Marcus Melo > Invasão do Capitólio, Brazilian style? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    justamente pelo fato d nosso sistema eleitoral não ser frágil nem hiperlocalista e muito me nos hiperpolitizado q nao faz nenhum sentido a gritaria d fraude eleitoral mormente o can didato a reeleiçao ter sido eleito inumeras vezes sob este sistema; mas é justamente por tais motivos q há real possibilidade ds hostes bolsonaristas aderirem ao chamamento d che fe supremo e apoiarem os militares numa açao miliciana contra a democracia

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    O sistema eleitoral norte-americano é extremamente complexo e motivo de debates , estudos e até de livros. Os estados divididos em condados e verdadeiros distritos eleitorais , escolhem suas maneiras , onde um voto a mais, passa ser o detentor do mando na composição do colégio eleitoral . Os únicos estados que possuem uma votação proporcional de acordo com vontade de seus eleitores são Nebraska e Maine, mas praticamente pouco decidem , onde , a decisão final está nas mãos dos grandes estados

    Responda
  3. Marta Vainchenker

    Prima facie, o articulista tem razão. O sistema eleitoral esdrúxulo e patético dos EUA não se compara com a estrutura muito melhor organizada do nosso - ah, coisa rara! - o que o torna nesse sentido mais vulnerável. E no entanto, foi aqui e não lá que amargamos 20 anos de ditadura. É aqui e não lá que os que detém o poder mentem, matam e roubam à luz do dia, sem medo de real punição. O pressuposto, enfim, é que temos um país de verdade, e não só o roteiro de um. E aí, meu amigo, haja fé, né?

    Responda
  4. André Silva de Oliveira

    Marcus André, como sempre, ponderado, objetivo e lúcido.

    Responda
  5. Galdino Formiga

    Artigo excelente e esclarecedor. Os fanáticos que falam sobre golpe político não entendem de política.

    Responda
  6. antonio rezende

    Tem toda razão mas é bom sempre lembrar que os que estão decididos a partir pra violência não se importam nem um pouco com essas diferenças.

    Responda
  7. José Cardoso

    Bem explicadas as diferenças. Mas aqui há uma espécie de partido do exército, o que não ocorre lá. Além disso o Lula tem a fraqueza de ter sido condenado pela justiça, e estar numa espécie de condicional, o que o enfraquece se comparado com o Biden.

    Responda
    1. Gabriel D

      Excelentes pontuações, José. Porém cumpre explicar que dada as situações técnicas e processuais de cada evento relacionado ao ex-presidente Lula, ele não se encontra em condicional, visto que os processos foram conclusos, cada qual a sua forma. Logo, não há de se falar nem em condicional, nem em inocência, apenas de não culpabilidade jurídica. Em termos populares: Lula Livre.

  8. Alexandre Tadeu Navarro Gonçalves

    Claríssimas diferenças. Só faltou uma contra: o idiota daqui é mais idiota que o idiota de lá...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Olha, prezado, que milagre você conseguiu: de tão verdadeira a frase, seus "hidiotas" passaram incólumes pela sençura! E/ou nossos dedicados colegas da masmorra da folha foram rapidíssimos, e libertaram seu comentário em 2O minutos! Aleluia, milagre!

  9. Nilton Silva

    Bom ler alguém que deixa o chute de lado e defende uma tese utilizando bons argumentos.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Poi Zé, caro Marcus: nem tampouquíssimo o górpe Bozofrênico se dará - aliás, dada a origem temeriana do coiso, "dar-se-á" - de supetão. Aquilo que de fato importa, a subversão institucional que permite uma tomada não-regulamentar de poder, vêm ocorrendo a olhos vistos e pernas abertas há quatro anos. Agora, teríamos apenas o "ponto final", que o Bozo hidiotamente, dia desses, tomou por "juízo final": juízo, ali, não há nem no princípio.[ah, como a sençura é doce...]

    Responda
  11. jose carlos toledo junior

    Ok, mas o fato que depois que trump falhou em inverter ou encontrar votos nos estados através de delegados, ele incitou malucos delirantes a invadir o capitólio. Os militares não embarcaram. Aqui, bozó vai alegar fraude e vai incitar delirantes, milícias, e caminhoneiros, tentar fazer baderna na rua com adesao popular para que milicos embarquem. E eles podem aderir. Falou de tanta diferença e não falou justamente a diferença que importa.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Ilusão de golpe político.

  12. Said Ahmed

    Bozo preenche todos os requisitos para ser o genuíno candidato a anticristo. Provérbios 6:16-19: Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: (1) olhos altivos, (2) língua mentirosa, (3) mãos que derramam sangue inocente, (4) coração que traça planos perversos, (5) pés que se apressam para fazer o mal, (6) a testemunha falsa que espalha mentiras e (7) aquele que provoca discórdia entre irmãos.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Pessoas de bom senso não acreditam em fantasias religiosas.

  13. DERLAN TROMBETTA

    Se o golpe fracassou com o estrategista Trump, imagina com o nosso presidente pangaré, o Bozo!

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Benassi meu caro, há de se convir que haras seria um elogio visto que a coleção é de asininos e não de cavalos.

    2. Marcos Benassi

      Não é que eu discorde em linhas gerais, caro Derlan, mas temos que lembrar que há todo um Haras nesse país: procurador chinfrim e quadrúpedes, temos de sobra.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.