Comentários para:

Eleitor apático

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCIA CRISTINA POLON

    Se fosse voto distrital puro, 70 deputados se elegem em são paulo, logo, 70 zonas distintas, cada uma elege um deputado, e neste caso os eleitores iriam saber quem são os candidatos de seu distrito e ficaria mais justo escolher. Os deputados não tem coragem de votar isso, pois acabaria com a mamata.

    Responda
  2. Paloma Fonseca

    Votar em alguém com perfil de liderança partidária também parece ser um critério interessante, pois é esse líder que dará a linha mestra na votação legislativa. A principal pergunta do presidente da Casa no plenário, quando se refere ao voto dos principais projetos de interesse da nação ou do estado, é "como vota o partido tal?".

    Responda
  3. W Oliveira

    O Brasil tem o segundo Congresso mais caro do mundo ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Nosso país gasta em média R$23,8 milhões por ano para manter cada um dos 594 parlamentares brasileiros. Os dados são de um estudo de pesquisadores das universidades do Sul da Califórnia, de Iowa e da Universidade de Brasília (UNB). Os gastos com os 513 deputados federais e 81 senadores equivalem a 528 vezes a renda média do trabalhador brasileiro. Fonte: Ranking dos Políticos.

    Responda
    1. Adailton Alves Barbosa

      - Bom saber desses dados.

  4. Paloma Fonseca

    O pilar do nosso sistema político é o partido. Para mim, a federação e a coligação já significam um tipo de união favorável aos trabalhos legislativos (o partido não atuará de forma isolada). Acho interessante escolher uma candidata ou mandato coletivo com projetos que favoreçam a condição feminina, educação, meio ambiente. Na dúvida, voto na legenda, pois o voto nominal para o cargo proporcional, como ressaltado no editorial, apresenta uma variedade muito grande de opções.

    Responda
  5. W Oliveira

    Eu acompanho o trabalho da senadora, das deputadas (estadual e federal) e da vereadora que ajudei a eleger. Há ferramentas na Internet de organizações sérias da sociedade civil que avaliam o desempenho e os gastos dos nossos políticos, principalmente do Congresso Nacional. É chocante constatar a farra que fazem com recursos do contribuinte com verbas de gabinete, salvo os do único partido que não usa fundo partidário, que gastam 1/5 dos demais. É o eleitor que faz a faxina com o seu voto.

    Responda
  6. W Oliveira

    Eu acompanho o trabalho da senadora, das deputadas (estadual e federal) e da vereadora que ajudei a eleger. Há ferramentas na Internet de organizações sérias da sociedade civil que avaliam o desempenho e os gastos dos nossos políticos, principalmente do Cogresso Nacional. É chocante constatar a farra que fazem com recursos do contribuinte com verbas de gabinete, salvo os do único partido que não usa fundo partidário, que gastam 1/5 dos demais. É o eleitor que faz a faxina com o seu voto.

    Responda
  7. Eleonora Gutierrez

    Infelizmente o descrédito, patrocinado pelos próprios parlamentares, conduz à essa apatia. Salvo algumas exceções: "farinha do mesmo saco" " nosso pirão primeiro" diz o ditado e a polulação aplica.o no caso. Os secretos que ali tramitam falam por eles! Crise moral e institucional!

    Responda