Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Herculano Oliveira Neto

    Tem os fatores tempo - mães que trabalhavam fora ao passo que as avós em geral, não - , e informação no uso dos industrializados. Hoje sabemos mais sobre o impacto deles na nossa saúde, então nem condeno eventuais receitas no caderno da mãe onde consta 'Chantibon' ou o caldinho Knorr. Sobre a refeição no leito de morte, vou antecipá-la, vai que não consigo pedir :-)

    Responda
  2. Malu Ramos

    Costumo brincar com meu marido q se em meu leito de morte eu pedir uma porção de torresmo e ele, obedecendo aos médicos, não me der, eu virei puxar a perna dele depois q eu morrer. Brincadeiras à parte, muito lindo o último parágrafo..."sequestro de afeto". Parabéns!

    Responda
  3. Tatiana Sa

    Sinto falta da comida da minha avó.... Me vejo muitas vezes revisitando meu caderno de receitas onde guardo algumas recordações saborosas como o bucho com batata cujo os temperos são alho, limão, sal, louro fresco e óleo. Saudades de comer o sabor verdadeiro dos alimentos e incrementar apenas com um pouco de alho e pimenta.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Pô Marcão, que tristeza, mano xará. Eu poderia escolher o mesmo, mas numa espécie de vingança pela doença: vou comer um bagulho trash quando prestes a me liberar dessa Herda de corpo falido. Não que eu não aprecie, duas ao ano, comer um trash cheio de mostardachup, vou com gosto. Mas há algo de melancólico no afeto terminal dirigido ao Mac. Sua mãe paulistana usava muito mais artifícios do que a minha, do interior: caldos prontos e só. Talvez fruto do metropolitanismo e marquetagem da pressa.

    Responda
    1. RICARDO BATISTA

      Kkk, só você mesmo. Já que é pra chutar o balde, eu pediria também um bom bife à parmegiana, mais um pouco de fritas e salada. Pra beber, uma cerveja IPA. E de sobremesa um pudim mais suco de laranja e um expresso. Vixe, nem dá vontade de morrer mais.

  5. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A matéria chama atenção para a letalidade de certos hábitos alimentares, será simples coincidência ou esse hábitos tem relação estreita com diminuição do tempo de vida das pessoas ? Vale investigar !

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Concordo com ambos, na média aumentou a expectativa de vida, vacinas, melhora na capacidade de consumo de parte da população, o problema, o mercado é fiel á reprodução do capital, á ela são ajustadas outras variáveis, o que resulta em contradições que não podem ser resolvidas no âmbito do capitalismo!

    2. Marcos Benassi

      Creio que isso tenha relação, caro Celso, com o marketing da pressa: a criação de um ideário no qual o mínimo ócio, conseguido através da utilização dos símiles industrializados, passa a ter mais valor do que a apreciação de um tempero feito por você mesmo. E, quanto ao tempo de vida, não diminuiu, senão aumentou: também a farmacopéia industrializada trouxe ganhos para todas as classes sociais. A diferença essencial é no tempo vivido em boas condições.

    3. Pedro Schu

      Já foi extensamente investigado e a resposta é sim. Ultraprocessados são nocivos à nossa saúde. Risco de câncer e doenças circulatórias (avc, infarto).

  6. joão moreira

    Marcão, você já é vovô, com essa cara de meninão?

    Responda
  7. Fabiana Menezes

    Depende de onde vc nasceu, Marcão. Que cada um tenha o seu último gosto, longe de mim questionar, porém as cozinhas são várias e as experiências também nem sempre perto de grandes supermercados, ou mesmo da sedução de caldos Knorr e congêneres.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Fabiana, creio que você tem razão - e nem me pareceu que o Marcão tenha menosprezado o afeto, só criticado a "dominação", por assim dizer. Mas sabe que a informação mindeu um sentimento melancólico?

  8. jefferson camargo

    Eu compraria uma chopeira e faria churrasco todo dia

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah! Fenecimento Ostentação! Hahahahah!

  9. Heleno Gurgel de Sá

    Eu pediria , uma feijoada em lata acompanhada com kitutes de boi da Wilson .e a sobremesa seria uma salada de frutas em lata (aquela que vinha com uvas verdes) com bastante creme de leite . Depois pode tirar o tubo !

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahah, Heleno, essa crônica ta valendo prosa mêmo! Muito bom. E, olha, da Wilson nem sei se existe - foi ela a entrevistada n'O Pasquim? - mas a Bordon, eu garanto. E tá muito melhor em sabor, na engenharia do produto. Depois de muitos anos, comi uma há uns 3 meses. Tô de testemunha, irmão! Hahahahah!

  10. Galdino Formiga

    Conheci um paciente terminal que pediu ao médico um picolé chicabom. Ganhou três!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pô, coisa linda. Eu ia pedir "Caramelo Bill" e dar com a cara na porta! Hahahahah!

  11. MARCO ANTONIO FERNANDES

    Eu pediria uma lasanha (melequenta) igual do finado ” Gato que Ri’. Aquilo era dos deuses! Íamos uma vez por mês alí. Contava nos dedos a chegado do grande dia!

    Responda
  12. Silvio Borges

    Amigo, cada um come o que quer! Mas, é triste ver tanta gente comendo porcaria. MC Donald's no leito de morte é o atestado do nosso fracasso como povo culturalmente relevante.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ó, Silvio, sei não: diria que é a sagração da colonização gustativo-afetiva pela propaganda. Um su-ces-so!

  13. Daverson Furlan

    Eu pediria um filé com fritas. Ou um strogonoff bem feito, com bastante arroz branco.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Pratos deliciosos.

  14. RICARDO BATISTA

    Como última refeição eu pediria uma bela macarronada acompanhada de meia garrafa de vinho. E doce de abóbora com coco de sobremesa.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tem Vó nesse afeto aí, Ricardo?

    2. Galdino Formiga

      À Carbonara é excelente.

  15. Guilherme Martin

    Meu Deus! Conseguiram, nos comentários, botar a culpa do desastre do McDonald's no Lula. Essa, sim, é uma tragédia de dimensão planetária.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, estou descendo, essa ainda não vi. Mas a conversa acima tá delícia, tipo misto quente na cama, com espresso... Haha!

  16. Lorenzo Frigerio

    O McDonalds dos anos 80 era melhor que hoje, a clientela eram filhinhos de classe média; hoje, a nova classe C do Lula tomou conta, e eles engolem qualquer coisa. Tanto que além de baixar a qualidade a empresa "enxugou" o menu. Não tem mais saladas, suco de manga ou maracujá, nem McFish.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Lorenzo, prezado, papo reto, pega até mal uma afirmativa dessas: porque essa dita "classe C do Lula" "tomou conta" e "engole qualquer coisa", tá abaixo do mínimo raciocínio comum (MRC). Nem vou dizer o porquê, não vou subestimá-lo.

    2. SUELI Iossi

      Ainda bem que vcs nos salvaram dessa plebe ignara elegendo o "erudito" Bolsonaro, e sua trupe de inteligentes e cultos ministros, que reoresentam muito bem a nova direita, tosca, grossa e inculta! Faça me o favor, nem todos são ignorantes como vcs gado tá!!!

    3. Marcelo Fernandes

      Esse aí deve preferir McDonalds "classe A" do Bolsonaro. X-leite condensado.