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Robson José de Queiroz
Esse modelo simplesmente condena o aluno do ensino médio à uma escolha de itinerário muito precocemente. Um estudante, aos 15 anos de idade, escolhe um itineráriomais adequado para quem pretende um curso superior na área biológica. Mas se esse mesmo estudante resolver, no seu último ano, que irá para a área de humanas, já perdeu muito conteúdo. Esse modelo que implementaram é uma excrescência. Não foi debatido. Simplesmente as "mentes iluminadas" decidiram que tinha que ser assim.
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josé cláudio do nascimento
A maioria dos estudantes de ensino médio não quer estudar. E, por isso, sai reforma, entra reforma, os índices de aprendizado, não melhora.
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José Cardoso
'Dos jovens que conseguem concluir essa etapa, só 10% adquiriram conhecimentos suficientes em matemática e apenas 37% em língua portuguesa' Isso não deveria ter sido apreendido no ensino fundamental? No ensino médio, os estudantes na vertente acadêmica deveriam estar aprendendo física, química e biologia, além de uma língua estrangeira. Ou na vertente profissionalizante aprenderem um ofício como soldador, eletricista, ou desenhista-projetista.
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José Cardoso
Felipe, não há razão para desvalorizar essas profissões, como se exigissem menos do intelecto. Eu que sou curioso em eletricidade estava achando que teria que cavar na parede para colocar um novo conduíte. O profissional resolveu promovendo um neutro a fase, em menos de meia hora.
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Felipe Araújo Braga
Gostaria de ver filhos das elites: filhos de empresários, políticos e médicos, fazendo cursos técnicos para se tornar soldador, eletricista, etc .
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João Perles
Por que faltam professores nas escolas públicas? Qual modelo de escola seria eficiente no enfrentamento das deficiências nacionais? Quais são os problemas conceituais do Currículo Paulista e das PEIs, em particular? Se houvesse espaço, outros questionamentos pertinentes poderiam ser feitos.
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Raymundo De Lima
Texto importante, que alerta para sintomas de nosso deficiente Ensino Médio. Mas, alerta, há 5a.colunas que sabotam qualquer mudança no currículo. Notadamente são os obscurantistas, religiosos fundamentalistas, gente que acredita na terraplana, são anti-vacinas, acham que a profissão docente não vale nada porque a maioria é de mulheres, etc.
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Raymundo De Lima
Texto importante, que alerta para sintomas de nosso deficiente Ensino Médio. Mas, alerta, há 5a.colunas que sabotam qualquer mudança no currículo. Notadamente são os obscurantistas, religiosos fundamentalistas, gente que acredita na terraplana, são anti-vacinas, acham que a profissão docente não vale nada porque a maioria é de mulheres, etc.
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Raymundo De Lima
Texto importante, que alerta para sintomas de nosso deficiente Ensino Médio. Mas, alerta, há 5a.colunas que sabotam qualquer mudança no currículo. Notadamente são os obscurantistas, religiosos fundamentalistas, gente que acredita na terraplana, são anti-vacinas, acham que a profissão docente não vale nada porque a maioria é de mulheres, etc.
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AFRANIO Gonçalves de Souza
Educação Física lecionando artes. Não tem desculpa para essa prática enganosa que se faz com os alunos da rede pública brasileira. Eu pergunto será que essas pessoas que permitem essas atrocidades na Educação Pública, quando precisam fazer uma cirurgia no Coração, porque não buscam um dentista para realizar a tal cirurgia. Na Educação tudo pode menos realmente fazer uma Educação Real e igualitária para todos os brasileiros.
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Raymundo De Lima
E professor de Educação Física sendo obrigado a lecionar Física? Secretários de Educação orgulhosos de sua ignorância acham "mesma coisa" Ed.Física e Física. Biologia e Química.
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AFRANIO Gonçalves de Souza
Antes de se discutir uma mudança no ensino médio, deveria em toda educação básica, se colocado em prática a lei de que os alunos deveriam ter aulas de Filosofia, Sociologia e artes em todos os anos de escolaridade do 6p ano do fundamental até 3p ano do médio, o que não ocorre nas unidades da federação brasileira, também tem de acabar com os penduricalhos de professores de Matemática ministrando aula de Física; Geografia aulas de História; os de História dando filosofia e sociologia; Educação
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AFRANIO Gonçalves de Souza
Parabéns, pela seu artigo e conclusão de que esse "Novo Ensino Médio" tem de ser urgentemente revogado para o bem dos alunos menos favorecidos. Eu não nego de que precisamos de uma reforma no Currículo do Ensino Médio, só não pode ser esse ataque brutal e tentativa de destruir a educação pública e jogar no limo profundo os seus alunos . O engraçado é que quando criam uma lei para destruir, os governos aceleram a sua aprovação, quando a Lei beneficia a toda população nunca é colocado em prática.
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