Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo de Cardoso

    O globo terrestre vive sob o domínio do carbono e assim as regiões e países que o detém são preponderantes em sua saúde econômica. De que adianta se dispor de um subsolo riquíssimo em amianto, ferro, nióbio e todos óxidos de metal, caso não se disponha do produto que extraia o metal contido: o carbono livre! Mesmo o petróleo do subsolo, para ser extraído depende de máquinas executadas com produtos metálicos. Por isto os países-celeiro 'vendem' seu subsolo a preço determinado pelo explorador.

    Responda
  2. Neli de Faria

    Esse senhor, quando ministro das Relações Exteriores, apoiou um Egípcio em detrimento de um Brasileiro para presidir a Unesco. E sempre apoiando o lado errado. Aliás, nada tão igual a bolsonaro quanto lula até os apoios , hoje, são idênticos na Europa.

    Responda
  3. Ana GOUVEA

    Sempre impecável.... quando escreve.

    Responda
  4. Celso Augusto Coccaro Filho

    Os habitantes da região de Donbass por acaso foram ouvidos ou consultados a respeito do que desejam para si mesmos? Interessante notar que esta questão jamais é abordada. Consideram-se ucranianos ou russos, em função de diversos elementos (etnia, cultura, idioma)? Ou quem definirá se são russos ou ucranianos é Putin, Biden, a mídia, a OTAN ou Zelensky? Algum dia alguém definirá se sou ou não brasileiro?

    Responda
  5. Telma Saraiva

    Artigo impecável, Demétrio. Quando li a entrevista do Lula na Time, fiquei em choque.....Com base naquela entrevista, o nome dele deveria voltar a ser incluída na lista na Ucrânia. E olha.....que vou votar no Lula porque não temos saída....O imperialismo russo é insuportável.

    Responda
    1. Neli de Faria

      anulo... não voto em bolsolula.

    2. Ricardo Botto

      Tem algum imperialismo que seja suportável?

  6. RODRIGO DORNELLES

    Demétrio tem razão. Brasil deveria declarar guerra à Rússia; e mandar a milicada toda para o fronte. Generais, brigadeiros e almirantes na frente.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      para pintar meio-fios postes e caule de arvores de branco - a cor da paz! - e oferecer aos des validos invadidos o nosso leite condensado gourmet e proteses pppenianas?

  7. Olavo Osório da Fonseca Júnior

    Uma única questão ao articulista: Onde está a "prova" que Zelinski desistiu explicitamente ( oficialmente) do ingresso na OTAN? Onde? Onde? Ou é só "convicção " do autor?

    Responda
    1. Ronaldo Junior

      Colega, dá um google!

  8. Diego Rodrigues

    Demétrio tem um ponto sim, mas porque pegar no pé do que diz um candidato? Se nem está no poder, que diferença faz o que lula diz? Espera ele representar o país e aí sim o critique. Mas ok, denuncie quem não recriminar incondicionalmente a invasão russa, é a posição sensata. Mas pergunto a quem ler: como Magnoli se posicionou na muitas invasões imperialistas americanas? Ele mantém o critério? Alguém aí sabe? Ele eh de verdade mesmo pela soberania?

    Responda
    1. Armando Vieira

      Caro Diego Concordo com você. Devemos ser coerentes e incriminar sim a invasão do Putin, agora travestido de Nicolau II. Assim como condenamos as invasões americanas que que se iniciaram com os territórios indígenas, México, Filipinas e Cuba etc. Ambos impérios são idênticos, agora com uma ideologia semelhante. Como acham que a Rússia conseguiu dominar os povos siberianos? Na pura e prosaica porrada! São impérios sendo impérios.

    2. Armando Vieira

      Caro Diego Concordo com você. Devemos ser coerentes e incriminar sim a invasão do Putin, agora travestido de Nicolau II. Assim como condenamos as invasões americanas que que se iniciaram com os territórios indígenas, México, Filipinas e Cuba etc. Ambos impérios são idênticos, agora com uma ideologia semelhante. Como acham que a Rússia conseguiu dominar os povos siberianos? Na pura e prosaica porrada! São impérios sendo impérios.

