Muniz Sodre > O saturado e o podre Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Podemos aplicar a teoria de Sorokin, da saturação da forma social, à civilização maia. Esta era baseada numa estrutura teocrática de poder. Talvez a teoria deva ter um apêndice da psicologia, isto é, o que leva os homens à saturação? Na civilização maia há várias hipóteses, guerras entre as cidades maias, superpopulação, exaustão do solo, etc. Uma teocracia pode ser sustentável como forma de poder?
Não chegamos ao auge possÃvel, apesar dos absurdos evidentes. O mundo não aprendeu que nem mesmo a guerra elimina os inimigos, que depois é preciso voltar a conversar.
A pergunta que sobra é como, mesmo apodrecendo, a oligarquia se regenera?
A oligarquia tem poder economico e portanto poder politico. O poder simbolico, moral, muda sem problema algum.
Manja aquela manobra pictórica do Dorian Gray? Poi Zé, Michel, aquela.
Minha Vossa Senhora, Justa Lerda, sêo Muniz, que paulada magnÃfica! É assim que o senhor trata seus leitores? PelamordeLênin, falando assim tão limpidamente, tão denso mas tão compreensÃvel, tão didático sem professoralismo algum, pegando nossa mãozinha e lavando-nos até a luz, até nos humilha. O rés-do-chão que represento, humildemente, agradece. E aquele ao qual me oponho, certamente, zurrará alto - ou não, nem dará conta.
Acho que nem a melhor correção de solo do mundo pode salvar "A terra Brasilis", todos os seus nutrientes foram exauridos ao extremo .
Meu caro, se os milicos não gastarem toda cal no meio-fio, pode haver esperança.
Tudo está cheirando a ovo de ema que passou da validade.
Em sempre benefÃcio próprio todos se apegam em que imaginam saber iludir os outros, textualmente. Na realidade, inclusive mundial, o fim da eras pacÃficas chegam quando todos ficam do mesmo lado econômico. Democracia e capitalismo serão reinventados.
Texto do Muniz Sodré irretocável.
Com todo o respeito, mas esse texto é perfeitamente dispensável, parece as notas vazelinadas de " repúdio " que vemos aqui todos os dias. Sacal .
Não perca a paciência, meu caro: é também isso que a Bozofrenia deseja, que a Bozonéscia desça sobre as qualidades que ainda restam.
O apodrecimento gerado pelo bolsonarismo, ele mesmo em putrefação terminal, inspira em seus incautos fiéis esse sentimento de deprê e enfaro...
Pois é Muniz. Exaustão de tudo. Saturação de tudo. Cansaço de tudo. Sensação de vazio. Do nada pra lugar nenhum. Excesso de informações antagônicas que exigem doses cavalares de atenção e filtro para separar o joio do trigo. Excesso de ódio. Excesso de gritos e ranger de dentes. Excesso de intolerância. Excesso de arruaças. Excesso de ignorância. Excesso de incivilidade. O Excesso de excessos deu lugar a escassez de honestidade, de amor, de alegria, de simpatia, de simplicidade e de paz.
O comentário de Gaya Becker registra a desesperança de todos nós.
É isso Gaya, infelizmente teremos de encontrar caminhos dentro deste cenário de desalento para continuar existindo como civilização, e isto inclui ter forças para reverter o declÃnio e exaustão dos recursos da natureza. Tenho dois filhos pequenos e por isso sou obrigado a ter esperança e seguir lutando por um mundo mais legal. Como dizia o poeta Chapolim, sigamos os bons!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > O saturado e o podre Voltar
Comente este texto