-
Sergio Saraiva
Esse é o problema com o "ativistas profissional do identitarismo" ele tem um produto formatado para vender. E Ewbank parte para cima de quem ofendeu seus filhos como qualquer outra mãe faria. Repercute e o "ativista profissional" percebe a oportunidade de promover seu produto: "privilégio branco".
-
joao pereira
Aqui como lá, o racismo é parte estrutural de nossa formação como sociedade. Herdamos de Portugal esse desvio comportamental de ver o negro como pessoa desprezível, menos capaz. Essa abjeta vergonha deve ser combatida com todas as nossa forças. E foi o que fez a senhora Ewbank. Parabéns e que sua atitude sirva de estímulo para todos nós.
-
MILTON BARBOSA CORDEIRO
Acho que o casal de astros da TV podem levantar uma boa e salutar bandeira, ir prá frente mesmo, sem medo de serem interpretados como oportunistas em razão de terem filhos pretos. Vão à luta, porque não?
-
MILTON BARBOSA CORDEIRO
Não tenho maiores simpatias por esse casal Gagliasso que pudesse interferir na minha avaliação, ou muito ao mar ou muito a terra, mas tenho opinião de que as suas atitudes servem para potencializar a luta contra a nódoa racista. Também não avalio que os seus filhos, quando adotados, o foram para viabilizar os seus egos artísticos. Vejo aqui uma grande oportunidade de esse casal se transformar em bons exemplos de cidadania em favor do anti-racismo.
-
Francisco Barbosa
racismo é racismo, superá-lo é sair da asfixia atroz da racialização e do colorismo, que parte dos movimentos identitários brasileiros abraçaram sem qualquer crítica.
-
Aparecida Alves
Eu não acho justo, a folha usar o termo preto fica bem pejorativo. É claro que se fosse um pessoa branca o enredo seria outro lamentável.
-
Wilson Lima
Giovanna e Bruno, pais adotivos de Titi e Bless, ganharam legítimo "lugar de fala" nessa questão do racismo. E a sociedade precisa aprender a respeitá-los e, se possível, aprender com eles. Titi e Bless têm pais maravilhosos.
-
MILTON BARBOSA CORDEIRO
Caro Wilson, estava eu fazendo uma avaliação da sua escrita aqui neste espaço. Gostei e concordo com sua posição. O "legítimo lugar de fala" se aplica como uma luva nesse casal Gagliasso/Ewbank e lhes dá muita credibilidade para um bom combate e confronto com o racismo.
-
-
Michel Teixeira
Twitter é o esgoto da Internet. É gente se achando falando coisa óbvias, que não estão querendo melhorar nada, só se achar o bonzão da net. Todo apoio a família, que sempre lutam de verdade, aparecendo ou não.
-
Emanuel Mello
O mundo é redondo e as pessoas são chatas
-
Hector Roberto
Engraçado que ninguém ali quis saber como estão as crianças ou se a racista foi presa e etc... Preferiram atacar a pessoa que lutou contra a racista. Enquanto estamos guerreando entre nós - por causa de capricho, os facistas se agrupam, alinham e avançam. A esquerda brasileira fracassa miseravelmente todo santo dia, em nome da soberba pseudo intelectual...
-
Hector Roberto
Luiz, acho melhor ir ler algumas revistinhas da turma da mônica pra treinar a interpretação de texto... E o cômico é vc ser taxado de direitista hahaha
-
Luiz Freitas
MAs não entendi por que você restringe isso a uma questão de direita ou esquerda. Ninguém alegou essa polarização neste caso. Será que é ato falho de direitista?
-
Luiz Freitas
Quem acompanhou o caso ontem viu que a portuguesa agressora foi levada por policiais, depois de serem acionados pelo pai Galiasso. É que, agora, já estão analisando as repercussões do acontecido.
-
-
Andre Luis Tasoniero
Por essas e outras que admiro este jornal. Aprendo bastante aqui.
-
Marco Aurélio Mello
Fica a parecer que a mãe, por ser branca, não pode ter a defesa que fez dos filhos repercutida na imprensa. A pessoa briga contra o preconceito e ainda é apontada como "privilegiada". Ainda que o seja, o contexto é muito infeliz para fazer esse tipo de apontamento.
-
Luiz Freitas
Hello! Claro que ela é privilegiada por ser branca e rica. Aí é que as coisas ganham repercussão. Porque, normalmente, as pessoas de pele branca não sofrem na pele o que ela sofreu, ao ver seus filhos achincalhados por essa portuguesa estúpida.
-
Andre Luis Tasoniero
Vc leu todo o artigo?
-
-
Marco Aurélio Mello
Fica a parecer que a mãe, por ser branca, não pode ter a defesa que fez dos filhos repercutida na imprensa. Ela não tem "lugar de fala"? É isso?
-
Marco Vicente De Bona
Curtindo a aposentadoria, ministro? :)
-
-
Gerardo Xavier Santiago
OK, e daí? Era melhor que ela não esculachasse a bolsonazista portuguesa por ser branca?
-
Cinara Almeida
Sim, só o privilégio branco a permite reagir desta forma. Se fosse uma mãe negra sairia pres4.
-
Sergio Saraiva
Qualquer mãe seria apoiada se fizesse o que ela fez. Branca ou preta mãe é mãe. A figura materna faz parte do nosso imaginário coletivo.
-
Francisco Barbosa
Então ela não deverá usar esse privilégio? Desde quando revoltar-se contra a injustiça é um privilégio? Se sairia presa, ainda assim se revoltaria. Se cada pessoa vítima de racismo fizesse o que ela fez, e não ficasse pensando nas consequências de seus atos, certamente os racistas estariam mais acuados. O raciocínio é correto mas de muita má fé, aplicado em uma situação que aconteceu. Soa de direita e soa invejoso.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.