Ilustríssima > Relação entre EUA e China vai piorar bastante, diz Oliver Stuenkel Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ótimo Podcast ,a Folha está de parabéns,pois é bastante esclarecedor , principalmente em terras " Tupiniquins" aonde existe um esquerda retrógrada que não consegue tirar o olhar do retrovisor.
Adenilson,vc esqueceu de citar Venezuela,Argetina,Cuba,Korea do norte?Hahahahahahahah
Meu colega, a esquerda conhecê o passado, vive o presente e interpreta o futuro. Se a direita olhar para o retrovisor verá: Crise de 1929, ascensão do nazifascismo, o holocausto nazista, e as cruéis ditadura latino americana, se olhar para o futuro enxergará um governo de esquerda, sempre chamada para restaurar a civilidade e a governabilidade.
Já começo a achar que a coisa mais retrógrada nestas terras tupiniquins é o discurso fácil -- clochê -- sobre a nossa "esquerda retrógrada".
E a direita, e muito progressista? Collor, Bozo, o que vem mais por ai??
E uma direita burran!
Pô, Eduardo, gratÃssimo. Amanhã recomeço meu intento caminhativo, parte da redução da glicemia que, espero, me livre de ir cedo pro inferno - ou que, pelo menos, me leve inteiro até lá, sem perder pedacinhos gangrenados. Nessa onda, ouvirei os podcasts que vocês produziram, como estÃmulo à peregrinação rumo à saúde e à Únda em melhor forma. Além do diabetes, o cinquentenário trouxe-me uma flacidez que, falá procê, é deprimente. Obrigado!
Gente, não cheguei aos 50 ainda, mas o diabetes ja me trouxe a mesma flacidez... hahahah! Vou te acompnhar na academia ouvindo esse podcast tbm! Melhoras pra gente!!!!
O ditto cujo esquece q a China e governada por um ditador obstinado em mostrar ao mundo a superioridade dos chineses com uma determinacao de expandir territorio sem respeitar direitos humanos ou internacionais
Nao ha comparacao na morte de um milhao de Tibetanos pelo governo Chines quando invadiu o Tibet e nem numa Russia q invade sem justificativa a nao ser um capricho mental de Putin matando milharea de inocentes. As democracias sao mto imperfeitas mas nada comparado a essas ditaduras extremas e q sao o maior perigo do mundo
As democracias ocidentais também não andam bem das pernas em termos de direitos humanos. É inegável a forma desumana que com muita frequência favelados são assassinados pela polÃcia no Brasil, como negros são assassinados e impedidos de votar nos USA, como palestinos morrem nas mãos do Estado de Israel. O voto direto, infelizmente, não tem garantido nem a liberdade e nem a qualidade de vida para todos em nossas democracias. Há que se debater, reconhecer e aperfeiçoar.
Amigos batraquios: eu da direita e a China nao tem ditadura? Deve ter chovido mto no quintal de vcs e dai ficar dizendo besteira
Luiz, critiquei a esquerda brasileira no meu comentário e agora farei o mesmo com você que deixou claro em seu comentário que é fundamentalista de direita e retrógrado e que não consegue olhar para a frente,tem facinio em não tirar o olhar do lamentável seu comentário.
Onde tem ditador ? Na china é q não.
Que?
A globalização de paÃses com regimes polÃticos diferentes praticamente está morrendo, Pequim não terá hegemonia no mundo pois o capital com certeza não fará esta opção, paÃs por paÃs os EUA ainda são mais confiáveis que o regime chinês e dentro em breve , senão já estaremos assistindo empresas migrando da China para seus paises de origem ou mais afins o Polo China, Coreia do norte , Rússia ainda será uma força mais a china não será mais a fábrica do mundo.
A China não precisa mais ser a fábrica do mundo, ela está é comprando-as todas. No Brasil compram cooperativas, hospitais(do Oiapoque ao ChuÃ), e fazem isso em quase todo canto deste planetinha. Somos Ocidentais, nossos valores e culturas são bem diverso dos deles, mas precisamos nos preparar. Esse novo império está numa trajetória irreversÃvel.
A China dominará o planeta sem disparar, sequer, uma bala. Os chineses estão investindo no mundo inteiro.
Não acredito em higiemonia Chinesa total,o mundo será poralizado,já está ocorrendo,o melhor que o Brasil faz é não tomar partido e ser amigo de todos.Mas em terras Tupiniquins com essa direita e esquerda retrógrada que temos será difÃcil os mesmos entenderam a nova ordem mundial dividida em polos.
Já está dominando, devagarinho, através de investimentos pesados em todo e qualquer canto deste planeta. É irreversÃvel.
A História nos mostra que uma potência econômica (nascente) não suplanta a outra sem conflito ( guerra) .
Adalberto, não sei se a China vai dominar o mundo inteiro mas concordo que ela está investindo (a palavra “investindo” é muito importante) no mundo inteiro e ocupando o vácuo deixado, por razões diferentes, pelos US e pela Europa. Você acha que dobrar o joelho para Beijing é melhor que dobrar o joelho para Washington e/ou Bruxelas?
Não sou fã de podcast e não ouvi o áudio, mas tenho a impressão que o globalismo continuará existindo em outra forma. Trata-se de algo tão antigo quanto a rota da seda.
Também não sou, caro Said, é um treco que ainda está por me ganhar - também os áudio-livros, aliás. Mas tô inspirado pela ideia de andar com prosa na oreia, talvez funcione.
Said, acho que a globalizacao precisa ser renegociada para evoluir. A interrupcao desse processo vai ser muito negativo. Ainda tem muita agua para passar por baixo dessa ponte.
Um mundo multipolar era tendência desde os anos noventa mas nunca se imaginaram que a China ou qualquer outra nova potência poderia superar a hegemonia norte-americana que existia até então, "muita água ainda pode correr por debaixo da ponte" e o oriente não está disposto a entrar nessa disputa pra perder de novo.
Quando o ocidente, inclusive o Brasil, parar de comprar as bugingangas chinesas e trouxer todas as fabricas que transferiram para aquele continente, o fogo deles se apaga. Na China tudo é dinheiro. Entâo, paremos de encher as contas deles
Apenas para complementar, podemos assumir que Nixon deu o pontapé inicial ao se aproximar da China para tirar proveito do conflito Sino-Russo, mas o incentivo derradeiro para o transplante da produção industrial para o outro lado do globo foi obra da dupla que mencionei. E tem pessoas que acham que foram uma dupla de heróis...
Quem transformou a China numa potência econômica foram a dupla Reagan e Thacher, que não mediram esforços para quebrar as pernas dos sindicatos trabalhistas. A globalização financeira, com vistosas revoadas de capitais na direção do leste asiático foi turbinada nesta época. Eles queriam que os capitais americano e britânico fossem competitivos, mas não sabiam que capitais não têm cidadania nem conhecem fronteiras.
Por que????
A China produz de tudo hoje. De produtos simples até os mais sofisticados, como por exemplo a tecnologia 5G. E os EUA é o seu maior importador e dependente desses produtos. Releva seus conceitos furados.
Se o capitalismo fosse desse jeito aà que você está propondo as famÃlias e empresas ocidentais jamais teriam comprado os produtos baratos e de qualidade que vem da China. Posso dar uma sugestão? Fala pra Apple fechar a sua planta de produção na China e abra aqui no Brasil, duvido que iriam aceitar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Relação entre EUA e China vai piorar bastante, diz Oliver Stuenkel Voltar
Comente este texto