Ruy Castro > Bolsonaro prepara a guerra civil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. José Antonio Tavares Faria

    Ele não tem bala para sustentar isso Rui. Quem vai segurar o cara ? - o Numero destes é 621 - 27 governadores; 81 senadores + 513 deputados que despenderam 5 bilhões do Fundo Eleitoral mais uns 3 bilhões de Caixa 2, eleitos neste mesmo sufrágio terão sua posse obstada se as eleições não forem validadas. Eles sim vão segurar o falastrão. Só bravata. Não tem poder de fogo, nem seus centenas de celerados armados ou dispostos à baderna poderão enfrentar a força das urnas.

    Responda
  2. GERALDO GALVAO FILHO

    Se o genocida colocar na rua seus milicianos armados, quem travará essa guerra civil contra eles? As Forças Armadas, e a Força Nacional? Os seguidores do Lula não são belicosos, nem usam armas de fogo, e não tem como reagir aos criminosos fascistas. Envolver parte dos evangélicos nesse plano não vai acabar bem.

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Vale lembrar que os evangélicos estão muito perigosos e aguerridos, sob qualquer provocação podem lançar barras de ouro tipo bumerangue nas cabeças dos adversários. Essas barras atingem e voltam para a sua mão gulosa.

  3. Mozart Cabral

    Um verdadeiro psicopata social, deficiente cognitivo e mau militar como a ele já se referiram Geisel e Passarinho, expulso do Exercito por terrorismo, certamente tentará uma arruaça midiática com seus incautos milicianos casacas amarelas neste 7 de Setembro, mas será fogo de palha, e ao término desta intentona, todos eles irão para a cadeia, e sem o indulto do futuro Presidente.

    Responda
    1. Armando Vieira

      É a cloaca da cobra

  4. fauzi salmem

    Espalhando o terror...

    Responda
  5. Wil Leon

    Esta polarização cega alguns. Estamos entre um ex-presidiario (com bilhoes roubados e devolvidos, tres ex tesoureiros presos, bomba Palocci ainda armada) e um outro incompetente. Menos figado e mais cerebro!

    Responda
    1. Armando Vieira

      Teve um presidiário que agora é herói nacional, o Tiradentes, outro que quase virou deus, o Jesus, outros dois que também viraram heróis nacionais, o Mandela e o Gandhi e um militar de baixa patente, o Hitler, que virou vocês sabem o quê.

  6. Wil Leon

    Nem precisa, Lula vai levar no primeiro turno.

    Responda
  7. Jorge Severo

    Anotem aí: o pedido "urgentíssimo" do Paulo "Pedro Bó" Sérgio para acesso aos códigos-fonte, acesso que está disponível desde outubro, gerará narrativa de que poderá haver fraude nas urnas, pois as mentiras já não exigem provas, apenas acusações. É o preâmbulo do golpe. Milicos, fiquem nos quarteis limpando estrume de cavalo ou pintando meio-fio; nós, paisanos, iremos pagar seus soldos com nosso trabalho produtivo, mas fiquem quietos e não tumultuem o país.

    Responda
  8. Fernando Gabriel

    Já vivemos a guerra civil. Estamos em um país onde os amigos se dividiram e as famílias se dividiram. Não importa quem começou. O fato é que o atual poder profissionalizou essa diferença! E é para sempre...

    Responda
  9. Fernando Gabriel

    Não precisa! Ou ele, ou quem o orienta, sabe que o próximo presidente não vai governar direito. Seja pela situação econômica do país e do mundo, seja pelas constantes ameaças que ele fará durante os quatro anos. Aí ele volta triunfante! Apoiadores não faltarão.

    Responda
  10. Leonilda Pereira Simoes

    Realmente, não tem nada a perder. Acha que pode ser preso, daí a extrapolar, depois de tantas ameaças, quase diárias, o golpe não será novidade. Ele faz questão de insistir que a culpa é do STF e TSE, que avalizou suas vitórias, para montar sua farsa. Como parte da população não se esforça para não ser enganada, tá armado o cenário para a tragédia.

    Responda
  11. Wil Leon

    Bobagem. Guerra civil precisa de dois lados... Lula tem maioria absoluta e já vence no 1o. turno.

