Thomas L. Friedman > Por que a visita de Pelosi a Taiwan é totalmente imprudente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O capitalismo está se enforcando com sua própria corda , centenas de empresas se implantaram na china em busca de lucro e criaram um monstro capaz de engolir o próprio capital , a solução a curto prazo pode ser arma Taiwan mas a definitiva é retirar lentamente estas empresas da China negando acesso a tecnologias com estas mudanças e deixando a china com sua enorme estrutura para trás, isto terá um custo mas será bem menor que o de uma guerra atômica ou conflitos de amplos poderes de destruição
A culpa é sempre do agredido... A Ucrânia é culpada por defender os próprios interesses ante à sanha expansionista e belicista de um lÃder russo saudoso do expansionismo da URSS, que por sinal levou alguns milhões de ucranianos à morte. Taiwan é culpada por receber um apoiador do seu direito de existir em paz longe da sanha belicista da autocracia chinesa... E Pelosi é culpada por visitar a ilha...
E por acaso você acha que isso deslegitima o desejo dos milhões de habitantes da ilha de não se subjugarem a uma ditadura sanguinária? Eu vejo ignorância é da sua parte. E falta total de humanidade
Sabia que a ilha de Formosa sempre pertenceu à China continental até a revolução chinesa? E que foi lá que o Kuomintang se refugiou após a derrota para os comunistas chineses, com o apoio de potências ocidentais? Comparar a Ucrânia com Taiwan demonstra total ignorância no assunto...
Com todo respeito ao currÃculo do articulista, provocar uma situação pior quando o outro lado, dia sim outro também, faz ameaças à ilha. Ao se iniciar a guerra da Ucrânia, as opções de força voltaram a mesa. Tanto que diversos paÃses, emblemático a Alemanha, aumentaram em muitos % seus orçamentos de defesa...
E quem (paÃs) ganha com esse "aumento do orçamento de defesa" ??
"Não confunda isso com pacifismo da minha parte": é como se o pacifismo fosse uma fraqueza imperdoável. Isso lembra o cientista Marcelo Gleiser animando os pares a não se sentirem culpados pelo que inventam, se o que inventam pode ter uso agressivo ou perigoso. Deixem a decisão de usar essas invenções aos polÃticos, dizia em artigo nesse jornal há uns cinco anos. E ninguém respondeu a ele. A paz é, de fato, uma vergonha.
A história se repete: nunca uma potência econômica suplanta outra sem uma guerra.
Masss o momento d EUA rivalizar ( fazer guerra,) é agora ou nunca: a China está KD vez mais forte (econômica militar e tecnológica), a Rússia q se aproveitaria do momento, está enrolada na sua própria guerra, e correndo o risco de enfrentar a Europa. Por fim os EUA estão se enfraquecendo.
Sr Flávio, meu comentário é em referência ao texto.
A hora de fazer guerra é nunca, mesmo porque as pessoas que irão dar tiros e tomar tiros são jovens que muitas vezes não sabem exatamente o porquê disso, são apenas peões em um jogo absurdo, e não o presidente Biden, ou o presidente Xi. Outra questão é que os EUA deveriam cuidar mais de questões ocidentais, e deixar que o oriente se vire com suas questões, afinal de contas, não autorizei nanhum norte americano a querer "me salvar" dos malvados chineses.
O cara fala de Taiwan como se estivesse falando de uma coceira no próprio umbigo e se incomoda da China fazer exercÃcios militares no mar da...China. Esses americanos não tomam jeito. A China bem podia responder mandando alguém graduado do comitê do PC à Cuba, para uma visitinha de cortesia.
Uai, não é por isso que existe um bloqueio a dezenas de anos?
Imprudente (?).
Fico penalizado em saber que os funcionários da Folha que trabalham para a moderação estão, neste momento, checando se a população chinesa e a americana, o número de mortos na China e nos Eua por Covid são exatamente os que postei. Isso não é Inteligência Artificial.
A Folha virou uma bagunça,e faz tempo .O Otávio pai e filho fazem falta e muita.
