Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    curiosa mas rasa analise d contexto; a extrema direita tomou o poder pr culpa d..esquer da; agora a extrema direita ameaça com golpe e a culpa tambem é d ...esquerda; q tal atri buir um pouco dessa culpa a cerca d 30% ds eleitores q não votaram ou invalidaram seus votos em 2018? Democracia exige participaçao d todos, ela não se estabelece pr si só ou pr manifestação sobrenatural; o domicilio o prédio a rua o bairro a cidade o pais são cons truções q exigem efetiva participação ds q os habitam

    Responda
  2. Gerardo Xavier Santiago

    É isso aí. A esquerda, ou melhor, a centro-esquerda, porque chamar seja o PT, seja o PDT de esquerda é no mínimo um exagero, se prepara para um jogo de amarelinha, enquanto o bolsonazismo arma um octógono de MMA.

    Responda
  3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Sobre a queda de Dilma, foi a melhor explicação que vi até agora. Já sobre reação da esquerda "..articulação concreta para enfrentar o golpe...? Seja mais concreto? Ah! Só contamos com lula pra ganhar? Sim. Ainda bem. O que já nos coloca em posição única. Nenhum outro, nem o estrupicio com a chave do tesouro , consegue chegar perto de nós. Vc eh historiador, e bom. Mas bola de cristal eh outro setor.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      De acordo, Francisco. No momento para derrotar o genocida temos que apostar todas as fichas em Lula. Será que o historiador acredita no conto da carochinha?

  4. Rodrigo Trivellato Garavini

    O problema da imprensa em geral é continuar a identificar Lula como uma candidatura de esquerda. Só há um candidato nesta campanha com programa progressista e transformador: Ciro Gomes.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Só Ciro Gomes, Rodrigo. A turma fica ai brigando de lula vs Bolsonaro como se faz na disputa por futebol.

    2. Odalci José Pustai

      A sessão de humor é em outra página.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ou seja , não há.

  5. João carlos SPEGGIORIN

    Os números das pesquisas da FSP não traduzem a realidade. Bolsonaro sairá vencedor já no primeiro turno. Foi assim na eleição passada e vai se repetir nessa. Esse jornal infelizmente virou comitê eleitoral do PT. Vai quebrar a cara novamente, e nessa eleição a FSP entoa a cantilena descabida de golpe, demonstrando o seu completo desespero diante da realidade futura que se desenha de mais um governo exitoso de Bolsonaro. Os cães ladram e a caravana passa. Ademan que vamos em frente..kkkk

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Que análise brilhante! Vc tem que se integrar a equipe do Bozo. Desperdício.

  6. Idnei Teixeira Poso

    Querido amigo articulista. O golpe ao qual o senhor se refere já ocorreu e continua em tempos atuais. O problema brasileiro é que Bolsonaro não tem e não terá nada de bom para entregar nessa campanha eleitoral, seu governo é catastrófico, somente apresentou (a) desgraça, não há Estado de bem estar social e econômico, espraiados aos que mais necessitam. Portanto, para concluir, ao Bolsonaro só ficou aberta a porta de apresentar teratologicamente, um circo a fanáticos adestrados, nada mais.

    Responda
  7. Idnei Teixeira Poso

    Querido amigo articulista. O golpe ao qual o senhor se refere já ocorreu e continua em tempos atuais. O problema brasileiro é que Bolsonaro não tem e não terá nada de bom para entregar nessa campanha eleitoral, seu governo é catastrófico, somente apresentou (a) desgraça, não há Estado de bem estar social e econômico, espraiados aos que mais necessitam. Portanto, para concluir, ao Bolsonaro só ficou aberta a porta de apresentar teratologicamente, um circo a fanáticos adestrados, nada mais.

    Responda
  8. Mario Donizete Pelissaro

    Caro autor, os tempos hoje são outros. É o que dá prá fazer. Ainda bem, gracas a Deus que temos um excelente alternativa na candidatura de Lula, com grandes condições de acabar com este clima tenso e violento em que vivemos Há 4 anos.

    Responda
  9. Jahy Carvalho

    Seria um ato de generosidade e desprendimento se o ex presidente cedesse a vez ao candidato Ciro Gomes.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Seria um ato de amor ao Brasil ceder o espaço para o Ciro. lula ja fez o que podia, novo mandato vai só servir para piorar a situação do país

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Mas não eh possível! O que faz um Vulcano aqui no nosso planeta Terra ?

    3. Jahy Carvalho

      Caro Mario, difícil imaginar que se o verdadeiro espírito de generosidade e desprendimento e até de desapego do ex presidente - que já concorreu e ganhou várias eleições - prevalecesse, poderia usar toda sua credibilidade e carisma a favor de outro candidato, para enfim, provar a nós mesmos, como nação, que somos sim capazes de produzir lideres tão bons quanto, tão competentes quanto. Esse sim, seria um exemplo de grandeza e também um dos sentidos da palavra generosidade, claro e sem aspas.

