MPME > Alunos contam desafios e benefícios de graduação a distância Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Alguns dias, a folha lançou matéria levando o leitor a considerar que a modalidade de ensino EaD era uma aberração, hoje ela traz essa matéria favorável em tom publicitário sobre a modalidade, sou a favor do EaD p/ algumas áreas, com exceção de segmentos q façam parte da saúde, todas as opções podem sim serem feitos dessa forma, o problema q a educação ainda é vista de maneira rudimentar p/ justificar um cenário fÃsico e a figura de um professor, ninguém adquire conhecimento apenas na aula
O problema, Manoel, é que a educação é vista como mercadoria. Mesmo em áreas mais passÃveis de integrar o EaD, são oferecidos cursos de péssima qualidade, tocados por profissionais sobrecarregados. E, de fato, ninguém aprende só na aula: aprende-se com a dúvida do colega que nem havia lhe ocorrido, aprende-se com a conversa com o professor fora da sala de aula e aprende-se com o convÃvio diário com estudantes de outros cursos. Nada disso existe no EaD.
Isso é matéria paga??? Pra começar, vida acadêmica tem a ver com convivência no ambiente universitário e, por óbvio, isso não existe pra quem estuda em casa. A Folha está devendo satisfações aos leitores.
A matéria parece um informe publicitário. A grande maioria desses cursos EaD não tem professores em contato com o aluno, tem tutores que precisam cuidar de, sem exagero, milhares de alunos. Muitos desses estudantes possuem uma formação básica tão precária que sequer têm condições de perceber a má qualidade dos cursos que estão fazendo. Quando você vir os filhos da elite estudando no EaD você pode passar a considerar essa possibilidade.
Concordo. Desejam substituir a presença do professor por que é mais barato. Uma vÃdeo aula gravada pode ser reutilizada por anos. Aquela conversa com professora logo após a aula tirando dúvidas, passando experiências etc não têm substituto.
Agora a folha vai fazer lobby dessa aberração? Quando um estudante diz "não me adaptei ao ensino presencial", leia-se "não consegui aprender do jeito que se aprende a dois mil anos e preciso da minha casa para ninguém me ver colar nas avaliações, eu paguei e quero meu diploma".
Existem pontos positivos no EaD, mas esta reportagem está parecendo "encomendada" pelas universidades privadas .... !
quando eu cursei a faculdade há quarenta anos, o pátio da faculdade estava repleto de ônibus trazendo alunos de cidades vizinhas/próximas - algumas nem tão próximas . Hoje em dia qualquer cidade de vinte mil habitantes tem faculdade própria . virou moleza.
Virou comércio, pra falar português claro.
você confiaria seu cão de estimação a um médico veterinário formado EAD ? você colocaria sua boca aos cuidados de um dentista formado EAD ? du-vi-do !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
MPME > Alunos contam desafios e benefícios de graduação a distância Voltar
Comente este texto