Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adailton Alves Barbosa

    - Discordo do texto em vários pontos, um deles é: Merval de direita, acho que você errou nesse item, acho que a ABL deve tentar se aproximar da população por mais que ainda existam lacunas, é tentando abrir a ABL p/ estudantes como ela tem feito, que poderemos progredir, seu texto perece ser muito ressentido.

    Responda
  2. ester lima

    Que pessoa medíocre, racista, rancorosa, mau humorada é esta articulista. Da até pena! Quem ela acha que é ? ABL e uma entidade particular, com suas regras e entra quem quer aceitá-las. Além do mais, é mau informada. Deveria pesquisar antes de escrever tanta besteira . A ABL não tem dinheiro público, querida. Volta pra casa e fiquei em paz.

    Responda
  3. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    Marilene Felinto brilhante !

    Responda
  4. Marco A Moreira

    Fernanda Montenegro, uma das melhores atrizes Brasileiras de todos os tempos, e Gilberto Gil, um excepcional cantor e compositor, ícone da MPB, porque foram empossados na ABL? Quais os critérios? São eles literatos? A ABL não é séria.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Todo compositor, letrista, é um Poeta. Gil tem muita obra prima poética em forma de música... .Para fazer parte da Academia deve ter escrito um livro , se inscrever, receber votos e ser eleito. Os citados cumpriram esses requisitos.

  5. Dora de Oliveira e Silva

    Maravilha de análise. Salvo raras e pontuais exceções, não dá para negar que a ABL é o triunfo das nulidades.

    Responda
  6. Neli de Faria

    Se os Acadêmicos estão lá, é porque foram eleitos. Sarney: detesto como político, com a mesma intensidade que detesto lula e bolsonaro, mas, sou Justa. É um bom escritor. O pessoa critica sem ter, jamais, lido nenhuma obra literária dele. Peguei, por acaso, no passado, uma de suas obras, e apesar de minha ojeriza por ele li, depois peguei outra e outra . Bom escritor. Não era para estar lá? Aí não sei, porque não precisa ser necessariamente um escritor de fôlego para lá estar. Golpe?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Jove quantos livros dele você leu? Eu li, sei o que faço e escrevo, afinal, modéstia às favas, leio muito... Sarney como político?Típico Centrão, apoiava a ditadura e quando naufragou pulou do barco... até o lula apoiou! Aliás, bolsonaro, lula, Sarney: iguais.

    2. Jove Bernardes

      Façamos justiça. Sir Ney é uma completa nulidade como político e mais ainda como escritor. Justa? Como escritor? Sir Ney? Não brinque.

    3. Neli de Faria

      Golpe? nem para ser original o marqueteiro do pt foi. Collor, em manchete na Folha de 9/11/1992. Golpe quem deu foi aquele que só pensa em si, em seu projeto pessoal de poder. Ungiu uma técnica , inexperiente política, invés de alguém preparado, como Marta, Benedita da Silva, Tarso, Olívio,Vianna: alguém apto a lidar com Políticos, porque foram Governadores e prefeita. Cobre de quem só pensa em si. Hoje Alckmin é ótimo. Por que não o apoiou em 2018? Data vênia. Gosto muito da senhora.

  7. Filipe Quintans

    São Silvestre, enchente, especial do Roberto Carlos e alguém para ‘desmascarar’ a ABL: todo ano tem. Fernando Sabino já tinha resolvido a questão há muito tempo: Não se entra pra um clube de onde só se sai no caixão.

    Responda
  8. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Não foi a Academia Brasileira de Letras que homenageou o Ronaldinho Gaúcho com a medalha Machado de Assis, em tese a maior honraria da instituição? Acho que os acadêmicos confundiram a expressão futebolística ''tirar de letra'' com algo relacionado ao mundo dos livros.

    Responda
  9. MARIA CORINA ROCHA

    Expressou muito bem o que penso desde sempre! Um horror essa ABL.

