Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Vaidergorn

    Garoto, eu torno a escrever o que escrevi em outra ocasião nos comentários da sua coluna: existem dois tipos de música (aliás, dois tipos em todas as artes): as boas e as ruins. Quantitativamente, a produção da música chamada genericamente de sertaneja, em termos musicais e estéticos, é majoritariamente ruim, que arranjos pasteurizados não conseguem melhorar. Claro, tem umas poucas que se pode considerar de boa qualidade, mas não me animam a ouvir um álbum ou assistir um show desse estilo.

    Responda
  2. Henrique Douglas Macêdo Mendes

    Até entendo - ainda que perceba uma insistência- que o colunista navege contra a maré da crítica até muito polida dos citados, mas daí a não enxergar o cheiro de adubo nessa onda sertaneja chega a ser até desonesto!

    Responda
  3. Dora de Oliveira e Silva

    Porque a Folha dá tanta importância a esse gênero musical a ponto de convidar um colunista só para falar disso? Que chatice! Há quem goste de música sertaneja e há quem deteste. Faz parte da vida. O colunista gosta? Então que ouça tanto quanto quiser, mas chega de usar seu lugar de fala para tentar convencer os leitores.

    Responda
  4. José Roberto de Luna Filho

    Quando se trata de crítica cultural, que envolve gostos e paixões, não é um pecado realizar juízos demasiadamente "irracionais" e "emocionais". Afinal, quando falamos de arte, estamos falando de emoção. E faz parte a emoção inclusive das análises tão elogiosas que você, Gustavo Alonso, tem feito da música sertaneja ao longo dos anos. De todo modo, concordo ser importante que o debate se dê em termos mais contidos: eu educadamente acho a música sertaneja uma porcaria.

    Responda
  5. raymundo de oliveira reis neto

    Não me identifico com o clima sertanejo e achei especialmente ridículo o visual falcon do gustavo lima. Mas esses críticos pegaram pesado e não ajudam o Brasil c sua postura. Mto desrespeitosos.

    Responda
  6. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    De novo Alonso! Ah não! Vou lhe dar uma sugestão: porque você não faz uma música sertaneja para reclamar das pessoas q não gostam de música sertaneja? Melhor, porque você não faz um álbum (ep) inteiro com canções autorais, inspiradas em suas colunas, só reclamando das pessoas q não gostam da sua música sertaneja? Pô, ninguém aguenta mais tanta choradeira. Isso vai acabar tendo efeito contrário: as pessoas q gostam da sua música sertaneja, vão ficar com vergonha e parar de ouvir. Olha só!

    Responda
  7. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    De novo Alonso! Ah não! Vou lhe dar uma sugestão: porque você não faz uma música sertaneja para reclamar das pessoas q não gostam de música sertaneja? Melhor, porque você não faz um álbum (ep) inteiro com canções autorais, inspiradas em suas colunas, só reclamando das pessoas q não gostam da sua música sertaneja? Pô, ninguém aguenta mais tanta choradeira. Isso vai acabar tendo efeito contrário: as pessoas q gostam da sua música sertaneja, vão ficar com vergonha e parar de ouvir. Olha só!

    Responda
  8. Flavio Colker

    Não compreendo nazismo, tortura, corrupção, preconceito e burrice. Eu polarizo com essas m.... e gosto. Talkey?

    Responda
  9. JOAO FERNANDO DE COELHO

    Ô rapaz, tá usando o Nelson Motta e o Zuza Homem de Mello de escada? Faz isso não, é sem base. As críticas deles foram muito situadas historicamente e quanto a certos artistas. E não consta que jamais tenham sido inimigos de gêneros musicais...

    Responda
  10. PAULO Andrade

    É preciso ver até onde falamos de música caipira (raiz), e daquele subproduto do country americano, brilhantemente engendrado nos porões das gravadoras nos anos 80 (basta falar com algumas das centenas de testemunhas presenciais, chamava-se o novo "gênero", calças apertadas e coregrafias de cowboys, de sertaNOJO... Produtores ficaram milionários, o povão engoliu e mimetizou, muita coisa ruim veio desse parto, algumas coisas audíveis. É bom que haja defensores. E a caravana segue...

    Responda
  11. Hercilio Silva

    No interior de Minas se cresce ouvindo sertanejo, nada tenho contra, nem é o que ouço, ainda sou ligado a viola. Só não acho que a música atual seja sertaneja apenas faz uso do ambiente sertanejo. Música evolui, e evoluiu, mas a de hoje é tudo menos sertanejo, a evolução virou outro gênero. Chamam de sertanejo pra não perder o público.

