Opinião > Por que decidi votar no PT pela primeira vez Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O presidente Bolsonaro não governou, ele desgovernou o paÃs. Mais quatro anos é suicÃdio. Só temos duas alternativas concretas. Se os postulantes tivessem embolados nas pesquisas, tudo bem. Mas a diferença é muito grande, sem chance, só se houver um fato novo que mude o cenário. Por enquanto a solução é a apontada pelo articulista. Quem insiste nessa discussão insana de terceira via é niilismo. Não à reeleição!
Escolha de um dos lados não me parece uma opção válida. Eu me recuso a escolher entre o imbecil, irresponsável, inconsequente e o demagogo, pelego, corrupto. Ambos sacrificam a vida, a democracia, a dignidade. O descaso de um ou o roubo bilionário de recursos públicos de outro são formas diferentes de genocÃdio. A essa opção obrigatória, prefiro sacrificar meu voto.
...se os seus escolhidos se aliam a regimes totalitários, ditatoriais, fica cristalino que democracia não é definitivamente essencial para aqueles. Obrigado. Não. Mantenho a minha opinião.
Caros Leonilda e Davidson, obrigado pelos comentários. A opção de ambos é clara, respeito, embora não concorde. A escolha do menos ruim é o que tem prevalecido na nossa polÃtica desde há muito. E o resultado aà está: eles se superam a cada mudança com requintes de crueldade. Vocês podem não ter essa ideia, mas, honestidade é um princÃpio muito caro pra mim, aprendi em casa e não abro mão disso. E em se tratando da coisa pública a régua é mais longa e precisa. Não dá pra transigir. Ainda, se...
Você está escolhendo o "... irresponsável...", não só isso, quem não ligou para mais de 700 mil mortes na pandemia (muitos nem foram contados como Covid por causa dele). Se para você todas essas mortes são piores do que o que acusam o PT de ter desviado (1% do que o governo tem agora com o orçamento secreto e a PEC da reeleição), vc não liga para as mortes, não é? O PT nunca ameaçou a democracia, atacou o STF, TSE, nunca duvidou das urnas eleições nem articulou golpe. Precisa mais?
o sacrificio da omissao tambem é um ato politico ....; é puro sofisma comparar descaso com roubos diversos só pra justificar a covardia da omissao
Bolsonaro representa tudo que Deus detesta. Provérbios 6:16-19: Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: ¹olhos altivos, ²lÃngua mentirosa, ³mãos que derramam sangue inocente, tcoração que traça planos perversos, upés que se apressam para fazer o mal, va testemunha falsa que espalha mentiras e waquele que provoca discórdia entre irmãos.
É isso aÃ! Bolsonaro já acabou com uma geração, com a fome, fslta de saúde, falta de educação, destruição do meio ambiente, distribuição de armas. Fora a corrupção encoberta pelo aras.
Lula deixará para seu sucessor dÃvida bruta de 64% do PIB, a maior dos últimos dez anos
Você é um pobre coitado, ignorante que deveria sair deste paÃs juntamente com seu chefe do Estado.
Lula ainda não foi eleito, não tomou posse nem governa. Em que planeta o senhor reside??!!
Concordo com tudo. E tendemos resolver no primeiro turno. Como bem lembrou Elio Gaspari recentemente, será impossÃvel anular eleições onde militares de candidatos serão votados e eleitos. Absoluta prioridade é tirar esse insano mau caráter de onde nunca deveria ter chegado. E a famiglia, tirar todos. Que trabalhem, finalmente.
Que trabalhem na penitenciária que os abrigarão.
Puxa, Maria, você estava indo bem, mas desejar que os bolsonaros trabalhem, puxa vida.
Pois é. Anulou o voto, né?
Sábia decisão! A democracia é o pior dos regimes a exceção dos demais!!!
Conclamo todos os amigos, conhecidos e admiradores do Ioschpe a fazerem, em 2 de outubro, o mesmo que ele fará. Virem seus votos em favor de um Brasil mais risonho e feliz.
Assino embaixo palavra por palavra. Falou tudo!!
Apoiado. Errar e não corrigir o erro é desonroso. É uma eleição da civilização contra a barbárie, da vida contra a morte, da democracia contra o autoritarismo.
Vai perder o voto.