    Responda
  10. Geraldo Lacerda

    Marilene, você diz tudo que muita gente gostaria de dizer; nossa academia não é de letras. O acesso a ela parecesse muito mais político do que mérito literário. Quantos nomes vazios ocupam espaço que a outros, legítimos ocupantes, deveriam estar. É, em sua grande parte, de produção medíocre e rituais cafonas como você bem disse. Seu texto deveria ser um manifesto pela presença de escritores na ABL no lugar de oportunistas e fanfarrões. Obrigado pelo texto!

    Responda
  11. Carlos Pinheiro

    Vaidade das vaidades! Tudo é vaidade! (Eclesiastes)

    Responda
  12. Tarcísio Benfica

    Quanto ressentimento destila este artigo! Nenhuma instituição conta 125 anos sem abrigar algumas controvérsias. A Academia Brasileira de Letras é extremamente brasileira, brasileira elevada à quinta potência. Porque não popular, não é menos brasileira. Que se ataquem os acadêmicos, os ritos e rituais; que se defenda a modernização, a oxigenação da ABL; mas dizê-la desnecessária e irrelevante, jamais! Não se vive, não se constrói e não se vislumbra futuro sem diálogo com a tradição. Viva a ABL!

    Responda
  13. Gilberto Rosa

    Merval Pereira, bastaria este nome como participante da academia para desmoralização total, ele como presidente passa a ser piada mesmo. Poderiam mudar o nome para academia brasileira de piadistas e chamar o Didi Mocó para a próxima cadeira.

    Responda
  14. José Rubens Barbosa Júnior

    Tudo o que disse sobre a academia é verdade. Porém, falta-lhe isenção para falar do "golpe" contra Dilma Rousseff. Se você conhecesse a Constituição Federal, saberia que o "golpe" foi perpetrado a favor dela. A Constituição foi maculada, pois qualquer estudante de Direito sabe que a consequência da perda do mandato é a inabilitação para exercer cargos públicos. O Senado não lhe aplicou a punição. Se não me falha a memória, ela se candidatou à senadora, todavia amargou o quarto lugar.

    Responda
  15. PAULO SANTOS

    Com muita atenção eu Li o artigo, até porque lá no meu intimo, alertava para alguns questionamentos, mas como tudo hoje pode ser um exagero na observação (mimimi) temos que nos policiar em tentar entender o contexto dos fatos. Obrigado pelo texto pois veio de encontro com a minha imaginação critica, estranho sim como bem lembrado do pronunciamento do ex-presidente José Sarney, em uma época de tantas necessidades e carências sociais, não sobra espaço para discursos antiquados.

    Responda
  16. Alan Alves

    Texto maravilhoso! Não poderia descrever melhor a patotinha medíocre que é a ABL.

    Responda
  17. Manoel Marcilio Sanches

    Parece que ninguém se importa muito com eles. Aos poucos vão se tornando mais e mais insignificantes. Como concurso de miss. Cada vez mais em baixa. A literatura brasileira entretanto, essa sim, continua viva e lida.

    Responda
  18. Jussara Jacintho

    Marilene, reitero os Bravos!!! anteriores.

    Responda
  19. Milene Suzano de Almeida

    O texto não poderia descrever melhor a ABL. E pobre Lima Barreto, que tentou 3 vezes, com uma desistência, integrar esse clã.

    Responda
  20. Eda Rocha de Oliveira

    Bravo Marilene! Como sempre corajosa. Excelente escritora também para quem não conhece, tem vários livros publicados. Denunciou fatos ignorados pelo público sobre a AB. Ao contrário dos muito leitores que a julgaram raivosa, ela é visceral, esse é seu estilo. Proponho que num ato de bravura, todas as nulidades literárias da ABL renunciem, inclusive o Sarney, e dêem lugar a todos os escritores de verdade que lá não estão como a própria Marilene, Lima Barreto, Clarice, Drummond, Mario Quintana.

    Responda
  21. Graça Sette

    Bravo, Marilene!

    Responda
  22. Filipo Studzinski Perotto

    Mas que texto pra lá de excelente!

