Hélio Schwartsman > Promessas exageradas poderão custar caro a eventual governo Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Manoel Cardoso

    Se vencer no 1o turno estará evidente o maior apoio popular - ponto positivo. Outro ponto positivo - governar sintonizado com Geraldo Alckmin. Outro ponto positivo - vencer com Haddad em São Paulo, Freixo no Rio de Janeiro e quiçá com Kalil em Minas Gerais. Por tabela, elegerá o presidente da Câmara. Mas, se a disputa for para o 2o turno e não fizer os governos de São Paulo, Rio e Minas, tá ferrado. Aliás, o Brasil tá ferrado.

    Responda
  2. Adailton Alves Barbosa

    - Infelizmente -se o nefasto PR atual não for reeleito-, seu sucessor deverá receber um País em situação muito delicada.

    Responda
  3. Eladio Gomes

    Lula não terá sossego em um eventual governo. A imprensa começará a bater nele a partir do primeiro minuto. O que espero dele é a transição democrática, que andou ameaçada nesses quase quatro anos de caos político administrativo. Quanto ao centrão, o antídoto é o voto. Mas nós, brasileiros, ainda não conseguimos atingir a maturidade necessária para extirpar esse mal através do pleito. Boa parte dessa corriola vai ser reeleita, infelizmente...

    Responda
  4. Luís Cláudio Marchesi

    Lula, como Bolsonaro, será comandado pelo Centrão - esse miserável grupo de parlamentares que tomou a Presidência da República com a ampliação de poderes do orçamento secreto. O resultado é flagrante: Bolsonaro pede dinheiro antecipado às estatais porque já arrebentou as contas públicas. Deputados torram rios de dinheiro: Educação e Saúde pagam a conta. Aliás, o povo paga a conta. Como sempre!

    Responda
  5. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Lula está "quase jogando parado". O grupo de coalizão nacional que tem permanecer firme. Com ideias reais, pois a recessão já está em andamento. O possível golpe também. Mas precisaria do povo. E um desgaste de Lula na presidência será realmente possível, pois o estrago está sendo feito pela máquina estatal que pretende manter a governança através de trocas bem conhecidas e remendadas. E de pano de fundo, devaneios golpistas e a caça por inimigos ideológicos incomuns, mas reais para o nicho.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    É, meu caro, isso é daqueles arranhões no joelho que, só de chegar perto com o algodão, já arde. O PT não fez análise pública e explícita dos erros anteriores; conta com o histórico de sucesso de Lula; com o estelionato do Dilma2, do qual já foi vítima (não exatamente causal, sei disso); e a oxímora soma de esperança e fome. É bom que se contenha, embora, mesmo sem dizer nada, seja fonte de expectativa alta. Tendo alguma força parlamentar e com certa vigilância apoiadora, pode ter fôlego, sim.

    Responda
    1. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

      Isso mesmo. Chega de PeTralhas.

  7. Claudio Moreira Roberto

    O brasileiro é muito ruim de voto ! Vai em direção a Idolatria ! Tipo torcida de Futebol Vai se lascar mais 1 vez

    Responda
  8. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Das vez fico pensando com as casas dos meus botões. Larga tudo Lula. E vamos ficar vendo o pais afundar. É isso o q querem ?

    Responda
    1. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

      Continue com os botões.

  9. Daniel Alvares

    Lula tem uma vantagem inegável que é suceder Bozo. Qualquer tapir com AVC se sai melhor que o motoqueiro da cara queimada

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, tadinho do tapir! Tão simpáticas, as aaanntas... "Lacraia manca?" "Escorpião míope e sem rabo?" "Cascavel banguela?" "Misschek sem fundos?" Hahahahah, tô pegando uns peçonhentos pra fugir dos de bom caráter, sacumé...