Não me parece que votando no Coiso você ganhe o voto. Como bem disse o articulista: é muito melhor escolher um capitão que leve o barco ao pântano, do que o capitão que põe fogo no próprio navio. Assim como teve gente que voto no atual PR pra não votar no PT, agora tem muitos que estão fazendo o caminho inverso. Votam no PT pra se livrar dessa coisa.
Você não entendeu. Ele não vai votar no coisa ruim. Vai votar na vida, em Lula. Entendeu agora?
Eu também! Jamais pensei que um dia votaria em algum candidato do PT, mas não vou compactuar com o desastre que seria a continuação do atual inútil e marginal inquilino do Planalto!
Todos os presidentes, após o retorno ao regime democrático, fizeram ao menos algum bem ao paÃs. Não consigo encontrar nada que o presidente atual tenha realizado para o bem dos brasileiros. Só vemos destruição por todos os lados, nada pela educação, nada pela vida, nada pelo meio ambiente, nada pela economia a favor dos mais pobres e nada pela segurança (quanto mais armas mais insegurança). Como alguém pode ser tão ruim administrativamente?
O atual presidente é um nada!
Em 1990 foi minha primeira vez. Anulei meu voto conscientemente no segundo turno naquela eleição e em todas as seguintes. A ideia era essa para 22. Mas, Iochpe tem razão, ou é vida ou democracia.
Penso igual ao Gustavo. Essa eleição é diferente das outras anteriores. Nessa escolheremos a democracia ou o autoritarismo. Vamos esquecer a eterna disputa entre a esquerda e a direita, ao menos nessa eleição.
Daquele artigo em que faço minhas as suas palavras. Bravo! Em 02/10 votarei pela vida, bem como pela sobrevivência do estado e de direito. Além de todas as atrocidades vis que testemunhamos na saúde, na educação e no meio ambiente, ainda estamos tendo que arcar com o DESgoverno disparadamente mais corrupto de todo nosso perÃodo pós redemocratização.
A questão é que não existe eleitor bolsonarista, existe apenas fã bolsonarista. É fã aceita tudo, até ele jogar um bebê do alto de um prédio. Vão dizer que o bebê era comunista e merecia morrer.
Fã-áticos
Tudo o que o Brasil precisa neste momento é que não-petistas e não-lulistas votem em Lula e em candidatos que o apoiem no congresso e governos estaduais. Por mais Anittas e Ioschpes. Tem que ser no primeiro turno
Me identifiquei muito com este posicionamento. Ótima esta frase: "Se você acredita que Bolsonaro compartilha os seus valores, ou você está se enganando sobre quem você é, ou está sendo enganado sobre quem ele é."
Há controvérsias. O que Bolsonaro é, faz ou desfaz, não torna Lula melhor. RelÃquia do passado, ponta de lança de esquemas para lá de reprováveis, mestre das alegações evasivas e das mentiras que se tornam causas polÃticas, ausência total de valores básicos. Ter de escolher entre esses dois é a clássica situação de arapuca. (Claudia F.)
José Cláudia, vocês já pensaram na balança o quanto a mÃdia influencia suas opiniões?
Não senhor. Não existe nada no mundo pior que bolsonaro.
Numa situação dessas não dá para ficar em cima do muro.
Só corrigindo: Gildázio. (Claudia)
Gildásio, no meu caso é nunca para B. e jamais Lula. (Claudia)
Srª. Cláudia F., com este comentário, já sabemos em qual "arapuca" vais cair.
Excelente. Lúcido e objetivo.
penso que milhões de brasileiros que têm vergonha na cara se identificaram com esse texto . excelente !
Parabéns pelo artigo de insuperável clareza.
Nunca foi uma decisão difÃcil. Um voto a mais é o que conta. Lula Presidente, apesar dos economistas.
Gozado né,e os bilhões desviados nas malfadadas gestões de Lula e Dilma?! Quantas vidas dariam para serem salvas? Dinheiro que seriam da saúde,escolas, remédios etc.
Já q vc é Moisés "santo" vc deveria saber q ñ houve milhões e nem bilhões roubados nos governos do PT, apenas vc foi um inocente útil fazer o Brasil parar de crescer, acabaram com o ciência sem fronteiras, pesquisa e ver o q isso significa p um paÃs,a burguesia agradece a sua falta de informações corretas.