Thomas Friedman diz que Xi Jinping está sob pressão pelo fracasso do combate à Covid. O Estados Unidos com 1 milhão e 30 mil mortes e 91 mihões de contaminações é por acaso algum exemplo de sucesso? Já a China tem 5.226 mortes e 906 mil contaminados. Saindo dos números absolutos e considerando o total da populações dos 2 paÃses, 329, 5 milhões de americanos e 1,402 bilhão de chineses, dá pra perceber na ponta do lápis que Friedman é apenas mais um tigre de papel? .
Você acredita nas estatÃsticas chinesas? Totalmente manipuladas.
A única coisa que dá para deduzir dos comentários é o eterno complexo de inferioridade tupiniquim.
OtÃlio. Concordamos vem por cento.
Esse complexo não é pior que a incompetência da esquerda brasileira. Vivem com a cabeça no passado ,não conseguem enxergar um palmo a sua frente,vivem como se fosse possÃvel negar a realidade olhando para a frente e não para trás como fazem.
Os EUA não aceitou e nunca aceitará que coloquem mÃsseis em Cuba apontado para a Flórida. Pelosi deveria tratar a China como ela quer que os EUA sejam tratados. China e Taiwan estão crescendo, desenvolvendo e vivendo em paz. Pelosi não tem o direito de atrapalhar o que está dando certo. Os EUA não tem que se meter nos problemas dos Chineses.
"China fracassou no combate a covid".. Oi??? Quem fracassou foram os EUA, e até mesmo o Brasil. "Enorme bolha imobiliária que está se esvaziando", traduzindo: a China resolveu o problema, ao contrário dos EUA em 2008. "China tem montanha de dÃvida interna"... Ele precisa de referência melhor, tenta ver a dÃvida interna dos EUA... Apenas se salvam pq podem imprimir dólares à vontade
Por que será que os americanos não querem tÃtulos chineses, mas o mundo inteiro quer tÃtulos americanos?
TÃpico de norte americanos ,adoram apontar o dedo para os defeitos alheios e fingem não enxergar os próprios. Detalhe: A China é a maior detentor de tÃtulos da dÃvida americana ,então quem deve para quem?
Os governos norte-americano, invadem os paÃses e chamam os moradores locais de terroristas, os milicos de 64, torturaram e assassinaram e chamavam os brasileiros de terroristas. Querem guerra contra a China? Irresponsáveis.!
Nem esse discurso mais diplomático e um pouco menos belicista consegue disfarçar a mentalidade imperialista dos EUA, se acham no direito de interferir em qualquer parte do mundo e quem não se submete aos seus desejos é agressor, antidemocrático e expansionista. Estão perdendo a disputa econômica com a China e sua superioridade tecnológica está com os dias contados e o que faz, aceita as regras do jogo econômico? Ao contrário dispara uma guerra econômica com meios nada econômicos.
José,até que enfim concordamos com algo ,ótimo comentário,na mosca , parabéns.
A luta pela democracia é liberdade frente aa ditadores nunca será uma mentalidade imperialistas
Para ele o problema é a China fazer manobra militar no mar da China.
Isso! O cara não consegue disfarçar a sua visão imperialista. Por que a China não teria direito de fazer exercÃcios militares no seu entorno e os EUA podem fazê-lo onde bem entenderem? Só um imperialista acharia isso. Aceitariam alguém fazer exercÃcios militares no Caribe ou no Golfo do México?
Vê-se que os EUA ainda acham que têm domÃnio no mundo, mas esse perÃodo acabou .
Mas uma vez Thomas Friedman argumenta em prol de açoes sensatas. Nao poderia ter sido mais feliz com a sua análise.
Sr. Thomas Friedman nem se parece mais com aquele outro Thomas Friedman que pregava arrasar o Iraque em 2003...
Os EUA falam da ditadura cubana, pois lá só tem um partido o comunista. Nos EUA também só tem um partido o capitalista, e pelo que posso observar só sobrevive incentivando guerras, misérias e a venda de armas. Fora deste contexto já estaria falido. Uma guerra na Ucrânia e outras tantas outras menores alimentadas pela desinformação e ingerência polÃtica, lhe rende um bom rendimento nos bolsos.
Cuba é uma ditadura ,para de passar o pano.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thomas L. Friedman > Por que a visita de Pelosi a Taiwan é totalmente imprudente Voltar
Comente este texto