    Responda
  23. Tereza Moreno

    Eles pensavam que Gilberto e Fernanda iriam blindar a ABL! Muito bom.

    Responda
  24. Claudia Antinori

    …se todos fossem iguais a você…. Parabéns pela lucidez, coragem e competência!

    Responda
  25. Flavio Oliveira do Nascimento

    Artigo redundante.

    Responda
  26. Rogerio De Souza Cruz

    Essa autora é uma franca atiradora. O negócio dela é criticar, ainda que não conheça o tema, como é o caso. O número maior de acadêmicos do Rio para eleger outro é porque a instituição fica nesse Estado, facilita a locomoção. O ex-presidente da ABL e professor Marco Lucchesi faz excelente trabalho com detentos, doando livros e organizando bibliotecas nos presídios. Isso tudo sem alarde ou gritaria.

    Responda
    1. Eliana TOFFOLI BATISTA

      Desculpe Rogerio de Souza Cruz, mas você poderia ter nos poupafodesse comentário infeliz, para não dizer absurdo.

  27. Severo Duarte

    Ora deixem os velhinhos em paz...!

    Responda
  28. filipe moura lima

    Essa é a genial Marilene Felinto, que conheço desde a revista 'Caros Amigos'!

    Responda
  29. Newton Broetto

    Talvez o Gil tenha ido só para criar uma ponte. Ponte necessária se faz nesses tempos obscuros. Sei lá.

    Responda
  30. lucio matos

    Parabéns Marilene Felinto!! Irretocável seu texto!

    Responda
  31. Pedro Oliveira

    A colunista tem razão em dizer que a ABL é um escoadouro de escritores medíocres - mas isso porque o Brasil produz escritores sobretudo medíocres. Fosse ocupar suas cadeiras com escritores de mérito real, uma e meia, talvez duas ficassem ocupadas. Mas não tem razão em criticar a gestão da Academia: graças ao tino e rigor da gestão Austregésilo, a ABL se tornou superavitária e capaz de, com os alugueis do prédio contíguo ao Trianon, pagar ricos jetons aos convivas dos chás de quinta.

    Responda
  32. Julio toledo

    Essa Academia cheira a naftalina, ultrapassada e peixinho da Globo que controla a cultura brasileira e é responsável pelo marasmo da população brasileira com 4 ou 5 novelas por dia que pouco acrescentam a cultura nacional. Deveria desaparecer....

    Responda
  33. Ivan Bastos

    Recomendo o filme argentino Ilustre Cidadão. Um prêmio Nobel de literatura e sua realidade natal.

    Responda
  34. Ivan Bastos

    Gostei que mexeram na ABL. Convido que outros mexam nas demais academias brasileiras. Terão algo escondo? O Sol é mesmo o melhor desinfetante.

    Responda
  35. milton temer

    A colunsta é uma referência obrigatória na denúncia de sequelas de nossa ordem social, onde a meiocridade se afirma a partir de quiem pontifica na disputa da presidência da República. Disputa onde nos obrigamos, para pelo menos garantir a sobrevivência da liberdade de opinião, a votar, em termos programáticos, na lógica do mal menor

    Responda
  36. Rodrigo da Silva Ferreira

    Talvez a Senhora se candidate , quem sabe , parece ter uma obra irretocável.

    Responda
  37. César Augusto Soares dos Santos

    E tem figuras progressistas e super éticas como a Sra. Fernanda Montenegro e o Sr. Gilberto Gil. Perto do final da vida, essas pessoas deixam cair as máscaras ... heróis que apenas encenaram ser, e nunca foram.

    Responda
    1. Eda Rocha de Oliveira

      Que bobagem! Gilberto Gil foi o primeiro acerto da ABL em décadas pois é um grande poeta popular, o maior da atualidade. Gênio da raça! Deve ter aceito a honraria por distração pois não precisa dela. Quanto à Fernanda Montenegro, embora grande atriz não me consta que seja escritora mas também não precisa da ABL para ter relevância na cultura brasileira.

