Ilustrada > Morre a atriz Nichelle Nichols, a tenente Uhura, de 'Star Trek', aos 89 anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Como fã da série desejo a Nichelle uma transição pacÃfica. A personagem Uhura permanece e torço para que boas atrizes sempre a caracterizem, seguido o exemplo da pioneira!
O verdadeira virtude da série, no combate ao racismo, foi não panfletar contra o racismo. Ao mostrar a naturalidade da convivência entre etnias, no futuro , fez muito mais contra o racismo que a "patrulha identitária" faz nos dias de hoje.
Aquilo não foi beijo, como se pode ver no YT. Nos EUA, o racismo era tão forte ainda nos anos 60 que, certa vez, Ed Sullivan foi criticado por colocar a mão no ombro de um artista negro! Desde os anos 40, Sullivan sempre mostrou negros em seu programa de enorme sucesso, sejam cantores, comediantes, imitadores, etc. Para desgosto dos racistas, foi protagonista de um dos primeiros "selinhos" interraciais, senão o primeiro, na TV americana com a grande cantora e comediante Pearl Bailey!
Grande personagem. Ainda bem que o amigo Martin a convenceu a permanecer na série, para nos, fãs, claro.
Ela era ótima, rompeu barreiras, virou sÃmbolo. A série tinha textos até filosóficos, discutindo com sensibilidade as ações dos serem humanos e a necessidade de diálogo com outras culturas no espaço sideral. Discutia o bem e o mal, a violência, as escolhas éticas, tudo ficou soterrado depois pelos efeitos especiais dos arrasa-quarteirões.
Se algo deixou de existir de uns tempos para cá foi a sutileza.
Que triste. está semana terminei de ler Jornada nas estrelas, Memórias,William Shartner, e ele aludiu a esse beijo inter-racial. Não houve. A Tenente Uhula era brilhante. E Nichelle Nichols uma grande atriz.
Leonilda: houve a gravação do beijo, só que os dirigentes da companhia não quiseram passar, então foi escolhido uma outra forma. Leia o livro porque ele esclarece esses pontos, inclusive sobre o beijo. A edição que li foi do inÃcio dos anos noventa...! Hermes: o livro estava aqui em minha biblioteca e não sei como surgiu em casa e terminei de ler na semana passada.
Há fotos do beijo em sites variados, consta que ocorreu no IMDB etc. George Takei, o Sulu da série, declarou que Shatner não o cumprimentava nos bastidores. Talvez fosse homofóbico, mas certamente era ególatra, muitos colegas não o suportavam. Dizia ser amigo próximo de Nimoy e não foi ao enterro, enfim, problemático ao extremo. Nichelle era uma grande atriz, assim como os colegas da nave, já Shatner é um ser humano raso.
Vida longa as ideias que star Trek trazia, não interferência, auto determinação, uma nave da Federação e não dos EUA, um navegador japonês, um piloto russo, uma oficial Africana e o principal personagem com orelhas longas bem diferente do padrão dos heróis. Uhura uma dos heróis.
Concordo. A ideia de que a nossa nacionalidade é terráquea, que as diferenças se completavam para juntos realizarem as missões é fantástica.
Gostava muito desta serie a original!!! Uma hora todos iremos cedo ou tarde!!!!
Ela estava com oitenta e nove anos. Morreu de morte natural. Na-tu-ral. Deus chamou-a. Deve ter cumprido a sua missão na Terra.
Que tempo o nosso! So morrem as pessoas erradas. Nichelle fez historia e nela sera lembrada.
Uma grande perda! Vida longa e próspera, Sra. Nichols!
Ainda hoje assisto aos capÃtulos do seriado que revolucionou toda uma geração. A influência do conteúdo apesar de ideológico, nos fez sentir emoções das viagens intergaláticas.
Um bem provável bolsonarista com sua visão "ideológica/tacanha" que gosta de dar seus pitacos 'non sense'.
Apesar de ideológico? A ideologia foi a revolução. Você não entendeu nada de Star Trek.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Morre a atriz Nichelle Nichols, a tenente Uhura, de 'Star Trek', aos 89 anos Voltar
Comente este texto