  10. Alberto A Neto

    A volta é madrasta; sobretudo no Brasil. Luís Inácio faz o que pode e o que não pode, o que deve e o que não deve. Repete o percurso que o levou ao zênite, para logo depois lançá-lo ao nadir. Os mesmos aliados e iguais pragmatismos. Sem limites para ganhar as eleições. Não aprendeu nada e não esqueceu nada. O país reescreve o futuro do pretérito. A crônica de uma morte anunciada; porém sem o brilho nem o frescor de Garcia Marques, à sombra funesta da farsa luliana e da tragédia miliciana.

    Responda
    1. Eladio Gomes

      Amigo, entenda que, no Brasil, o que existe é um parlamentarismo às avessas. A Constituição de 1988 foi elaborada por congressistas experientes, que se deram muito poder. Para conseguir governar, o Presidente da República precisa ser pragmático. Sabe porque os mesmos aliados? Porque é o que tem. Os Buendía, de García Márquez, dominaram Macondo por cem anos e depois desapareceram junto com a vila. O aprendizado é constante e os erros fazem parte do processo, só não podem ser ignorados.

    2. Marcos Benassi

      Bem, prezado Alberto, sem os pessimistas o mundo avançaria sempre sem plano B, então não é de todo má a perspectiva. Mas o PT, como não tem muita discussão pública (não digo interna no partido, que há) e com o nulo espaço atual pra programas e projetos, dada a dança de São Guido Bozoléica - além do contexto de alto poder do pior do legislabóstico - não deixa entrever o quanto de "farsa" há na coisa. Claro, sem fazer análise rigorosa do (não) esquerdismo, mas suponho que não é esse seu ponto.

    3. Claudio Moreira Roberto

      Condenado em todas as instancias de repente Presidente ?! Explica lá em casa ! O bilionario do Abc ! Netflix iria ben

    4. Pitaco Lauff

      Oh Banzé! Qual sua solução?!

    5. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Tchê, tão bem colocado, quase libelo. Bah!

  11. Robson Simões

    O ex-presidente Lula vai enfrentar muitas dificuldades, o Bozo realmente tinha razão quando disse "... fui treinado para m ata r..." .

    Responda
  12. Helio Marcengo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. José Antônio

      Pesquisa Datafolha de dois mil e dezoito: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%

    2. José Antônio

      ´´Líder do governo diz que prisão em 2ª instância foi criada para tirar Lula da eleição. ''Nunca te prisão em segunda instância no Brasil. Só teve para prender Lula e tirá-lo da eleição. Foi um casuísmo'', afirmou Ricardo Barros (um camisa-amarela do PP do PR).

    3. Robson Simões

      Muuuu...

  13. Helio Marcengo

    Xará, considere a possibilidade do Lul adr ao perder a eleição. Quanto às promessas de campanha, não se preocupe. É p não cumprir mesmo. Ninguém cumpre. Ou vc considera que Luladrao cumpriu após ser eleito? Sua principal promessa era o combate à chorhupissão, lembra? Ironia do destino, acabou condenado em três instâncias por ser chorhupito. Bolsonaro idem. Se elegeu com a Lava Jato e depois colocou Aras p liquida-la. Criticou o Centrão, hoje é mandado por ele. Não se preocupe, xará.

    Responda
    1. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

      lula lá. Na Papuda.

    2. Marcos Benassi

      E...?

    3. Daniel Alvares

      Você vai votar no Bozo mesmo reconhecendo isso? Lembre-se também dos 30 anos de peculato que ele não deixa investigar

    4. Fernando Candido

      O "eventual" significa a possibilidade de que ele não ganhe. Use menos o fígado para ler!

  14. Wilson Junior

    Para um governo Lula dar certo é necessário antes, um governo igual aos 8 anos do FHC, depois da bagunça do Jair não há a menor chance do Lula dar certo. Já com o Jair reeleito continua o caos, mas aí é tudo culpa dele mesmo.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Lula pegou o Brasil devendo ao FMI com juros altíssimo e inflação de 2 dígitos.