    3. Rosemildo Lima

      Nessas situações Diego, Demétrio comportou se como sempre: um HIPÓCRITA.

  9. Nilton Silva

    A petezada romântica defende a Rússia como se ela ainda fosse uma república socialista soviética. O muro caiu, a urss se desfez e o socialismo jaz na vala comum do lixo da história. Parem de viver do passado e cresçam. Não existe nada mais infantil que esse antiamericanismo petista.

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Receio que haja muitas coisas mais infantis que antiamericanismo 'petista' ( convenhamos, o do pt nem eh tão exacerbado). E olha, há muitas coisas por adentrar a vala comum do lixo da história, eh só olhar atentamente ao seu redor pra ver como as pessoas vivem de fato e qual eh o prognóstico pras próximas gerações se estado de coisas não for enterrado. Mas acredito que pode ser muito mais pragmatismo com os membros do brics, que tem metade do PIB mundial, do que ideologia fora de lugar.

  10. tom araujo

    Demétrius sempre parcial, sempre americanista, sempre alinhado à Casa Branca, bem “analista” de quintal. Espero que Lula de um “chega pra lá”na OTAN, continue responsabilizando o ex-palhaço Zekensky pela sinuca de bico que meteu seu povo, e que faça o Brasil Fortaleza dos BRICs, defensor de uma Ordem multipolar. Tudo que pra Demétrius é crime de lesa-pátria. Ah, e deixa de ser metido, você nunca teve essa bola toda. Parabéns à Celso Amorim pela lucidez de sempre. E vamos de Lula.

    Responda
  11. Hercilio Silva

    Depois de descobrir na imprensa o grau de dependência dos fertilizantes russos e até ucranianos, herança do nosso neoliberalismo, fica claro, a decisão foi econômica, apoiar a Ucrânia jogaria o agronegócio no chão. Na entrevista ao fantástico o líder ucraniano voltou a negar batalhões nazistas, o Azov é o que? Pra ele é normal haverem nazistas no exército ucraniano. A Europa ao adotar energia cara vai cair nos braços da extrema direita, a esquerda errando de novo apoiando o militarismo.

    Responda
  12. Manoel Cardoso

    Análises parciais, quiçá ideológicas, sem base geopolítica. Mentes da guerra fria, de preferências entre comunismo versus capitalismo. Fica a pergunta para ambos: quem tem razão sobre o mar do sul da China? Quem tem razão sobre Taiwan? De repente, eu de forma simplista, eu já sei a resposta .

    Responda
  13. milton temer

    o uso de preceitos constitucionais genéricos para justiticar a clara adesão do colunista às teses da Otan e do desmoralizado Biden mostra a forma dissimuilado do caráter ideológico, parcial, com que debate a questão. Não se trata de defender Putin, quando se responsabiliza Zelensky como principal interessado na ausência de acordo de paz; É um reality showman permanente, se lambuzando na cobertura que ganha com o conflito., por parte dos parlamentos europeus

    Responda
  14. Iraia Galindo

    Demetrius , não foi á toa o seu voto em Bolsonaro. Quer um conselho? Ouça mais Celso Amorim. Você tem muito o que aprender ele.

    Responda
    1. Lucas Alves dos Santos

      Ué, tá desmerecendo o Bolsonaro pq? Ele defende a mesma posição que o Lula kkk Faces da mesma moeda de pobreza intelectual do nosso povo.

  15. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Pelos discursos que Lula anda fazendo, suas ideias, valores e propósitos continuam os mesmos. Sua linguagem suporta as modificações ao sabor do momento e da reverberação negativa ou positiva. Fluidez necessária a quem tem o hábito de mentir e confundir. Ao mesmo tempo, seu corpo, seus gestos ganham uma dimensão triunfante: braços levantados, abraços paternais, dedo em riste igual a um talibã, lições morais, voz e encarnação da democracia, certezas absolutas. Nada mudou. (Claudia F.)

