Ilustríssima > Quem foi a menina de 10 anos que escreveu um dos principais panfletos pró-Independência Voltar
Comente este texto
Leia Mais
História muito bacana, pesquisa nota 10, mas não vejo "apagamento" nenhum. Esse tipo de texto faz parte do que chamam de panfletos da Independência. Foram publicados muitas vezes com pseudônimos em jornais ou afixados em postes. No caso, aparentemente a autora assumiu a autoria. Mas ela não foi deliberadamente apagada só porque era mulher, e sim pela precariedade da nossa pesquisa. Quem já tratou muito bem desse assunto foi o recentemente falecido José Murilo de Carvalho e HeloÃsa Sterling.
IncrÃvel!
Fui professor de Geografia e de História (hoje aposentado). Há que se refazer toda a nossa história e mostrar para nossos alunos os reais heróis brasileiros, que são desconhecidos. Quem a formulou foram os poderosos, que esconderam boa parte da nossa historiografia e até deturparam boa parte dela.
Matéria maravilhosa, com o resgate de uma história de vida linda! Parabéns, pela apuração e pelo destaque à essa jovem independente e decidida a lutar pelas boas causas!
É importante a pesquisa p trazer às claras o papel e as ações micro ou macro de personagens do passado. O q n dá é a utilização constante de conceitos como “apagamento”, “silenciamento” ao q se deve à falta de conhecimento de uma dada situação. Isso está se tornando mto comum e diz mais de nós q do passado: uma transposição do nosso horizonte p o passado q n o via!
Excelente texto, parabéns!
E
Esse texto é um belo presente para todos os brasileiros nesta semana da pátria, uma verdadeira aula de história.
Excelente aula de história e luta pela igualdade
Uma brasileira porreta. Protagonista fantástica na nossa história
Texto maravilhoso e lindamente escrito. Confesso que viajei durante a leitura. História incrÃvel a dessa mulher.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Quem foi a menina de 10 anos que escreveu um dos principais panfletos pró-Independência Voltar
Comente este texto