    Responda
  12. Rondon De Castro

    O autor do texto tem desempenhado um papel duríssimo: trazer o gênero sertanejo para o jornal. Em outras palavras, Ezra Pound disse que a boa crítica começa com a escolha da obra a ser criticada. Capinha de celular também já faz parte de nossa 'cultura'.

    Responda
  13. Leonardo Monteiro

    Eu concordo com todos os críticos citados pelo articulista!

    Responda
  14. Eunice Souza

    Antes se diferenciavam as duplas pelas vozes. De uns anos para cá elas soam todas iguais. Mesma batida, mesmos arranjos, mesmo timbre de voz, tudo igual. Letras parecidas. Quem era um pouco diferente era a dupla Victor e Leo, talvez por isso a indústria tenha acabado com ela, por não se adequar aos novos tempos.

    Responda
  15. Jorge Ceretta

    Acho que, pelo nível cultural do povo brasileiro, todos os tipos são aceitos. Mas, cá prá nós, que é uma porcaria, é.

    Responda
  16. Manoel Bolonha

    Sertanojo, simplesmente INSUPORTÁVEL !!!! E ainda denominam SOFRÊNCIA, socorroooo!!!

    Responda
  17. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Ok, Gustavo, é um bando de preconceituosos. Mas que sertanejo é uma fórmula comercial, criada durante o governo Collor, que gera músicas com as mesmas temáticas e estruturas e que é insuportável, isso ninguém nega.

    Responda
  18. Paloma Fonseca

    Meu gosto musical está muito relacionado com a minha adolescência na década de oitenta, com o rock nacional, a axé music e o pop rock internacional, um pouco de MPB, eles me envolvem de corpo e alma, meu gosto é fundamentalmente retrô e urbano. A verdade é que o Brasil é um celeiro de cultura musical, de diversidade, não sei se existe algo similar no mundo (bossa nova, samba, funk, sertanejo, rock, axé, MPB...).

    Responda
  19. ROGERIO CARVALHO

    Pque que o articulista, ao invés de criticar quem se manifestou contra, não exalta as qualidades da música "sertaneja"? As letras criativas, as melodias ricas e variadas, as músicas que não tem nada de misoginia, de machismo, de apologia ao alcoolismo!... Vai, Gu, fala aí umas coisa bonita sobre o povo "country", os peão de boiadeiro.

    Responda
    1. Jorge Ceretta

      Queres milagre?

  20. JOSÃ PEDRO MACHADO ELIAS

    Um redator em Goiás faz versos sobre dor de cotovelo, ostentação ou beberagem, isso é misturado num sampler mais três acordes melosos e está pronto mais um sucesso breganejo. Não é música, é uma indústria. Assim como o funk nacional, que consegue ser pior.

    Responda
  21. Joao Pinheiro

    O Gustavo Alonso deve estar sendo muito bem pago para, semana após semana, vir aqui e escrever defendendo essa música ruim, que de sertanejo não tem nada. Se, por outro lado, estiver fazendo isso por amor legítimo, sugiro que se acalme, curta sua música e deixe de tentar incutir nos outros o seu gosto. É uma boa forma de começar a reduzir aquilo que ele chama (eu não concordo) de polarização na música. Alias, o texto do Nelson Motta é perfeito!

    Responda
  22. Mauricio Rios Caputo

    A música brasileira é homogênea. Anita, Roberto Carlos, Sertanejo, Pablo Vittar, Caetano, Chico Buarque, Tiririca, funk.. é tudo a mesma coisa.

    Responda
  23. Dilson Marques

    É um lixo mesmo! Só dor de corno e corna, sem compostura estética, machista, misógina, um campo aberto para as aberrações bolsonaristas. Uma fossa a céu aberto. A chamaria de breganejo...

    Responda
  24. Ernesto Dias Junior

    Menino, isso que está aí não é música sertaneja. E é só mais um lado dessa coisa nauseabunda em que se transformou a música brasileira. Faça bom proveito, e viva Zuza!

    Responda
  25. Amílcar Henrique

    Concordo que a música sertaneja é isso mesmo que a maioria aqui tem expressado. Música caipira é autêntica e representa realmente um aspecto cultural de nossa nação, mesmo que não seja um gênero que a pessoa aprecie. Deve ser respeitado por ser genuína.

