Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jander Costa

    Só de ver o tendencioso e parcial Merval Pereira no grupo, e ainda mais presidindo a ABL, não se pode mesmo levar a sério algo que até possui essa aparência, mas só aparência.

    Responda
  2. jose carlos toledo junior

    Merval Pereira é um imortal da ABL. Kill me, kill me now.

    Responda
  3. Paulo Azevedo

    Excelente.

    Responda
  4. Franklin Neto

    Irretocável, para além do belo timing. Evidencia o fato desse jornalista medíocre que é Merval Pereira, para quem lógica e coerência são secundários, estar se aproveitando do recente hype provocado pelas eleições de Fernanda Montenegro e Gilberto Gil. Quanto à divulgação da regra do regimento sobre o quórum mínimo de residentes do Rio de Janeiro, que ilustração do que são feitas as entranhas dessa institucionalidade tosca.

    Responda
  5. Nasemar Hipólito

    Espumando bile pelos cantos da boca! Quanto ressentimento... Se é pra equilibrar o time de colunistas com algum reaça de esquerda, a Folha poderia pelo menos escolher alguém menos rancoroso um pouquinho, né? E quem é essa fulana mal-amada pra censurar o verdadeiramente imortal Gilberto Gil? Respeite ao menos o fundador da Academia, o negro Machado de Assis!

    Responda
    1. Nasemar Hipólito

      Se bem que é provável que a biliar colunista-militante sequer conheça o maior escritor brasileiro, nosso Machado de Assis! Ou será que foi por pura desonestidade intelectual que nem o citou no panfleto acima?

  6. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Me convenceu. Mas poderia destilar um pouco menos de raiva. Não perderia força com isso.

    Responda
  7. Abrão Lacerda

    Que é uma coisa velha e cafona, não há dúvida. Que serve de abrigo a gente sem expreessão por razões políticas, idem. Que reproduz os vícios de nossa sociedade, também. Que nem Caetano nem Chico estão lá, igualmente. Quanto a Gil, encaixa-se pefeitamente no perfil da casa. Lembrando que Machado de Assis, seu fundador, era negro (Em suma, de 0 a 10, dou 4 pra ABL, a mesma nota que daria pro nosso país.

    Responda
    1. Nasemar Hipólito

      Pra colunista, dou 0!

  8. Robson Simões

    Tudo que há décadas tenho engasgado na garganta. Parabéns e obrigado à autora. Obs. Antes de Sarney e Merval teve o general Lyra Tavares o que dispensa comentários.

    Responda
  9. Carlos Victor Muzzi Filho

    Qual a razão da colunista perder tempo com a ABL?

    Responda
    1. Nasemar Hipólito

      Inveja!

  10. Thadeu Costa Normando

    Muito raivosa, passou do ponto. Nada a ver com o equilíbrio usual da FSP.

    Responda
  11. Bia Martins

    Muito bom!! De fato, Merval Pereira presidente da ABL é o suprassumo da decadência dessa instituição que, como mostra Marilene, nunca representou de verdade nossa grande literatura. Como Gil e Fernanda aceitam participar desse convescote é mesmo incompreensível, não precisavam disso em suas biografias...

    Responda
  12. PAULO SERGIO DE CARVALHO

    Que pena! Concordo com algumas das críticas abordadas aqui, mas com a pena carregada com todo este fel, o propósito é perdido. A menos, é claro, que o propósito tenha sido dar conta do fel, e não das críticas. De qualquer forma, que pena.

    Responda
  13. Bruno MONTEIRO

    Sempre tive curiosidade sobre a ABL, mas saciar essa curiosidade sempre ficou em segundo plano. Não sabia, por exemplo, que Sarney era um “imortal”. Sempre ouvi que “vaso ruim não quebra”, mas torná-lo um “imortal” já é um exagero, por mais que suas ações tentam causado um prejuízo eterno. Não consigo respeitar uma instituição que decide, espontaneamente, homenagear uma figura como ele. Não sei como conseguem colocar Fernanda Montenegro e José Sarney na mesma frase.

    Responda
    1. Júlio Pedrosa

      Não se trata de homenagem espontânea, pois para entrar na ABL é preciso ser eleito, candidatando-se a uma vaga aberta (e articulando-se com os membros para conseguir o voto deles). Alguém morreu e ficou vaga uma cadeira, Sarney candidatou-se e foi o mais votado. A maioria dos que se candidatam não se elege: Quintana tentou três vezes, Teodoro Sampaio também não conseguiu, outros nunca quiseram candidatar-se. Acho que Drummond e Clarice não quiseram.

  14. Daisy Santos

    Essa é a Marilene! Como sempre corajosa, transparente!

    Responda
  15. Rodrigo Romani Nicolau

    Artigo Um pouco visceral, mas sensacional! É a sociedade de cortes ainda em atuação!

    Responda
  16. José Renato Sessino Toledo barbosa

    Querida Marilene, Permita -me o tratamento, se já a admirava e respeitava pelo trabalho, pelos textos e reflexões, posturas sempre éticas e exemplares, agora esta tornou-se infinita. Devo a ti, escrever de maneira irreparável tudo aquilo que penso sobre o tema. Parabéns. Muito obrigado.

    Responda
  17. José Caminha

    Embora ocupar espaços seja importante, acredito que a presença de artistas e cidadãos como Fernanda Montenegro e Gilberto Gil naquela instituição só serve mesmo para legitimar a presença de gente medíocre.

    Responda