    2. Alek Benito

      Muuuuuu

  38. João Carlos Silva

    Só não entendo o significado da letra B da ABL. Seria B de Baixo Leblon???

    Responda
  39. João Carlos Silva

    Só não entendo o significado da letra B da ABL. Seria B de Baixo Leblon???

    Responda
  40. JOSE LINO DA SILVA

    Noossa!

    Responda
  41. Renato Leite Alves

    Escrevi um comentário dizendo que os versos do Sarney são um crime contra a Poesia. Foi censurado, que feio, FSP.

    Responda
  42. Renato Leite Alves

    Escrevi um comentário dizendo que os versos do Sarney são um crime contra a Poesia. Foi censurado, que feio, FSP.

    Responda
    1. Carlos Pinheiro

      Há determinadas palavras, como cr im e por exemplo, que podem ser barradas pelo software de moderação como incentivadoras de violência e ocorre, então, esse impedimento.

  43. Joel Pedt Silvestre

    Taí uma solução para o Bolsonaro para evitar a cadeia . Candidatar-se à ABL. mudar o estatuto em seguida, dando aos membros imunidade criminal e foro no STF, bem como um salariozinho melhorado. Afinal, o quórum de 25 residentes no RJ ainda seria fortalecido .

    Responda
  44. Renato Leite Alves

    O nível literário e moral mede-se pela estatura poética e pelo caráter do Zé Sarney, principal articulador da recusa a Mário Quintana, um poeta de verdade, derrotado em 3 eleições. Seguem exemplos da poesia do aldrabão maranhense: ... e as operárias furtavam/os casulos/para higiene do ciclo menstrual/naquele mundo de louças/fusos, caldeiras e fardos. Agora, este outro crime contra a Poesia: Moscas, abelhas, muruanhas./ Os bois na canga. /Nascia em meus sovacos a dentição do corpo.

    Responda
    1. B M

      Cakado, Sarney é um poeta

    2. Ivan Bastos

      Obrigado por abrir as portas da minha percepção. Serei, doravante poeta. É só juntar palavras em frases curtas, e não se preocupar se a palavra é feia, pouco importa. E se suar bastante, ganho a imortalidade.

  45. RENATO PASCHOALINOTO

    Admito que não conheço o suficiente a ABL ou sua atuação para emitir opinião. Mas pra quê insistir no "golpe contra o governo de Dilma Rousseff" no meio do texto? Nem o PT fala mais nisso! Só serve pra tirar a credibilidade da colunista.

    Responda
  46. Antonio Catigero Oliveira

    A colunista falou sobre Lima Barreto; escritor que sempre abordou o tema com contundência sarcástica e sem exageros pessoais que acabam prejudicando a mensagem principal. Basta lembrarmos de 'Os Bruzundangas'.

    Responda
  47. LUIZ FERNANDO GARCIA

    Excelente texto, que coloca em palavras o mofo que exalam os fardões!

    Responda
  48. Alcemy Silva

    Nestes tempos em que ABL tem se tornado tão popular e com tanta exposição midiática, acredito que esse texto contribui positivamente com informações importantes e pouco conhecidas como essa incompreensível supremacia do RJ, alguns rituais anacrônicos e composição desatualizada pouco representativa da diversidade do Brazil real. Acho que o tom áspero e a crítica ácida que já começa pelo título, pode ter o mérito de impactar os leitores e provocar resposta de membros da ABL, o que seria ótimo.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      No geral a crítica é destrutiva.

  49. eli moura

    Acalme-se o proximo imortal vai ser o Romário.

    Responda
    1. João Carlos Silva

      Uma pena o Tiririca ser de Fortaleza. Seria um ótimo candidato pela sua obra prima: Florentina de Jesus

  50. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Texto elucidativo que merece a leitura pelos nossos jovens universitários e todos aqueles que imaginam uma ABL de botar água na boca, mas descobrem a contaminação secular de nossa cultura com coisa que não tem nada a ver com uma instituição tão propalada e que fica à mercê de falsos profetas da cultura brasileira.

    Responda