    Responda
  12. Rogério de Mendonça Lima

    Simples Sr. Ruy, o presidente já disse que com uma urna com impressora aceitará qq resultado. Todo bolsonarista aceitará o resultado. Logo quem quer uma guerra civil é o STF e associados. E a esquerda perderá pois terá uma direita maior, bem armada e com muito mais recursos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A maioria não clama por impressão dos votos. Portanto, a sua afirmação é falsa. O STF não vedou a plausibilidade de impressão dos votos, mas sim a Câmara de Deputados. Portanto, a sua afirmação é falsa.

    2. Rogério de Mendonça Lima

      Dona Leônidas porquê este me do med onho de uma ação que dará mais transparência às eleições? O Brasil em sua maioria pede urnas com impressora. Como a resistência é grande, por acaso tem gat o nesta tub a? O Senador Requião do PT, afirma com veemência, que as urnas sem impressora não são confiáveis. Se o candidato da oposição nas ""pesquisas" ganha as eleições, porquê o me do med onho de impressoras? Bateu dez espero?

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Nada simples: " já disse que com uma urna com impressora aceitará" . Alguém em suposta sã consciência escrever isso é horroroso. Está condicionando a urna com impressora a aceitar o resultado. Coisa de maluco e de seguidores doidos. Ele venceu várias eleições e agora que vai perder quer levar a mais mortes com um golpe. Não bastaram para ele e sua horda as mais de 700 mil da Covid. Bando de lunáticos.

  13. Rogério de Mendonça Lima

    Nada acontecerá se uma medida simples for tomada. Ou seja, uma eleição limpa resoverá todo o problema. Não entendemos a reação da MURC EGADA contra uma urna mais segura. Se acham que o exército vai aceitar não participar das eleições estão enganados. Coloquem a urna com impressora, e qualquer resultado será respeitado. Simples assim. Não entendemos a bru tal reação da esquerda contra, se seu candidato tá na frente nas pesquisas.

    Responda
  14. Darci de Oliveira

    A provável derrota dessa TriSStísima Figura, não é nenhum espanto. O espantoso é como foi que o Brasil colocou na presidência da República semelhante anomalia...

    Responda
  15. thais Braga Alves Neves

    O Jornal censura o leitor .

    Responda
  16. Dani Evans Ribeiro

    Acho que grande parte dos bolsonarostas já começa a aceitar a derrota , pouquíssimos ainda acreditam a fundo nas mentiras do JB , a aliança com o centrão é indefensável , mas não assumirão , nem darão braço a torcer , só se recolherão a sua insignificância. Não acredito mais em golpe , em balbúrdia sim . Mas em golpe coordenado não acredito mais !

    Responda
  17. Dani Evans Ribeiro

    Acho que grande parte dos bolsonarostas já começa a aceitar a derrota , pouquíssimos ainda acreditam a fundo nas mentiras do JB , a aliança com o centrão é indefensável , mas não assumirão , nem darão braço a torcer , só se recolherão a sua insignificância. Não acredito mais em golpe , em balbúrdia sim . Mas em golpe coordenado não acredito mais .

    Responda
  18. Alex Sgobin

    Se quiser guerra, ele terá. Terroristas não vão passar.

    Responda
  19. Galdino Formiga

    Réplica e tréplica nos comentários é um bom divertimento.

    Responda
  20. Galdino Formiga

    O jornal censura o leitor.

    Responda
  21. Claudio Monteiro

    Ou os cariocas dão um pito nele , ou ele acabara com o que sobrará do Brasil , a América latina sofre muito com golpistas tupiniquins , basta de golpistas na América lática a América latina quer paz .

    Responda
  22. newton penna

    O Bozo vai ficar querendo. A alta cúpula do Exército já assimilou direitinho o recado do Tio Sam: nada de Golpe!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Acreditar nos militares que permitiram que os da ativa entrassem no governo? Difícil. Na hora H eles seguem o líder, mesmo sendo o inominável.

  23. Adriana Santos

    E mesmo com toda essa sanha louca, a Folha insiste em colocar a foto dele em não sei quantas colunas na capa do jornal. E sem essa de que ele é o presidente, pois isso ele nunca foi!

    Responda
    1. fauzi salmem

      Falem mal, mas falem de mim. Com isso o leitor vê o rosto e ideias dele, querendo ou não. Propaganda disfarçada. Acho que é o tal do merchandising.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Tem a ver. O jornal está centralizando nele demais o noticiário. Fica até esquisito.