Moisés, alguém já disse antes: Bolsonaro não tem eleitores, ele tem fãs. E esses fãs, acreditam piamente que no governo dele não tem mais corrupção. Parece ser o teu caso. Bolsonaro é tão santo, que todos os que roubaram no passado estão na base aliada dele, mas, como um passe de mágica, ficaram todos anjos do bem e não estão mais roubando nada. Ele tem um poder de conversão que até Jesus abriria espaço se o encontrasse.
Moisés, e a roubalheira a cêu aberto no governo Bolsonaro quantas vidas salvaria??
Moisés, por favor, vá cuidar da arca abarrotada de recursos from rachadinhas.
Quantas vidas dos quase 700 mil mortos poderiam ter sido salvas Moisés, se seu presidente não fosse um negacionista que impediu a compra e trabalhou dioturnanente contra a vacinação da população?
Moisés, abre as águas da inteligência. Prova os desvios. Chega de espernear, vocês destruÃram o Brasil.
tomou cloroquina demais ou é robô
Claro, agora realizados os serviços sujos - a destruição da Petrobrás como agente do desenvolvimento nacional e o marco do pré-sal - descartemo-nos do imprestável. Mas os juros estratosféricos continuarão, né mesmo?
è bolsonarista, escreveu e escreveu e ñ disse coisa com coisa nenhuma, O q vc quis dizer? Refaz o comentário
A decisão é nobre, mas o equÃvoco anterior em se omitir é imperdoável. A grandeza da decisão atual, portanto, só se deu pela dor. Nunca foi uma decisão difÃcil.
Parece que uma conjunção de fatos, com uma causa raÃz que era o esgotamento do neoliberalismo, sozinho, pós queda do muro, trouxe uma reação de manter o controle do poder polÃtico pelas forças principais do mercado financeiro. A tecnica de manipular opiniões em massa por midias havia sido testada no brexit. As pessoas perdem a noção de analisar dados e fatos e formam sua opinião pela massivo envio de msgs. Lawfare, bolsonaro e outros são parasitas na disrupção com a democracia.
Seja muito bem vindo a nau dos sensatos
Não é só voce. Afinal milhoes embarcaram naquela farsa patrocinada p midia, principalmente Globo e Veja. Menos mal q voce viu a verdade e mudou ou passou a considerar as prioridades. Temos q sermos práticos e objetivos. O fato é q estamos diante de uma grande crise institucional, moral e civica. Vivemos neste paÃs, uma realidade de violencia, odio, confusão e ameacas como nunca antes visto e incentivada pelo proprio presidente. É o Caos. As instituições, o "mercado" e as pessoas percebem isso
Viste a verdade e a verdade o libertou, né?!
Seu Gustavo, prezado, mais apoio, impossÃvel: desentupamos o esgoto, a mode correr o estrume pra fossa. Depois, ufa, discute-se, troca-se o encanamento, muda-se o trajeto dos canos etc. Grato pela clareza de idéias (com acento, liuminosas) e de posição.
A situação sócio-econômica do paÃs é gravÃssima, 33 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar. O Estado brasileiro perdeu a capacidade de promover a paz social. Estamos sobrevivendo ao caos social. Sob o atual governo, não haverá boas perspectivas para a maioria dos brasileiros.
Há vida inteligente neste paÃs.
Foram os ditos conservadores liberais que colocaram o PaÃs neste buraco elegendo Bolsonaro . Nada mais justo assumir erros e devolver no voto a democracia ao Brasil .
Sou quase o oposto, votei em Lula para presidente duas vezes, em Dilma não, mas são outros 500. O "mensalão" e o "petrolão" foram, a meu ver, julgamentos panfletários, que evidenciam o quanto estamos longe de um Estado de direito. Mas no essencial, no que realmente importa, concordo com o autor. O presidente é uma ameaça não apenas a democracia, mas a um ambiente polÃtico minimamente civilizado.
A volta ao respeito à s instituições com Lula é agora a condição básica para a estabilidade polÃtica e social, sem a qual não há desenvolvimento econômico e social. O resto é negociação para encontrarmos os meios de todos juntos retirarmos o paÃs levado ao fundo poço, nestes últimos anos de governo Bolsonaro.
