-
Max Meirelles Gonzaga
Vá à mh 3rda, Angela Pinho, radfem de mh 3rda. Trans rights are human rights!
-
Alexandre Sartori Barbosa
Os discursos toscos do genocida são cuidadosamente planejados por equipes jurídicas. Por isso não incorre em crime de discurso de ódio. Estimula o ódio sem cometer um crime. É um discurso imoral, irresponsável, agressivo, mas não um crime passível de punição, porque sempre planeja fazê-los em contextos de interpretação dúbia.
-
JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA
Isso mesmo. Chega de PeTralhas.
-
-
Fernando Dias
Com todo o respeito à ilustração da autora, discordo. Uma coisa seria dizer: corruptos deveriam ser fuzilados. Isso é opinião a favor da pena de morte para a prática de certos crimes (opinião que não é a minha). Outra coisa muito diferente é declarar: vamos fuzilar as pessoas que pensam assim. Isso é sugerir violência contra um grupo. A liberdade de expressão não é liberdade de agressão!
-
MATILVANI MOREIRA
São essas entrevistas que fazem a Folha valer a pena! No entanto, é triste ver "discurso de ódio" contra a entrevistada.
-
fabio aguiar w costa
Ele está incitando 'pessoas desprovidas de pensamento subjetivo' a executar o servicinho sujo.
-
Ronaldo Paris
Uma passada de pano gourmetizada por uma doutora em direito dá USP. Poderiam questionar um doutor em sociologia ou psicologia ao invés disso.
-
Ricardo Montero Alvarez
A doutora falou bonito, mas... Fazia tempo que eu não via alguém dar uma passada de pano com tanto verniz erudito!
-
Maria Lopes
É um texto excelente, escrito por uma estudiosa das leis que se aplicam ao assunto. Ela é muito cuidadosa, tanto em explicar as sutilezas da análise quanto em deixar claras suas posições pessoais de repúdio a certas falas. E concordo quando diz que proibir pode ter efeito rebote e piorar o que é péssimo. Debate e consciência. Não há solução fácil para estas complexas questões. Muito boa entrevista.
-
Gaya Becker
Tudo é ódio pra quem é tosco.
-
José Caminha
Acadêmicos que defendem a liberdade de expressão que se revela no discurso de cunho fascista sempre existirão. Aínda bem que formam uma minoria perene mas desacreditada.
-
Rodrigo F Cabral
Obrigado Folha pela pluralidade.
-
Landson Abercrombie
De acordo com a profa o discurso de ódio tem 3 características: 1) dirigido a grupos definidos por traço identitário, e não a pessoas individuais; 2) possui conteúdo discriminatório: negar que pessoas de certos grupos são seres humanos de igual valor; 3) caráter público da fala. Quando bozo cita a "petralhada" está incorrendo nesses três elementos: especifica o grupo, aponta seus integrantes como passíveis de eliminação e ainda o faz publicamente. Como assim, não é discurso de ódio?
-
jose silva
vai estudar mais cara!!!
-
Maria Lopes
Vc ignorou exatamente todo o contexto da cuidadosa colocação dela, que é jurista. Ela discorda com veemência mas faz uma análise técnica. Desculpe mas vc ignorou o que ela coloca com tanto cuidado.
-
Luiz Nazario
Exatamente. Essa professora é incoerente com a própria definição que forneceu de "discurso de ódio". A insistência dela nos contextos das frases é uma forma de relativizar o "discurso de ódio" com o objetivo de inocentar todo aquele que profere uma barbaridade, pois sempre haverá um contexto festivo para reler o discurso como piada, brincadeira, liberdade de expressão. Essa postura "cuidadosa", "prudente", na prática só favorece os bárbaros que minam a democracia e preparam o golpe.
-
Joel Domingos
Está pinçando trechos da entrevista e chegando a uma conclusão melhor do que a entrevistada, que tem Doutorado em Direito?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.