  24. eli moura

    ou esta estória para no primeiro turno ou a coisa pode degringolar e vir mais mortes. o brasil não pode continuar como uma republiqueta de bananas de soja e minério de ferro. Somos uma nação, somos diversos, somos criativos, somos alegres, somos humanos, somos brasileiros que buscam uma forma feliz de viver. O brasil não pode continuar mais do jeito que está.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Seria o ideal acabar no primeiro turno com a derrota do pr, mas pela virulência de alguns leitores deste jornal dá até para duvidar. Eles dão a impressão que são piores do que os apoiadores de Trump, mais cegos e lobotomizados do que eles. É assustador.

  25. Marcelo Rosa

    Há um ano atrás eu já achava que isso podia acontecer. Agora é torcer para esse loucos não sairem atirando em gente na rua.

    Responda
  26. Paulo Silva Barbosa

    Lembrei de uma frase de Abraham LIncoln : "Um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda." Será que devido ao apego ao poder, vai optar pelas armas ?

    Responda
  27. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Gostaria de não acreditar nessa hipótese, mas faz todo sentido esse raciocínio!

    Responda
  28. João Ramos de Souza

    Ombudsman, socorro! O texto há pouco enviado está rigorosamente na linha do que publicou Ruy Castro. O algoritmo censor, contudo, enviou o comentário para apreciação de alguém que, aparentemente, concorda com a censura. É preciso entender que o assunto comentado é que dá o mote para o comentário, como sabe qualquer jornalista. O tema da coluna é grave e importante, ou seja, guerra civil. Os comentários vêm na mesma linha. Mas o meu texto é civilizado. Insisto.

    Responda
  29. João Ramos de Souza

    Enviei, há mais tempo do q

    Responda
  30. João Paulo Zizas

    É patente o exotismo das proposições de Ruy Castro acerca da guerra civil imaginada por ele como meta atual de Bolsonaro. O presidente faz questão de falar constantemente sobre o próprio apreço pela democracia. Ademais, não há na postura do mandatário nenhuma evidência palpável do preparo de um golpe ou de um conflito armado no país. A realidade é que o chefe do Planalto e seus apoiadores têm o seguinte plano: trabalhar pela vitória no pleito vindouro.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Eh, eh, oh, vida de Zizas!

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Eeeeeeeeehhhh, booooiiiii!!!

    3. Joel Pedt Silvestre

      Ele absolutamente não tem apreço por nada e ninguém. O máximo que ele faz é por preço em tudo que tem no Brasil. Estamos precisando de fazer uma excomunhão. Acho que em outubro já ocorre.

    4. Gilmar Maghenzani

      Incitar o povo a fechar o congresso e o STF é democracia? acho que vc toma rivo tril não é possível, e depois o que ele fala não se escreve

  31. João Carlos Silva

    Ainda acho que o Bozo, a rainha louca desvairada, devia seguir os passos de Getúlio Vargas: Sair da vida e entrar para a história (como o psicopata que chegou ao poder)

    Responda
  32. João Ramos de Souza

    Guerra civil é, de fato, ideia fixa de Bolsonaro. Ele fala nisso desde 1999, quando calculou que seriam sacrificadas 30 mil pessoas. Ruy dá como certo que isso ocorrerá. Não sei ao certo. Só sei que, se isso acontecer, a nação deverá responsabilizar, além dele, as pessoas que orbitam o entorno do presidente, que não são capazes de dizer que ele estará sozinho, se tentar uma aventura fratricida. Os militares à paisana do seu gabinete responderão por isso. Arthur Lira e Augusto Aras, também.

    Responda
  33. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Sim eh a vontade íntima dele. Mas se o alto comando não concordar( e não acredito que concorde) o bando armado de cacs e algumas forças de segurança não tem coordenação nenhuma para levar adiante uma guerra profissional. Certo , haverão mortes, mas vitória me parece fora de lógica. E será o fim do Bozo e família. Ele , até hoje, só mostrou má educação, e nunca comandou nenhuma batalha de verdade.

