Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Eita, caríssimo, teu "já vem" foi a segunda dedada no'zóio dada por articulista, hoje, aqui na folha - a primeira que li foi do Marcus Melo. Cara, logo no início da pandemia, conheci um casal de estonianos, nós três fugindo de Parati, recém-fechada. Em nosso périplo, repleto de prosa, fiquei "de cara" com o nível de sofisticação tecnológica da Estônia. Mimetizamos tanto lich de fora, bem que podíamos fazer melhor escolha. E falar melhor inglês: eles estavam numa cidade sofisticada, mas perdidos.

    Responda
  2. Evandro Carlos

    Exceto decisões fundamentais como uma eleição, praticamente tudo daria para ser digital. Houve progresso importante na digitalização no atual governo, buscando desinchar o Estado, ou, pelo menos, não inflá-lo mais ainda.

    Responda
  3. vevelungo vevelungo

    E os contadores brasileiros que sofrem na mão da CEF com o conectividade social e ninguém fala nada. Uma vergonha. Entra ano e sai ano são obrigados a usar essa coisa que além de dar bug ainda atrapalha a segurança da rede e do computador Em tempo e a declaração de IR deste ano? Que lástima. O portal eCac é pouco intuitivo e complicado de mexer.

    Responda
    1. HUGO ALVES

      Disse tudo.

  4. Frederico Firmo

    Fica muito difícil de não acreditar que esta é mais uma das mentiras propagandísticas sobre a Ucrânia. O País está em convulsão e com corrupção em todos os setores, acreditar que haja este governo digital é muito para mim. A Ucrânia está inclusive matando a sua junventude e inteligência nesta guerra. Afinal Zelinsky diz está todo mundo no front.

    Responda
  5. rivaldo tamiazzo

    Que inveja! No Brasil, até um problemico que tem fácil solução técnica - a confiabilidade de urnas eletrônicas - vira uma discussão infindável por políticos e burocratas desqualificados.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, o "problema" não existe como tal: está equalizado desde o nascimento...

  6. Fabio K

    Governo da Ucrania construiu governo digital em semanas? Entao ta. Com que dinheiro? Com que pessoal? Qual a cobertura? Qual a populacao que cobre? Acho dificil acreditar, tao dificil quanto acreditar que a eleicao do Zelenskyy foi surpresa. Tentei ver aquele seriado dele e achei chato pra k, todas as falas dele parecem discurso. O seriado foi a campanha eleitoral dele. O Brasil esta atrazado em muitas coisas, inclusive na digitalizacao. So que somos muito maiores que a Ucrania.

    Responda
  7. José Flavio J Enout

    A pergunta que não quer calar: e como faturar através da burocracia?

    Responda
    1. Fabio K

      No nosso pais essa e uma pergunta obvia que e constantemente calada pelos donos de cartorio e pelo funcionalismo publico. Isso e velho.

  8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    E quem disse que todas as pessoas preferem essa digitalização total? E quando der um problema no celular? Etc. etc. etc.

    Responda
    1. José Flavio J Enout

      Problemas digitais são resolvidos em questão de horas, ao passo que, problemas burocráticos muitas vezes levam anos para solucionar.

    2. Fabio K

      Exato. Eu ja tive inumeras experiencias em que problemas enormes surgiram porque a maquina e o sistema falharam. Nessas horas corriamos todos para a pratica convencional. Por melhor que seja a maquina ela precisa de tecnicos capacitados fazendo manutencao constantemente. Do contrario so da perrengue. Quem nunca ficou irritado pelo sistema do banco que te leva a escolher opcao depois de opcao e ai a linha cai? Ou quando a linha nao leva a nada.

  9. Geraldo da Silva

    Aqui na Banânia, Ronaldo, talvez daqui a 200 anos se começa a pensar nisso (se gerar algum dindin, e que esse dindin possa ser desviado em pelo menos 90 para as contas dos futuros bananeiros)

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      noventa por cento 90%

  10. André Silva de Oliveira

    Sensacional. Apreciei muito a ideia do passaporte digital que pode ser adotado universalmente.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Mas não creio, Fábio K, que vá existir uso privado de passaporte digital.

    2. Fabio K

      Andre, cuidado. A tecnologia e uma coisa muito boa mas tem vezes que o cidadao precisa de privacidade.