobrantes, podem finalmente encontrar um destino para um contingente que não serviu para nada - a não ser o mal serviço militar a assediar a paz civil dos brasileiros. Janio, sublime!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Lindo, bateu no figo.

  16. Claudio Carvalho

    A obsolescência das Forças Armadas se deslocou dos armamentos para a própria razão de seU. O "excesso de contigente", outrora reservado aos reservistas do serviço militar, pode bem se tornar a extinção desse resto de capitães-do-mato. Sobrantes, podem finalmente encontrar um destino para um contingente que não serviu para nada - a não ser o mal serviço militar a assediar a paz civil dos brasileiros. Janio, sublime!

    Responda
  17. José Fernando Marques

    Espero que a moderação da Folha não me censure (como tem feito) se eu disser apenas: excelente artigo. Como tudo o que escreve Janio de Freitas.

    Responda
  18. jose batista

    Jânio, velho(aco) militante equivocado!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim, Jânio é militante. E não raro irritante. No entanto, nesse texto de hoje, em nada está equivocado.

    2. Marcos Benassi

      barista de café fraco. E se acha...

    3. ANTONIO CZAS

      O senhor me fez lembrar um quadro de um programa do Jô Soares: " cala a boca batista"!

    4. Roberto Amaral

      Orra meu largar ozônio na toba

  19. Paulo Otrebor

    Militares!!!!Mandem eles pro front, Amazônia, kkkkk

    Responda
  20. flavio pedrett

    Que preguica discutir este senhor que governa o pais. 'A luz de tudo que vivenciamos nestes quase quatro longos anos, caso ele seja reeleito e' porque merecemos.

    Responda
  21. Jose Roberto de França

    O bozo e o Mourão são dois golpistas. E o Mourão vai ser senador pelo Rio Grande do Sul. Só quer a malandragem do senado e as mordomias. Uma vergonha.

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      Antonio, não se antecipe. Caso o RS o eleja, estará provado o contrário. Pena que será um senador da República e não só regional.

    2. jose batista

      Cuba, vc e suas posições confusas e equvocadas!

    3. Antonio Linhares

      Esses dois se merecem. Um general submisso e humilhado constantemente por uma capitão, não se dá ao respeito. Espero que os gaúchos expurgue Mourão nas urnas, não merece ser representante de um estado respeitado.

  22. delane José de souza

    Por que será que alguns ministros usam indevidamente 'u' no nome?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sutileza excessiva ou somente minha burrrice pessoal?

  23. José Antonio Bonato

    Palavra certa: "obsoletas". Poderiam acrescentar que são muito caras e inúteis, a não ser para inviabilizar o país, com repetidos retrocessos. Inimigas dos compatriotas. É o câncer do Brasil. Um governo sério, com amplo respaldo na sociedade faria uma reforma radical nessa corporação. Teriam um papel importante se se limitassem a atuar na Amazônia, em defesa da fronteira e dos recursos naturais. Basicamente lá.

    Responda
  24. Alberto A Neto

    Não faz muito tempo, o colunista incensava o vice Mourão, como se fora alguém fora da curva dos filhotes da ditadura. A dupla golpista puro-sangue, tanto o capitão quanto o general, diletos discípulos de Sílvio Frota. Agora, dois anos depois, Jânio finalmente admite não haver exceção à ontologia bonapartista. A regra no Forte Apache é intervenção. "Quantas divisões têm o Gari e o Médico?". Luís Inácio e Jair Messias são farsa e tragédia. Seguimos a todo vapor ao colapso; ou à desordem!

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Tem razão! É o que temos pra hoje.

  25. Galdino Formiga

    Golpe imaginário.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      O golpe do Bolsonaro não é com tanques. É criando um exército de cupins que corroem as instituições, questionam as vacinas e até a lei da gravidade. Uma mistura estequiométrica de pouca inteligência e mau-caratismo.

  26. Arnaldo Flores

    ...1- se querem ser militares, parem de provocar desordem institucional. Já a fizeram demais, quase ininterruptas nos 133 anos desde o golpe da República. 2- militares têm as armas, mas a importância que pensam ser sua, neste país, quem a tem são os garis e os bons médicos. Obsoletas entre vizinhanças pacíficas, forças militares na América do Sul são uma duvidosa tradição. Onde assino?

    Responda
  27. RICARDO BATISTA

    E a cara de pastel dele esperando pelos aplausos que não vieram? Parece que, às vezes, ele esquece que o mundo não se resume àquele cercadinho lamentável. Embaixadores geralmente têm inteligência e nível cultural muito acima da média. Momento The Office. Momento constrangedor!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cê tem é muito estômago de ver a Bozoofilia explícita, caríssimo. Eu agradeço, porque compartilho do escárnio sem ter que sofrer, mas é um risco hepático, hein?

    2. jose batista

      Moment off glória!

    3. Roberto Amaral

      Caro se os slides exibidos fossem feito com apoio do Itamarati não teríamos erros na grafia. Nosso corpo diplomático são fluentes em vários idiomas. Mas o certamente optou por consultar o carluxo, o bananinha que pretendia ser embaixador nos usa ou quem sabe o gengivão foragido da justiça que reside nos eua e não conseguem a extradição do beiçola.

  28. Roberto Amaral

    Seu Janio se ainda não foi chamado de vermelho ou comunista será. Texto para guardar agradecido.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahaha, isso é aposta ganha, Roberto, não vale. No dia em que forem criativos, será a glória, como rosnou coleguinha barista aqui acima de você - muito embora eu não saiba o que ele quis dizer.

  29. Angelo Batista Goulart

    Essa participação do Partido militar no golpe da presidenta Dilma , no apoio ao traíra Michel Temer, e na adesão total a cargos comissionados no mandato do Governo do Capitão Jair Bolsonaro , complicou e deixou ridicularizada as Forças Armadas Brasileiras , um fiasco. Com o conceito de confiança e respeitabilidade abalados nas ultimas pesquisas sobre Instituições que o povo confiam . Os militares bolsonaristas são uma minoria e precisam sair .

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      À toda evidência que os militares têm de sair e aquietarem-se. Porém esse nhém, nhém, nhém de presidentA e etc não se deve restabelecer. Aquilo foi um caos, não tão grave quanto o atual. Mas o atual tem, em grande medida, aquilo como causa.

    2. José Tarcísio Aguilar

      Os golpistas precisam sair. E aos que restarem, se algum, é preciso rever o currículo escolar. Não é possível admitir uma instituição de estado que seja formada por ideologia contra o estado.