Opinião > Eleitor apático Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MARCIA CRISTINA POLON

    Se fosse voto distrital puro, 70 deputados se elegem em são paulo, logo, 70 zonas distintas, cada uma elege um deputado, e neste caso os eleitores iriam saber quem são os candidatos de seu distrito e ficaria mais justo escolher. Os deputados não tem coragem de votar isso, pois acabaria com a mamata.

    Responda
  2. Paloma Fonseca

    Votar em alguém com perfil de liderança partidária também parece ser um critério interessante, pois é esse líder que dará a linha mestra na votação legislativa. A principal pergunta do presidente da Casa no plenário, quando se refere ao voto dos principais projetos de interesse da nação ou do estado, é "como vota o partido tal?".

    Responda
  3. W Oliveira

    O Brasil tem o segundo Congresso mais caro do mundo ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Nosso país gasta em média R$23,8 milhões por ano para manter cada um dos 594 parlamentares brasileiros. Os dados são de um estudo de pesquisadores das universidades do Sul da Califórnia, de Iowa e da Universidade de Brasília (UNB). Os gastos com os 513 deputados federais e 81 senadores equivalem a 528 vezes a renda média do trabalhador brasileiro. Fonte: Ranking dos Políticos.

    Responda
    1. Adailton Alves Barbosa

      - Bom saber desses dados.

  4. Paloma Fonseca

    O pilar do nosso sistema político é o partido. Para mim, a federação e a coligação já significam um tipo de união favorável aos trabalhos legislativos (o partido não atuará de forma isolada). Acho interessante escolher uma candidata ou mandato coletivo com projetos que favoreçam a condição feminina, educação, meio ambiente. Na dúvida, voto na legenda, pois o voto nominal para o cargo proporcional, como ressaltado no editorial, apresenta uma variedade muito grande de opções.

    Responda
  5. W Oliveira

    Eu acompanho o trabalho da senadora, das deputadas (estadual e federal) e da vereadora que ajudei a eleger. Há ferramentas na Internet de organizações sérias da sociedade civil que avaliam o desempenho e os gastos dos nossos políticos, principalmente do Congresso Nacional. É chocante constatar a farra que fazem com recursos do contribuinte com verbas de gabinete, salvo os do único partido que não usa fundo partidário, que gastam 1/5 dos demais. É o eleitor que faz a faxina com o seu voto.

    Responda
  6. W Oliveira

    Eu acompanho o trabalho da senadora, das deputadas (estadual e federal) e da vereadora que ajudei a eleger. Há ferramentas na Internet de organizações sérias da sociedade civil que avaliam o desempenho e os gastos dos nossos políticos, principalmente do Cogresso Nacional. É chocante constatar a farra que fazem com recursos do contribuinte com verbas de gabinete, salvo os do único partido que não usa fundo partidário, que gastam 1/5 dos demais. É o eleitor que faz a faxina com o seu voto.

    Responda
  7. Eleonora Gutierrez

    Infelizmente o descrédito, patrocinado pelos próprios parlamentares, conduz à essa apatia. Salvo algumas exceções: "farinha do mesmo saco" " nosso pirão primeiro" diz o ditado e a polulação aplica.o no caso. Os secretos que ali tramitam falam por eles! Crise moral e institucional!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.