Porque é herdeiro de indústria que depende de proteção e subsÃdios?
Que!
É uma reflexão prudente. Afinal, o dinheiro não tem ideologia.
Ao ler o artigo, lembrei de uma frase de Abraham Lincoln , considerado o maior presidente norte-americano de todos os tempos:" Frequentemente é necessário mais coragem para ousar fazer certo do que temer fazer errado."
É esta a beleza da democracia que o inquilino do Planalto quer, sob todas as armas, destruir. O Iochpe é um conservador liberal mas sabe a diferença entre um celerado e um opositor polÃtico. O celerado será devolvido aquele lugar do esgoto de onde nunca deveria ter saÃdo!
"A escolha é entre aquele que nos fará chegar a um lugar indesejado versus um piromanÃaco que está tacando fogo no navio." Deveria ter dito claramente qual é o lugar indesejado. Muito palavreado para dizer "seis por mais dúzia". A próxima eleição, qualquer que seja o resultado, é um suicÃdio coletivo. E o centrão divide o butim.
Não existe "seis por meia dúzia" no caso. Bem se vê que só idade e velhice não trazem sabedoria.
"Seis por mais dúzia" (sic) ou é um argumento totalmente falacioso, ou é a incapacidade de compreender que "chegar a um lugar indesejado" (para o articulista) é bem diverso da metáfora do "tacando fogo no navio". Enquanto um significa um destino indistinto a todos (morrer queimado no navio) o outro é relativo às preferências dele, já que o "lugar indesejado" para um capitalista pode ser um "lugar desejado" para um socialista. Enfim, o articulista vai votar em Lula e explicou os motivos.
Os zangões aflitos que sobrevoam os comentários mordem, tentam esmagar e gostam de ofender todos aqueles que não caem de joelhos para a sessão de adoração polÃtica que todos os seres devem a Lula e ao PT. Mitomania pura em estado bruto. (Claudia F.)
Felicio. Em "seis por meia dúzia" nada muda. Pode desenhar à vontade. Um celerado no lugar de outro..
Peter, os que não votam - podem espernear- são governados por aqueles que votam. Simples assim ou preciso desenhar um avestruz?
EloÃsa. Você nada entendeu. Feliz por não ter que decidir entre "seis e meia dúzia". Pela idade, a constituição me garante este direito. Você faria melhor moderando as suas palavra.
Peter Janos, você não tem é vergonha na cara. Bem se entende que é um fascista/nazista. O voto é um dos pilares da democracia. E você "felizmente" não vota.
Você não sabe ler ou interpretar texto. Ele disse o lugar indesejado (por ele). Está no texto. O sui cÃdio já foi em 2018. O autor admite que errou e vai se corrigir. Você errou e errará novamente.
Daniel. Sua provocação ingênua foi em vão. Eu não voto. Felizmente.
Pode repetir o seu voto em Bolsonaro, não precisa se justificar.
Fato: há muitos como o senhor, que votaram no Bolsonaro em 18 e agora vão de Lula. Mas inexiste qualquer um que votou em Haddad e, depois de 4 anos, concluiu: gostei desse Bozo, me surpreendeu e agora vou com ele. Por isso o desespero da figura
Vc está errado: o colunista não votou em Bolsonaro em 2018. E Lula em 2023, só com os petistas, sem o resto da centro-esquerda e muito da centro-direita, sabe que não governará. Porque vc acha que ele não desgruda do Alckmin de jeito nenhum?
Parabéns! Há que se pregar para não convertidos. Esse tipo de manifestação, de posicionamento, é que traz voto novo. Lula (ainda mais com Alckmin) na cabeça! E no primeiro turno!
Foi o que fiz no segundo turno de 2018, com base nos valores que me representam, ou não, e uma simples análise curricular… Até porque, o inominável, que há 60 anos vive às nossas custas e nunca trabalhou, sempre foi isso que aà está…
Os outros dizem: Eu não sabia!!!!! Como se deve classificá-los? Se eu escrever aqui, a Folha não publica.
Parabéns Gustavo! Sou pequeno empresário e sei o mal que esse sujeito está fazendo e mais ainda fará se reeleito. Golpe e Ditadura Nunca Mais!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Por que decidi votar no PT pela primeira vez Voltar
Comente este texto