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Sabe Magazzine, se acontecesse o impensável, ou seja, o artigo um quatro dois, de nossa constituição, fosse usado devido fraudes nas urnas, os EUA reprovariam publicamente, expediriam severas notas contra o acontecido, além de certíssimas e pesadas sanções econômicas contra as nossas exportações de sebo de canela de pernilongo. Acorda Alice

    2. Rogério de Mendonça Lima

      Kkkkk é piada este negócio porta-aviões, é? Acorda Magazzine. Na geopolítica real, um porta-aviões americano só estaria, com certeza absoluta, nas nossas costas, se o Lul arápio ganhasse, ganhasse, viu? as eleições e tentasse nos transformar em uma Venezuela, com o tar Foran-se de Sun Paulo. A in feliz e abj eta, Pa tria Grande. Para a política americana o Brasil é e sempre será um forte aliado. Logo ô Magazzine, acorda rapaz.

    3. Gilmar Maghenzani

      Os USA já deram o recado que se acontecer algo contra a derrota dele vai ter porta aviões na nossa costa

  34. Helio Cardoso

    Permita-me discordar., Ruy. Guerra civil, como diria o Quico ao seu Madruga: 'por parte de quem?' Não temos forças milicianas antagônicas, nem mesmo um exército dividido, nem no congresso nada é mais unido que o 'centrão' do dinheirão. Tudo isso não passa senão na cabecinha oca do estrupício, mas não vinga. Jânio pensou assim quando renunciou, achava que o povo sairia às ruas. Se ferrou!

    Responda
  35. Wil Prado

    Não galgou nenhum posto, Neli. Era tenente e foi reformado como capitão. Reforma com promoção é uma praxe militar, e não mérito.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Esse "praxe " é escandaloso e zomba da sociedade. Imagia se um pedreiro na hora de aposentar , o INSS sobe ele pra mestre de obras. Ou o Mestre para engenheiro. E o servente para pedreiro. Por isso digo, é preciso rever essas mazelas, isso é coruupção tornada lei.

  36. José Flavio J Enout

    Realmente não tem nada a perder. Se perder a vida, não terá perdido nada que valha alguma coisa.

    Responda
  37. Wil Prado

    Discordo, cara Ruy. Tudo não passa de bravatas. Apregoa violências e armas, mas quando foi assaltado por um adolescente em um sinal, entregou arma e moto sem dar um pio!

    Responda
    1. Miguel Gossn

      O problema não é exatamente ele, que é sim um grande fanfarrão. Mas as hordas de guaranhos e ivan rejanes que o covarde instiga. Muito Infelizmente, essas hordas estão armadas até os dentes.

  38. Luiz Julio Zaruch

    Generais e coroneis obedecer a um tenente/capitão eleito pelo povo é uma coisa. Prestar continência a um tenente/capitão no comando do país através de um golpe é outra. Se houver golpe, o Bozo não dura uma semana. E pode até ser preso junto com seus zeros e asseclas. E os generais vão mandar outra vez. Tristeza.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Seria bom se os generais assumissem este desgoverno, mas só se chamassem as eleições gerais e estes políticos que estão aí não pudessem se candidatar e aí sim a coisa muda

  39. Maria Ines Polotto

    Tem que dizer mesmo! Tem que falar! O Belzebu Ignorante não tem limites.

    Responda
  40. Humberto Isidoro

    O Brasil precisa discutir essa questão de "Reserva" das forças armadas. Não é possivel que um delin quente como o Bozo, receba salario pago por todos nós que trabalhamos, desde os 32 anos sem ter feito ou produzido absolutamente nada. Isso é um abuso, um tapa na cara de quem paga imposto. Hoje a gente acorda ja pensando , qual será o problema que o Bozo vai criar hoje? Precisamos de paz e sossego. Seja quem for o vencendor, Bozo tem que sair e se possivel ir para a cadeia com toda sua prole.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Na prole, vai filhos , esposa e ex esposas, Queiroz, Wassef. E mais alguns generais que o rodeiam (coroneis) almirantes etc

  41. José Bernardo

    Tentativas de for çar uma impugnação não faltarão, e a possibilidade de um Riocentro no sete de setembro não pode ser descartada. Meses atrás, Conrado Hubner trouxe aqui uma citação de T. Snyder que dizia algo como "na hora em que as coisas se tornarem graves é preciso manter a calma e a cabeça fria"...

    Responda
  42. Neli de Faria

    O erro foi do Exército ao não expulsar o Mau Militar. Se não respeitou o Exército, como respeitaria a Presidência da República? Aliás, causa-me perplexidade ele ter chegado ao oficialato do Exército. Não teve provas para subir de posto? E se teve, como passou?