    Responda
  16. Wilton silva

    bom dia todos esquerdista são lobos disfarçados , so gosta de mamar nas tetas da viuva

    Responda
  17. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    "Anacronico anti imperialismo ", será mesmo Articulista? Se se levar em consideração a expansão da OTAN sob a batuta dos EUA em direção ao Leste Europeu a revelia dos compromissos assumidos anteriormente, as condenações á China pelo seu peso econômico no Mundo contemporâneo e sua concorrência com o imperialismo ianque, o anacronismo pode estar na sua análise!

    Responda
    1. milton temer

      voto com o relator. Magnoli não se contém no seu partidarismo explícito

  18. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Neste ponto o articulista tem razão. Sem a grosseria do atual presidente da República, que desqualificou seu homólogo ucraniano, taxando-o comediante, as posturas dos do atuale do ex-presidente se aproximam. Está bem, países não tem amigos, tem interesses, mas é inaceitável que o nosso abençoe uma invasão.

    Responda
  19. Humberto Isidoro

    Que vergonha . O apressado come cru. O Demetrio, que tenta polir sua imagemmeio envergonhado de ter apoiado e votado no Bozo, publicou umartigo inteiro baseado em Fakes. Agora a Ucraia retirou o nome de Lula da lista porque, disse, cometeu um erro ao coloca-lo lá. E o pior é que alguns dos comentarios, mesmo ja sabendo disso , continuam na mesma vbalada do Demétrio. Dá tempo. Pede pra folha retirar. E ontem mesmo foi publicado pela Folha a recuperação dos tiranos árabes or interesse geopolitico.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Ou seja , essa historia fabricada do apoio ao Zelenski, não vale para os ditadores Arabes que dissolvem seus criticos em acido. Demetrio, é como o Moro, vê o nome de lula e PT e ja começa a atirar. Eles são bem ao gosto do capitão farrista e fuzarqueiro.

  20. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    A questão é secular. Mas, parece-me, mais recentemente tudo começou com a derrubada de um presidente ucraniano eleito, por aqueles pró-ocidentais que não o queriam mais no poder. Por certo, Putin não tem razão na invasão, mas motivos não faltam para esse imbróglio todo.

    Responda
  21. Ronald Fedalto

    Demétrio. Você é Bolsonarista? Ou anti PT? Seja jornalista e entenderá o Celso.

    Responda
  22. José Cardoso

    É em parte um problema geracional. O Boric do Chile não é viúvo da URSS e apoia a Ucrânia abertamente. Não é o caso de grande parte da esquerda brasileira, incluindo o Celso e o Lula;

    Responda
  23. Claudio Carvalho

    As colunas de "opinião" às vezes são atropeladas pelos fatos e se tornam anacrônicas, quando não se alinham às Fakenews. Não sei o que ocorreu nesse caso, mas o nome de Lula já não consta da tal lista. Talvez seja a ansiedade do colunista em recauchutar o antipetismo. Pode ser desinformação, também. Ou simplesmente má fé.

    Responda
    1. josé SOARES

      Ou ambas: desinformação e má-fé.

    2. Claudio Carvalho

      PS: vale a pena conferir a posição do ex-chanceler, Celso Amorim, sobre a invasão russa na Ucrania. São muitas, e esclarecedoras, as entrevistas do Celso Amorim aos "blogs sujos". Segue o baile...

  24. ROSANGELA M SOARES DE OLIVEIRA

    Ótimo! Dá-lhe, Demétrio!

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Parece alguém saudando um artilheiro por fazer um gol contra. Da lista já não consta o nome de Lula, que foi retirado com um pedido de desculpas...

  25. Ricardo Santos

    O articulista está desinformado, pois a Ucrânia retirou o nome do Lula da lista, pois afirmava algo que o ex-presidente não teria dito. Assim, cometeu uma gafe o jornalista ao não atualizar seu artigo, mantendo um texto em desacordo com a verdade.