    Responda
  26. Amaury Angelo Gonzaga

    O problema da música sertaneja, sertaneja universitária, axé, é que a gente tem que ouvi-las dos vizinhos. É como se o lixo do vizinho fosse colocado à sua porta.

    Responda
  27. Sérgio Guimarães Thomé

    Não é preconceito. A denominada música sertaneja, é uma porcaria mesmo, não tem letra, melodia, arranjo musical . Música sertaneja, era o estilo musical de Tonico e Tinoco, Pena branca e Xavantinho e etc. O de hoje é o " Sertanojo ".

    Responda
  28. FLAVIO Costa

    O problema é que o lixo é financiado por grandes gravadoras e empurrado goela abaixo do povo. Se no rádio só toca isso vou gostar de quê

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Financiado pelas prefeituras de minúsculos municípios do interior também.

  29. Iraia Galindo

    O articulista provou que desconhece o que significa "música sertaneja". O artigo dele trata sim, de lixo musical .

    Responda
  30. EDSON MARTINS

    Mas que a grande maioria das músicas sertanejas atuais é uma bosta, não se pode negar.

    Responda
  31. marcelo duarte

    inclusive acho que zuza pegou leve.

    Responda
  32. CLEBER DOS SANTOS

    Caro articulista, pode ser só preconceito meu, mas eu odeio ...

    Responda
  33. Denise carvalho schneider

    Mas existe alguém que discorda da afirmação citada de Zuza Homem de Melo? Não acredito...

    Responda
  34. SONIA LUCIA LUCENA SOUSA DE ANDRADE

    Não serei tão radical no meu comentário, mas ir a uma festa de São João no sertão nordestino para ouvir esses "sertanejos" é uma lástima. Se as rádios tocassem honestamente as boas músicas eles não ultrapassavam as fronteiras de Goiás e Mato Grosso. As músicas são péssimas, repetitivas e fé sertanejos eles não têm absolutamente bada

    Responda
  35. Joao Cellos

    É Gustavo Alonso. Agora percebo que a saraivada de críticas que recebestes quando da morte da Marília Mendonça eram realmente merecidas.

    Responda
  36. FABIO LUIS ALVARENGA

    O troço é tão ruim, que precisa ser em dupla, um pra cometer o crime e outro para ser cúmplice.

    Responda
  37. Jonatan Silva

    Concordo com o Zuza. Um compasso de JG vale mais que toda a obra sertaneja.

    Responda
  38. Daverson Furlan

    Legal, de bom gosto e culto é o funk né gente?

    Responda
    1. Joao Cellos

      Mas que raciocínio raso. Por que criticar o sertanejo implicaria em dizer que o funk é culto ou de bom gosto?

  39. geraldo magela sobrinho

    Afinal nossos ouvidos têm limite, não é Zé Neto? Não é Amado Batista? Será que não há gado nas fazendas de vcs para vcs berrarem para eles?

    Responda
    1. FABIO LUIS ALVARENGA

      E os tais de Sérgio Reis, Zezé di camargo, Eduardo Costa, Gustavo Lima, etc....Só reaças misóginos, aporófobos,machistas e racistas.

  40. Alcione Malheiros dos Santos

    Chamar isto que infesta as rádios e redes sociais de "sertanejo" é uma afronta ao verdadeiro sertanejo. Colocaram um tal "universitário" para modernizar e o resultado foi esta musica insuportável, em que os interpretes não cantam, berram! As letras são de se contorcer de pavorosas. Aliás, este "sertanejo" é uma cópia muito mal feita do chatíssimo country americano. O resultado é isto que está aí!

    Responda
  41. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Zuza deve ter se revirado sem poder se defender. É desonestidade intelectual e jornalística o articulista "analisar" críticas do passado. Será que ele imagina que música sertaneja não tem nada a ver com as maquinas de fazer dinheiro que pululam por aí neste insuportável, sim insuportável, som destas duplas "universitárias"? Não admira que expoentes do estilo se consideram amigos do "agro" e consequentemente bozominions. Por favor jovem, respeite a história dos verdadeiros críticos. Se conseguir.

    Responda
  42. Daniel Alvares

    Sertanejo ou sertanojo universitário? Porque Tonico & Tinoco está para Gustttaaavvvooo Lima assim como uma picanha 481 está para um Whopper Picanha

    Responda