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Iguais não se expulsam.

    2. antonio rezende

      A perplexidade vai alem Neli. Prestei concurso para oficial do exército em 1973 e posso afirmar que é um teste de conhecimento dificílimo e é muito concorrido. Não há a menor chance dele ter sido admitido por concurso. Com certeza ele teve um poderoso Q.I. (quem indicou).

    3. Humberto Isidoro

      Ele não chegou a ser oficial. O erro de contemporização de não ter expulado e manda-lo pra essa situação escandalosa chamada reserva é uma fronta a todos os brasileiros que trabalham e produzem e pagam imposto. Esse kana lha recebe aposentadoria desde os 32 nos de idade sem fazer absolutamente nada. E ele descobriu como roubar estando na politica. O amante da carreira militar e patriota, encamnhou todos os filhos para a política para roubar mais. Nenhum foi para escolas militares.

  43. Raymundo De Lima

    Golpe até pode ser fácil, mas governar é muito mais difícil. Já foi provado nestes quase quatro anos de baixa mediocridade, corrupção e fabricação de fake news que sabotam a saúde mental dos brasileiros. Lembrar das Loucuras do Rei George, que enlouqueceu a Inglaterra, ou do Calígula, que enloquecia seus súditos.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      E quem falou que ele pretende governar e se preocuparia com a situação da governabilidade do país? Ele não se preocupa com isso há quase quatro anos e não se preocuparia por mais quatro. Seria o fim do país, é claro, mas, e daí, ele não é coveiro!

  44. Emilia Amoedo

    É aviltante ter um desfile de armas em copacabana. Esse sociopata quer destruir até o símbolo mais vivaz do Rio e substituí-lo pela sua sanha de morte. Mas acho q o tiro vai sair pela culatra pq não existe coisa mais nonsense, assustadora e trágica que canhões e soldados fardados contra biquinis, mate e biscoito globo.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Chique. Copacabana é a princesinha do mar... Marcha soldado cabeça de papel, só em Brasília, é o que basta para economizar. Já foi gasto muito dinheiro com picanha, leite condensado, viagras e próteses!

  45. Emilia Amoedo

    É aviltante ter um desfile de armas em copacabana. Esse sociopata quer destruir até o símbolo mais vivaz do Rio e substituí-lo pela sua sanha de morte. Mas acho q o tiro vai sair pela culatra pq não existe coisa mais nonsense, assustadora e trágica que canhões e soldados fardados contra biquinis, mate e biscoito globo.

    Responda
  46. Moezio Martins dos Santos

    Caso essa mentiroso faça isso, que não dúvido, pois vindo de uma pessoa que sabe que seu destino e de sua famílicia e nebuloso não tem o que perder. Mas afasta-lo agora depois que vários pedidos de impeachment ter sido engavetados pelo primeiro-ministro Artur Lira temos que destituir ele e seus apoiadores nas urnas para mostrarmos força e compromisso com a Democracia, Constituição e Brasil.

    Responda
  47. Hugo Oliveira

    É isso: direto e exato ! Cabe à sociedade reagir, não seremos um novo Myamar.

    Responda
  48. Jose Roberto X de Oliveira

    Um parvo e milhares de gaviões endinheirados querendo ser livres para cometerem tudo que é tipo de ilegalidades sem serem reprimidos isso quando não mudam as leis para se beneficiar... Esse é o apoiador bolsonarista. Bolsominion é só gente sem noção com pensamento influenciado por rede social.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Os gaviões endinheirados (com o devido pedido de desculpas à belíssima ave) tem seus diversos interesses escusos (leia todos esses "S" com o símbolo de cifrão). Terrível é ver quem está (ou quase isso) na fila do osso ainda apoiar o mico cape tão mili cia no.

  49. VALTER FERRAZ

    Agora, mais do que nunca, Fora, bolsonaros!

    Responda
  50. Evando Ferreira Lopes

    Quiçá, quiçá! Mas será se o Bozo e a fami lícia e as fake news tão manjadas que até os postes da rua sabem que eles praticam, vão dar à eles algum dividendo político. Sei não, acho que a população está vacinada, embora o Bozo não esteja (vacinado), será?

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.