Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "reparem que é um sistema que permite que uma pessoa como eu consiga ser eleita." Quando o coiso foi eleito, não só presidente mas todas as outras vezes, o regime era democrático. Num regime democrático, o povo tem o governo que merece. Se ele for reeleito no voto nas próximas eleições, o Brasil merece se tornar o que o coiso está tentando fazer. Brasileiros não merecem viver em uma democracia se ele voltar para a casa de vidro.

    Responda
  2. Jose Roberto de França

    Em cidades como São Paulo os viadutos viraram senzalas. Pobres morando embaixo dos viadutos. É a miséria exposta pra todo lado. Mas o bozo ainda tem 30% de apoiadores. O bozo está derrotado mas o bolsonarismo vai continuar ativo. O governo Lula vai enfrentar problemas nunca vistos. E os bolsonaristas estão armados e confiando na impunidade. Mas não podemos nos acovardar.

    Responda
  3. Ana Lúcia Rodrigues de Carvalho

    Ótimo! Ele é do tempo em que havia ginásio, como no meu. Não existia power-point, mas tinham professores que não perdoavam bobagens. Nem pra "segunda época" ele iria. Reprovação e só. Tomara que isso se reflita nas urnas.

    Responda
  4. CARLOS BECKER

    Será que os milicos (aquele pessoalzinho das próteses penianas) estariam dispostos a "endurecer" pro lado do bolsonaro?

    Responda
  5. Marcos Benassi

    [Oh, Deuses da Ciência Sençurotrônica Folhosa, tende piedade de meu humílimo comentário. Juro de pés juntos e dedos descruzados que não pretendo, com ele, ofender à brasilidade. Nem mesmo podendo, minhas tortas idéias, fazer algum incauto pensar que há contradição entre o que esta Folha prega e aquilo que pratica com seus fregueses. Amém.]

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Ricardíssimo, meu caro, mais uma vez tenho a resposta pras tuas dúvidas - ainda não cobro, mas se continuas assim, pá... É que és Tuga, e os Tugas têm o desagradável hábito da racionalidade e da precisão; nós, na Filial, cultivamos o absurdo. Pergunto à senhora que atende ao balcão: tens pastéis de natas? Ao que ela me responde com um impaciente "Siim!", vira e atende ao próximo. Ora, é uma pastelaria ou uma garagem mecânica? É tamanha a Hidiotia brazuca, que um bípede se espanta.

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Peraê, Bena, não vamos confundir com idiotice as variações semânticas de nossa boa língua. Herdada dos lusos, mas enriquecida de duplos, vários sentidos. O óbvio é muito limitado.

  7. Claudio Goldman

    Excelente !

    Responda
  8. Marisa Oliveira

    Poderia dizer: "não concorrerei porque perderei."

    Responda
  9. Fernando Candido

    Belo texto, último parágrafo memorável! Acho que ele deveria renunciar, visto tamanha indignação que sente, diante desse obstáculo (democracia) que o impede de eliminar o que resta do país.

    Responda
  10. jose batista

    Lamento q já chegamos!!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, porque o stf nos tolhe, nos pune e nos bota de cantinho na sala, com chapéu de burrro. Já sabemos.

  11. jose batista

    Já estamos numa ditadura!

    Responda
  12. Devanir A Merengué

    Que texto perfeito!

    Responda
  13. Helio Cardoso

    Correto Ricardo, teria sido ele mais convincente e coerente, se tivesse recusado ao cargo dizendo: "Não assumo a presidência de um país em que há fraudes no sistema eleitoral!"

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, não dá pé, caro Hélio. Até porque, teria que, numa atitude perfeitamente Ibérica, retirar as palmas das mãos do chão e comportar-se como Bípede. É impossível.

  14. Djan Zanchi da Silva

    Texto ótimo, e o parágrafo final, melhor ainda.

    Responda
  15. Marcelo Innecco

    Acho que deveriam trocar de presidentes por um mês, só um mês, Portugal e Brasil. Assim ambos países poderíamos entender cada qual. Como quem troca um líder da UE ou do Mercosul. Em homenagem aos velhos tempos...

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Considerando a atual situação de Portugal, seria uma troca com bastsante lucro. Apesar que até uma garrafa pet vazia e furada faria um governo melhor.

  16. Joaquim Rosa

    Ter um espécime assim no comando não me surpreende. O pior é constatar o quanto de apoiadores ainda se mantêm fiéis. Ora pois!

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Não são apoiadores, são fãs !!

  17. moacyr da Silva

    O o próprio nazi-fascista querendo se perpetuar no poder e continuar sendo um ditador psicopata

    Responda