Vera Iaconelli > Psicanalistas por atacado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Só complementando alguns comentários, para quem procura apoio profissional... Uma psicoterapia pode ter inspiração da ou ser orientada inteiramente por abordagens psicanalÃticas - mas inversamente, não todas as psicoterapias são psicanalÃticas.
Excelente! Poucos psicanalistas têm essa compreensão da psicanálise, como a autora.
Só esqueceu de mencionar que o artigo foi patrocinado pela IPA (contém ironia).
Hahahah, Juta texto, hein, dona Vera? Cortante na carne. A formação acadêmica convencional não supõe botar o indivÃduo em cheque, nem na psicologia ou na filosofia, que deveriam fazê-lo como baldrame da formação. Pouca gente se dá a esse trabalho, cansativo; nem é pra qualquer um, tem que gostar de labirintos.
Vera sempre pertinente e clara. Obrigada. E que bela ilustração! Amei!
A primeira vez que li Freud de verdade o livro foi O homem Moisés e o monoteÃsmo. A escrita de Freud que encontrei foi de uma clareza elegante, de elegância sedutora até. Sempre fui fascinado pela hipótese do inconsciente e acabei me embrenhando nesta rede de conceitos que sinto o desejo de perseguir. Eu tive uma psiquiatra que desprezava a psicanálise, pra mim era estranho. Na verdade eu não entendia a resistência dela ao ideário de Freud. Nem entendo ainda. Desisti dela.
Há uma anedota, Adalto, que diz o seguinte: o psicólogo dá conselhos; o psiquiatra, remédio; e o psicanalista, nada. Na psicanálise, o analisando é que busca a si mesmo.
Freud é muito melhor de se ler do que a imensa maioria dos teóricos que o estudam. Dá pra discordar, mas não pra chutar as canelas - é mesmo duma limpidez e elegância assombrosas.
Eu da primeira vez que li Freud de verdadeno livro foi O homem Moisés e o monoteÃsmo. A escrita de Freud que encontrei foi de uma clareza elegante, de elegância sedutora até. Sempre fui fascinado pela hipótese do inconsciente e acabei me embrenhando nesta rede de conceitos que sinto o desejo de perseguir. Eu tive uma psiquiatra que desprezava a psicanálise, pra mim era estranho. Na verdade eu não entendia a resistência dela ao ideário de Freud. Nem entendo ainda. Desisti dela.
Acho bem interessante esse assunto acerca da formação de um profissional, qualquer que seja ele, e me parece que o que está em jogo é o risco (ou o temor) de uma massificação dessa "qualificação". Acredito que aqueles que queiram realmente ser psicanalistas procurarão as atividades que a tradição da área comporta. Esse tripé que você menciona parece ser o alicerce dessa tradição. Creio que muitos ficarão pelo caminho caso se afastem dessa tradição.
Pode-se fazer uma 'associação' entre o conceito de livre associação e a trajetória de um objeto em queda livre. Assim como esse último remete à gravidade, o primeiro revela os meandros da sexualidade e da velhice.
Bianca, Se não estivermos apoiados em alguma coisa caÃmos. A queda em si é até prazerosa, como atesta o sucesso das montanhas russas. O medo é do chão que se aproxima. De forma semelhante, o medo da sexualidade está em suas possÃveis consequências negativas, e não nela em si.
livre associação - associação livre - PODE ter a ver com o citado, ASSIM COMO tem a ver com tudo... pois é LIVRE, espontânea (regida pelo inconsciente)
Então... Eu não entendi....
Vera, sugiro que você escreva sobre como escolher um analista. Como saber se ele é qualificado, se não dá para olhar só para o currÃculo, como a gente faz com um médico, por exemplo? Para um leigo me parece quase impossÃvel.
Ótima sugestão e importante.
Muito bom e esclarecedor. Sou adepto da análise e tive a sorte de ter tido uma excelente psicanalista ao longo de sete anos.
Que bom Vera, grato pelo artigo. Ótimo por inteiro, do tÃtulo à ilustração do divã.
A ilustração do divã é simpaticÃssima.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vera Iaconelli > Psicanalistas por atacado Voltar
Comente este texto