Ilustrada > Bolsonaro é reação de elite que não precisou da lei para ser racista, diz historiadora Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vinicius Rodrigues

    Por muitos comentários vistos, se percebe que o argumento racista no Brasil é dizer que o racismo não existe, que nada mais é que vitimismo ou "lacração". Difícil viu

    Responda
  2. grace mongstad

    Folha, escreva mais sobre o tema. Entrevistem pessoas inteligentes e que tenham compromisso com a justiça e igualdade entre nós seres humanos, como esta historiadora. Nota 10! Pelos comentários as pessoas estão precisando muito

    Responda
  3. Márcio Scrignoli

    Pela enxurrada de comentários reacionários notamos que a tese está confirmada. Não precisamos de maus nada, o Brasil é racista.

    Responda
  4. Manoel Gonçalves

    Queria vê a cara da escritora quando ela vê dois jovens negros em cima de uma moto passando e depois voltando ao encontro dela

    Responda
    1. Diego Mentor

      Já vi 2 homens numa moto retornar pra me assaltar, e não eram tão jovens, nem negros. Brancos, pois, de pele parda clara, tinham fenótipos brancos, como cabelos lisos e boca e nariz afilados. Aliás, na minha cidade existem poucos pretos e, ainda assim, há criminalidade recorrente. Veja só. Vamos criminalizar a moto, que tal?

    2. grace mongstad

      Espero, Manoel, que vc não seja tão mal e ignorante qto o seu terrível comentário. A historiadora fala das causas, das diferenças de oportunidades, das injustiças , de um Brasil com pessoas assim, tenebrosamente desumanas

  5. Emilton Rocha

    O racismo no Brasil foi importado pela mídia esquerdista que não têm o que fazer, a não ser ficar com esse blá blá blá sem fim... Tudo agora é racismo, bullying e violência quem vem da própria imprensa que faz o diabo para vender seus produtos.

    Responda
  6. Barbara Maidel

    Essa é a historiadora que numa matéria do Fantástico disse que policiais são truculentos com negros porque nos livros didáticos os negros só aparecem na condição de escravos. Pelo visto vai ser um estrondo a obra. E, como tem ocorrido nas análises do movimento negro, provavelmente teremos anacronismo alarmista ali também. Nicho ruim, mas ao que parece está ajudando editoras a ganhar dinheiro. Será mais um dos livros que entupirão os sebos no futuro? Veremos.

    Responda
  7. fabio aguiar w costa

    Ajuda muito ver 'Notícias de Uma Guerra Particular' de João Moreira Salles de 1999. Nada mudou.

    Responda
  8. Marcelo Galvao de Oliveira

    Excelente artigo. Lacrolândia em êxtase.

    Responda
  9. Luciana Pazito

    A professora usa a estranha expressão "regresso conservador ". Se é um regresso não pode ser conservador. É reacionário. Desculpa, mas não ficou bom não.

    Responda
  10. Vanderlei Nogueira

    "nunca adotou leis abertamente segregacionistas. No entanto, o Brasil nunca o fez porque nunca foi necessário" Talvez..., a periferia representa a esquerda Utiliza a Rússia e o centro das cidades representa a direita apoiada pelos EUA. A periferia representa a migração e uma espécie de fronteira entre o norte e sul do país, e assim evitar uma divisão maior do país entre norte e sul. (Guerra Fria).. O Norte e o Sul têm em sua composição 70% e 15% de afrodescendentes respectivamente....

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Temos uma segunda visão para o conflito norte e sul: Quinto reich x 8ª Raça Mundial

  11. Henrique Marinho

    A questão da continuidade do desumano tráfico de escravos no Brasil após a proibição pelos ingleses não tem a ver com racismo, mas com o capitalismo colonial. Aqui a colunista mistura alhos com bugalhos.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      A base do tráfico de escravos era a desumanização dos negros, ou seja, o racismo ao seu extremo

    2. Henrique Marinho

      Existiu sim. Veja a Wiki: O Capitalismo Comercial ou Mercantil é considerado o pré-capitalismo, uma vez que representou a primeira fase do sistema econômico capitalista. Ele surge no final do século XV, marcando o fim da Idade Média e o início a Idade Moderna, o qual durou até o século XVIII, quando desponta a Revolução Industrial.

    3. Luciana Pazito

      Henrique, terei que discordar pois nunca existiu capitalismo colonial. Existiu capitalismo industrial e capitalismo financeiro. A economia colonialista não era capitalista.

  12. Ary Dantas oliveira Junior

    So' lembrando a escriba que racismo, assim como a roda e o fogo, já existiam antes de jesus Cristo. Sem sensacionalismo por favor!!

    Responda
    1. Luciana Pazito

      O Ary escreveu, escreveu e não disse nada. Nada de relevante. #Pronto falei#

    2. Diego Pereira

      O balanço histórico do tema foi muito bem feito no texto, Ary. Com sensacionalismo ou não, que tal ler o livro?

  13. Geraldo Junior

    Papo chato esse de ver em tudo racismo. A FOLHA é criminosa ao tentar transformar isso em ódio racial! Um bando de colunistas que não tem nada para falar somente ver racismo em tudo e criminalizar todos os atos, ações de quem não é da cor deles!

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Você é branco, acertei?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.