    4. Luiz Guimaraes

      Seria um gesto de maturidade pessoal e política se Ciro e ciristas percebessem que em política é preciso saber conversar, tal qual na diplomacia. Críticas rasteiras, generalizadas e oportunistas por parte do Ciro ao Lula só demonstram o quão despreparado ele é para o cargo que almeja. Construir pontes é necessario em política e na vida. Ciro quer construir muros e demonstra uma mágoa infantil em relação ao seu pouco prestígio, de fato, na preferência dos eleitores.

    5. Mario Donizete Pelissaro

      Muito pelo contrario, Carvalho. Queiramos ou não, a candidatura de Lula é a unica viavel e capaz de terminar com este clima tenso e violento em que vivemos há anos. A candidatura Ciro, não teria a mesma performance se Lula se retirasse do pleito. Então, mais do que "generosidade", seria um ato de patriotismo de Ciro, se desistisse de sua candidatura e apoiasse explicitamente Lula e nos ajudasse a acabar com esta agonia já no 1o turno.

  10. Landson Abercrombie

    Na visão neoliberal desses articulistas a culpa é sempre da esquerda. Para o Gaspari a culpa pelo bozo é do Lula. Para este querido aqui, a culpa do golpe será da esquerda. Bom mesmo só o banqueiro patrão que os manda escreverem esse tipo de bobagem.

    Responda
    1. Landson Abercrombie

      Os manda escrever*

  11. Maria de Felipe Martinez

    O que é que a esquerda e as forças políticas não bol so na ris tas poderiam fazer? Cair na provocação? Comprar a briga antes de que aconteça? Penso que é exatamente esse o objetivo do nosso PR e camarilha. Nos resta confiar nas instituições, na lisura do pleito na opinião da maioria do povo brasileiro. Fazer o que? É urgente sair desta sinuca de bico, como bem disse o Benassi.

    Responda
  12. Emilia Amoedo

    Qual "passado"? As coisas estão acontecendo no Brasil. A manifestaçao de 2013, reeleiçao da Dilma em 2014, dois anos de luta sem conseguir aprovar projeto, golpe em 2016, prisão do Lula em 2018 e a soltura dele em nov/2019, esse horror da pandemia e ainda assim a esquerda se renovou e agora temos diversos candidatos, com formação teórica e prática concorrendo por partidos da esquerda à centro esquerda. Ex: Cientista Mariana Moura pelo PCdoB e o Advogado Augusto Arruda Botelho pelo PSB.Eu hein!

    Responda
  13. Marcos Benassi

    Seu Tiago, prezado, foi um bom resumo, esse seu. Só não sei se é "a esquerda" que atrasou, não: todo mundo que tem poder potencial, marcou. "Marcou" numas, é verdade, dançaram a dança dos interesses, dos medos, das certezas sem estofo no concreto cotidiano. Todo o aparato infra-legal mobilizado pelo Bozo, passou batido; muita ameaça, tomada como conversa fiada, encorajou ousadias; muito legislaHerda comprado calou a boca. O circo, agora armado, tem espetáculo, e todos, todos, pagaram ingresso.

    Responda
  14. Robson Simões

    Não sei aonde a Folha encontra abobalhados como esse para escrever esse tipo de artigo. Vergonha alheia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Prá variá, desceu o carcanhá, hein? Não sei se desço com essa força, delicadinho que sou, mas não posso deixar de reconhecer: tá difícil vestir essa carapuça.

  15. Paulo Sales

    Espere sentado Tiago, porque lula não vai além disso que esta posto, ganhar através de uma memoria afetiva, o famoso "passar batido" e vai governar, na melhor das hipóteses no neo liberalismo progressista atrasado. E quem se queixar será chamado de fascista.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Engraçado isso Marcos. Eu tenho meu candidato e não posso votar nele porque vocês não querem. Se voto no Ciro estou fazendo errado? Ahh me ajuda aí né?

    2. Paulo Sales

      Traduz pra mim o que significa Muuuu... Porque não entendo idioma de gado.

    3. Marcos Benassi

      Boziferando com convicção, Paulo, será chamado com razão. Quem tergiversar, é aquela história: sentou na mesa com fascista, bobo é, e/ou, bom sujeito, não. Retomando um caminho democrático, caberá manter os olhos abertos e discutir. Quem tá ligando pra "ser chamado" do que quer que seja? Importa é sair da sinuca de bico.

    4. Robson Simões

      Muuuu...

  16. fernando coli

    Não entendi onde o artigo queria chegar, ou se queria chegar a algum lugar.

    Responda
  17. Robson Simões

    Você quer o que, boy ? Confronto é? Mané...

    Responda