    Responda
  26. André Silva de Oliveira

    A posição de Lula e do PT evidencia o seu viés autoritário. Parabéns ao Demétrio Magnoli que arrancou a máscara dos "progressistas" sobre um tema tão relevante como o é a invasão russa de um país menor e democrático.

    Responda
  27. Marco A Moreira

    Artigo impecável!!! Lamentável a tentativa de justificar o injustificável. Dividir a culpa é uma das mais escabrosas análises feitas por um líder político. É, ao mesmo tempo, um escárnio e uma insensibilidade ao povo Ucraniano.

    Responda
  28. Paulo Azevedo

    Ele não se cansa de procurar um jeito de falar mal do campo progressista, do Bolsonaro ele não fala bem porque não tem como fazê-lo. Não sei qual a raiz do ressentimento dele, talvez tenha sido desprezado quando cursou sua graduação e resolveu projetar a culpa em todos que sejam progressistas. Mas ele deveria se conformar com sua falta de competência para as Ciências Sociais. Deveria procurar outro emprego.

    Responda
  29. Ney Hamilton Michaud

    A Ucrânia tirou o nome do Lula da lista. Mas os nomes de Lula e do PT não saem dos artigos de DM. Se ele escrever sobre a batalha de Peloponeso, as guerras Púnicas, as Cruzadas, as invasões normandas ou o ataque a Pearl Harbor, vai dar um jeito de incluir o petista e seu partido no texto.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Hoje, e doravante, tudo é perene. Registros não se apagam e fatos não se esquecem. Em nada importa nome em lista ou qualquer formalidade análoga. O importante são as manifestações de ideias e propósitos. Essa é a abordagem de DM. E, claro, desagrada crentes de uns ou outros viéses.

  30. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Demétrio, fique tranquilo que o lula não ganha não e este Celso ficará na sua insignificancia como sempre teve.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo, Marisa. Mas, dada a circunstância eleitoral, com fanatismos petrificados, é um mal necessário. Ou menos pior. Ou o que é possível. Ou seja lá o que for. O grande problema é que essa dobradinha maniqueísta se retroalimenta e insufla paixões incautas. No votarei em nenhum dos dois, sob hipótese alguma. Desejo, avidamente, a derrota do bozo. Porém, abomino o retorno de lula.

    2. Jesse G

      Já não se fazem mais, no Brasil, piadas sobre portuueses sob os nomes de Joaquim e Manoel. Desde 2016, os brasileiros é que são motivos de piadas em Portigal. Lá elas começam assim: "sabes tu a última dos brasileiros, pa? Pois um brsileiro chamado joaquim...".

    3. Marisa Coan

      E a desvantagem, Dalton, é a volta do PT e de lils. Veja a entrevista de Leonardo Boff sobre as pretensões de lils, refresque sua memória sobre o que o PT aprontou quando no governo.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Infelizmente ganhará. A vantagem é que tira o bozo.

  31. SYLVIA DOS SANTOS

    Excelente artigo. A invasão de um país soberano e a violência perpetrado ao povo ucraniano pela Rússia de Putin são absolutamente inaceitáveis e incompatíveis com os valores democráticos. Exigem total repúdio.

    Responda
  32. Maurício Guimarães

    No fundo é o velho e falso papinho das equivalências entre Lula e esse outro da presidência. Demétrio usa argumentos mofados.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      São idênticos.

  33. Claudio Luiz da Cunha

    Dehmétrio você e sua TV apoiaram o Bozo e a direita......agora vem com essa conversa fiada .

    Responda
  34. Antonio Thadeu Wojciechowski

    Enquanto 20 mil russos foram mortos pelos nacionalistas ucranianos, o mundo ficou quieto. A Rússia resolve por um fim no genocídio e daí os hipócritas acham um horror. E começam a vender armas. Ajuda humanitária na Ucrânia está apagando incêndio com gasolina.

