Thomas L. Friedman > Eu estava enganado sobre a censura na China Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A mÃdia "ocidental", desde o grande jornal até o folhetim do metrô, inclusive a Folha de São Paulo, fabricam notÃcias com o viés que convém aos proprietários, pra bajular o PIB, pousando de livres, pra dissimular os reais objetivos das decisões polÃticas e econômicas, para manutenção do poder no colo das mesmas corporações.
É ridÃculo um sujeito do paÃs recordista em mortes por Covid, em que um dos maiores veÃculos de imprensa é a negacionista FoxNews, querer dar lição de moral pro lÃder do polÃtico do paÃs mais populoso do mundo e que é um dos que menos mortes teve na pandemia. Esses colunistas estadunidense não têm vergonha na cara.
O grande prejuÃzo dos sistemas rÃgidos com liberdade restrita é o condicionamento imposto aos indivÃduos e vão se habituando e com o tempo vão perdendo o discernimento e a capacidade de examinar, com seu comportamento mais se aproximando da rigidez das máquinas, afastando-se do que era esperado das capacitações dos seres humanos de examinar objetivamente os fatos para compreender o significado da vida e as leis que a regem.
Mais um liberal chocado pela milésima vez porque uma sociedade tem sucesso sem precisar adotar o modelo norte-americano tal e qual. E, como sempre, a causa do espanto é uma série de premissas infantis sobre a própria sociedade. É capaz de infartar se um dia descobrir que as notÃcias que recebe no paÃs dele não são exatamente informações "precisas" e têm muito da propaganda que ele acha existe somente além de seus lustrosos muros fronteiriços.
Perfeita colocação. Neoliberais se explodem ao ver a China, com seu governo que não se curva ao Ocidente, tendo sucesso na condução de seu paÃs, economia e inovações.
um só partido não significa uma só corrente polÃtica. pro cara subir no pcc tem que votar e ser votado muitas vezes, fazer polÃtica desde que foi aceito no partido até depois de deixar o cargo máximo. mas a liberdade econômica e o fato do sistema polÃtico ser bom prá sociedade deles, não trouxe ainda liberdade de expressão e um aprimoramento do respeito aos direitos humanos. não são os únicos, sociedades muito mais democráticas tb tropeçam aÃ.
Thomas L. Friedman, o sábio (Formado na mesma Universidade que o Bozo), este seu artigo é pura dor de cotovelo, ao desmerecer as qualidades da China o Senhor demonstra que é um péssimo perdedor.
A China apostou em otimas universidades mas nao e so ai q se produz inventores. A liberdade de pensamento e acesso libre a informacao sao grande parte disso como diz o autor. A China nao respeita propriedade intelectual e nem direitos humanos. Parece ser culturalÂ… nao a etica nem principio. Vale tudoÂ… e Xi Jinping parece um doente xenofobicoÂ…
pareceu texto de parpitero, só palpite, fiquei surpreso com tanto lero-lero
Falar de liberdade de imprensa, enquanto se aceita a versão de que o 5G chinês é arma de espionagem, manobra infame de influência tecnologica, faça um favor!
A liberdade de pesquisar no Google e a tecnologia: não impediu a prisão, pelos EUA, de uma CEO de empresa de comunicações chinesa, estratégia inútil de conter o desenvolvimento tecnológico chinês.
A lista de coisas "que a China deveria fazer" não passa de ficção na cabeça do articulista. A China deve saber o que é melhor pra ela mesma. Acaso a liberdade de imprensa no Brasil garantiu condução adequada da pandemia por aqui? E a liberdade de não se vacinar?
Porque você também não defende a liberdade dirigir na contramão ou de andar pelado? Se não sabe viver em sociedade, vai para a China.
"O sistema democrático chinês jamais permitiria eleger um doido como Trump ou um Bolsopata made in Brasil" disse uma chinesa a um jornalista do Brasil. A china pode não ter democracia ao estilo ocidental, e sua cultura não veio da Grecia Antiga, mas parece funcionar melhor do que a nossa democracia, viciada com polÃticos populistas e sociopatas, que psiquiatras sabem exercerem fascÃnio na população acrÃtica e alienada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thomas L. Friedman > Eu estava enganado sobre a censura na China Voltar
Comente este texto