-
Jander Costa
Só de ver o tendencioso e parcial Merval Pereira no grupo, e ainda mais presidindo a ABL, não se pode mesmo levar a sério algo que até possui essa aparência, mas só aparência.
-
jose carlos toledo junior
Merval Pereira é um imortal da ABL. Kill me, kill me now.
-
Paulo Azevedo
Excelente.
-
Franklin Neto
Irretocável, para além do belo timing. Evidencia o fato desse jornalista medíocre que é Merval Pereira, para quem lógica e coerência são secundários, estar se aproveitando do recente hype provocado pelas eleições de Fernanda Montenegro e Gilberto Gil. Quanto à divulgação da regra do regimento sobre o quórum mínimo de residentes do Rio de Janeiro, que ilustração do que são feitas as entranhas dessa institucionalidade tosca.
-
Nasemar Hipólito
Espumando bile pelos cantos da boca! Quanto ressentimento... Se é pra equilibrar o time de colunistas com algum reaça de esquerda, a Folha poderia pelo menos escolher alguém menos rancoroso um pouquinho, né? E quem é essa fulana mal-amada pra censurar o verdadeiramente imortal Gilberto Gil? Respeite ao menos o fundador da Academia, o negro Machado de Assis!
-
Nasemar Hipólito
Se bem que é provável que a biliar colunista-militante sequer conheça o maior escritor brasileiro, nosso Machado de Assis! Ou será que foi por pura desonestidade intelectual que nem o citou no panfleto acima?
-
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Me convenceu. Mas poderia destilar um pouco menos de raiva. Não perderia força com isso.
-
Abrão Lacerda
Que é uma coisa velha e cafona, não há dúvida. Que serve de abrigo a gente sem expreessão por razões políticas, idem. Que reproduz os vícios de nossa sociedade, também. Que nem Caetano nem Chico estão lá, igualmente. Quanto a Gil, encaixa-se pefeitamente no perfil da casa. Lembrando que Machado de Assis, seu fundador, era negro (Em suma, de 0 a 10, dou 4 pra ABL, a mesma nota que daria pro nosso país.
-
Nasemar Hipólito
Pra colunista, dou 0!
-
-
Robson Simões
Tudo que há décadas tenho engasgado na garganta. Parabéns e obrigado à autora. Obs. Antes de Sarney e Merval teve o general Lyra Tavares o que dispensa comentários.
-
Carlos Victor Muzzi Filho
Qual a razão da colunista perder tempo com a ABL?
-
Nasemar Hipólito
Inveja!
-
-
Thadeu Costa Normando
Muito raivosa, passou do ponto. Nada a ver com o equilíbrio usual da FSP.
-
Bia Martins
Muito bom!! De fato, Merval Pereira presidente da ABL é o suprassumo da decadência dessa instituição que, como mostra Marilene, nunca representou de verdade nossa grande literatura. Como Gil e Fernanda aceitam participar desse convescote é mesmo incompreensível, não precisavam disso em suas biografias...
-
PAULO SERGIO DE CARVALHO
Que pena! Concordo com algumas das críticas abordadas aqui, mas com a pena carregada com todo este fel, o propósito é perdido. A menos, é claro, que o propósito tenha sido dar conta do fel, e não das críticas. De qualquer forma, que pena.
-
Bruno MONTEIRO
Sempre tive curiosidade sobre a ABL, mas saciar essa curiosidade sempre ficou em segundo plano. Não sabia, por exemplo, que Sarney era um imortal. Sempre ouvi que vaso ruim não quebra, mas torná-lo um imortal já é um exagero, por mais que suas ações tentam causado um prejuízo eterno. Não consigo respeitar uma instituição que decide, espontaneamente, homenagear uma figura como ele. Não sei como conseguem colocar Fernanda Montenegro e José Sarney na mesma frase.
-
Júlio Pedrosa
Não se trata de homenagem espontânea, pois para entrar na ABL é preciso ser eleito, candidatando-se a uma vaga aberta (e articulando-se com os membros para conseguir o voto deles). Alguém morreu e ficou vaga uma cadeira, Sarney candidatou-se e foi o mais votado. A maioria dos que se candidatam não se elege: Quintana tentou três vezes, Teodoro Sampaio também não conseguiu, outros nunca quiseram candidatar-se. Acho que Drummond e Clarice não quiseram.
-
-
Daisy Santos
Essa é a Marilene! Como sempre corajosa, transparente!
-
Rodrigo Romani Nicolau
Artigo Um pouco visceral, mas sensacional! É a sociedade de cortes ainda em atuação!
-
José Renato Sessino Toledo barbosa
Querida Marilene, Permita -me o tratamento, se já a admirava e respeitava pelo trabalho, pelos textos e reflexões, posturas sempre éticas e exemplares, agora esta tornou-se infinita. Devo a ti, escrever de maneira irreparável tudo aquilo que penso sobre o tema. Parabéns. Muito obrigado.
-
José Caminha
Embora ocupar espaços seja importante, acredito que a presença de artistas e cidadãos como Fernanda Montenegro e Gilberto Gil naquela instituição só serve mesmo para legitimar a presença de gente medíocre.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.