    Responda
    1. Paulo Azevedo

      Comentário perfeito.

  35. MARIO THOMAS GARFIAS

    O escândalo propiciado pelo colunista pelas declarações do Celso Amorim sobre a Ucrânia, escondem o cinismo do ocidente. EUA e a UE usam termos como democracia, liberdade, respeito à autodeterminação dos povos, etc. para atacar a Rússia pela sua invasão à Ucrânia. Mas, não usam os mesmos termos quando decidem invadir Iraque, Afeganistão, Síria, Sudão, Líbia e Iêmen, para citar só alguns. A invasão russa deve ser condenada. Mas o cinismo ocidental também, assim como o de alguns comentaristas.

    Responda
    1. Antonio Thadeu Wojciechowski

      Perfeito, Mario. O ditado popular "Macaco, olha pra teu rabo!" deveria ser mais seguido e visto com mais seriedade pelos ocidentais.

  36. MARIA LUIZA SANTOS SANTIAGO

    Demétrio, você é sempre brilhante.

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Dos comentaristas da Globo News este é o mais vaselina.....votou no Bozo e agora se faz de bobo

    2. Jesse G

      Com óleo de Peroba!

  37. Peter Janos Wechsler

    Não tem nenhuma importância mesmo.. Lula ignora totalmente a história da região e desconhece sua geografia. Porém, a vontade de palpitar, em plena ignorância, é parra ele irresistível.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo.

    2. Peter Janos Wechsler

      Claudio. Apenas sensato. Bozó é igualmente ignorante.

    3. Claudio Luiz da Cunha

      Você deve ser um bozolino

  38. Marcos Benassi

    Prezado, o artigo deveria já estar pronto, por cuidado de articulista, mas a Ucrânia tirou o nome do Lula da lista. E vamo lá, né, Demétrio, isso daí não significa aprovação da conduta do putin ou do seu czarismo capitalista, forçou.

    Responda
  39. Galdino Formiga

    A neutralidade no caso é aconselhável. Sem viés ideológico partidário.

    Responda
  40. CHEDES PACHECO DA SILVA

    Estamos travando uma guerra contra a fome, desemprego, inflação e entre as instituições brasileira e o colunista com a guerra na Europa.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      O tema é política internacional.

  41. MARIA STELA C MORATO

    Muito bom. Tá certo.

    Responda
  42. Valdir Teixeira da Silva

    Neutralidade para o articulista é defender as sanções contra a Rússia e afirmar que o Zelenski é um herói. Quando Zelenski flertava com a OTAN, sabia muito bem o que estava fazendo. A OTAN de pacifista não tem nada, é uma aliança militar para intimidação.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Correto.

  43. Lorenzo Frigerio

    Imaginem se esse "anão diplomático" voltar a dirigir a diplomacia brasileira.

    Responda
    1. FLAVIO Costa

      Vamos batalhar pela volta do ara ujo

  44. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Nem sim, sem não, nem muito pelo contrário. Texto confuso e irrelevante para quem quer formar opinião.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é para formar opinião. Mas é para ser lido sob capacidade interpretativa.

    2. Flávio Taylor

      Ou talvez a senhora seja confusa. O texto é claro como a água do mar do Caribe.

  45. LUIZ LEAL

    Demétrio Magnoli não consegue - ou não quer - reconhecer que o Brasil já se tornou irrelevante no cenário internacional no atual governo(?). Mais um mandato desse celerado e nos tornaremos pária internacional.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esse é um comentário perfeito, notadamente a última frase, que se presta a qualquer das circunstâncias de modo cabal.

  46. Robson Simões

    Tem pra você, Demétrio. Tinha que ser sociólogo. Misericórdia!

    Responda
    1. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

      Misericórdia mesmo, se o Brasil resolver se meter nessa briga de cachorro grande. Dependemos da Russia para nos fornecer insumos agrícolas e dos USA em vários tratados comerciais. Permanecer neutros sempre fez parte de nossa política externa. Demetrio está mal informado.