Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedito Claudio Pacifico

    O capitalismo está se enforcando com sua própria corda , centenas de empresas se implantaram na china em busca de lucro e criaram um monstro capaz de engolir o próprio capital , a solução a curto prazo pode ser arma Taiwan mas a definitiva é retirar lentamente estas empresas da China negando acesso a tecnologias com estas mudanças e deixando a china com sua enorme estrutura para trás, isto terá um custo mas será bem menor que o de uma guerra atômica ou conflitos de amplos poderes de destruição

    Responda
  2. Alexandre Cintra

    A culpa é sempre do agredido... A Ucrânia é culpada por defender os próprios interesses ante à sanha expansionista e belicista de um líder russo saudoso do expansionismo da URSS, que por sinal levou alguns milhões de ucranianos à morte. Taiwan é culpada por receber um apoiador do seu direito de existir em paz longe da sanha belicista da autocracia chinesa... E Pelosi é culpada por visitar a ilha...

    Responda
    1. Alexandre Cintra

      E por acaso você acha que isso deslegitima o desejo dos milhões de habitantes da ilha de não se subjugarem a uma ditadura sanguinária? Eu vejo ignorância é da sua parte. E falta total de humanidade

    2. Eladio Gomes

      Sabia que a ilha de Formosa sempre pertenceu à China continental até a revolução chinesa? E que foi lá que o Kuomintang se refugiou após a derrota para os comunistas chineses, com o apoio de potências ocidentais? Comparar a Ucrânia com Taiwan demonstra total ignorância no assunto...

  3. Richard Lins

    Com todo respeito ao currículo do articulista, provocar uma situação pior quando o outro lado, dia sim outro também, faz ameaças à ilha. Ao se iniciar a guerra da Ucrânia, as opções de força voltaram a mesa. Tanto que diversos países, emblemático a Alemanha, aumentaram em muitos % seus orçamentos de defesa...

    Responda
    1. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      E quem (país) ganha com esse "aumento do orçamento de defesa" ??

  4. José Fernando Marques

    "Não confunda isso com pacifismo da minha parte": é como se o pacifismo fosse uma fraqueza imperdoável. Isso lembra o cientista Marcelo Gleiser animando os pares a não se sentirem culpados pelo que inventam, se o que inventam pode ter uso agressivo ou perigoso. Deixem a decisão de usar essas invenções aos políticos, dizia em artigo nesse jornal há uns cinco anos. E ninguém respondeu a ele. A paz é, de fato, uma vergonha.

    Responda
  5. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    A história se repete: nunca uma potência econômica suplanta outra sem uma guerra.

    Responda
  6. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Masss o momento d EUA rivalizar ( fazer guerra,) é agora ou nunca: a China está KD vez mais forte (econômica militar e tecnológica), a Rússia q se aproveitaria do momento, está enrolada na sua própria guerra, e correndo o risco de enfrentar a Europa. Por fim os EUA estão se enfraquecendo.

    Responda
    1. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Sr Flávio, meu comentário é em referência ao texto.

    2. FLAVIO CESAR MOREIRA DOS SANTOS

      A hora de fazer guerra é nunca, mesmo porque as pessoas que irão dar tiros e tomar tiros são jovens que muitas vezes não sabem exatamente o porquê disso, são apenas peões em um jogo absurdo, e não o presidente Biden, ou o presidente Xi. Outra questão é que os EUA deveriam cuidar mais de questões ocidentais, e deixar que o oriente se vire com suas questões, afinal de contas, não autorizei nanhum norte americano a querer "me salvar" dos malvados chineses.

  7. Eladio Gomes

    O cara fala de Taiwan como se estivesse falando de uma coceira no próprio umbigo e se incomoda da China fazer exercícios militares no mar da...China. Esses americanos não tomam jeito. A China bem podia responder mandando alguém graduado do comitê do PC à Cuba, para uma visitinha de cortesia.

    Responda
    1. Richard Lins

      Uai, não é por isso que existe um bloqueio a dezenas de anos?

  8. niemeyer franco

    Imprudente (?).

    Responda
  9. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Fico penalizado em saber que os funcionários da Folha que trabalham para a moderação estão, neste momento, checando se a população chinesa e a americana, o número de mortos na China e nos Eua por Covid são exatamente os que postei. Isso não é Inteligência Artificial.

    Responda
    1. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      A Folha virou uma bagunça,e faz tempo .O Otávio pai e filho fazem falta e muita.