    2. José Antônio

      ´´"Segundo o Banco Mundial, o PIB do Brasil, que era de 534 bilhões de dólares, em 1994, caiu para 504 bilhões de dólares, quando Fernando Henrique Cardoso deixou o governo, oito anos depois. E isso, apesar de o senhor Fernando Henrique Cardoso ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras" ( Mauro Santaynana). E FHC ainda deixou uma dívida de US$ 40 bilhões junto ao FMI para Lula pagar.

  15. alex carvalho

    O lula ganha mas não leva, os ressentidos vão dar o autogolpe e teremos bolsonaros passando pro Eduardo a sucessão da presidência

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Bobagem. Se ganhar, leva. A nao ser que volte p a cadeia antes de assumir. Aí assume Alkmin, e tudo se ajeita. Seria o melhor dos mundos, já que nos livrariamos de dois inúteis de uma só vez. E o chuchu iria acalmar os animos por pelo menos 04 anos.

  16. Maria do rocio Barszcz

    O colunista Hélio schwarstmann deveria considerar a Vitória de Bolsonaro, gostaria de ler uma coluna sua avaliando um eventual segundo mandato do atual inquilino do Palácio do Planalto

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Para esse caso, recomendo a leitura do Inferno de Dante ou uma distopia como 1984.

    2. Daniel Alvares

      Não chama coisa ruim que vai que acontece!

    3. Fernando Candido

      Acredito que um segundo governo seria semelhante ao primeiro, um presidente passeando (nunca trabalha), centrão usando as verbas pra enriquecer, e os 4 cavaleiros do apocalipse fazendo a festa (peste, fome, guerra e morte).

    4. Sergio Mac

      De fato a vitoria do Bolsonaro é uma possibilidade, mas diante do que foi feito pelo seu governo nesse mandato, o prognóstico para um eventual retorno é muito ruim, não acha?

    5. henrique lanfra

      Avaliar a autocracia fascistica igual ao pais que ele tanto critica que será instalada? Não. Será difícil para Luis Inacio mas ele tem inteligência suficiente para estabilizar e recomecar esse país. Por pior que estejamos, não sairemos em frangalhos como de uma guerra. O sucesso esta nos próximos congressistas, pois o centrao e o verdadeiro mal. Um grupo de ban didos isso sim.

    6. Joaquim Rosa

      Vá de reto satanás! Um insanidade dessa, nem em pensamento.

  17. Fabrizzio Milani

    Vamos ver. Aos trancos, barrancos e pontapés, o eleitor brasileiro está amadurecendo, ficando menos bocó. Para isso, foi preciso passarmos por um governo de esquerda corrupto e um governo de extrema direita extremamente corrupto e incompetente, que, de quebra, ainda explicitou como nossa militar é abobada e mamarrona. Nesse ritmo, daqui a um século é possível termos um esboço menos primitivo de nação...

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Fabrizzio, a única correção que faço sobre teu texto é que os goversos do PT nunca foram de esquerda... Fizeram governos associados aos grandes banqueiros... Nem de longe, de esquerda. Também, penso que nosso povo não demorará tanto para sair do primitivismo... Desculpa-me pelo otimismo, anacrônico agora...

  18. VALTER FERRAZ

    Prometem o que não podem entregar. Eu não compro essa ideia. Não votarei em lula e quero bolsonaros fora. Simples assim.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Aposto que você em 18 votou no Amoedo. (Pelo menos disse isso, mas apertou 17 na hora H)

    2. Fernando Candido

      E vai tirar bolsonaro como? Tebet ou Bivar?

    3. jose uilson joaquim dos santos

      O pior é aquele que voto em ladrao convicto !

    4. Eduardo Luiz De Faria

      Bolsonaristas arrependidos

    5. CLAUDIO LYSIAS COSTA VIEIRA

      Onde é que eu assino?

    6. Dalton Matzenbacher Chicon

      Perfeito.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.