  10. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Thomas Friedman diz que Xi Jinping está sob pressão pelo fracasso do combate à Covid. O Estados Unidos com 1 milhão e 30 mil mortes e 91 mihões de contaminações é por acaso algum exemplo de sucesso? Já a China tem 5.226 mortes e 906 mil contaminados. Saindo dos números absolutos e considerando o total da populações dos 2 países, 329, 5 milhões de americanos e 1,402 bilhão de chineses, dá pra perceber na ponta do lápis que Friedman é apenas mais um tigre de papel? .

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Você acredita nas estatísticas chinesas? Totalmente manipuladas.

  11. Peter Janos Wechsler

    A única coisa que dá para deduzir dos comentários é o eterno complexo de inferioridade tupiniquim.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Otílio. Concordamos vem por cento.

    2. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Esse complexo não é pior que a incompetência da esquerda brasileira. Vivem com a cabeça no passado ,não conseguem enxergar um palmo a sua frente,vivem como se fosse possível negar a realidade olhando para a frente e não para trás como fazem.

  12. Gil Almeida

    Os EUA não aceitou e nunca aceitará que coloquem mísseis em Cuba apontado para a Flórida. Pelosi deveria tratar a China como ela quer que os EUA sejam tratados. China e Taiwan estão crescendo, desenvolvendo e vivendo em paz. Pelosi não tem o direito de atrapalhar o que está dando certo. Os EUA não tem que se meter nos problemas dos Chineses.

    Responda
  13. Diego Mentor

    "China fracassou no combate a covid".. Oi??? Quem fracassou foram os EUA, e até mesmo o Brasil. "Enorme bolha imobiliária que está se esvaziando", traduzindo: a China resolveu o problema, ao contrário dos EUA em 2008. "China tem montanha de dívida interna"... Ele precisa de referência melhor, tenta ver a dívida interna dos EUA... Apenas se salvam pq podem imprimir dólares à vontade

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Por que será que os americanos não querem títulos chineses, mas o mundo inteiro quer títulos americanos?

    2. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Típico de norte americanos ,adoram apontar o dedo para os defeitos alheios e fingem não enxergar os próprios. Detalhe: A China é a maior detentor de títulos da dívida americana ,então quem deve para quem?

  14. Dario Lima

    Os governos norte-americano, invadem os países e chamam os moradores locais de terroristas, os milicos de 64, torturaram e assassinaram e chamavam os brasileiros de terroristas. Querem guerra contra a China? Irresponsáveis.!

    Responda
  15. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Nem esse discurso mais diplomático e um pouco menos belicista consegue disfarçar a mentalidade imperialista dos EUA, se acham no direito de interferir em qualquer parte do mundo e quem não se submete aos seus desejos é agressor, antidemocrático e expansionista. Estão perdendo a disputa econômica com a China e sua superioridade tecnológica está com os dias contados e o que faz, aceita as regras do jogo econômico? Ao contrário dispara uma guerra econômica com meios nada econômicos.

    Responda
    1. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      José,até que enfim concordamos com algo ,ótimo comentário,na mosca , parabéns.

    2. Manoel Gonçalves

      A luta pela democracia é liberdade frente aa ditadores nunca será uma mentalidade imperialistas

  16. João Larizzatti

    Para ele o problema é a China fazer manobra militar no mar da China.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Isso! O cara não consegue disfarçar a sua visão imperialista. Por que a China não teria direito de fazer exercícios militares no seu entorno e os EUA podem fazê-lo onde bem entenderem? Só um imperialista acharia isso. Aceitariam alguém fazer exercícios militares no Caribe ou no Golfo do México?

  17. Daniel Menezes

    Vê-se que os EUA ainda acham que têm domínio no mundo, mas esse período acabou .

    Responda
  18. Cassio Alves

    Mas uma vez Thomas Friedman argumenta em prol de açoes sensatas. Nao poderia ter sido mais feliz com a sua análise.

    Responda
  19. Said Ahmed

    Sr. Thomas Friedman nem se parece mais com aquele outro Thomas Friedman que pregava arrasar o Iraque em 2003...

    Responda
  20. Laudgilson Fernandes

    Os EUA falam da ditadura cubana, pois lá só tem um partido o comunista. Nos EUA também só tem um partido o capitalista, e pelo que posso observar só sobrevive incentivando guerras, misérias e a venda de armas. Fora deste contexto já estaria falido. Uma guerra na Ucrânia e outras tantas outras menores alimentadas pela desinformação e ingerência política, lhe rende um bom rendimento nos bolsos.

    Responda
    1. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Cuba é uma ditadura ,para de passar o pano.